A tua Estação Meteorológica

Mikovski

Cirrus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
56
Local
Porto
Alguem sabe no porto se existem lojas que vendam estações deste tipo: http://www.pce-instruments.com/espa.../p6978_Estacion-meteorologica-PCE-FWS-20.html

Queria que registasse os extremos de temperatura, humidade, pressão e pluviosidade.

Assim tentava apanhar ja as minimas dos proximos dias, senão depois mando vir pla net.
Ja agora podem dizer mais marcas de estações?

Esta que alguem mencionou aqui permite ligação ao PC, mas como passo depois pra net por exemplo? Que procedimento tenho que fazer.

PS: Alguem do porto ja foi á Aquario na R.Alegria ver se eles teem por la estações?
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

meteocacem

Cirrus
Registo
4 Jan 2013
Mensagens
28
Local
Agualva-Cacém
Estação Meteorologica em Agualva-cacém:

mapa.jpg


http://www.meteocacem.pt
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Instrumentos meteorológicos que utilizo para recolher os dados:
LIDL_Tronic.JPG


Os sensores exteriores encontram-se protegidos da radiação solar directa e afastados da parede (o ar circula livremente em torno de ambos os sensores). Os valores que registam-se estão quase sempre aproximados aos valores registados pelo IM na estação de Estremoz (erro máximo até 2 ºC), com excepção no Inverno em situações de altas pressões (os meus sensores estando a cerca de 5 metros acima do solo têm tendência para registar temperaturas mínimas ligeiramente mais altas).
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Qual deles usas para os registos no fórum? Estão pegados à parede, isso não influencia muito?

Aqui no Fórum coloco os dados que registo na estação do LIDL, cujo sensor está exposto a este. O Tronic tem o sensor exposto a oeste, no outro lado da casa e serve apenas para conferir/validar os dados; raramente existem diferenças superiores a 2 ºC entre os dois sensores (afastados entre si por um edifício com cerca de 5 metros de largura).
Os sensores não estão colados à parede; o sensor do Tronic é a extermidade de um fio com cerca de dois metros de comprimento e o sensor da estação do LIDL tem apenas 0,5 cm2 de superfície em contacto com o suporte colocado na parede (a restante superfície do sensor está afastado da parede, cerca de 1 cm, de tal modo que o ar circula livremente entre o sensor e a parede).
Engenhocas em perfeito funcionamento e que registam valores bastante semelhantes (diferenças na ordem de algumas décimas de temperatura) a outras estações de membros da zona (Elvas/Redondo), que servem-me também de referência para registar os meus dados.
Curiosamente já tenho observado que os meus registos aproximam-me bastante mais dos registados por outros membros do Alentejo que aqui colocam dados, do que os dados do IM.

em Serpa 19,2ºC

Esse valor deverá estar influenciado cerca de 4 a 5 ºC relativamente se fosse registado em condições ideais, naturalmente fora do espaço urbano, onde o vento que se faz sentir hoje não deverá ter deixado subir tanto a temperatura.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,942
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Deixo aqui imagens de uma pequena actualização na minha estação.

Disponho a partir de agora de abrigo meteorológico, bem como de termómetros (máxima, mínima, seco e molhado) e evaporímetro.
Ainda não coloquei o termo-higrómetro da Oregon dentro do abrigo. Pretendo nesta fase aquilatar das diferenças entre o termómetro analógico e o termo-higrómetro digital.
O pluviómetro digital está bastante perto do abrigo mas em breve vou colocá-lo mais afastado num novo poste, mais forte, menos sujeito a oscilações - se bem que o actual não oscila;). No 1º poste vou colocar o udómetro que neste momento se encontra ao nível do chão.
Já tenho feito comparações entre os valores obtidos com o pluviómetro digital da Oregon e o udómetro e as diferenças não são significativas.:thumbsup:
O anemómetro está bem acima do telhado, desimpedido nos 4 quadrantes.
O tubo que o sustenta tem disposto um fio de nylon em espiral (no 1\3 superior) para diminuir a turbulência do ar, típica em estruturas tubulares - mesmo com ventos calmos a turbulência pode ser muita.

hmha.jpg

3wtm.jpg

bph1.jpg

hhtb.jpg

uovd.jpg

f8mw.jpg

536b.jpg

t7z5.jpg

fmpa.jpg

iyrh.jpg

mnri.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Maxispot

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Boas tardes,

Mostro nos seguintes links fotos e informação da minha estação meteorológica no sítio do Salão, freguesia de S. Roque e Concelho do Funchal.
Esteve online desde finais de 2012 com o sensor de temperatura resguardado à sombra mas com alguma interferência por radiação refletida numa parede adjacente. Após a inspiração obtida aqui no fórum construí um RS artesanal e colocando o sensor de temperatura junto ao anemómetro.

https://www.facebook.com/Estacaometeorologicasalao
http://www.meteoclimatic.com/perfil/PTMAD8000000109020A
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Inicialmente comecei com um controlador de temperatura industrial que liguei a uma sonda de temperatura que estava no interior do RS que fiz. Essa sonda também estava ligada a um datalogger para fazer registo da temperatura.
Fotos do rs :
Lvk2AaR.jpg

yvvae20.jpg

Foto do controlador de temperatura :
1rkcx33.jpg


Depois mais tarde acabei por comprar uma estação, a Watson 8681-solar.
No inicio ainda estava a estudar onde havia de a colocar, e montei-a num tripé de fotografia.
C9oKuA7.jpg

WwEoVzb.jpg


Atualmente, a estação está montada num tubo inox de 4,5metros.
JiXiloG.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Ruipedroo