Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É verdade... Está a ser um Verão extremamente seco em todo o país! :calor:

Que sirva de exemplo para todos acerca da fiabilidade das previsões sazonais... pois como se lembram certamente, a tal noticia dos meteorologistas franceses que diziam que não haveria Verão fez correr muita tinta e afinal...

PS: Faltam 9 dias para o Outono Climatológico! ;)

Sim foi porque os bacanos esqueceram-se que aquilo eram médias, e uma média é exactamente uma média, ou seja, somar todos os dias do Mês a temperatura e dividir por 30 ou 31 !
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Pelo que vejo nos modelos GFS e o Europeu, a próxima semana será menos quente do que esta
No litoral poderá estar um pouco mais quente do que no interior.
Dia 31 agosto, 1 e 2 setembro poderá ocorrer alguns chuviscos ou aguaceiros localizados no país.
A ver vamos...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
É verdade... Está a ser um Verão extremamente seco em todo o país! :calor:

Que sirva de exemplo para todos acerca da fiabilidade das previsões sazonais... pois como se lembram certamente, a tal noticia dos meteorologistas franceses que diziam que não haveria Verão fez correr muita tinta e afinal...

PS: Faltam 9 dias para o Outono Climatológico! ;)

Bom dia ,

Realmente , ao contrário do que " alguém " dizia está a ser um verão bastante seco , dos mais secos dos últimos anos , mesmo aqui no noroeste . . .

Tenho também a ideia que mesmo no interior as trovoadas sazonais têm deixado muito a desejar . . .

E tenho a sensação que este tempo seco vai entrar por setembro dentro e , se calhar por outubro .

Mas vamos ver . . .
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Tudo indica que será um início de Setembro interessante, ambos os principais modelos a colocarem temperaturas de verão sobre o continente e uma eventual atmosfera instável. Veremos como a situação evolui, pois ainda falta algum tempo, mas um pouco de animação era bem vinda. ;)
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas a todos,
Eu já tinha aqui avisado que os últimos dias de agosto e primeiros de setembro viria chuva e descida de temperatura. Para mim não foi surpresa as saídas dos modelos GFS e ECM.
É bem vinda para atenuar os incêndios e para refrescar a natureza...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas a todos,
Eu já tinha aqui avisado que os últimos dias de agosto e primeiros de setembro viria chuva e descida de temperatura. Para mim não foi surpresa as saídas dos modelos GFS e ECM.
É bem vinda para atenuar os incêndios e para refrescar a natureza...

Curiosamente desapareceu tudo nesta run das 00h, ou mesmo quase tudo .... ainda é muito cedo para termos esse tipo de fenómenos, lá mais para meados de Setembro talvez .....
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Não Aurélio, virá antes de meados de setembro. Hoje com as novas atualizações das runs, o GFS e ECM irão de novo meter menos calor e alguns aguaceiros. Vamos aguardar por novas atualizações. A atmosfera está em constante mudança e a partir de início de setembro irá estar mais instável...
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
em cada run que sai os modelos apontam para coisas completamente diferentes

A instabilidade nos modelos é coisa boa. Quer dizer que, pelo menos, há possibilidade de vir alguma coisinha para acabar com estes incêndios manhosos!
 

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Alguém me podia deixar ai uns 2 a 3 links, de alguns modelos bons (GFS,ECM,...), Neste caso que seja fiável ! Agradecia muito ! :)