Seguimento - Incêndios 2013

Vince disse:
Não vai virar, já virou. Pinheiros e eucaliptos invadiram o pais por razões económicas. É fácil dizer que as florestas não são limpas, os proprietários isto e aquilo, mas fazem ideia por exemplo da quantidade de florestas que temos de pessoas que emigraram por exemplo ? E não vale a pena continuar nesse debate, porque o que está feito, está feito, não dá para simplesmente "apagar" a realidade, muito menos mudá-la em poucos anos. Há muitas coisas que se podem fazer de forma a minimizar estas tragédias, e seguramente a principal é remover o dinheiro do combate e passá-lo para a prevenção. Não podemos continuar a gastar estes estapafúrdios de dinheiro anualmente no combate de incêndios, se o Estado tem que gastar dinheiro com isto, então que o passe para a limpeza das florestas, sempre gera emprego e é um emprego mais estruturante do que gastar fortunas em Canadairs e helicópteros. E acrescento, é um absurdo morrerem bombeiros como morreram no Caramulo, ao contrário do que dizem, não foram heróis, não defendiam casas nem pessoas, foram simplesmente mortes estúpidas em nome de não sei o quê, se um incêndio está descontrolado, é deixar arder. Fico a aguardar com muita expectativa os inquéritos do que se passou, pois não acho normal em 2013 miúdas e miúdos de 20 e poucos anos morram carbonizados de forma tão cruel. A "industria" dos fogos gera muito dinheiro, até aos próprios bombeiros. E por favor, não me interpretem mal no que acabei de dizer.

Totalmente de acordo.

Mas quanto aos relatórios podemos esperar sentados. A partir do fim de semana que vem esquece-se tudo do que acabou de acontecer.

Algo que mais tarde ou mais cedo terá de ser feito é a organização da propriedade das terras.

É algo moroso mas necessário. Neste momento deve de existir mais de 70% de terras registadas em nome de pessoas falecidas.

ÚLTIMA HORA

Faleceu o segundo bombeiro de Carregal do Sal ferido no incêndio do Caramulo...

São assim 6 os bombeiros da paz que este Verão perderam a vida a combater as chamas. Tinha 19 anos:(

Há muitas coisas que se podem fazer de forma a minimizar estas tragédias, e seguramente a principal é remover o dinheiro do combate e passá-lo para a prevenção. Não podemos continuar a gastar estes estapafúrdios de dinheiro anualmente no combate de incêndios, se o Estado tem que gastar dinheiro com isto, então que o passe para a limpeza das florestas, sempre gera emprego e é um emprego mais estruturante do que gastar fortunas em Canadairs e helicópteros.

Essa de passar o dinheiro do combate para a prevenção, tem o lema de gastar agora para evitar gastar mais tarde. É muito bonito na teoria mas na prática já não é bem assim, e apenas serve para tentar evitar fogos por negligência, como por exemplo aqueles fogos que começam na beira da estrada, eliminação de "combustivel", etc ... mas se tiveres sacanas, que não são assim tão poucos que andam de moto a atear fogos, por diversão, ou a mando de alguém serve de muito a prevenção.

E acrescento, é um absurdo morrerem bombeiros como morreram no Caramulo, ao contrário do que dizem, não foram heróis, não defendiam casas nem pessoas, foram simplesmente mortes estúpidas em nome de não sei o quê, se um incêndio está descontrolado, é deixar arder. Fico a aguardar com muita expectativa os inquéritos do que se passou, pois não acho normal em 2013 miúdas e miúdos de 20 e poucos anos morram carbonizados de forma tão cruel.

Segundo consta tem a ver com a caracteristica do terreno, provavelmente efeitos orográficos e consequentemente surgimento de ventos cruzados, foi aquilo que foi dito. Não sei se sabes, aliás sabes com certeza, que o surgimento de um vento cruzado faz saltar fogos ou focos de incêndio para todo o lado, e penso que foi isso que aconteceu.
O que podes dizer é ... " Será que não podiam ter optado por um combate mais defensivo?"
Concerteza que sim, mas penso que são traidos pela inexperiência, não é com curso, é com a vida, com maturidade e conhecimentos das situações que se adquire. Como dizia um professor meu " Um curso é uma licença para aprender"

A "industria" dos fogos gera muito dinheiro, até aos próprios bombeiros. E por favor, não me interpretem mal no que acabei de dizer.

Esta frase era completamente desnecessária, desadequada e injusta para com aqueles que lutam para salvar a vida e bens de outras pessoas.

Esta frase era completamente desnecessária, desadequada e injusta para com aqueles que lutam para salvar a vida e bens de outras pessoas.

