A grande onda de calor da Rússia Julho-Agosto 2010

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Europa 2010

:shocking::shocking::shocking: a iso pro norte da Rússia.

gfsnh1144.png


gfs1144.png
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seguimento Europa 2010

Medvedev decreta estado de emergência no Oeste da Rússia

307939


O Presidente, Dmitri Medvedev, decretou o estado de emergência em sete regiões do Oeste da Rússia e o primeiro-ministro, Vladimir Putin, deu ordens para que comece de imediato a reconstrução das centenas de casas destruídas pelos incêndios que assolam o país, ajudados por uma extraordinária vaga de calor.
“O ar cheira a madeira queimada e sabe a poeira”, contou à BBC Merek Zaremba, morador em Kazan, cidade nos arredores de Moscovo e que, tal como a capital, acordou hoje envolta numa espessa bruma. Por toda a região, há floresta a arder e centenas de bombeiros combatem há dias, e quase sem descanso, as chamas. O ar tornou-se tão irrespirável que as autoridades da capital aconselharam os idosos e as crianças a não sair de casa sem máscaras de protecção.
Criticadas pela ineficácia na resposta a um desastre que se fazia anunciar — Julho foi o mês mais quente desde que começaram a ser feitos registos meteorológicos, há 130 anos —, as autoridades precipitam-se agora na resposta. O decreto emitido por Medvedev abrange sete das 14 regiões atingidas pelos incêndios, incluindo Novgorod, Riazan e Voronej, onde há aldeias inteiras destruídas pelas chamas, bem como a província de Moscovo. Além da mobilização adicional de meios, o documento restringe também o acesso do público às regiões afectadas.
E o primeiro-ministro, que ouviu críticas na visita que fez domingo a Novgorod, chamou a Moscovo os governadores daquelas regiões para lhes exigir uma resposta rápida à crise. “Quero ver os planos de reconstrução de cada região, de cada aldeia, de cada casa”, declarou, antes de prometer compensações aos lesados.
Segundo o Ministério das Situações de Emergência, meio milhão de hectares arderam desde o início do Verão e, só na última semana, 34 pessoas morreram e mais de 86 mil foram retiradas para locais mais seguros. Centenas de casas (ninguém sabe exactamente quantas) arderam e a prioridade é agora realojar as famílias antes da chegada do Inverno.
Há ainda centenas de incêndios activos, mas os meios foram reforçados (mais de 250 mil pessoas combatem as chamas) e o Governo garante que a situação tem vindo a melhorar. Contudo, os serviços de meteorologia avisam que a vaga de calor não dará tréguas até ao fim da semana, prevendo-se que as temperaturas na região ocidental ultrapassem os 40 graus.
Para evitar uma catástrofe maior, foi entretanto reforçado o dispositivo em torno do centro nuclear Sarov, o em tempos ultra-secreto laboratório na região de Novgorod onde foram concebidas as primeiras bombas nucleares russas, noticiou a Reuters

PÚBLICO
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Europa 2010

Impressionante o ensemble, é de doidos :shocking::shocking: a linha do GFS está a mais de 10ºC graus acima do normal.

mt8moskauens.png


Já a anomalia vai pelo mesmo caminho, é completamente impressionante.

tn2761230.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Re: Seguimento Europa 2010

Pela Rússia continua o calor tórrido:

1 Bogucar (Russia) 41.3 °C
2 Kalac (Russia) 41.1 °C
3 Jaskul (Russia) 40.4 °C
4 Zametcino (Russia) 40.4 °C
5 Tambov (Russia) 40.3 °C
6 Divnoe (Russia) 40.2 °C
7 Astrahan (Russia) 39.9 °C
8 Morozovsk (Russia) 39.8 °C
9 Rjazsk (Russia) 39.6 °C
10 Elec (Russia) 39.5 °C
...
41 Moskva (Russia) 36.6 °C

Fonte: Ogimet
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Europa 2010

Chernobyl volta a pairar sobre regiões da Rússia
Fogos incontroláveis deixam Moscovo debaixo de uma nuvem de fumo

A Rússia vive uma tragédia. Setecentos mil hectares de floresta reduzidos a cinzas e 500 incêndios continuam activos. O número de mortes aumenta. Em Moscovo, anda-se de máscara na rua. E surge agora novo alerta: os fogos podem tornar-se numa ameaça nuclear.

O Governo russo previne que, caso não sejam controlados os fogos na região de Bryansk, podem libertar-se partículas radioactivas para a atmosfera altamente nocivas para a saúde.

Desde a catástrofe nuclear de Chernobyl, há mais de 20 anos, que zonas de Bryansk permanecem contaminadas. No terreno, já não podem actuar pessoas. Os fogos estão a ser combatidos por robôs. Ninguém pode aproximar-se da área.

Cerca de 400 mil pessoas vivem na região, situada a 300 quilómetros de Chernobyl. Na Internet, já circulam relatos de pessoas aterrorizadas, que partilham o seu medo em blogues pessoais.

