A tua Estação Meteorológica

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
que vao te estás a referir??

O tubo deve de medir uns 3 metros né??
Podias aproveita lo melhor, metias aquela peça que te falei e que o filipe cunha te referiu na chaminé

Metias o tubo mais para cima fixavas bem o pluvimetro no mastro ou fixava na parte de cima da chaminé e metias o RS tambem no masto a uns 1,5 metros em relaçao ao telhado...

e ficavas com uma instalaçao 5 estrelas

Abraços!
 


wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
que vao te estás a referir??

O tubo deve de medir uns 3 metros né??
Podias aproveita lo melhor, metias aquela peça que te falei e que o filipe cunha te referiu na chaminé

Metias o tubo mais para cima fixavas bem o pluvimetro no mastro ou fixava na parte de cima da chaminé e metias o RS tambem no masto a uns 1,5 metros em relaçao ao telhado...

e ficavas com uma instalaçao 5 estrelas

Abraços!

Bem o tubo na realidade tem 2m, eu tinha o anemometro a cerca de 1,5m acima chaminé, mas achava que oscilava um pouco nos dias de "vendaval", então baixei para cerca de 1m.
Optei por fixar o RS diretamente à chaminé, pq considero que é muito peso para o tubo (aluminio). A minha duvida é se a oscilação que tenho/tinha a 1,5m da chaminé será aceitavel... e se poderia anular a mesma com um tubo de galvanizado ou Inox?!

Tks
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
O tubo com essa altura até parece nao estar mau
mas a volta tem alguns obstáculos??

Nem por isso... o telhado da casa tem varios "niveis" digamos que neste momento o anemometro esta cerca de 80Cm a 1m acima da parte mais elevada do telhado que está a aproximadamente 6 a 7 metros de distancia... estou a ver que manter assim será mesmo a melhor opção?!:)

Tks
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
se fosse eu o dono da coisa...

metia aquela abraçadeira agarradas a chaminé e fixava o poste aii e metia o RS fixado no poste a 50 centimetros do anemometro

e o pluvimetro logo a seguir a chaminé, tambem fixado no poste, mas numa posiçao contrária à do RS, para nao fazer abrigos, e tem de ser logo a seguir a chaminé que é para apanhar a zona mais firme do poste...

o pluvimetro devia de estar um bocado afastado da chaminé porque pode haver vapores e criarem se umas chuvas e registar te chuva sem ter chuvido

o pluvimetro tem de estar bem fixo e firme..
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
se fosse eu o dono da coisa...

metia aquela abraçadeira agarradas a chaminé e fixava o poste aii e metia o RS fixado no poste a 50 centimetros do anemometro

e o pluvimetro logo a seguir a chaminé, tambem fixado no poste, mas numa posiçao contrária à do RS, para nao fazer abrigos, e tem de ser logo a seguir a chaminé que é para apanhar a zona mais firme do poste...

o pluvimetro devia de estar um bocado afastado da chaminé porque pode haver vapores e criarem se umas chuvas e registar te chuva sem ter chuvido

o pluvimetro tem de estar bem fixo e firme..

Boas,

Obrigado pela ajuda, mas se ja tenho o RS fixo à chaminé, com ventilação de todos os lados, qual a vantagem em colocar o mesmo no poste? Alem de ir colocar carga desnecessaria no poste de aluminio?
Relativamente ao pluviometro o mesmo está aproximadamente no centro da chaminé (afastado o mais possivel da saida de vapores, que são muito pouco...) e o mais baixo possivel no poste de forma a minimizar a oscilação...

A abraçadadeira de chaminé que referem nunca vi à venda, mas será mais solida que as que coloquei? e não danificará o tubo (aluminio)?

Por enquando acho que vai ficar mesmo assim... porem a duvida mantem-se... para minimizar a vibração/oscilação será preferivel um poste de galvanizado, inox ou outro?

Tks
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas,

Obrigado pela ajuda, mas se ja tenho o RS fixo à chaminé, com ventilação de todos os lados, qual a vantagem em colocar o mesmo no poste? Alem de ir colocar carga desnecessaria no poste de aluminio?
Relativamente ao pluviometro o mesmo está aproximadamente no centro da chaminé (afastado o mais possivel da saida de vapores, que são muito pouco...) e o mais baixo possivel no poste de forma a minimizar a oscilação...

A abraçadadeira de chaminé que referem nunca vi à venda, mas será mais solida que as que coloquei? e não danificará o tubo (aluminio)?

Por enquando acho que vai ficar mesmo assim... porem a duvida mantem-se... para minimizar a vibração/oscilação será preferivel um poste de galvanizado, inox ou outro?

Tks


está boa a instalaçao...
eu pedia te para pores o RS a 50 centimetro ou mais assima da chaminé porque pode haver influencias nas temperaturas e isso...

Mas como à circulaçao do ar, pode ser que nao aja problema.. agora vais vendo se à erros nas leituras ...

essas abraçadeira sao boas sim sao mais solidas, mas tambem sao melhores para tubos zincados ou em inox...

o pluvimetro des que nao oscile é o que intereça:p

Boa sorte com os dados;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Por isso mesmo convinha que estive se a 1 metro em relaçao a chaminé...
e o pulvimetro tambem devia de estar afastado da chaminé uns 50 centimetros ou por aii ,pode haver vapores e coisas do genoro e registar precepitaçao quando na realidade nem choveu..
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Noto que não levaste o meu conselho a sério :D
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Essas braçadeiras de chaminé, há com facilidade nas casas que vendem antenas, ou até em lojas de ferragens;)
Eu comprei um par delas e só estiveram na chaminé aí uns 2 meses, pois quando tive que utilizar a chaminé, usada muito ocasionalmente e só no inverno, quando a utilizei aquilo influenciou bastante os resultados e estava bem afastada das saidas da chaminé;) por isso mudei a EM para outro local...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
está boa a instalaçao...
eu pedia te para pores o RS a 50 centimetro ou mais assima da chaminé porque pode haver influencias nas temperaturas e isso...

Mas como à circulaçao do ar, pode ser que nao aja problema.. agora vais vendo se à erros nas leituras ...

essas abraçadeira sao boas sim sao mais solidas, mas tambem sao melhores para tubos zincados ou em inox...

o pluvimetro des que nao oscile é o que intereça:p

Boa sorte com os dados;)

Boas pessoal,

Hoje com o "ventinho" que sente deu para ver que a redução na altura do tubo (actualmente apenas 1m acima da chaminé), não foi suficiente para resolver o problema da oscilação/vibração do anemometro... assim acho que terei mesmo que substituir o aluminio por um material mais resistente!!! Assim volto à questão inicial. Mantendo o diametro de 3/4, qual o material mais indicado para o tubo/mastro, inox, galvanizado, outro?

Muito obrigado