A tua Estação Meteorológica

Boas,

Ontem, tendo o anemometro previamente instalado no mastro, decidi aproveitar as ultimas horas de Sol e instalar a estação :).

Esquecendo os pontos negativos, referidos anteriormente, que apenas o passar do tempo poderá avaliar, trata-se de uma estação claramente superior à anterior :thumbsup:

O anemomentro apresenta uma sensibilidade excelente, reagindo de imediato à minima brisa. O termo-higrometro apresenta valores bastante consistentes (mesmo com o RS standard) e a transmissão de dados é (até agora) irrepreensivel. Até mesmo o acerto automatico da hora (DST) funcionou sem qualquer hesitação assim que liguei a consola :shocking: e a comunicação com PC é sem duvida uma excelente mais valia... As minhas principais duvidas prendem-se no momento com os valores do pluviometro (abaixo dos valores do HotSpot), porem as caracteristicas da instalação (está no telhado) podem justificar os valores... Em resumo, estou bastante satizfeito com o upgrade.

Muito obrigado a todos :thumbsup:

Cumprimentos.

Boas
Assim já estamos em sintonia:lol::lol::lol::lol::lol:
Boas meteorologias;)

Boas pessoal,

Então é assim, precipitação acumulei qualquer coisa como 8,4mm... Bem longe do teu valor, certo HotSpot?! Não sei o que se passa... talvez a instalação no telhado não ajude?!

Ligar ao PC, nada mais facil, basta ligar o USB e abrir a aplicação. A transferencia de dados é feita de forma automatica (sem um unico click).

Hoje conclui a construção do RS (artesanal). 10 pratos "domplex", varão M5 de Inox, para separador utilizei tubo de aluminio (distancia 1 Cm) e restantes anilhas e porcas de Inox... estrutura para suporte em aluminio.

Agora estou com uma grande hesitação. O mastro, adquirido inicialmente para o anemometro Auriol, é um tubo de aluminio de 2,5Cm de diametro, de espesura razoavel (~ 2mm). Será que o mesmo aguenta com o peso do RS antesanal?!

Não me dava nada jeito trocar de mastro, pois este já foi caro...

Muito obrigado.

Boas pessoal,

Então é assim, precipitação acumulei qualquer coisa como 8,4mm... Bem longe do teu valor, certo HotSpot?! Não sei o que se passa... talvez a instalação no telhado não ajude?!

Ligar ao PC, nada mais facil, basta ligar o USB e abrir a aplicação. A transferencia de dados é feita de forma automatica (sem um unico click).

Hoje conclui a construção do RS (artesanal). 10 pratos "domplex", varão M5 de Inox, para separador utilizei tubo de aluminio (distancia 1 Cm) e restantes anilhas e porcas de Inox... estrutura para suporte em aluminio.

Agora estou com uma grande hesitação. O mastro, adquirido inicialmente para o anemometro Auriol, é um tubo de aluminio de 2,5Cm de diametro, de espesura razoavel (~ 2mm). Será que o mesmo aguenta com o peso do RS antesanal?!

Não me dava nada jeito trocar de mastro, pois este já foi caro...

Muito obrigado.

Não estou a ver que tubo seja, mas em aluminio!!!! não sei não, o vento quando lhe dá não tem piedade;)

Não estou a ver que tubo seja, mas em aluminio!!!! não sei não, o vento quando lhe dá não tem piedade;)

trata-se de um tubo de aluminio "normal", 25mm de diametro e parede de ~2mm. Para os sensores "standard" parece-me mais que suficiente, pois a superficie de resistencia ao vento e peso são bastante baixas... agora com a adição do RS caseiro fico na duvida?!

Que tubo utilizam? Queria algo que não apresenta-se problemas de corrosão... Estou a ver que tenho que trocar por Inox... Os 25mm de diametro em Inox serão suficientes?!

Obrigado

trata-se de um tubo de aluminio "normal", 25mm de diametro e parede de ~2mm. Para os sensores "standard" parece-me mais que suficiente, pois a superficie de resistencia ao vento e peso são bastante baixas... agora com a adição do RS caseiro fico na duvida?!

Que tubo utilizam? Queria algo que não apresenta-se problemas de corrosão... Estou a ver que tenho que trocar por Inox... Os 25mm de diametro em Inox serão suficientes?!

Obrigado

Meti um tubo 3 metros em tubo galvanizado 3/4 (não enferruja), tambem os vi em aço inox...mas sem duvida o galvanizado o melhor;)

Meti um tubo 3 metros em tubo galvanizado 3/4 (não enferruja), tambem os vi em aço inox...mas sem duvida o galvanizado o melhor;)

3/4 parece-me bem. É a medida do tubo actual que tenho, logo vai facilitar a troca. Onde comprar? Custo? Porque é melhor que o Inox? Estou mesmo na duvida entre os 2 (Inox Vs Galvanizado), qual o melhor?

Acho que encontrei o problema do pluviometro, para ajudar à estabilidade do mesmo no suporte coloquei 2 abraçadeiras. No aperto final um dos lados ficou mais apertado o que resultou no desnivel do pluviometro :-(... Vamos esperar pela proxima "carga" para comparar!!!

Tks

Wheel18

Em relação ao vento, mantém-se com velocidade inferior como o da Auriol em relação à Davis da Moita?

Nada disso, neste momento os valores (vento, etc...) são muito, muito semelhantes. Este anemometro é muito mais sensivel :thumbsup:

Cumprimentos

Nestes últimos dias em que houve vento forte com rajadas já a tinhas montada?
Quanto tiveste de rajada? :thumbsup:

Nestes últimos dias em que houve vento forte com rajadas já a tinhas montada?
Quanto tiveste de rajada? :thumbsup:

Instalei na Sexta-feira ao final da tarde, pelo que já deve lá ter muita coisa interessante registada, mas ainda não verifiquei...

Hotspot, não tenho a estação permanentemente ligada ao PC, não é bem esse o objectivo, mas mais tarde talvez pense nisso :thumbsup:. Agora tenho que tratar do "mastro", que recomendas Inox ou Galvanizado?

Muito obrigado

Instalei na Sexta-feira ao final da tarde, pelo que já deve lá ter muita coisa interessante registada, mas ainda não verifiquei...

Importas-te de ver? só por curiosidade :D tive apenas 35km/h comparado com a Moita que teve 60's e tal :p

Se já tens o de Inox aproveita-o. Com a medida que tens, deve ser bem resistente.

Não, não, actualmente tenho aluminio :(. Comprei à medida do anemometro Auriol... agora estou a achar que a resistência poderá não ser suficiente, especialmente se colocar o RS artesanal (que por enquanto, comparando os valores com os teus, não sinto falta :)).

Achas que o galvanizado é melhor?

Cumprimentos.