A tua Estação Meteorológica

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boas

Andei pela net à procura de pessoas com o mesmo problema e, de facto, encontrei. E as soluções(?) encontradas foram: ferrites no cabo USB (solução inútil no caso de estações sem ligação ao PC e que também sofrem do mesmo), afastar o mais possível a consola do PC através de extenções do cabo USB (se calhar o que irei fazer) e extensão da antena de recepção da consola o que involve algum trabalho de desmontagem desta e soldadura.
Não encontrei outras soluções, mas, se alguém as tiver ..... grite :D

Cumps
cmg
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Viva!
Depois de 3 dias (umas 2h/dia) a furar, alinhar, apertar, desapertar,a apertar outra vez, partir a cabeça (literalmente), eis que a tenho tenho de pé, a VP2 entenda-se pois claro :D
Proximas etapas:
Instalar o weatherlink e o data logger
Fixar o tubo com tirantes, pois já vi que que abana um pouco...
Não tirei mais fotos, pois o jantar já estava na mesa :D
Cumps

Muitos parabéns pela tua instalação. ;)

Certifica-te apenas que a estação não fica vulnerável a episódios de vento forte. De resto, uma excelente instalação, longe de paredes e obstáculos, com extrema exposição ao vento, precipitação e circulação de ar. É impossível teres problemas de ventilação no abrigo, o que é óptimo, nem precisavas de a ter instalado tão alto, o módulo principal não necessitava, apenas o anemómetro.

Parabéns pelo projecto e venham os dados online. :thumbsup:

Já agora, qual é a freguesia em que tens instalada a tua estação ? Conheço bem a zona da Lourinhã.
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Muitos parabéns pela tua instalação. ;)

Certifica-te apenas que a estação não fica vulnerável a episódios de vento forte. De resto, uma excelente instalação, longe de paredes e obstáculos, com extrema exposição ao vento, precipitação e circulação de ar. É impossível teres problemas de ventilação no abrigo, o que é óptimo, nem precisavas de a ter instalado tão alto, o módulo principal não necessitava, apenas o anemómetro.

Parabéns pelo projecto e venham os dados online. :thumbsup:

Já agora, qual é a freguesia em que tens instalada a tua estação ? Conheço bem a zona da Lourinhã.
Viva!
Vento é coisa que não falta aqui :D daí querer prender o mastro com uns cabos de aço.
O anemómetro é para ir para o telhado, já cá tenho o kit transmissor ;)
A localização é mesmo Lourinhã, Lourinhã:D
Obrigado,
Cumps
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Viva!
Vento é coisa que não falta aqui :D daí querer prender o mastro com uns cabos de aço.
O anemómetro é para ir para o telhado, já cá tenho o kit transmissor ;)
A localização é mesmo Lourinhã, Lourinhã:D
Obrigado,
Cumps

A tua estação é uma mais-valia na tua localização, onde não há simplesmente estações amadoras e, as que existem, reportam dados bastante erróneos. ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Viva!
Depois de 3 dias (umas 2h/dia) a furar, alinhar, apertar, desapertar,a apertar outra vez, partir a cabeça (literalmente), eis que a tenho tenho de pé, a VP2 entenda-se pois claro :D

Já que vais deixar o anemómetro noutro local com transmissor próprio, podias deixar o resto dos sensores bem mais baixos. Podiam ficar quase ao nível da rede do muro. Ficava mais standard e mais seguro. Provavelmente nem precisavas de utilizar cabos de aço nesse mastro.

De resto 5* e é um prazer estar a receber os dados da tua estação. :thumbsup:
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Já que vais deixar o anemómetro noutro local com transmissor próprio, podias deixar o resto dos sensores bem mais baixos. Podiam ficar quase ao nível da rede do muro. Ficava mais standard e mais seguro. Provavelmente nem precisavas de utilizar cabos de aço nesse mastro.

De resto 5* e é um prazer estar a receber os dados da tua estação. :thumbsup:

Pois, bem pensado, a minha dúvida prende-se depois com a proximidade ao muro (o que não tem rede), se não irá influenciar os valores de temp/hum.
De qualquer maneira, o 'matagal' que vêm no suposto quintal em breve levará relva com rega automática e tenho de ver depois a localização dos aspersores...
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Já que vais deixar o anemómetro noutro local com transmissor próprio, podias deixar o resto dos sensores bem mais baixos. Podiam ficar quase ao nível da rede do muro. Ficava mais standard e mais seguro. Provavelmente nem precisavas de utilizar cabos de aço nesse mastro.

De resto 5* e é um prazer estar a receber os dados da tua estação. :thumbsup:

Pois, bem pensado, a minha dúvida prende-se depois com a proximidade ao muro (o que não tem rede), se não irá influenciar os valores de temp/hum.
De qualquer maneira, o 'matagal' que vêm no suposto quinta em breve levará relva com rega automática e tenho de ver depois a localização dos aspersores...
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boa tarde

Parece que finalmente resolvi o problema na minha WMR200. Na verdade tive que afastar a consola do PC cerca de 6 metros :unsure::unsure:.....
Com base nisto, parece certo que estas consolas gostam de estar isoladas....

6 metros!!!! :shocking::shocking:
Que grande extensão de cabo USB que teve de comprar:angry:
Se calhar terei que fazer o mesmo e, já agora, onde comprou toda essa extensão de cabo?

Cumps
cmg
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Boa tarde

Parece que finalmente resolvi o problema na minha WMR200. Na verdade tive que afastar a consola do PC cerca de 6 metros :unsure::unsure:.....
Com base nisto, parece certo que estas consolas gostam de estar isoladas....

Pois, de facto esse problema não é necessariamente estranho!
No meu caso (consola sem fios) não foram necessários 6 metros de distância mas também revelou alguma aversão à exagerada proximidade com o pc resultando no desaparecimento e irregularidade nos dados...

Caprichos de ondas electromagnéticas que até num simples rádio provocam distorções na captação das estações! :p
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Bom, parece que o sensor da minha estação não quer continuar a debitar regularmente dados depois de um "pequeno" acidente que teve! :(
Logo agora que usufruía de boas condições de instalação! :mad:

Até que surja a oportunidade em adquirir uma "boa" estação, irei ver onde encontrar uma boa relação qualidade/preço em modelos da mesma gama... :unsure:
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Viva,
Amanhã devo conseguir montar o anemómetro no telhado, e como sugerido anteriormente vou pôr a ISS mais em baixo no mastro. A que altura sugerem que esteja acima do muro ou da rede?
O aspecto actual da situação é esta:

Como podem ver, o quintal tem agora relva e um sistema automático de rega, embora não envie água acima do muro que tem a rede...

Já agora, vocês mantêm o firmware da consola das vossas Davis actualizado?
Cumps,
Jorge