Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,762
Local
Loures
Ora boas!

Finalmente abro o tópico relativo à trovoada a que assisti na madrugada do dia 20 de abril, na zona de Tábua.

Levei bastante tempo a abrir porque quis ver tudo como deve ser antes de publicar. Tenho tentado aplicar a máxima "antes feito que perfeito", mas ainda não consegui colocá-la em prática a 100% :p

Deste modo, ao longo dos próximos dias vou partilhar algumas das fotografias que tirei. Tenho também vários vídeos de raios, relâmpagos e trovões, mas é tanta coisa para filtrar e compilar que isso ficará para mais tarde.

Posto isto, vamos lá.

--

Na madrugada deste dia, acordei por volta da 1h30 e comecei logo a ouvir trovões um pouco longínquos. Fui consultar o radar e a coisa estava promissora. No dia anterior fiz uma pesquisa sobre os locais mais próximos onde poderia ter uma visão minimamente decente para os vários quadrantes. Assim, peguei na trouxa e desloquei-me para um dos sítios onde a vista para sul era razoável, neste caso para o cruzamento da M528 com a N337, entre Candosa e Lameiras.

Chegado ao local, montei o tripé e a máquina. Devido a não usar o tripé há algum tempo, uma das peças encontrava-se solta, o que atrasou a montagem da coisa (aprendizagem para o futuro).


0 by Duarte Sousa, no Flickr


1 by Duarte Sousa, no Flickr


2 by Duarte Sousa, no Flickr


3 by Duarte Sousa, no Flickr

Daqui pouco ou nada se aproveita, uma vez que pouco depois de começar a tirar fotografias, os clarões passaram rapidamente do horizonte para cima da minha cabeça, e portanto aí o instinto foi arrumar logo tudo e enfiar-me dentro do carro. Pouco depois, isto sensivelmente às 2h, começaram a surgir descargas muito próximas e com trovões bem potentes, que registei em vídeo e colocarei mais tarde. A luz faltou em toda a região, num radio de vários kms, pelas 2h12. Choveu também copiosamente durante bastante tempo.

Quando a tempestade abrandou, regressei a casa, na localidade das Barras. Mesmo com o ambiente mais calmo, a adrenalina da noite não me deixou descansar. Quando finalmente tentava dormir, eis que começam a surgir novas descargas ao longe, mas muito frequentes, que estavam pela zona de Arganil. Fui meter-me à janela para ver a coisa e estava novamente montado um belo cenário. Neste momento, parte da iluminação pública voltou, que viria a faltar novamente dali a alguns minutos.

Ao ver cada vez mais raios no céu, peguei novamente no tripé e na máquina e recomecei a tirar fotos, desta vez fiquei-me pela varanda de casa :P

A partir daqui as fotografias não estarão obrigatoriamente por ordem cronológica. Dada a quantidade, selecionei aquelas que acho melhores e irei colocá-las aqui.

Não estranhem uma mudança de perspetiva nas fotografias, pois comecei a usar uma objetiva e entretanto coloquei outra para obter um maior campo de visão.


4 by Duarte Sousa, no Flickr


5 by Duarte Sousa, no Flickr


6 by Duarte Sousa, no Flickr


7 by Duarte Sousa, no Flickr


8 by Duarte Sousa, no Flickr
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,762
Local
Loures

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,762
Local
Loures

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,762
Local
Loures
Ora bem, depois de esta noite ter sonhado que vi uma aurora boreal em Lisboa, deixei-me de fantasias e debrucei-me, finalmente, sobre os vídeos da trovoada :D

Dividi em duas partes para não se tornar demasiado longo. Sugiro um ambiente escuro e som bem alto durante a visualização :)

Ainda tenho mais alguns vídeos para ver, talvez venha a fazer uma parte 3.



 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,762
Local
Loures
Espectáculo! E acrescento ver algumas partes em velocidade de reprodução 0,25x. :thumbsup:

Obrigado! Os vídeos não transmitem nem metade do ambiente, sair de casa apenas para fotografar uns raios e acabar por ter de me enfiar no carro com relâmpagos e trovões potentes a caírem bem perto :hehe: Estar no meio do nada, sozinho e enfiado dentro do carro, com tudo às escuras e o céu a relampejar constantemente e a banda sonora a acompanhar. Não esperava que tal viesse a acontecer, foi mais um momento meteorológico para mais tarde recordar e algo que nos faz sentir vivos :)

Enquanto não vejo o resto dos vídeos, publico umas fotos do pós tempestade.

Como referi neste post, esta trovoada fez estragos por toda a região:

- Houve estragos um pouco por toda a região. A nível pessoal, foram-se as máquinas de lavar roupa e louça, a televisão, portão da garagem, carregadores do computador e do telemóvel.
- No concelho de Tábua pelo menos 2 localidades ficaram alguns dias a ser alimentadas a gerador: Sevilha e Vale de Taipa.
- Na localidade onde tenho casa (Barras, Tábua), um poste de eletricidade foi atingido por uma descarga, soltando vários pedaços de concreto e espalhando-os numa distância até 40m. Por sorte nada nem ninguém foi atingido. Na fotografia nota-se bem o cimento que foi arrancado, tendo ficado os ferros à mostra.


IMG_20240420_150631 by Duarte Sousa, no Flickr


IMG_20240420_154618 by Duarte Sousa, no Flickr

- Também um barracão de uma vizinha foi atingidos por descargas, tendo inclusive feito um buraco no chão em cimento.


IMG_20240420_152953 by Duarte Sousa, no Flickr


IMG_20240420_153022-2 by Duarte Sousa, no Flickr


IMG_20240420_153022 by Duarte Sousa, no Flickr

- Em diversos postes as caixas "rebentaram", tendo as suas portas vindo parar ao chão. Um exemplo:


IMG_20240420_152113 by Duarte Sousa, no Flickr

- O relógio da capela avariou, tendo ficada marcada a hora de 2h12.


IMG_20240426_155641 by Duarte Sousa, no Flickr