Seguimento - Incêndios 2013

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
(Talvez nem todas as coorperações conhecessem bem as especificidade do local, digo eu, mas assim pela televisão me quer parecer que existem bombeiros que parecem arriscar demais.
Penso que alguns bombeiros deviam ter um combate mais defensivo, ou seja, arriscando menos, actuando mais em grupo para evitar ficar desprotegidos caso aconteça alguma coisa !)


Quando se pensa em ser bombeiro ou é porque é um sonho de criança ou temos amigos e familiares que nos incentivam a ser bombeiro também , também temos aqueles que pensam que há e tal é giro ser chamado de bombeiro e andar com uma farda , passado anos somos todos uma grande família sentimos um espirito de camaradagem e aquilo que se chama amor á farda ; Ora quem vem para bombeiro sabe muito bem e é informado dos riscos que podem ocorrer quer em incêndio quer em acidente ou outra sinistralidade qualquer,agora há que saber se prevenir,saber evitar tendo formação especifica para cada área em que vá atuar e escutar atentamente aqueles que já cá andam há uns anos .
Todos sabemos ou deveríamos saber que há bombeiros mais habituados a combater incêndios florestais que outros, até mesmo dentro dos próprios quarteis, um bombeiro não apaga só fogos , também socorre doentes, e quando socorre doentes não pode estar a fazer varias coisas ao mesmo tempo , com isto digo que quem andam mais no terreno nos incêndios tem mais experiencia de quem um bombeiro que no dia a dia faz emergência medica e por vezes vai a um incêndio , como aqui foi dito a formação conta e muita , mas muito mais a experiencia de quem apaga fogos há anos.
Convém aqui dizer que não há um único acidente ou incêndio igual todos mas todos são diferentes, falando em como se morre num incêndio só quem lá esteve é que realmente sabe o que lá se passou , pode ter toda a experiencia do mundo e toda a formação mas , basta por exemplo haver uma mudança de vento brusca, um rebentar de um pneu e o carro capotar e outras tantas coisas, agora temos é de estar sempre atentos há nossa volta e estar sempre em comunicação com a equipa.
Por mim falo e digo que quando oiço há morreu é um herói , morreu a apagar um fogo, para mim é um herói quando apaga um fogo e regressa vivo e sim em segurança ,morreu não foi um herói teve foi azar , ele e os familiares e amigos , e como dizia o vince por muito que doa tem uma certa verdade , é tudo em parte uma grande industria ou então vejamos ; quantas qualidades de fardamento há no país ??? uns todos de azul , uns de algodão e outros com material kevlar outros de preto etc... as firmas que equipam os carros é cada um ao seu feitio, os vários rádios de comunicação etc etc etc...
A nível de prevenção se todos nós cuidássemos um pouco do que é nosso era bem mais fácil , falar dos outros é fácil , e aposto em que há pessoas aqui que até têm matos e campos para limpar e nem se estão a importar , porque pensam como sempre que só arde o que é dos outros.

PS: Se sou bombeiro é porque realmente gosto do que faço , ajudar os outros quer ser humano , quer animal ou mesmo a floresta , nada mais me dói do que ver sítios tão belos arderem por puro desleixo muitas vezes do proprietariado que prefere estar na tasca ou a passear do que limpar o que é seu e depois ouvir chamar nomes por não conseguir apagar o que nem era meu mas sim deles que preferiam estar na praia na esplanada ou no café, é que também temos esplandas e cafés e mesmo assim deixamos isso porque temos de remediar o que os outros nunca o quiseram fazer!:mad:
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Algo que mais tarde ou mais cedo terá de ser feito é a organização da propriedade das terras.

É algo moroso mas necessário. Neste momento deve de existir mais de 70% de terras registadas em nome de pessoas falecidas.

Sim, há muitas terras registadas em nome de pessoas falecidas. A vantagem é de poderem ser exploradas, sem pagar impostos.

Se o estado decidisse apropriar-se das terras, tinha 2 caminhos como destino:
1) vender a grandes empresas do papel e da madeira
2) dar emprego para limpar a floresta

Acredito que aquilo que o estado faria, era vender o nosso país! Pois está mais interessado nas receitas do que em ter despesas!

