A tua Estação Meteorológica

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Local
Cova da Piedade (28m) / Belver (140m)
Boas tardes,

A freguesia da Cova da Piedade e respectivo Concelho de Almada, passa agora a contar com mais uma Davis Vantage Pro 2 Plus Modelo 6162 (Wireless), que veio substituir a "velhinha" Froggit WH1080SE, a fornecer dados online 24/7 desde Setembro de 2017.

Encontra-se instalada no mesmo local, cumprindo integralmente os standards da Organização Meteorológica Mundial.

Os dados em tempo real são transmitidos via Weatherlink Live, e podem ser visualizados na respectiva Plataforma do Weatherlink e/ou através do Wunderground/WeatherCloud que se encontra na minha assinatura.

Serão disponibilizados futuramente também em outras plataformas Municipais, como complemento à Estação Meteorológica de Almada do projecto https://clima.aml.pt.

Attachments

• IMG_20220814_185702.jpg
    IMG_20220814_185702.jpg
    178.9 KB · Visto: 20
  • IMG_20220814_185706.jpg
    IMG_20220814_185706.jpg
    303.3 KB · Visto: 19
  • IMG_20220814_185847.jpg
    IMG_20220814_185847.jpg
    76 KB · Visto: 17
  • IMG_20220814_185855.jpg
    IMG_20220814_185855.jpg
    106.3 KB · Visto: 19

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Boa tarde,

Nunca ouvi falar deste tipo de problema, 99% é a configuração.

https://www.manula.com/manuals/pws/davis-kb/1/en/topic/understanding-usb-logger-modes
Ainda sobre este tema, antes de mais obrigado pela informação. De facto fiz testes e experiências, e concluo o mesmo. Basta que o cabo USB que vem da consola, esteja ligado à algum dispositivo, a estação tem estes sintomas:
*A direção do vento regista 0° (Norte) de forma intermitente, alterando assim a média.
*Se a humidade outside estiver elevada acima de 85%, o sensor de temperatura / humidade deixa de registar, aparece na consola isto --.-

Já liguei a USB da estação a outro PC, mesmo sem o programa, e acontece os mesmos sintomas. Sei que é estranho mas acontece.
O que depreendo que deve ser energia elétrica que faz retorno do PC para a estação e faz isso. É tão evidente como basta eu ligar a USB e o rumo do vento marca logo Norte, mesmo sendo de outro quadrante. Desligo, e a direção volta ao normal. Com os outros sintomas, é igualmente imediato.

Entretanto se o PC for um portátil e o carregador de bateria não estiver ligado, isso já não acontece!!!

Por isso opto por ter a estação online durante a carga da bateria, quando acaba, tenho que desligar a estação enquanto recarrega a bateria do portátil.

Se ligar a um PC desktop, ocorre o mesmo problema. Por isso volto a concluir que é energia elétrica em "excesso" (digo eu) que faz retorno.

Espero ter ajudado caso o problema aconteça a outros. Podem julgar que são os sensores que estão a falhar, mas na realidade não é.
Eu à custa disto troquei o sensor de temperatura / humidade e o do vento.

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Local
Alcobaca (160 m)
Ainda sobre este tema, antes de mais obrigado pela informação. De facto fiz testes e experiências, e concluo o mesmo. Basta que o cabo USB que vem da consola, esteja ligado à algum dispositivo, a estação tem estes sintomas:
*A direção do vento regista 0° (Norte) de forma intermitente, alterando assim a média.
*Se a humidade outside estiver elevada acima de 85%, o sensor de temperatura / humidade deixa de registar, aparece na consola isto --.-

Já liguei a USB da estação a outro PC, mesmo sem o programa, e acontece os mesmos sintomas. Sei que é estranho mas acontece.
O que depreendo que deve ser energia elétrica que faz retorno do PC para a estação e faz isso. É tão evidente como basta eu ligar a USB e o rumo do vento marca logo Norte, mesmo sendo de outro quadrante. Desligo, e a direção volta ao normal. Com os outros sintomas, é igualmente imediato.

Entretanto se o PC for um portátil e o carregador de bateria não estiver ligado, isso já não acontece!!!

Por isso opto por ter a estação online durante a carga da bateria, quando acaba, tenho que desligar a estação enquanto recarrega a bateria do portátil.

Se ligar a um PC desktop, ocorre o mesmo problema. Por isso volto a concluir que é energia elétrica em "excesso" (digo eu) que faz retorno.

Espero ter ajudado caso o problema aconteça a outros. Podem julgar que são os sensores que estão a falhar, mas na realidade não é.
Eu à custa disto troquei o sensor de temperatura / humidade e o do vento.
USB datalogger que é cozinhado (é alimentado pela consola), um portátil alimentado por bateria já não alimenta as portas USB.
Reconfigurando o seu portátil sem modo de poupança de energia: terá quase de certeza o mesmo problema que num computador de desktop

• Gosto
Reactions: MeteoCaxinas