Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2017



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
BUHwHgu.jpg


A faixa nebulosa por cima da Madeira engana. Altitude máxima estimada -> >7/8 kms.

TZC40im.gif


Pouca chuva orográfica. Muito ar seco deve haver.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Mesmo a 48h, existem diferenças significativas entre os modelos. Parece que o GFS está a prever melhor a influência do ar seco que advém da dorsal africana. De qualquer forma, qualquer um dos dois principais modelos previa um dia relativamente calmo para hoje.

O ECM e (e o próprio IPMA) indicam que o grosso está reservado para amanhã e 2a feira.
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Boa noite,
Resumo do dia na minha estação: precipitação acumulada= 0 mm.

Um valor um pouco modesto, para um dia de alerta laranja e amarelo para precipitação... ;)

Bom, o que vale é que o radar está quase pronto
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Muito obrigado, vou confiar na sua palavra porque não consigo perceber nada da imagem que me mandou.

Isto é: não consigo ver a Madeira:shocking:. Só vejo mar e nuvens.

Pelo menos no radar tem-se o mapa certinho e depois é só seguir o código de cores.

PS: Sim... estou consciente da minha ignorância... em termos de leitura de imagens de satélite.
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Orion, obrigado. Com a mapa por cima já ajuda.

Por enquanto nada.
Se acontecer alguma coisa já aviso... até porque estou em frente a uma ribeira que não transbordou por milagre em 2010.
Essa dita ribeirinha é o meu medo.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Portanto, o círculo a preto é a Madeira e a sw existe uma área de convergência com potencial para criar uns bons acumulados, mas sem radar é impossível dar garantias que isso vai acontecer.
8ab91dc4a7e17fbe366b0b7a4688fe51.jpg

Embora seja uma mancha pequena, esta tem a capacidade de renovação.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk