A tua Estação Meteorológica

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas tardes,

A freguesia da Cova da Piedade e respectivo Concelho de Almada, passa agora a contar com mais uma Davis Vantage Pro 2 Plus Modelo 6162 (Wireless), que veio substituir a "velhinha" Froggit WH1080SE, a fornecer dados online 24/7 desde Setembro de 2017.

Encontra-se instalada no mesmo local, cumprindo integralmente os standards da Organização Meteorológica Mundial.

Os dados em tempo real são transmitidos via Weatherlink Live, e podem ser visualizados na respectiva Plataforma do Weatherlink e/ou através do Wunderground/WeatherCloud que se encontra na minha assinatura.

Serão disponibilizados futuramente também em outras plataformas Municipais, como complemento à Estação Meteorológica de Almada do projecto https://clima.aml.pt.


 

Attachments

  • IMG_20220814_185702.jpg
    IMG_20220814_185702.jpg
    178.9 KB · Visto: 199
  • IMG_20220814_185706.jpg
    IMG_20220814_185706.jpg
    303.3 KB · Visto: 194
  • IMG_20220814_185847.jpg
    IMG_20220814_185847.jpg
    76 KB · Visto: 188
  • IMG_20220814_185855.jpg
    IMG_20220814_185855.jpg
    106.3 KB · Visto: 196


MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Boa tarde,

Nunca ouvi falar deste tipo de problema, 99% é a configuração.

https://www.manula.com/manuals/pws/davis-kb/1/en/topic/understanding-usb-logger-modes
Ainda sobre este tema, antes de mais obrigado pela informação. De facto fiz testes e experiências, e concluo o mesmo. Basta que o cabo USB que vem da consola, esteja ligado à algum dispositivo, a estação tem estes sintomas:
*A direção do vento regista 0° (Norte) de forma intermitente, alterando assim a média.
*Se a humidade outside estiver elevada acima de 85%, o sensor de temperatura / humidade deixa de registar, aparece na consola isto --.-

Já liguei a USB da estação a outro PC, mesmo sem o programa, e acontece os mesmos sintomas. Sei que é estranho mas acontece.
O que depreendo que deve ser energia elétrica que faz retorno do PC para a estação e faz isso. É tão evidente como basta eu ligar a USB e o rumo do vento marca logo Norte, mesmo sendo de outro quadrante. Desligo, e a direção volta ao normal. Com os outros sintomas, é igualmente imediato.

Entretanto se o PC for um portátil e o carregador de bateria não estiver ligado, isso já não acontece!!!

Por isso opto por ter a estação online durante a carga da bateria, quando acaba, tenho que desligar a estação enquanto recarrega a bateria do portátil.

Se ligar a um PC desktop, ocorre o mesmo problema. Por isso volto a concluir que é energia elétrica em "excesso" (digo eu) que faz retorno.

Espero ter ajudado caso o problema aconteça a outros. Podem julgar que são os sensores que estão a falhar, mas na realidade não é.
Eu à custa disto troquei o sensor de temperatura / humidade e o do vento.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Ainda sobre este tema, antes de mais obrigado pela informação. De facto fiz testes e experiências, e concluo o mesmo. Basta que o cabo USB que vem da consola, esteja ligado à algum dispositivo, a estação tem estes sintomas:
*A direção do vento regista 0° (Norte) de forma intermitente, alterando assim a média.
*Se a humidade outside estiver elevada acima de 85%, o sensor de temperatura / humidade deixa de registar, aparece na consola isto --.-

Já liguei a USB da estação a outro PC, mesmo sem o programa, e acontece os mesmos sintomas. Sei que é estranho mas acontece.
O que depreendo que deve ser energia elétrica que faz retorno do PC para a estação e faz isso. É tão evidente como basta eu ligar a USB e o rumo do vento marca logo Norte, mesmo sendo de outro quadrante. Desligo, e a direção volta ao normal. Com os outros sintomas, é igualmente imediato.

Entretanto se o PC for um portátil e o carregador de bateria não estiver ligado, isso já não acontece!!!

Por isso opto por ter a estação online durante a carga da bateria, quando acaba, tenho que desligar a estação enquanto recarrega a bateria do portátil.

Se ligar a um PC desktop, ocorre o mesmo problema. Por isso volto a concluir que é energia elétrica em "excesso" (digo eu) que faz retorno.

Espero ter ajudado caso o problema aconteça a outros. Podem julgar que são os sensores que estão a falhar, mas na realidade não é.
Eu à custa disto troquei o sensor de temperatura / humidade e o do vento.
USB datalogger que é cozinhado (é alimentado pela consola), um portátil alimentado por bateria já não alimenta as portas USB.
Reconfigurando o seu portátil sem modo de poupança de energia: terá quase de certeza o mesmo problema que num computador de desktop
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Olá pessoal! Bom dia.

Tenho uma estação Froggit HP1000… bla bla. O anemómetro tem tido problemas já desde nascença…

Sei que há pelo menos 2 versões do sensor, infelizmente tenho a primeira versão, que usa um interruptor magnético de lâminas, normalmente aberto. O que, sempre que substituo o interruptor, ao fim de dois dias, já está frito.