Segundo as agências internacionais, mil funcionários do centro de investigação nuclear de Zarov, o mais importante do país, a Este de Moscovo, estão a retirar todo o material radioactivo e explosivo em cerca de cem camiões.

Na capital, a nuvem de fumo é tão densa que não é possível circular pelas ruas sem máscara. A qualidade do ar é muito perigosa para a saúde, previnem os investigadores. O Governo recomendou aos 10,5 milhões de moscovitas que ficassem em casa. A maioria das lojas fechou.

Fontes médicas citadas por agências russas informam que o calor e o fumo que se faz sentir em Moscovo levou ao aumento da mortalidade em quase 30%, relativamente ao mês passado.

Entretanto, a circulação aérea foi afectada pela falta de visibilidade, tendo sido desviados dezenas de voos para outros aeroportos do país e países vizinhos.

E os meteorologistas não anunciam ainda a descida das temperaturas. Pelo contrário: os termómetros devem rondar os 40 graus centígrados durante a próxima semana. A fuga ao calor intenso – que também secou dez milhões de hectares de campos de cultivo – levou, por sua vez, ao aumento do número de afogamentos. Segundo o Ministério para as Situações de Emergência, mais de 200 pessoas morreram afogadas na Rússia desde o início da semana.

Mesmo perante todo este cenário de catástrofe e mortandade, o presidente da Câmara de Moscovo, Iúri Lujkov, que se encontra de férias nos Alpes, não vê razão para cancelar a estadia e regressar à capital. “Mas que problemas?, declarou o porta-voz de Lujkov.

JN
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Seguimento Europa 2010

E a saga absolutamente inverosímil de calor no Leste da Europa continua .
De S.Petersburgo à Crimeia, passando por Moscovo, Minsk, Kiev e Volvogrado,
as populações sofreram mais um dia com as altíssimas temperaturas.

russia1.gif
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
( temp. máxima de hoje)

Isto já dura há mais de duas semanas e é esta longevidade desta vaga de calor
que não tem precedentes desde que há registos, que espanta tudo e todos.
E amanhã, não será o princípio do fim...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Europa 2010

Moscovo debaixo de nuvem de fumo

Moscovo registou ontem, sábado, os valores mais elevados de sempre de concentração de monóxido de carbono, devido ao fumo dos incêndios. Os serviços meteorológicos prevêem que a situação se mantenha dramática pelo menos até quarta-feira.

O fumo já invadiu tudo na capital da Rússia: estações de metropolitano, estabelecimentos comerciais e grande parte das casas. Os serviços de saúde recomendam que a permanência na rua seja reduzida ao mínimo indispensável, usando máscara e evitando esforços físicos. Devido à situação variável de visibilidade, os aeroportos de Moscovo funcionam irregularmente, obrigando a muitos atrasos e a aterragens de recurso noutros aeroportos.

A concentração de monóxido de carbono chegou, a meio do dia de ontem, a 6,6 vezes mais do que o valor do "limite máximo aceitável". Os indicadores de poluição revelam que a situação piora durante a noite e madrugada e melhora a partir da tarde.

Durante este Verão já arderam na Rússia cerca de 752 mil hectares de floresta. De acordo com dados do Ministério das Situações de Emergência, ontem havia 853 focos de incêndio, dos quais 32 eram turfeiras a arder. Destas, 26 estão situadas a Sul de Moscovo e com a actual direcção do vento, contribuem fortemente para a poluição da capital.

Os serviços meteorológicos prevêem que o vento mude a partir de quarta-feira e que haja um ligeira baixa da temperatura, que ontem rondava os 38 graus. O Ministério da Situações de Emergência anunciou o envi de mais mil homens e cerca de 200 meios mecânicos para o combate aos incêndios na região de Moscovo.

JN

Portugueses devem informar-se antes de viajar para a Rússia
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Europa 2010

Incêndios atingem centro de fabrico de mísseis nos arredores de Moscovo

Os incêndios florestais causaram prejuízos numa fábrica de armamentos em Kolomen, arredores da capital russa, onde se produzem os complexos de lança-mísseis "Iskander" e "Igla", informou uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia citada pelo jornal Life.ru.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/...brico+de+misseis+nos+arredores+de+Moscovo.htm

Pelo menos dez mortes devido ao mau tempo na Europa Central

O número de mortos na Europa Central devido a fortes chuvas aumentou para dez, depois de no ministro do Interior da Polónia ter dito hoje que mais duas pessoas morreram no sudoeste do país.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/...tes+devido+ao+mau+tempo+na+Europa+Central.htm
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Europa 2010

A Rússia continua a viver um inferno terrível, em breve irá fazer 1 mês que se encontram nesta situação.

gfsnh112.png


O ensemble é animador, ao que parece a precipitação está a começar a ser modelada, apesar de fraca.

1mes.png