De qualquer das formas incêndios iriam continuar a ocorrer. Pois para mim os incêndios causados pela natureza são insignificantes, tudo o resto é crime, por negligência ou não.

Outra solução, mais popular, mais moderada, mas que implica custos, seria o próprio estado financiar a limpeza da floresta. Reparem, os donos são em geral pessoas sem grandes recursos, com alguma idade e já sem forças nem tempo para andar pelas serras a limpar floresta! No fim da floresta estar limpa, o estado faz chegar a factura aos proprietários e das 2 uma:
- Têm dinheiro para pagar, pagam os custos.
- Se não têm dinheiro para pagar, o estado fica com uma % das receitas que a floresta pode dar um dia!

Agora pergunto, vocês acham mesmo que o estado acredita que a floresta lhe iria dar receita um dia?? Esqueçam! Volta e meia arde a floresta toda, mesmo limpa de mato.

A solução mais atrativa para o estado, é a apropriação das propriedades por uma empresa do estado, que mais tarde seria privatizada.

Chamam a isto prevenção ou roubo?
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Concordo plenamente contigo, a mim faz-me uma tremenda confusão como os bombeiros vão para o meio da floresta combater os incêndios e em particular o do Caramulo onde existe declives acentuados e bastou uma pequena alteração da rotação do vento, para acontecer essa tragédia.

Sabes porquê?
Eu explico porque elementos de comando os mandam esticar 10/20 e mais lances de mangueira pelo meio da floresta, chegam a andar 2km dentro da floresta.

Sabes o porquê de muitas vezes eles ficarem cercados? Porque elementos de comando e atenção não só eles, mas elementos graduados fazem fogo controlado sem avisar tanto faz comandante de sector nem o posto de comando e bastam segundos ou uma falta de atenção e puff ficam cercados.

Temos que nos mentalizar que so quem pode fazer fogo controlado são elementos dos GAUF mais ninguem, enquanto isto nao for feito nao andamos para a frente....
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Sim, há muitas terras registadas em nome de pessoas falecidas. A vantagem é de poderem ser exploradas, sem pagar impostos.

Se o estado decidisse apropriar-se das terras, tinha 2 caminhos como destino:
1) vender a grandes empresas do papel e da madeira
2) dar emprego para limpar a floresta

Acredito que aquilo que o estado faria, era vender o nosso país! Pois está mais interessado nas receitas do que em ter despesas!

De qualquer das formas incêndios iriam continuar a ocorrer. Pois para mim os incêndios causados pela natureza são insignificantes, tudo o resto é crime, por negligência ou não.

Outra solução, mais popular, mais moderada, mas que implica custos, seria o próprio estado financiar a limpeza da floresta. Reparem, os donos são em geral pessoas sem grandes recursos, com alguma idade e já sem forças nem tempo para andar pelas serras a limpar floresta! No fim da floresta estar limpa, o estado faz chegar a factura aos proprietários e das 2 uma:
- Têm dinheiro para pagar, pagam os custos.
- Se não têm dinheiro para pagar, o estado fica com uma % das receitas que a floresta pode dar um dia!

Agora pergunto, vocês acham mesmo que o estado acredita que a floresta lhe iria dar receita um dia?? Esqueçam! Volta e meia arde a floresta toda, mesmo limpa de mato.

A solução mais atrativa para o estado, é a apropriação das propriedades por uma empresa do estado, que mais tarde seria privatizada.

Chamam a isto prevenção ou roubo?

Paulo, eu sei do que falo.

Basta ligares um moto-serra junto de uma acácia e aparece o dono do terreno, se for para fazer limpezas de terreno, é dos herdeiros de um indivíduo que faleceu há 70 anos.

Como é óbvio que esta transição (registo de terras em alguém vivo ou empresa) terá de levar uns anos (talvez uma década).
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Paulo, eu sei do que falo.

Basta ligares um moto-serra junto de uma acácia e aparece o dono do terreno, se for para fazer limpezas de terreno, é dos herdeiros de um indivíduo que faleceu há 70 anos.

