A tua Estação Meteorológica

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Boas,

Apenas gostaria de saber a vossa opinião relativamente à estação PCE. São fiáveis, precisas, etc...?
No site da PCE, já com portes fica por ~110€, será uma boa compra? alternativas?

Muito obrigado.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Boas,

Apenas gostaria de saber a vossa opinião relativamente à estação PCE. São fiáveis, precisas, etc...?
No site da PCE, já com portes fica por ~110€, será uma boa compra? alternativas?

Muito obrigado.

A PCE é uma estação com uma relação qualidade/preço muito boa. Já dá para ligar a um PC e debitar dados para a Internet.

Fiáveis, precisas? Mais fiável que a Auriol? Provavelmente. Mais fiável que uma Davis? Nem pensar...

Por acaso é um equipamento que tenho muita curiosidade em testar. Gostava de saber até que ponto não são tão boas como as Oregon.

Offtopic: Tens comparado os dados da Auriol com a minha estação?

Filipe Cunha :thumbsup:
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
A PCE é uma estação com uma relação qualidade/preço muito boa. Já dá para ligar a um PC e debitar dados para a Internet.

Fiáveis, precisas? Mais fiável que a Auriol? Provavelmente. Mais fiável que uma Davis? Nem pensar...

Por acaso é um equipamento que tenho muita curiosidade em testar. Gostava de saber até que ponto não são tão boas como as Oregon.

Offtopic: Tens comparado os dados da Auriol com a minha estação?

Filipe Cunha :thumbsup:

Viva HotSpot e Filipe,

Para ser sincero, não estou 100% satisfeito com a Auriol (talvez devido ao facto de não ser novo nestas coisas da meteo :-)...).
Primeiro foi a situação da trasnmissão do pluviometro, que complica a instalação adequada no meu espaço, depois estou a achar o higrometro exterior bastante "inflacionado"... de uma forma geral não temos valores muito dispares (excepção para o Higrometro que sempre que chove vai para os 99% (talves agua no sensor?!) e o pluviometro, que talvez devido à instalação apresenta ~ -1mm). O anemometro apresenta alguma diferença, mas como referi anteriormente, penso que se trata realmente da topografia...

Porem acho que vou devolver a Auriol e encomendar uma PCE (ou clone)... Pelo menos facilita a instalação :-) que é factor importante para mim... e permite a ligação ao PC (menos importante, mas util em caso de necessidade).

Aproveitando o post: Qual a capacidade de armazenamento que a PCE permite até "descarregar" para o PC? À partida não vou ter a consola constantemente ligada ao PC.

PS: Já vi o teu anemomentro ;-)...

Muito obrigado
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas.

Auriol:

Em relação à humidade, desisto em dias de chuva.
Em relação ao pluviometro, hoje acumulei 12.7mm :thumbsup:
Em relação ao anemometro, tive uma rajada de apenas 41km/h :unsure:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Viva Filipe,

Para ser sincero, não estou 100% satisfeito com a Auriol (talvez devido ao facto de não ser novo nestas coisas da meteo :-)...).
Primeiro foi a situação da trasnmissão do pluviometro, que complica a instalação adequada no meu espaço, depois estou a achar o higrometro exterior bastante "inflacionado"... de uma forma geral não temos valores muito dispares (excepção para o Higrometro que sempre que chove vai para os 99% (talves agua no sensor?!) e o pluviometro, que talvez devido à instalação apresenta ~ -1mm). O anemometro apresenta alguma diferença, mas como referi anteriormente, penso que se trata realmente da topografia...

Porem acho que vou devolver a Auriol e encomendar uma PCE (ou clone)... Pelo menos facilita a instalação :-) que é factor importante para mim... e permite a ligação ao PC (menos importante, mas util em caso de necessidade).

Aproveitando o post: Qual a capacidade de armazenamento que a PCE permite até "descarregar" para o PC? À partida não vou ter a consola constantemente ligada ao PC.

PS: Já vi o teu anemomentro ;-)...

Muito obrigado

Eu sempre disse algures que a Auriol só tinha o beneficio de ser barata;), e se realmente estivessem a 100% a funcionar, ao fim de uns dias já se sentiam limitados...
Quanto à PCE, não estando ligado ao PC, ou melhor estando o PC desligado, armazena dados a cada 1/2 hora, o limite não sei, mas em 3 semanas ocupa12,5% da mamoria;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
A PCE é uma estação com uma relação qualidade/preço muito boa. Já dá para ligar a um PC e debitar dados para a Internet.

Fiáveis, precisas? Mais fiável que a Auriol? Provavelmente. Mais fiável que uma Davis? Nem pensar...

Por acaso é um equipamento que tenho muita curiosidade em testar. Gostava de saber até que ponto não são tão boas como as Oregon.

Offtopic: Tens comparado os dados da Auriol com a minha estação?

