A tua Estação Meteorológica

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por tozequio 8 Jun 2006 às 15:03.

1. Estação SP

Estação SP
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Nazaré (Aveiro)
    bom entao se é assim...

o meu tambem oxilou um bocado mas tambem nao à muito perigo.. desde que esteja bem fixo é o que intereça,

entao compra um tubo zincado e mete aquelas abraçadeira de por nas chaminés , e coloca o tubo com 1,50 metros acima da chaminé e fica escelente a instalaçao :thumbsup:

eu no meu, o zincado nao foi bem preparado e agora está a apanhar ferrugem e vou ter de o pintar...

e nao vale a pena gastares muito dinheiro...
    na minha casa aqui ao lado à um tubo em aluminio que tem uma antena com mais de 1,5 metros e nao se oxilava muito

mas se queres que fique seguro faz como te disse :p

Abraço!

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. wheel18

wheel18
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    26 Dez 2010
    Local:
    Moita
    Boas,

Muito obrigado pela ajuda :thumbsup: Se o teu tb abanou não é bom sinal para eu fazer a alteração para galvanizado, certo?! ainda por cima arriscando a ter problemas de corrosão e necessidade de reforçar as abraçadeiras (o aluminio é bem mais leve)... Talvez a solução, para evitar ficar a pensar nisto ;), seja mesmo fixar o pluviometro à chaminé e deixar o mastro apenas para o anemometro.

Boa meteorologia.

3. Estação SP

Estação SP
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Nazaré (Aveiro)
    Pois, o zincado é bom saiu me foi mal este tubo mas com uma pouca de tinta resolve se o problema...

aconcelho te a fixares o pluvimetro na chaminé com celicone ou cola quente nao sei...
    e depois podes por o mastro mais alto porque mesmo que abane nao vai influenciar nos dados...
    mas se quiseres podes por aquelas abraçadeiras de por nas chaminés, e tambem dao para tubos de aluminio, tens de ter é mais cuidado ao apertar as abraçadeiras...

sabes que o meu tubo tem 3,5 metros de altura já é uma altura bem alta e é claro que abana um bocado mas eu tenho acertesa que ele dali nao sai...
    tem umas abraçadeira chubadas na chaminé e já estao lá a 20 anos e já esteve um tubo muito mais pesado lá com umas antenas xD

só que agora vou pinta las para ficarem mais bonitas e vao levar parafusos em inox

isto tudo é já para a nova estaçao meteorologica que ade de ser lá istalada...

4. amando96

amando96
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2010
    Local:
    Düsseldorf
    Fiz umas modificações à minha.

Pluviómetro a 2m de altura, e o resto a 4.5, ia pôr o resto a 9m(quase nos estandardizados 10m) Mas com o tubo fino não me parece boa ideia, tenho um mais largo mas só com 1.5m.

Agora o vento está mais bem medido, antes estava protegida por aquela árvore, ainda está, mas muito menos, apanha o vento muito melhor.

Idealmente ia para cima do telhado :D

Tenho estado a adiar a separação DIY do termómetro/higrómetro do anemómetro, mas tenciono fazê-lo e ter as coisas quase como devem estar.

5. Beaufort

Beaufort
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Mar 2010
    Local:
    Alverca
    A temperatura e humidade do ar (entre outros: pressão, etc) devem ser medidos a cerca de 1,5m acima do solo e não a 10m. Esse nível padrão é para o vento.

6. amando96

amando96
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2010
    Local:
    Düsseldorf
    Eu sei, como disse, ainda não separei as coisas, o anemómetro irá estar o mais perto dos 10m possível quando os termo/higro estiver separado do mesmo.

7. jppm

jppm
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    2 Nov 2010
    Local:
    Algueirão-Mem Martins
    Boas pessoal,

Sou um verdadeiro 0 à esquerda no que toca a conhecimentos sobre esta área. No entanto, gostava de ter uma estação meteorológica que me permitisse reportar os dados na net (tipo wunderground), só que não faço ideia do que é preciso nem dos custos associados a isso. Será que me poderiam elucidar sobre isso?

No que toca a montagens, moro num 12º Andar, que sobre muito com ventos fortes. No entanto, tenho a cobertura toda do prédio para andar lá a brincar e a montar coisas! :P

Abraço,
    jppm

8. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Tudo depende de quanto se quer gastar.

http://ambientweather.wikispaces.com/Weather+Station+Comparison+Guide

9. jppm

jppm
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    2 Nov 2010
    Local:
    Algueirão-Mem Martins
    Para um iniciante, que não sabe trabalhar com isto, e portanto é mesmo para aprender e para ter uma ideia dos actualidade meteorologia aqui da zona, que aconselha? Tenho um fascínio por meteorologia, mas não é a minha área de estudo. A minha área é outra, portanto, aquilo que vou aprendendo é aqui pelo forum e por essa internet fora. Vou aprendendo sozinho. A estação, é mais uma de ter dados para analisar, ficar com um histórico de valores aqui da minha zona, brincar um bocado por assim dizer! :)

Obviamente que o interesse é gastar o menos possível, mas sem comprometer a qualidade dos dados medidos. :)

Já agora obrigado pelo site, já andei a dar uma vista de olhos! :)

10. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Então o ideal seria uma PCE, que é aquilo mais o pessoal tem estado a usar.

http://www.pce-iberica.es/medidor-detalles-tecnicos/logger-de-datos/logger-datos-pce-fws20.htm

11. Manmarlopes

Manmarlopes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    21 Dez 2011
    Local:
    Coja, Arganil, Coimbra (219m)
    Boa noite, sou novo nisto, mas já cá tinha vindo muitas vezes ler tópicos como visitante. Tenho uma Auriol H13726A rev. 08/2011, que montei hoje :)

12. CidadeNeve

CidadeNeve
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    28 Set 2007
    Local:
    Covilhã, Beira Interior (650m)
    Ola malta! Já sou aqui membro há algum tempo e este ano por força da circunstância profissional encontro me numa escola Em Vila Nova de Famalicão (Braga).

Acontece que a escola têm uma estação meterológica ao que parece de alguma qualidade que por falta de quem seja capaz de a instalar (ou melhor, creio que capaz da calibrar) não está nem montada tampouco.

Eis a minha pergunta: alguém consegue ajudar? Alguém que seja de perto que queira ser voluntário ou alguém que me saiba dizer a quem me posso dirigir? Esta seria a oportunidade de ter uma EMA permanentemente em Famalicão, coisa que não existe neste momento, nem do IM.

abraço

13. lsalvador

lsalvador
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Alhos-Vedros / Tomar
    Bem, a primeira coisa a fazer é investigar que modelo é.

Marca, modelo. A partir dai com a ajuda da malta daqui do forum, consegues montar isso. ;)

14. CidadeNeve

CidadeNeve
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    28 Set 2007
    Local:
    Covilhã, Beira Interior (650m)
    gracias! vou ver disso e vou comunicando!

abraço

15. lsalvador

lsalvador
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Alhos-Vedros / Tomar
    :thumbsup:

Partilhar esta Página