Como é óbvio que esta transição (registo de terras em alguém vivo ou empresa) terá de levar uns anos (talvez uma década).

É complicado.. Em geral estas terras são muito pequenas, sem valor, pois foram sendo divididas sucessivamente. Já não bate certo, o que as autarquias têm no cadastro, com a realidade: aquilo que o herdeiros decidiram ficar. Muitas propriedades eram indivisiveis mas foram divididas à sua maneira. É um grande embroglio, uns pagam contribuições de outros e vice-versa!

Seria necessário registar de novo as propriedades, não sei.. O problema é que os custos desses registos são muito caros. Há propriedades que nem 50eur valem, para quê registar gastando 150eur ou mais por cada parcela?? E mais as chatices de ter tudo confirmado e assinado nas confrontações com os vizinhos, que ninguém sabe onde moram ou se ainda estão vivos! É mais fácil fazer uso do usocapião, sair edital e se ninguém reclamar, pagar o registo da propriedade.

É um grande embroglio o nosso cadastro florestal, os preços incomportaveís dos registos e as leis complicadas e antiquadas que ninguém cumpre nem executa!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É complicado.. Em geral estas terras são muito pequenas, sem valor, pois foram sendo divididas sucessivamente. Já não bate certo, o que as autarquias têm no cadastro, com a realidade: aquilo que o herdeiros decidiram ficar. Muitas propriedades eram indivisiveis mas foram divididas à sua maneira. É um grande embroglio, uns pagam contribuições de outros e vice-versa!

Seria necessário registar de novo as propriedades, não sei.. O problema é que os custos desses registos são muito caros. Há propriedades que nem 50eur valem, para quê registar gastando 150eur ou mais por cada parcela?? E mais as chatices de ter tudo confirmado e assinado nas confrontações com os vizinhos, que ninguém sabe onde moram ou se ainda estão vivos! É mais fácil fazer uso do usocapião, sair edital e se ninguém reclamar, pagar o registo da propriedade.

É um grande embroglio o nosso cadastro florestal, os preços incomportaveís dos registos e as leis complicadas e antiquadas que ninguém cumpre nem executa!

Aqui há uns anos tive que fazer uma escritura por usucapião de um terreno que adquiri , que é um martelanço jurídico que por vezes se tem que usar tal é a dificuldade que por vezes existe nos registos de propriedade, há pessoas que tem terrenos delas mas que nem sequer estão em nome delas, nunca se deram ao trabalho de tratar disso, coisas herdadas e tal.

Em relação à limpeza, eu que sou insuspeito e não simpatizo com a mania do Estado se meter em tudo das nossas vidas, não compreendo esta passividade. Terrenos que não sejam limpos, o Estado devia aproveitar (com devido suporte legal) para tornar esses terrenos corta-fogos, sem árvores nem mato, deitar simplesmente tudo abaixo. Quem não limpa sujeitava-se a isso. É uma coisa que nos sairia cara a nós, contribuintes, é provável, mas este circo mediático anual de combate a incêndios também nos sai muito caro. Cada hora de voo de um Canadair paga muitos salários mínimos mensais em limpeza de floresta. Umas páginas atrás neste tópico alguém falou que só quem limpa as suas matas deveria poder vender madeira, isso parecem pequenas mas são grandes ideias, são pormenores que podem fazer muita diferença, haja vontade política para acabar com esta porcaria.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Sabes porquê?
Eu explico porque elementos de comando os mandam esticar 10/20 e mais lances de mangueira pelo meio da floresta, chegam a andar 2km dentro da floresta.

Sabes o porquê de muitas vezes eles ficarem cercados? Porque elementos de comando e atenção não só eles, mas elementos graduados fazem fogo controlado sem avisar tanto faz comandante de sector nem o posto de comando e bastam segundos ou uma falta de atenção e puff ficam cercados.

Temos que nos mentalizar que so quem pode fazer fogo controlado são elementos dos GAUF mais ninguem, enquanto isto nao for feito nao andamos para a frente....

