A tua Estação Meteorológica

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas pessoal,

Hoje com o "ventinho" que sente deu para ver que a redução na altura do tubo (actualmente apenas 1m acima da chaminé), não foi suficiente para resolver o problema da oscilação/vibração do anemometro... assim acho que terei mesmo que substituir o aluminio por um material mais resistente!!! Assim volto à questão inicial. Mantendo o diametro de 3/4, qual o material mais indicado para o tubo/mastro, inox, galvanizado, outro?

Muito obrigado

bom entao se é assim...

o meu tambem oxilou um bocado mas tambem nao à muito perigo.. desde que esteja bem fixo é o que intereça,

entao compra um tubo zincado e mete aquelas abraçadeira de por nas chaminés , e coloca o tubo com 1,50 metros acima da chaminé e fica escelente a instalaçao :thumbsup:

eu no meu, o zincado nao foi bem preparado e agora está a apanhar ferrugem e vou ter de o pintar...

e nao vale a pena gastares muito dinheiro...
na minha casa aqui ao lado à um tubo em aluminio que tem uma antena com mais de 1,5 metros e nao se oxilava muito

mas se queres que fique seguro faz como te disse :p

Abraço!
 


wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
bom entao se é assim...

o meu tambem oxilou um bocado mas tambem nao à muito perigo.. desde que esteja bem fixo é o que intereça,

entao compra um tubo zincado e mete aquelas abraçadeira de por nas chaminés , e coloca o tubo com 1,50 metros acima da chaminé e fica escelente a instalaçao :thumbsup:

eu no meu, o zincado nao foi bem preparado e agora está a apanhar ferrugem e vou ter de o pintar...

e nao vale a pena gastares muito dinheiro...
na minha casa aqui ao lado à um tubo em aluminio que tem uma antena com mais de 1,5 metros e nao se oxilava muito

mas se queres que fique seguro faz como te disse :p

Abraço!

Boas,

Muito obrigado pela ajuda :thumbsup: Se o teu tb abanou não é bom sinal para eu fazer a alteração para galvanizado, certo?! ainda por cima arriscando a ter problemas de corrosão e necessidade de reforçar as abraçadeiras (o aluminio é bem mais leve)... Talvez a solução, para evitar ficar a pensar nisto ;), seja mesmo fixar o pluviometro à chaminé e deixar o mastro apenas para o anemometro.

Boa meteorologia.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pois, o zincado é bom saiu me foi mal este tubo mas com uma pouca de tinta resolve se o problema...

aconcelho te a fixares o pluvimetro na chaminé com celicone ou cola quente nao sei...
e depois podes por o mastro mais alto porque mesmo que abane nao vai influenciar nos dados...
mas se quiseres podes por aquelas abraçadeiras de por nas chaminés, e tambem dao para tubos de aluminio, tens de ter é mais cuidado ao apertar as abraçadeiras...

sabes que o meu tubo tem 3,5 metros de altura já é uma altura bem alta e é claro que abana um bocado mas eu tenho acertesa que ele dali nao sai...
tem umas abraçadeira chubadas na chaminé e já estao lá a 20 anos e já esteve um tubo muito mais pesado lá com umas antenas xD

só que agora vou pinta las para ficarem mais bonitas e vao levar parafusos em inox

isto tudo é já para a nova estaçao meteorologica que ade de ser lá istalada...
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Fiz umas modificações à minha.

xy7Sql.jpg


MPDPnl.jpg


Pluviómetro a 2m de altura, e o resto a 4.5, ia pôr o resto a 9m(quase nos estandardizados 10m) Mas com o tubo fino não me parece boa ideia, tenho um mais largo mas só com 1.5m.

Agora o vento está mais bem medido, antes estava protegida por aquela árvore, ainda está, mas muito menos, apanha o vento muito melhor.

Idealmente ia para cima do telhado :D

Tenho estado a adiar a separação DIY do termómetro/higrómetro do anemómetro, mas tenciono fazê-lo e ter as coisas quase como devem estar.
 

Beaufort

Cirrus
Registo
9 Mar 2010
Mensagens
16
Local
Alverca
A temperatura e humidade do ar (entre outros: pressão, etc) devem ser medidos a cerca de 1,5m acima do solo e não a 10m. Esse nível padrão é para o vento.
 

jppm

Cirrus
Registo
2 Nov 2010
Mensagens
19
Local
Algueirão-Mem Martins
Boas pessoal,

Sou um verdadeiro 0 à esquerda no que toca a conhecimentos sobre esta área. No entanto, gostava de ter uma estação meteorológica que me permitisse reportar os dados na net (tipo wunderground), só que não faço ideia do que é preciso nem dos custos associados a isso. Será que me poderiam elucidar sobre isso?