Não aceito lições de moral de quem nem sequer sabe ler o que escrevi. Se calhar devias abster-te de escrever compulsivamente sobre o que não conheces, isto de mandar postas de pescada sobre tudo e todos, convêm fazê-lo com o mínimo de autoridade.

Não aceito lições de moral de quem nem sequer sabe ler o que escrevi. Se calhar devias abster-te de escrever compulsivamente sobre o que não conheces.

E eu não aceito lições de moral de quem quer que seja, e não és tu nem ninguém que me vai dizer o que devo dizer ou não escrever, independentemente que conheça o assunto bem ou não ... e para compulsivo, ao que parece não sou eu e fico por aqui ....

E eu não aceito lições de moral de quem quer que seja, e não és tu nem ninguém que me vai dizer o que devo dizer ou não escrever, independentemente que conheça o assunto bem ou não ... e para compulsivo, ao que parece não sou eu e fico por aqui ....

Essa notícia que o Duarte pôs mais em cima, eu já a sabia quando fiz o meu post, tenho família por toda essa região, tondela, mortágua, scdão, carregal, etc. Quero explicações para a morte destes miúdos, lê lá novamente o que escrevi...

Não se chateiem por um assunto destes, principalmente quando estamos a ser confrontados com mortes destas. Mas verdade seja dita que nós não sabemos os que está por trás das corporações de bombeiros, como condições financeiras para combustíveis e equipamentos entre outras situações. Quem ateia incêndios, ateia-os por conveniência e muitos para não serem presos dão-se como malucos, e ficam no hospício só no Verão, como deu hoje nas notícias.

Premiado projeto de proteção de floresta lançado na Serra da Estrela

[ame="http://videos.sapo.pt/9ukdyH0YaU1980k7TM87"]Premiado projeto de proteção de floresta lançado na Serra da Estrela - SAPO Vídeos[/ame]

Fonte: RTP (Jorge Esteves / Ismael Marcos)

Foi premiado um projeto de proteção da floresta lançado pela URZE, a Associação florestal da Encosta da Serra da Estrela. O projeto atua em 20 mil hectares de floresta e contempla a defesa contra incêndios através da promoção das atividades económicas tradicionais.

Essa notícia que o Duarte pôs mais em cima, eu já a sabia quando fiz o meu post, tenho família por toda essa região, tondela, mortágua, scdão, carregal, etc. Quero explicações para a morte destes miúdos, lê lá novamente o que escrevi...

Eu sei muito bem o que tu escreveste, já a li duas vezes, e fiz "quote" das partes que me chamaram mais a atenção, e percebi tudo aquilo que tu escreveste, agora tenho o direito de concordar ou não com aquilo que escreveste, bem como de outros membros, e penso que fui bastante explicito naquilo que escrevi.
Obviamente que sempre que existe mortes, feridos ou perdas de material dos bombeiros tem que ser feito um inquerito para apurar as circunstâncias em que tal ocorreu, e esse inquerito não ficar na gaveta, para que tal não volte a acontecer, e penso que não é preciso ter um curso na área para dizer isto que acabei de dizer !
Quer explicações tu e toda a gente ... agora o que me chateou mais foi dizeres que bombeiros fazem parte da "industria" do fogo. Se o teu sentido tem a ver com o facto, digamos, de criar fogos para apagá-los depois, já existiram pequenas situações em que tal ocorreu em anos anteriores, é verdade, mas não podemos "banalizar" assim o bombeiro, e falar como um sentido maioritário. Até pode ser noutro sentido, que disseste, mas tens que aceitar que aquilo que dizes pode ter várias interpretações, e por vezes temos que fundamentar mais as frases para não se incorrer no errado de sermos mal interpretados.
"Joguinhos" de financiamento das corporações de bombeiros ? Prefiro não pensar assim .....

Agora o que me deixou fulo foi a maneira como me trataste no post anterior, estilo " Ta ma é calado, não conheces a matéria, cala-te ", essa é que foi mesmo desproporcional ao que disse !

Não se chateiem por um assunto destes, principalmente quando estamos a ser confrontados com mortes destas. Mas verdade seja dita que nós não sabemos os que está por trás das corporações de bombeiros, como condições financeiras para combustíveis e equipamentos entre outras situações. Quem ateia incêndios, ateia-os por conveniência e muitos para não serem presos dão-se como malucos, e ficam no hospício só no Verão, como deu hoje nas notícias.