Não é fogo controlado, é fogo de supressão que é realizado nos incendios florestais...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Concordo com uma parte de um comentario do Vince ontem, ha de facto industria nesta questão dos incendios florestais e os Bombeiros tambem estãoo nela...seja por reparar os veiculos só em alguns locais, seja por adquirir equipamentos só em alguns locais...sugiro um debate aqui quando começarmos a preparar o DECIF do proximo ano...aí é que quero ouvir a tão proclamada prevenção...quanto ás lamentaveis mortes, não acrescento nem uma virgula aos comentarios que fiz aqui ha umas duas semanas...eles enquadram se perfeitamente agora!
A formação dos Bombeiros em portugal para combate a incendios florestais é insuficiente e deficitária...digo isto sem qualquer problema e com certezas do que digo! oS bOMBEIROS PORTUGUESES SÃO MUITO CORAJOSOS E MUITO VOLUNTARIOSOS, mas falta lhes MUITA formação ao nivel do comportamento do fogo!
Não consigo criticar o miguel Sousa Tavares quando anda o Presidente da Liga dos Bombeiros ainda a ter antena...o tipo é do pior em termos de demagogia e de impreparação e so "vende" porque temos uma sociedade que desconhece totalmente estas questões e onde deve ter exigencia tem pena! Vai acalmar isto a partir de hoje...
 

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
Depois de muito membros terem expressado aqui neste admirável fórum as suas opiniões sobre os incêndios florestais deste ano, e concordando com alguns aspetos e discordando de outros deixem-me expor a minha opinião.
Para além da indústria dos incêndios que toda a gente sabe existe, e gere milhões, celuloses madeireiros meios aéreos em parte também os bombeiros, existe um problema estrutural que se chama DESERTIFICAÇÃO DO INTERIOR, si para mim esse é um dos principais problemas do estamos diariamente a assistir, passo a explicar, hà 20 30 anos na nossas aldeias do interior e não so, toda a gente tinha os eus animais ,quase toda gente tinha um ou dois porquitos um ou dois bezerros umas ovelhas e umas cabritas, a rapaziada via-se na contingência de arranjar a cama para o gado, ou seja iam À florestas buscar mato para a cama dos animais, primeiro ponto, andava gente na floresta, desmatava-se a floresta, a própria lenha ( sobras , ramos caídos, pinhas) eram apanhados para a cozinhar assim como para curar os enchidos e os presuntos, com a desertificação dessas aldeias e com a proibição de matar animais em casa isso deixou de acontecer, o que é que acontece , temos aldeias com muito poucos habitantes e quase todos idosos, os que abandonaram a terra , voltaram-se para a floresta intensiva do pinheiro e do eucalipto(Rende mais e é mais rápido) quando la voltam é so para ir buscar o lucro obtido com essa desordenada plantação. Para mim é um dos principais motivos para que haja tanto foco de incêndio e sobretudo com ignições muito fortes.
Quanto à mortes acidentes com bombeiros , que também aqui foi focada, meus amigos eu fui bombeiro 25 anos, e o que aconteceu foram ACIDENTES, e todos os acidentes em todas as áreas têm o seu quê de inexperiência o seu quê de erro de avaliação e o seu quê de causas externas ao comportamento humano , não deviam acontecer mas acontecem, há centenas de acidentes nas estradas portuguesas com dezenas de mortos, e não é de certeza porque todos os que estão envolvidos nesses acidentes têm pouca formação e experiencia em condução, alias a minha experiencia diz-me que os acidentes acontecem muito mais quando estamos À vontade com as coisas do que quando somos inexperientes(Vamos a medo),é a minha modesta opinião alguns irão concordar outros discordar, mas isto é assim mesmo um fórum de discussão , saudações
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quanto à mortes acidentes com bombeiros , que também aqui foi focada, meus amigos eu fui bombeiro 25 anos, e o que aconteceu foram ACIDENTES, e todos os acidentes em todas as áreas têm o seu quê de inexperiência o seu quê de erro de avaliação e o seu quê de causas externas ao comportamento humano , não deviam acontecer mas acontecem, há centenas de acidentes nas estradas portuguesas com dezenas de mortos, e não é de certeza porque todos os que estão envolvidos nesses acidentes têm pouca formação e experiencia em condução, alias a minha experiencia diz-me que os acidentes acontecem muito mais quando estamos À vontade com as coisas do que quando somos inexperientes(Vamos a medo),é a minha modesta opinião alguns irão concordar outros discordar, mas isto é assim mesmo um fórum de discussão , saudações