Gostaria de saber se alguém sabe onde consigo arranjar o sensor mais recente, penso que a Froggit até fez a amabilidade de colocar o ID no exterior.
Mas já vasculhei a net de cima para baixo e não encontro-o em lado nenhum.

Pode ser até já de estações usadas é que o anemómetro ainda funcione.


.
0bb57c259772ca413cf297ced4a6e8d4.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Olá pessoal! Bom dia.

Tenho uma estação Froggit HP1000… bla bla. O anemómetro tem tido problemas já desde nascença…

Sei que há pelo menos 2 versões do sensor, infelizmente tenho a primeira versão, que usa um interruptor magnético de lâminas, normalmente aberto. O que, sempre que substituo o interruptor, ao fim de dois dias, já está frito.

Gostaria de saber se alguém sabe onde consigo arranjar o sensor mais recente, penso que a Froggit até fez a amabilidade de colocar o ID no exterior.
Mas já vasculhei a net de cima para baixo e não encontro-o em lado nenhum.

Pode ser até já de estações usadas é que o anemómetro ainda funcione.


.
0bb57c259772ca413cf297ced4a6e8d4.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Boa noite,

A fotografia com o "ID" não é o tipo de sensor mas o código que identifica a ligação RF. ;) Um código que pode ser alterado.
Se fosse uma Ecowitt, eu poderia ter sido capaz de o ajudar, tenho contactos com o apoio da Ecowitt.
Froggit é uma concha vazia na Europa, como outros Sainlogic and co.
Como disse anteriormente, a Ecowitt tem uma abordagem em relação aos amadores, os outros clones são vendedores, ponto final.
Dependendo da consola que utiliza, a solução para si seria acrescentar isto:

https://www.ecowitt.com/shop/goodsDetail/44#selected

1671128992545.png
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa noite,

A fotografia com o "ID" não é o tipo de sensor mas o código que identifica a ligação RF. ;) Um código que pode ser alterado.
Se fosse uma Ecowitt, eu poderia ter sido capaz de o ajudar, tenho contactos com o apoio da Ecowitt.
Froggit é uma concha vazia na Europa, como outros Sainlogic and co.
Como disse anteriormente, a Ecowitt tem uma abordagem em relação aos amadores, os outros clones são vendedores, ponto final.
Dependendo da consola que utiliza, a solução para si seria acrescentar isto:

https://www.ecowitt.com/shop/goodsDetail/44#selected

Ver anexo 3537

Obrigado pela resposta, creio que, parte do hardware é compatível entre as marcas. Estação em forma de Y, Pois, recentemente comprei um sensor thermo-hygro da míssil e funciona perfeitamente na froggit.
Acredito que o sensor do anemómetro da Ecowitt poderá ser compatível com esta. A única coisa que diferem entre elas, creio que será apenas a frequência em hertz.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Obrigado pela resposta, creio que, parte do hardware é compatível entre as marcas. Estação em forma de Y, Pois, recentemente comprei um sensor thermo-hygro da míssil e funciona perfeitamente na froggit.
Acredito que o sensor do anemómetro da Ecowitt poderá ser compatível com esta. A única coisa que diferem entre elas, creio que será apenas a frequência em hertz.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Normalmente Froggit está em 868.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Normalmente Froggit está em 868.

No caso da missol, julgo andar na casa dos 400 e tal Hertz. Já no caso da Ecowitt, desconheço qual a frequência. Nunca pesquisei.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Na Europa, a única frequência permitida é 868.
433 é para a Ásia, 915 para os USA

Ver anexo 3561

Excelente info, sabia que havia uma regra nas frequências, mas não sabia quais!
Então, se eu quiser adquirir uma Ecowitt, terá que ser obrigatoriamente de 868Hertz!

Portanto, uma pergunta parva, e se eu comprar uma estação que funcione a 915 ou a 433, terei problemas?




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
As Oregon Scientific que se vendiam na Europa vinham com a frequência de 433 (tenho uma). Não sei se outras também.
Cumps

Enviado do meu SM-A516B através do Tapatalk

Cheguei a ter uma


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Excelente info, sabia que havia uma regra nas frequências, mas não sabia quais!
Então, se eu quiser adquirir uma Ecowitt, terá que ser obrigatoriamente de 868Hertz!

Portanto, uma pergunta parva, e se eu comprar uma estação que funcione a 915 ou a 433, terei problemas?




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

As Oregon Scientific que se vendiam na Europa vinham com a frequência de 433 (tenho uma a funcionar). Não sei se outras também.
Cumps

Enviado do meu SM-A516B através do Tapatalk
433 e 915 funcionarão se o transmissor e o receptor estiverem na mesma frequência.
Mas 433 é proibido porque é uma banda licenciada. Os 433 (estações meteorológicas de baixa potência) arriscam-se a interferir com dispositivos 433 licenciados.
O 433 europeu "livre" é limitado a 10mW. O 433 importado é muito mais elevado.
A interferência já é suficientemente difícil de resolver para acrescentar um risco adicional. ;)