Chateado eu, nepia ... eu não sou compulsivo, tenho muito gosto em escrever aqui, em expressar a minha opinião, e aceito as opiniões dos outros e tanto eu, como os outros temos a obrigação de concordar ou não com elas, e é isso que se chama discutir ideias e temas.
Mas há uma coisa que eu exijo, é que me respeitem e existe muita formas de ser feito isso, do mesmo modo que eu procuro respeitar o que os outros dizem por mais bacuradas e postas de pescada que seja, e sobre isso não me quero alongar mais porque no fundo todos queremos o mesmo no fundo !
Relativamente á questão das corporações dos bombeiros, eu prefiro não entrar por aí, embora saiba exactamente daquilo que tu estás a dizer !

... E acrescento, é um absurdo morrerem bombeiros como morreram no Caramulo, ao contrário do que dizem, não foram heróis, não defendiam casas nem pessoas, foram simplesmente mortes estúpidas em nome de não sei o quê, se um incêndio está descontrolado, é deixar arder. Fico a aguardar com muita expectativa os inquéritos do que se passou, pois não acho normal em 2013 miúdas e miúdos de 20 e poucos anos morram carbonizados de forma tão cruel. A "industria" dos fogos gera muito dinheiro, até aos próprios bombeiros. E por favor, não me interpretem mal no que acabei de dizer.

Concordo plenamente contigo, a mim faz-me uma tremenda confusão como os bombeiros vão para o meio da floresta combater os incêndios e em particular o do Caramulo onde existe declives acentuados e bastou uma pequena alteração da rotação do vento, para acontecer essa tragédia. Os bombeiros morreram em prol de defender as árvores, nessas situações é deixar arder, concentrar os bombeiros em redor das habitações e que os meios aéreos façam o combate na floresta. Agora, enfiar-se numa floresta em que nem conhecem os perigos que essa zona é como enfiar na toca do lobo. No incêndio do Caramulo algo falhou na sua coordenação e no comando do incêndio.

Dúvido que os inquéritos venham esclarecer o que quer que seja, mas espero estar enganado.

Concordo plenamente contigo, a mim faz-me uma tremenda confusão como os bombeiros vão para o meio da floresta combater os incêndios e em particular o do Caramulo onde existe declives acentuados e bastou uma pequena alteração da rotação do vento, para acontecer essa tragédia. Os bombeiros morreram em prol de defender as árvores, nessas situações é deixar arder, concentrar os bombeiros em redor das habitações e que os meios aéreos façam o combate na floresta. Agora, enfiar-se numa floresta em que nem conhecem os perigos que essa zona é como enfiar na toca do lobo. No incêndio do Caramulo algo falhou na sua coordenação e no comando do incêndio.

Dúvido que os inquéritos venham esclarecer o que quer que seja, mas espero estar enganado.

Talvez nem todas as coorperações conhecessem bem as especificidade do local, digo eu, mas assim pela televisão me quer parecer que existem bombeiros que parecem arriscar demais.
Penso que alguns bombeiros deviam ter um combate mais defensivo, ou seja, arriscando menos, actuando mais em grupo para evitar ficar desprotegidos caso aconteça alguma coisa !

Digo eu ....

Mau sinal... a ver se os aguaceiros de amanhã dão uma ajuda....

«A associação ambientalista Quercus alertou hoje que o incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês está a afetar “habitats prioritários” e apelou ao reforço dos meios de combate para evitar a propagação das chamas a “áreas mais sensíveis”.

Em comunicado, a Quercus refere que o incêndio está a afetar “bosques de teixo, mas também azevinho e azereiro, com elevada diversidade biológica do Sítio de Importância Comunitária das Serras de Peneda-Gerês”.

Este incêndio ameaça os mais importantes valores naturais de Portugal, no nosso único parque nacional, pelo que o reforço de meios para o seu combate deve ser prioritário, acrescenta.»

http://www.ionline.pt/artigos/portu...reforco-meios-no-geres-salvar-areas-sensiveis

Mau sinal... a ver se os aguaceiros de amanhã dão uma ajuda....

«A associação ambientalista Quercus alertou hoje que o incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês está a afetar “habitats prioritários” e apelou ao reforço dos meios de combate para evitar a propagação das chamas a “áreas mais sensíveis”.

Em comunicado, a Quercus refere que o incêndio está a afetar “bosques de teixo, mas também azevinho e azereiro, com elevada diversidade biológica do Sítio de Importância Comunitária das Serras de Peneda-Gerês”.

Este incêndio ameaça os mais importantes valores naturais de Portugal, no nosso único parque nacional, pelo que o reforço de meios para o seu combate deve ser prioritário, acrescenta.»

http://www.ionline.pt/artigos/portu...reforco-meios-no-geres-salvar-areas-sensiveis

É só noticias tristes .... o Gerês, provavelmente uma das zonas mais bonitas de Portugal !