A mim faz-me muita impressão morrerem dois bombeiros apenas uns dias depois de outros dois terem morrido na mesma serra, e pelo que percebi, devido aos mesmos erros, e todos com 20 e poucos anos. Alguma coisa não está bem nesta história, espero que haja inquéritos rigorosos, não para punir quem quer que seja, porque certamente ninguém nisto tudo é criminoso (os criminosos são outros), faço ideia do que sofrem hoje quem os mandou para ali para morrerem, mas para aprender a evitar que estas coisas aconteçam novamente no futuro.
 

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
A mim faz-me muita impressão morrerem dois bombeiros apenas uns dias depois de outros dois terem morrido na mesma serra, e pelo que percebi, devido aos mesmos erros, e todos com 20 e poucos anos. Alguma coisa não está bem nesta história, espero que haja inquéritos rigorosos, não para punir quem quer que seja, porque certamente ninguém nisto tudo é criminoso (os criminosos são outros), faço ideia do que sofrem hoje quem os mandou para ali para morrerem, mas para aprender a evitar que estas coisas aconteçam novamente no futuro.

Caro colega Vince
O acidente que vitimou os dois Bombeiros de carregal de Sal não têm nada a ver com o que vitimou os dois da GRIF de Lisboa, os de Carregal do Sal aconteceu num ataque inicial a um foco de incêndio nascente, e os outros num incendio em evolução são coisa muitos distintas, é só para dar esta ressalva, e claro que deverá haver inquéritos, mas quando eu vejo neste país cair uma ponte, morrerem 52 Pessoas e ainda não há culpados, não estou muito esperançado em resultados. saudações
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Caro colega Vince
O acidente que vitimou os dois Bombeiros de carregal de Sal não têm nada a ver com o que vitimou os dois da GRIF de Lisboa, os de Carregal do Sal aconteceu num ataque inicial a um foco de incêndio nascente, e os outros num incendio em evolução são coisa muitos distintas, é só para dar esta ressalva, e claro que deverá haver inquéritos, mas quando eu vejo neste país cair uma ponte cair morrerem 52 Pessoas e ainda não há culpados, não estou muito esperançado em resultados. saudações

Em ambos houve duas falhas: uma na avaliação do comportamento actual e futuro do incendio, e a segunda uma falha clara no LACES (falhou a tota de fuga, a zona segura e o vigia).
O foco não era nascente, era uma reactivação, mas ambos os acidentes (aliás as 6 mortes) foram em ataque ampliado!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Caro colega Vince
O acidente que vitimou os dois Bombeiros de carregal de Sal não têm nada a ver com o que vitimou os dois da GRIF de Lisboa, os de Carregal do Sal aconteceu num ataque inicial a um foco de incêndio nascente, e os outros num incendio em evolução são coisa muitos distintas, é só para dar esta ressalva, e claro que deverá haver inquéritos, mas quando eu vejo neste país cair uma ponte, morrerem 52 Pessoas e ainda não há culpados, não estou muito esperançado em resultados. saudações

Caro Ferreira, ainda há dias escreveste aqui um desabafo que muito me comoveu, eu não vejo grandes diferenças em relação ao que desabafaste, esta é a viatura aonde morreram os últimos bombeiros, todo o teu desabafo de há dias está escarrapachado nesta imagem:

dMlLY71.jpg
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
um dos graves problemas no combate a incendios florestais é o ataque "da frente para trás", quando deve ser precisamente o contrario e sempre ancorados por uma zona segura! nas imagens dos acidentes no Caramulo, o fogo desenvolve se na parte inferior da encosta e a aproximação/combate é feita a descer...isto sem zona segura e naqueles declives é um suicidio...