No que toca a montagens, moro num 12º Andar, que sobre muito com ventos fortes. No entanto, tenho a cobertura toda do prédio para andar lá a brincar e a montar coisas! :P

Abraço,
jppm
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boas pessoal,

Sou um verdadeiro 0 à esquerda no que toca a conhecimentos sobre esta área. No entanto, gostava de ter uma estação meteorológica que me permitisse reportar os dados na net (tipo wunderground), só que não faço ideia do que é preciso nem dos custos associados a isso. Será que me poderiam elucidar sobre isso?

No que toca a montagens, moro num 12º Andar, que sobre muito com ventos fortes. No entanto, tenho a cobertura toda do prédio para andar lá a brincar e a montar coisas! :P

Abraço,
jppm

Tudo depende de quanto se quer gastar.

http://ambientweather.wikispaces.com/Weather+Station+Comparison+Guide
 

jppm

Cirrus
Registo
2 Nov 2010
Mensagens
19
Local
Algueirão-Mem Martins

Para um iniciante, que não sabe trabalhar com isto, e portanto é mesmo para aprender e para ter uma ideia dos actualidade meteorologia aqui da zona, que aconselha? Tenho um fascínio por meteorologia, mas não é a minha área de estudo. A minha área é outra, portanto, aquilo que vou aprendendo é aqui pelo forum e por essa internet fora. Vou aprendendo sozinho. A estação, é mais uma de ter dados para analisar, ficar com um histórico de valores aqui da minha zona, brincar um bocado por assim dizer! :)

Obviamente que o interesse é gastar o menos possível, mas sem comprometer a qualidade dos dados medidos. :)

Já agora obrigado pelo site, já andei a dar uma vista de olhos! :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Para um iniciante, que não sabe trabalhar com isto, e portanto é mesmo para aprender e para ter uma ideia dos actualidade meteorologia aqui da zona, que aconselha? Tenho um fascínio por meteorologia, mas não é a minha área de estudo. A minha área é outra, portanto, aquilo que vou aprendendo é aqui pelo forum e por essa internet fora. Vou aprendendo sozinho. A estação, é mais uma de ter dados para analisar, ficar com um histórico de valores aqui da minha zona, brincar um bocado por assim dizer! :)

Obviamente que o interesse é gastar o menos possível, mas sem comprometer a qualidade dos dados medidos. :)

Já agora obrigado pelo site, já andei a dar uma vista de olhos! :)

Então o ideal seria uma PCE, que é aquilo mais o pessoal tem estado a usar.

http://www.pce-iberica.es/medidor-detalles-tecnicos/logger-de-datos/logger-datos-pce-fws20.htm
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Ola malta! Já sou aqui membro há algum tempo e este ano por força da circunstância profissional encontro me numa escola Em Vila Nova de Famalicão (Braga).

Acontece que a escola têm uma estação meterológica ao que parece de alguma qualidade que por falta de quem seja capaz de a instalar (ou melhor, creio que capaz da calibrar) não está nem montada tampouco.

Eis a minha pergunta: alguém consegue ajudar? Alguém que seja de perto que queira ser voluntário ou alguém que me saiba dizer a quem me posso dirigir? Esta seria a oportunidade de ter uma EMA permanentemente em Famalicão, coisa que não existe neste momento, nem do IM.

abraço
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Ola malta! Já sou aqui membro há algum tempo e este ano por força da circunstância profissional encontro me numa escola Em Vila Nova de Famalicão (Braga).

Acontece que a escola têm uma estação meterológica ao que parece de alguma qualidade que por falta de quem seja capaz de a instalar (ou melhor, creio que capaz da calibrar) não está nem montada tampouco.

Eis a minha pergunta: alguém consegue ajudar? Alguém que seja de perto que queira ser voluntário ou alguém que me saiba dizer a quem me posso dirigir? Esta seria a oportunidade de ter uma EMA permanentemente em Famalicão, coisa que não existe neste momento, nem do IM.

abraço

Bem, a primeira coisa a fazer é investigar que modelo é.

Marca, modelo. A partir dai com a ajuda da malta daqui do forum, consegues montar isso. ;)