A que altitude está a nevar?

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
O dia de terça-feira vai ser marcado por mau tempo em Portugal continental, com chuva intensa e vento, anunciou hoje a Protecção Civil, citada pela agência Lusa.

Portugal continental vai ser atravessado durante o dia de terça-feira por uma frente fria que provocará uma situação de precipitação intensa e vento moderado no litoral Norte e Centro do país, com possibilidade de queda de neve a partir dos 1.600 metros de altitude, refere em comunicado o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), que cita o Instituto de Meteorologia, refere a agência noticiosa.

Esta situação de instabilidade meteorológica começará a atingir as regiões do Minho e Douro Litoral durante a manhã de terça-feira, estendendo-se a todo o território continental durante a tarde.

Os distritos mais afectados pela chuva serão os de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e eventualmente Lisboa e Setúbal, segundo o SNBPC.

O vento soprará de Sudoeste, podendo alcançar valores de 75 quilómetros/hora no litoral e de 120 quilómetros/hora nas terras altas.

Perante esta situação, o SNBPC passará às 05h00 de terça-feira ao estado de alerta azul (acompanhamento mais atento) para todas as suas estruturas operacionais distritais e para todos os corpos de Bombeiros até às 18h00 de quarta-feira.

O SNBPC recomenda à população, nomeadamente, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, condução rodoviária defensiva com redução de velocidade e atenção a eventuais inundações nas zonas ribeirinhas por transbordo das linhas de água.




;)
 


tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
acham q há possibilidade de nevar em coimbra??:cold: ...o ano passado em janeiro..nevou em todo lado..até na figueira...e coimbra nem um floco para admirar...:(

Se se mantivesse a previsão actual, e se determinadas circunstâncias fossem favoráveis (precipitação intensa e ao início de manhã ou de madrugada) quem sabe...seria muito complicado mas não impossível.

Tenho quase a certeza que em Lisboa no ano passado terá nevado com temperaturas superiores tanto a 500 como a 850hPa ;)

Mas infelizmente penso que as previsões vão começar a tirar algum frio, o que vai deixar a cota lá para os 600-800 metros. Oxalá me engane :pray: :pray:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem,
Pessoal vamos ser realista, para depois não apanharem desilusões desnecessárias:sweat: :ill:

Poderá ocorrer queda de neve a cotas baixas, i.e., 500m mas em Coimbra tem uns 5 % de chances, a precipitação vai ser abundante para este tipo de incursões, pena é que vai mais para o Litoral, apesar de estar confiante quanto ao Norte, o que inclui Bragança, não vai dar para encerra estradas mas, nunca se sabe, ás vezes bastam 5cm e -1ºC para parar o trânsito, como ano passado!:D
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Devo dizer que desde o inicio que ando algo desconfiado que não vai mesmo nevar à excepção dos locais do costume. Se calhar o melhor é mesmo não assumirem que vai nevar e depois se acontecer melhor...o ano passado foi o que se passou na zona sul...apesar de já ter visto nos canais de weather da net que iria nevar dei isso como hipotético até que se verificou mesmo a queda de neve :)
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
Se se mantivesse a previsão actual, e se determinadas circunstâncias fossem favoráveis (precipitação intensa e ao início de manhã ou de madrugada) quem sabe...seria muito complicado mas não impossível.

Tenho quase a certeza que em Lisboa no ano passado terá nevado com temperaturas superiores tanto a 500 como a 850hPa ;)

Mas infelizmente penso que as previsões vão começar a tirar algum frio, o que vai deixar a cota lá para os 600-800 metros. Oxalá me engane :pray: :pray:

na minha opiniao vai cair alguma neve nas terras altas do intrior mas no litoral e em cotas baixas vai ser muito dificil a queda de neve, porque apesar entrada de fria nw que vem ai, nao é igual do dia 29 de janeiro deste ano porque vem do lado do mar;e falta tambem o anticiclone da escandinávia para ajudar na festa.:)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Devo dizer que desde o inicio que ando algo desconfiado que não vai mesmo nevar à excepção dos locais do costume. Se calhar o melhor é mesmo não assumirem que vai nevar e depois se acontecer melhor...o ano passado foi o que se passou na zona sul...apesar de já ter visto nos canais de weather da net que iria nevar dei isso como hipotético até que se verificou mesmo a queda de neve :)

Boas Mirones,
O Ano passado já tinhamos quase a certeza no fórum (pelo menos eu tinha) com 6 dias de antecedência de que existia imensa probabilidade de nevar em 70% do território;) ;)
Vai nevar a cotas de 500m o que no N de Portugal representa quase 2/3 da região;) agora mais baixo é difícil, mas não é impossível...;) :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
na minha opiniao vai cair alguma neve nas terras altas do intrior mas no litoral e em cotas baixas vai ser muito dificil a queda de neve, porque apesar entrada de fria nw que vem ai, nao é igual do dia 29 de janeiro deste ano porque vem do lado do mar;e falta tambem o anticiclone da escandinávia para ajudar na festa.:)

Muito diferente do dia 29 Jan, mas como o DAN já mencionou é semelhante em muita coisa como a do dia 22 Nov. em que nevou acima dos 400/500m, a do dia 29 jan, veio de NE e depois ao chegar ao Golfo da Byscaia encheu e rodou para o Atlântico entrando no continente de NW abaixo de Aveiro;)
Havia mais frio a 850 e a 500hPa
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas Mirones,
O Ano passado já tinhamos quase a certeza no fórum (pelo menos eu tinha) com 6 dias de antecedência de que existia imensa probabilidade de nevar em 70% do território;) ;)
Vai nevar a cotas de 500m o que no N de Portugal representa quase 2/3 da região;) agora mais baixo é difícil, mas não é impossível...;) :D

Eu na altura infelizmente ainda não conhecia este excelente fórum mas andava sempre em sites de meteorologia, principalmente um que acho muito fiável para as cidades, o weather.com e foi ai que vi uma semana antes se previa neve. Este ano não vejo lá para as cidades qualquer referência a esse facto e até tem umas temperaturas bem quentinhas para nevar ;) (entre os 8 a 9ºC). Mesmo assim aquilo é apenas para as cidades e pode inverter a qualquer momento. Espero que o pessoal aí no Norte possa presenciar agora aquilo que por cá vivemos em Janeiro último! E que Janeiro traga muita neve a todo o país! Abraços
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Ainda não vai ser desta que nos vamos vingar do centro e sul!! Em Janeiro ficamos a ver navios!

Vá pessoal, agora vamos deixar este topico quieto... que foi feito para informações reais.. :cool:

Abraços
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
1800m, primeiro nevão em Manzaneda, Galiza.

crtvg-manzaneda.jpg