Filipe Cunha :thumbsup:

Quanto à fiabilidade da PCE, não a tenho como comparar, apenas a pressão e pouco mais para com uma do IM (à beira mar), mas a +- 10Kms, mas em termos de outros factores tenho a PCE num clima totalmente diferente dessa IM.
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Quanto à fiabilidade da PCE, não a tenho como comparar, apenas a pressão e pouco mais para com uma do IM (à beira mar), mas a +- 10Kms, mas em termos de outros factores tenho a PCE num clima totalmente diferente dessa IM.

Muito obrigado,

Será preferivel comprar directamente à PCE (110€, vindo de UK) ou um clone (102€, vindo de DE)?

Os (inumeros) plásticos da estação são de qualidade? Resistem bem ao Sol?

Cumprimentos
 

BVG

Cirrus
Registo
13 Dez 2010
Mensagens
66
Local
Leiria
Utilizei um tubo para tudo....
Aqui vai
A 1ª versão:lol:
x7-1.jpg


Ultima versão, o local junto a essa antena foi provisório;)
pce-fws202.jpg


Colocação definitiva, sem interferências.
pceultimacolocao.jpg


Boa instalação;)

Na tua RS optaste por não colocar nenhum prato no fundo do mesmo. Será que não interfere muito nos dados obtidos?
Vejo que deixaste o RS de origem dentro do RS caseiro. Foi para segurar melhor?
O RS caseiro está fixo de alguma forma ao sensor? ou só está encaixado? A mim parece-me que existe uma braçadeira no último prato.
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
A PCE é uma estação com uma relação qualidade/preço muito boa. Já dá para ligar a um PC e debitar dados para a Internet.

Fiáveis, precisas? Mais fiável que a Auriol? Provavelmente. Mais fiável que uma Davis? Nem pensar...

Por acaso é um equipamento que tenho muita curiosidade em testar. Gostava de saber até que ponto não são tão boas como as Oregon.

Offtopic: Tens comparado os dados da Auriol com a minha estação?

Filipe Cunha :thumbsup:

... E pronto a Auriol lá foi de volta!!! Chegou 3 dias de testes para verificar as "potêncialidades" do produto :D ...

Como referi anteriormente estou a ponderar a compra de uma PCE, que vos parece o preço de 120€ (portes incluidos) já com painel solar? Quais as alternativas dentro da faixa (preço/funcionalidades/qualidade)?

Muito obrigado e Feliz 2011
 

jflores

Cirrus
Registo
27 Jan 2010
Mensagens
4
Local
Tomar
A Auriol é fraca porque os sensores não fazem leituras correctas. Também tenho uma e a humidade nos 100% é fácil de atingir enquanto com a Watson (igual à PCE) no mesmo sitio isso já não acontece
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Na tua RS optaste por não colocar nenhum prato no fundo do mesmo. Será que não interfere muito nos dados obtidos?
Vejo que deixaste o RS de origem dentro do RS caseiro. Foi para segurar melhor?
O RS caseiro está fixo de alguma forma ao sensor? ou só está encaixado? A mim parece-me que existe uma braçadeira no último prato.

Não coloquei nenhum prato por baixo, além de não dar muito jeito,tambem não dava muito jeito para a ventilar...acho que assim tem dados mais naturais e o ar circula mais.
O rs de origem está no interior, alem de o segurar melhor, tambem segura o painel solar.
O rs está encaixado no existente, no cimo do rs original é que tem um "gargalo" mais fino e então o 1º prato teve-se que se adaptar a isso.;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
... E pronto a Auriol lá foi de volta!!! Chegou 3 dias de testes para verificar as "potêncialidades" do produto :D ...

Como referi anteriormente estou a ponderar a compra de uma PCE, que vos parece o preço de 120€ (portes incluidos) já com painel solar? Quais as alternativas dentro da faixa (preço/funcionalidades/qualidade)?

Muito obrigado e Feliz 2011


Acho que no Lidl brevemente vai abrir uma campanha de EMs devolvidas:lol::lol:
Aquando da minha compra a PCE, dentro dessa faixa de preços, foi a escolha acertada, tenho no fundo tudo o que preciso por esse preço;)

Ah e tens DCF sem pedires, nem o publicitarem muito.
 

BVG

Cirrus
Registo
13 Dez 2010
Mensagens
66
Local
Leiria
Já estive a testar os sensores da estação, e parece estar tudo a funcionar correctamente :thumbsup:
Já falei com o meu sogro, que é o homem das engenhocas, e vai-me construir um mastro para colocar no telhado ;)
Só me falta construir o RS. Talvez este fim-de-semana passe ao AKI e/ou ao Continente :rolleyes:

Obrigado pelas dicas :)
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
... E pronto a Auriol lá foi de volta!!! Chegou 3 dias de testes para verificar as "potêncialidades" do produto :D ...

Como referi anteriormente estou a ponderar a compra de uma PCE, que vos parece o preço de 120€ (portes incluidos) já com painel solar? Quais as alternativas dentro da faixa (preço/funcionalidades/qualidade)?

Muito obrigado e Feliz 2011

Pessoal,

Alguem dá uma ajuda para decidir ainda este ano :-)... O preço (120€ já com portes) está porreiro? Existe alguma alternativa à PCE nesta faixa de preço?

Muito obrigado e feliz 2011