A tua Estação Meteorológica

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas,

Ontem, tendo o anemometro previamente instalado no mastro, decidi aproveitar as ultimas horas de Sol e instalar a estação :).

Esquecendo os pontos negativos, referidos anteriormente, que apenas o passar do tempo poderá avaliar, trata-se de uma estação claramente superior à anterior :thumbsup:

O anemomentro apresenta uma sensibilidade excelente, reagindo de imediato à minima brisa. O termo-higrometro apresenta valores bastante consistentes (mesmo com o RS standard) e a transmissão de dados é (até agora) irrepreensivel. Até mesmo o acerto automatico da hora (DST) funcionou sem qualquer hesitação assim que liguei a consola :shocking: e a comunicação com PC é sem duvida uma excelente mais valia... As minhas principais duvidas prendem-se no momento com os valores do pluviometro (abaixo dos valores do HotSpot), porem as caracteristicas da instalação (está no telhado) podem justificar os valores... Em resumo, estou bastante satizfeito com o upgrade.

Muito obrigado a todos :thumbsup:

Cumprimentos.


Boas
Assim já estamos em sintonia:lol::lol::lol::lol::lol:
Boas meteorologias;)
 


wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Boas pessoal,

Então é assim, precipitação acumulei qualquer coisa como 8,4mm... Bem longe do teu valor, certo HotSpot?! Não sei o que se passa... talvez a instalação no telhado não ajude?!

Ligar ao PC, nada mais facil, basta ligar o USB e abrir a aplicação. A transferencia de dados é feita de forma automatica (sem um unico click).

Hoje conclui a construção do RS (artesanal). 10 pratos "domplex", varão M5 de Inox, para separador utilizei tubo de aluminio (distancia 1 Cm) e restantes anilhas e porcas de Inox... estrutura para suporte em aluminio.

Agora estou com uma grande hesitação. O mastro, adquirido inicialmente para o anemometro Auriol, é um tubo de aluminio de 2,5Cm de diametro, de espesura razoavel (~ 2mm). Será que o mesmo aguenta com o peso do RS antesanal?!

Não me dava nada jeito trocar de mastro, pois este já foi caro...

Muito obrigado.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas pessoal,

Então é assim, precipitação acumulei qualquer coisa como 8,4mm... Bem longe do teu valor, certo HotSpot?! Não sei o que se passa... talvez a instalação no telhado não ajude?!

Ligar ao PC, nada mais facil, basta ligar o USB e abrir a aplicação. A transferencia de dados é feita de forma automatica (sem um unico click).

Hoje conclui a construção do RS (artesanal). 10 pratos "domplex", varão M5 de Inox, para separador utilizei tubo de aluminio (distancia 1 Cm) e restantes anilhas e porcas de Inox... estrutura para suporte em aluminio.

Agora estou com uma grande hesitação. O mastro, adquirido inicialmente para o anemometro Auriol, é um tubo de aluminio de 2,5Cm de diametro, de espesura razoavel (~ 2mm). Será que o mesmo aguenta com o peso do RS antesanal?!

Não me dava nada jeito trocar de mastro, pois este já foi caro...


Muito obrigado.

Não estou a ver que tubo seja, mas em aluminio!!!! não sei não, o vento quando lhe dá não tem piedade;)
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Não estou a ver que tubo seja, mas em aluminio!!!! não sei não, o vento quando lhe dá não tem piedade;)

trata-se de um tubo de aluminio "normal", 25mm de diametro e parede de ~2mm. Para os sensores "standard" parece-me mais que suficiente, pois a superficie de resistencia ao vento e peso são bastante baixas... agora com a adição do RS caseiro fico na duvida?!

Que tubo utilizam? Queria algo que não apresenta-se problemas de corrosão... Estou a ver que tenho que trocar por Inox... Os 25mm de diametro em Inox serão suficientes?!

Obrigado
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
trata-se de um tubo de aluminio "normal", 25mm de diametro e parede de ~2mm. Para os sensores "standard" parece-me mais que suficiente, pois a superficie de resistencia ao vento e peso são bastante baixas... agora com a adição do RS caseiro fico na duvida?!

Que tubo utilizam? Queria algo que não apresenta-se problemas de corrosão... Estou a ver que tenho que trocar por Inox... Os 25mm de diametro em Inox serão suficientes?!

Obrigado

Meti um tubo 3 metros em tubo galvanizado 3/4 (não enferruja), tambem os vi em aço inox...mas sem duvida o galvanizado o melhor;)
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Meti um tubo 3 metros em tubo galvanizado 3/4 (não enferruja), tambem os vi em aço inox...mas sem duvida o galvanizado o melhor;)

3/4 parece-me bem. É a medida do tubo actual que tenho, logo vai facilitar a troca. Onde comprar? Custo? Porque é melhor que o Inox? Estou mesmo na duvida entre os 2 (Inox Vs Galvanizado), qual o melhor?

Acho que encontrei o problema do pluviometro, para ajudar à estabilidade do mesmo no suporte coloquei 2 abraçadeiras. No aperto final um dos lados ficou mais apertado o que resultou no desnivel do pluviometro :-(... Vamos esperar pela proxima "carga" para comparar!!!

Tks
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Wheel18

Em relação ao vento, mantém-se com velocidade inferior como o da Auriol em relação à Davis da Moita?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Nada disso, neste momento os valores (vento, etc...) são muito, muito semelhantes. Este anemometro é muito mais sensivel :thumbsup:

Cumprimentos

Nestes últimos dias em que houve vento forte com rajadas já a tinhas montada?
Quanto tiveste de rajada? :thumbsup:
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Nestes últimos dias em que houve vento forte com rajadas já a tinhas montada?
Quanto tiveste de rajada? :thumbsup:

Instalei na Sexta-feira ao final da tarde, pelo que já deve lá ter muita coisa interessante registada, mas ainda não verifiquei...

Hotspot, não tenho a estação permanentemente ligada ao PC, não é bem esse o objectivo, mas mais tarde talvez pense nisso :thumbsup:. Agora tenho que tratar do "mastro", que recomendas Inox ou Galvanizado?

Muito obrigado
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Instalei na Sexta-feira ao final da tarde, pelo que já deve lá ter muita coisa interessante registada, mas ainda não verifiquei...

Importas-te de ver? só por curiosidade :D tive apenas 35km/h comparado com a Moita que teve 60's e tal :p
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Se já tens o de Inox aproveita-o. Com a medida que tens, deve ser bem resistente.

Não, não, actualmente tenho aluminio :(. Comprei à medida do anemometro Auriol... agora estou a achar que a resistência poderá não ser suficiente, especialmente se colocar o RS artesanal (que por enquanto, comparando os valores com os teus, não sinto falta :)).

Achas que o galvanizado é melhor?

Cumprimentos.