Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Aqui trovoada nestes dias todos foi zero...espero morder a lingua esta tarde mas já tenho muitas duvidas! a mínima foi de 10,1ºC e desde as 0h até agora registei 4,2mm de chuva.

Agora o sol brilha mas tem nuvens muito escuras por todos os lados!
15,9ºC
75%HR
1005hpa
0,0km/h
4,2mm
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Aqui trovoada nestes dias todos foi zero...espero morder a lingua esta tarde mas já tenho muitas duvidas! a mínima foi de 10,1ºC e desde as 0h até agora registei 4,2mm de chuva.

Agora o sol brilha mas tem nuvens muito escuras por todos os lados!
15,9ºC
75%HR
1005hpa
0,0km/h
4,2mm

Miguel esta noite fez trovoada que eu ouvi e vi os relâmpagos, nao me perguntes as horas pois estava deitado e acordei com a trovoada e o granizo que batia nas telhas;)
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Para variar é sempre de madrugada que tudo acontece :angry: dormi que nem uma pedra:D

boas

pois eu, foi até as tantas até nem dei por adormecer, tudo começa por volta das 3.30 + ou - elas entravam na zona da costa da caparica até setubal sempre em frente aqui à minha janela mesmo espectacular grandes raios, grandes trovões, mas o sono era tanto que fechei a loja sem dar por isso, ontem no skype estava acompanhado pelo Luis França e pela storm lady. grande acompanhamento :D

neste momento algumas nuvens , muito vento e a animação toda a sul do Cabo Espichel.

abraços
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Para variar é sempre de madrugada que tudo acontece :angry: dormi que nem uma pedra:D

Já somos dois miguel. Se deu trovoada não ouvi nada.:(
Mas às 9:42 acordei com o granizo a bater no estoro. Ainda assim a noite não trouxe grande chuva para o meu lado. Estou com 3,7mm desde as 0h.
A temperatura está nos 15,1ºC
O vento forte de noroeste, e a humidade nos 70%.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Por aqui também não houve trovoada, mas estes valores de temperatura também não são muito propícios a grandes trovoadas.

Por agora vai chovendo com 8,6ºC, mais um aguaceiro.

Pouca chuva durante a noite e um valor mínimo de 5,3ºC esta manhã.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Regime de aguaceiros pós-passagem de frente fria... o clássico dos livros! :lol: Há cerca de 20m um aguaceiro forte de +- 2m q deixou granizo!!!!!!:shocking: pouco mas deixou, coisa inédita aos meus olhos este ano!! E corrijam-me conterraneos se estou em erro, mas penso q seja o primeiro granizo aqui na zona! Voltou a chover agora, animação é o que não falta. 3 dias seguidos de chuva, nao é muito frequente ;)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia a todos!

A noite foi caractrerizada por aguaceiros por vezes muito fortes (mas muito rápidos:p), com algum granizo e trovoada que já renderam 5,5mm hoje:)

A minima foi de 9,7ºC e neste momento tenho 13,2ºC


A nossa amiga Balduína já rende 99,5mm:D:D (quero mais 0,5mm sff:lol:)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Acabou por ser um dos aguaceiros mais intensos que assisti neste episódio, até se viam algumas minúsculas pedras de granizo. A temperatura caiu para 7,6ºC.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

Em tempo de despedida desta boa família de depressões que foi o sistema Balduína. Boa, porque como escreveu um membro deste forum, foi nossa amiga (peço desculpa de não nomear, mas não consegui encontrar a mensagem) Sim, trouxe bastante chuva, mais do que a Andrea, o que é benéfico não só para as barragens como para os próprios terrenos, de modo a reter alguma humidade para o período do verão, infelizmente uma época muito problemática por causa dos incêndios. Esta humidade retida vai ajudar a manter o mato menos seco, logo um maior obstáculo à propagação do fogo.

Só tive pena de, praticamente não ter presenciado uma trovoada a sério:sad:
Somente dois trovões:(.

Será que vamos já passar para a monotonia dos anticiclones? Espero que não. Espero que haja nomeações qb para novos sistemas e famílias de depressões até ao verão. Precisamos disso. O verão é mesmo chato e monótono:disgust:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Regime de aguaceiros pós-passagem de frente fria... o clássico dos livros! :lol: Há cerca de 20m um aguaceiro forte de +- 2m q deixou granizo!!!!!!:shocking: pouco mas deixou, coisa inédita aos meus olhos este ano!! E corrijam-me conterraneos se estou em erro, mas penso q seja o primeiro granizo aqui na zona! Voltou a chover agora, animação é o que não falta. 3 dias seguidos de chuva, nao é muito frequente ;)

Pouco barulho que eu apanhei granizo no estádio para ver o derby:sad::sad:, foi o 1º granizo de 2008:D:D, levo 3 mm hoje.:D, e está frescote:cold::cold: e de referir que a Andrea foi melhor que a Balduína em termos de precipitação no Algarve.
 

spor

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
41
Local
Elvas
Re: Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Deixo aqui o meu contributo de fotos do Balduína em Elvas. Não são nada de especial mas dá para ter uma noção da sua intensidade.