A tua Estação Meteorológica



Snowflake

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
15
Local
Oeiras
Pessoal, comprei uma estação no media markt. Eu nem sei se aquilo se pode considerar uma estação, pois é um aparelho muito pequeno e diz apenas a temperatura (com casas decimais, uau lol). Foi bem baratinha, mas agora tenho algumas duvidas na sua correcta colocação, para ter dados o mais fidedignos possivel.

Até agora coloquei lá fora perto da janela, e eu até acho que é um bom local porque é numa zona perpendicular a um outro prédio colado, portanto até está bem protegido. Moro no 5º andar.

Mesmo assim, a "estação" está a registar valores algo elevados.

Que conselhos me podem dar? Agradeço desde já e peço desculpa pela minha ignorância lol
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pessoal, comprei uma estação no media markt. Eu nem sei se aquilo se pode considerar uma estação, pois é um aparelho muito pequeno e diz apenas a temperatura (com casas decimais, uau lol). Foi bem baratinha, mas agora tenho algumas duvidas na sua correcta colocação, para ter dados o mais fidedignos possivel.

Até agora coloquei lá fora perto da janela, e eu até acho que é um bom local porque é numa zona perpendicular a um outro prédio colado, portanto até está bem protegido. Moro no 5º andar.

Mesmo assim, a "estação" está a registar valores algo elevados.

Que conselhos me podem dar? Agradeço desde já e peço desculpa pela minha ignorância lol


Olá, Snowflake. ;)


(À semelhança do que te disse em mensagem privada):

Tenho 3 estações meteorológicas, mas só divulgo os dados da mais fiável que tenho; as outras apenas servem para comparar os dados.

A que utilizo constantemente e cujos dados divulgo é uma Davis Vantage Pro2 equipada com um radiation shield (que lhe permite estar ao sol tendo registos fiáveis, pois o sol não incide no sensor e o ar ventila o sensor com facilidade).

As outras estações pequeninas e simples que tenho - que apenas utilizo para comparar dados de temperatura - estão orientadas a Norte, num local bastante fresco e sempre à sombra, durante todo o ano.
É importante que nunca apanhem sol e estejam reguardadas de todo o tipo de radiação reflectida e difusa; longe de paredes ou janelas que apanhem sol e de tudo o que reflicta calor artificial à sua volta.
Se puderes deixá-la assim instalada já terás valores bastante fiáveis.

Um problema bastante difícil de resolver é o da radiação difusa, que mesmo que a estação esteja à sombra não se irá livrar dela.
A solução mais simples é colocar uma peça de cartão ou madeira à frente do sensor, para que este esteja à sombra de tal maneira que fique às escuras, deixando-lhe ainda uma abertura para que possa arejar e medir a temperatura correctamente.

Não deves cobrir excessivamente o sensor, apenas fazer sombra com essa peça de cartão que deve ficar à frente do sensor, pois as nuvens e tudo o que rodeia o sensor reflecte radiação e esta é a melhor maneira de combater os efeitos dessa radiação e ter registos o mais fiáveis possível.

Depois de fazeres isto, volta a comparar insistentemente os teus valores com os da estação amadora de Oeiras, do nosso membro fsl.

Quanto mais próximos os teus registos ficarem dos dele, teoricamente mais fiáveis serão os teus dados.

Vai tentando desta forma e irás ter bons resultados, certamente. ;)
 

Snowflake

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
15
Local
Oeiras
Daniel, experimentei pôr uma peça de cartão à frente do aparelho e o facto é que a temperatura subiu ao invés de estabilizar ou até mesmo descer.

Terei que encontrar uma solução para isto...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Daniel, experimentei pôr uma peça de cartão à frente do aparelho e o facto é que a temperatura subiu ao invés de estabilizar ou até mesmo descer.

Terei que encontrar uma solução para isto...

Então ilustra a instalação desse aparelho com fotos e aí poderei ajudar-te melhor. ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Hoje, e mais de 9 meses depois da última manutenção, também subi ao telhado para fazer a limpeza ao meu pluviometro que estava um verdadeiro nojo!:hehe:

DSC06593.jpg


Uma hora depois já estava de novo a brilhar!:D
Ainda comecei a fazer o teste da calibração, a ver se estava tudo em ordem, mas começou a chuviscar e tive de cavar dali para fora. As telhas já estavam a escorregar.
Fica para amanhã!;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Hoje fui à FNAC e aproveitei para adquirir um termómetro portátil National Geographic, igual ao do Mário Barros. :p
Agora, mesmo nas minhas viagens que habitualmente faço poderei saber a temperatura exacta no local, sem ter de levar nenhuma estação.
Este termómetro é pequeno, muito prático, regista mínimas e máximas e é bastante fiável, deu para ver isso com o do Mário.
Como gostei dele e já conhecia a sua fiabilidade, decidi comprá-lo.


 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Como sabem, sou um aficionado do BTT.
No outro dia comprei um velocímetro e adivinhem só, tem um termómetro incorporado e testado hoje...
Os valor era exactamente os mesmos que os da estação :w00t:.

Agora, também eu, quando fizer os meus trilhos pelas serras da beira, vou saber a temperatura e com a chegada do Inverno, vou fazer um ranking de "a temperatura mais baixa comigo a fazer BTT" :lmao:.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Como sabem, sou um aficionado do BTT.
No outro dia comprei um velocímetro e adivinhem só, tem um termómetro incorporado e testado hoje...
Os valor era exactamente os mesmos que os da estação :w00t:.

Agora, também eu, quando fizer os meus trilhos pelas serras da beira, vou saber a temperatura e com a chegada do Inverno, vou fazer um ranking de "a temperatura mais baixa comigo a fazer BTT" :lmao:.

Excelente ! ;)
É preciso é que o sol não apareça, senão lá se vai a fiabilidade. :rolleyes:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pode dizer-se que oficialmente confio no termómetro portátil da National Geographic. ;)
Coloquei-o no peitoral de uma janela, totalmente à sombra e resguardado o mais possível da radiação, durante cerca de 20 minutos e o resultado foi bom.


Enquanto a Davis registava 13,2 ºC...




O termómetro portátil estava nos 13,1 ºC ! :w00t:




Os dados são sempre bastante aproximados, ora a Davis dá mais, ora dá menos...note-se apenas que o termómetro portátil também é bastante sensível à radiação difusa.

Fiquei satisfeito com os resultados e sei que posso confiar nele para o levar comigo nas minhas viagens ! :D