Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Mamede

Cirrus
Registo
4 Fev 2009
Mensagens
19
Local
Lisboa
Pessoal, vamos lá esclarecer uma coisa. :D
Quando estamos a referir-nos ao tempo passado, usa-se "há" e não "à".
Exemplos:
" pouco nevou à cota 0"
" 5 meses atrás comi antílope assado com feijão."
" 10 anos que não vemos céu limpo."
Ainda bem que há alguém que como eu lhe faz impressão os erros de português!
Lembro que o ha também é sempre usado quando tem o significado de haver
"Há muita gente que não sabe escrever"
"Há dias em que não me apetece fazer nada"
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Ainda bem que há alguém que como eu lhe faz impressão os erros de português!
Lembro que o ha também é sempre usado quando tem o significado de haver
"Há muita gente que não sabe escrever"
"Há dias em que não me apetece fazer nada"
Sim, os erros que vejo por aqui são, maioritariamente, em relação ao tempo passado.
Não estou aqui para julgar ninguém. Também fazia muita confusão antigamente, mas agora aprendi. :D
 
  • Gosto
Reactions: belem e joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Sim, os erros que vejo por aqui são, maioritariamente, em relação ao tempo passado.
Não estou aqui para julgar ninguém. Também fazia muita confusão antigamente, mas agora aprendi. :D
Estamos sempre a tempo de aprender ....
Devemos ser curiosos e aprendizes !


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Beja em aviso amarelo?? :lol::lol::lol::lol:
a chuva está a passar toda a norte do distrito de Beja... nem com depressões vindas de sul nos safamos..:disgust::disgust:

É aquilo que digo, não pode haver um evento de chuva, sem um único aviso.
Desta vez não vou fazer profecias se justifica ou não, da última vez fui quase massacrado e afinal até tinha razão.

Se isto não justifica um aviso amarelo......

dOFEiBp.png


Criticar é fácil, já fazer igual ou melhor é outra história.
De vez em quando fica bem dar a mão à palmatória.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Se isto não justifica um aviso amarelo......

Criticar é fácil, já fazer igual ou melhor é outra história.
De vez em quando fica bem dar a mão à palmatória.

Já da outra vez ficava e ninguém o fez... Até por 1/3 do ordenado faziam melhor que o IPMA diziam... :p:rolleyes:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Já da outra vez ficava e ninguém o fez... Até por 1/3 do ordenado faziam melhor que o IPMA diziam... :p:rolleyes:
Isso foi uma boca para mim?
Sinceramente ja disse a minha opinião, 10mm numa hora não é nada.
E se calhar nem isso vai chover.
E sim, acho exagerado, porque cada vez que chova tem de meter aviso amarelo porque é MUITO comum chover 10mm numa hora.
 
  • Gosto
Reactions: RedeMeteo

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Outra vez arroz? :D

Mas voltando a essa discussão, não se está a relevar demasiado o significado de um Aviso Amarelo???

Pelo tipo de críticas e de exigência, parece que para ser Aviso Amarelo tem que ser uma situação muito grave ou perigosa... Para isso existe o Laranja e Vermelho... Correcto?
Para mim, entendo o Aviso Amarelo como uma "chamada de atenção" para uma situação que não sendo gravosa, pode levantar um ou outro problema, pelo menos localmente.
Portanto, pelo menos nesse meu entendimento, são muitas as situações que merecem Aviso Amarelo, e não vejo qualquer mal em ser utilizado com frequência.

Nos casos dos Laranja e Vermelho, para situações mais gravosas, aí sim era um erro crasso torná-los "banais", coisa que não me parece que aconteça.
E vamos lá ver... Acho que são bastante raros os Avisos Vermelhos lançados pelo IPMA...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Ainda bem, que o Novembro vai ser seco, assim terei um Dezembro chuvoso. É, melhor esperar, ainda cai uma célula aqui em cima de Olhão, quando os modelos não vêem nada e ainda mete o Novembro chuvoso. :huhlmao: :D

Depende, aonde cair os 10 mm numa hora, se for em Lisboa justificasse, nas cidades algarvias idem, em Braga idem. Mas, o aviso amarelo, não quer só dizer que caia 10 a 20 mm numa hora, como também pode chover entre 30 a 40 mm em 6 horas. :intrigante:

Se não cair 10 mm no meu quintal, o aviso não justificasse. :D
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Se isto não justifica um aviso amarelo......

dOFEiBp.png


Criticar é fácil, já fazer igual ou melhor é outra história.
De vez em quando fica bem dar a mão à palmatória.
Vêem mal em tudo... leu bem o meu post? se calhar não, para me estar a citar.
E se estivesse a fazer uma crítica? estamos no tempo do Salazar e da ditadura?
As críticas devem ser encaradas como uma forma de se melhorar, apenas foi com esse intuito.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Vêem mal em tudo... leu bem o meu post? se calhar não, para me estar a citar.
E se estivesse a fazer uma crítica? estamos no tempo do Salazar e da ditadura?
As críticas devem ser encaradas como uma forma de se melhorar, apenas foi com esse intuito.

Reductio ad Hitlerum(Neste caso é Salazar).
O que eu fiz foi uma critica.
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Este tópico está deveras instrutivo.

Vou inscrever os meus petizes aqui. Já falei com as professoras. Não ficaram lá muito contentes, mas concordam que hoje em dia também "aprendem" muito nas redes sociais. E também dizem que choram muito ao lerem posts de ex-alunos...:malandro:

---
Passando ao que interessa.
É um regalo olhar para as imagens de satélite ao largo da região abaixo de Peniche. Venha de lá essa carga de água que tanto é necessária.
O (des)governo é que devia estar mais atento e utilizar a força motriz dos aviões e helicópteros da FA, para levar aquelas bandas nebulosas mais promissoras para onde a água é mais necessária. Penso eu de que...:p

Nota interessante também para a temperatura que se faz sentir no norte transmontano. Às 13h Montalegre seguia com 10,7ºC e Chaves, relativamente perto, seguia com -0,5ºC. A FÍSICA diz-nos que o calor se perde na presença do frio. Será verdade? Fica a dúvida...:D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Quem sabe uma nevezita no final da semana ali para as serras junto à fronteira no extremo Norte...

Mas o mais normal será a precipitação ficar toda retida nas serras espanholas, tendo em conta o fluxo de Norte.
Será a primeira ocasião para bons registos fotográficos à distância que os membros ali da zona de Bragança costumam proporcionar. :)


dgxPQOx.png
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Isso foi uma boca para mim?
Sinceramente ja disse a minha opinião, 10mm numa hora não é nada.
E se calhar nem isso vai chover.
E sim, acho exagerado, porque cada vez que chova tem de meter aviso amarelo porque é MUITO comum chover 10mm numa hora.

Não leves isto como um ataque pessoal até porque não o é! ;)

Não era para ti em particular, mas todos aquelas que fazem critica fácil muitas vezes sem se procurarem fundamentar, nem compreender porque o IPMA faz como faz. Eles por vezes erram e muito, mas tanto desta vez como no ultimo evento penso que estiveram bem e lançaram os avisos por precaução. Eles estão numa posição difícil, se lançam e não acontece nada são alarmistas, se não lançam e acontece são negligentes irresponsáveis....Eu acho que mais vale avisos por excesso do que por defeito.

Bem, mas vamos parar com o off-topic para o rozzo não se chatear com razão! :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.