A tua Estação Meteorológica

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Excelente instalação agora esperemos que transmitas os dados para o wunderground :D. Tenho apenas receio em dias de vento forte se o ferro não será fino demais e não irá balançar criando falsa precipitação de resto 5 estrelas.
 


apardal

Cirrus
Registo
7 Mar 2014
Mensagens
11
Local
Sintra
O diâmetro do tubo é o maior que o encaixe da estação permite (+/- 40mm) e só fazendo força considerável é que consigo abaná-lo.

Vou tentar ter atenção se com ventos fortes sem chuva aparente ele acusa alguma coisa.

O carregamento dos dados é que ainda não sei como fazer. Neste momento a estação está ligada ao pc, mas este não está sempre ligado, pelo que não fará carregamento de dados em directo. Se me puderem dar algumas indicações sobre o que fazer para enviar dados, agradeço.
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
desculpem-me mas esse norte é o geográfico certo?
preciso de colocar a minha a funcionar e quero por isso ok não tenho é bussula
Eu coloquei o painel solar virado para SUL e o ferro do anemometro para NORTE.
Penso estar correto mas corrijam-me se estiver enganado!:unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas !
Estou com uma dúvida sobre aquela peça que coloquei no pluviômetro ... será que influência a medição dos acumulados ??:huh:

Kk39T7N.jpg

wVaAtLO.jpg


Obrigado;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas !
Estou com uma dúvida sobre aquela peça que coloquei no pluviômetro ... será que influência a medição dos acumulados ??:huh:


Obrigado;)

Não te sei responder com certeza absoluta, até porque esses pluviómetros são recentes e o meu ainda é dos antigos. Mas certamente que a Davis estudou isso antes de o comercializar.
Porque achas que poderia influenciar, a não ser que esteja entupido com folhas e outros lixo, não vejo motivo para tal!
Eu gosto mais desse que do anterior, muito pequeno e que com facilidade voa com rajadas mais fortes!

Este era o antigo (Debris Screen for Rain Collector Cone), fica ali simplesmente a pairar no orifício que recolhe a água, sempre achei que lhe faltava terem arranjado um encaixe!

MhryS2R.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Não te sei responder com certeza absoluta, até porque esses pluviómetros são recentes e o meu ainda é dos antigos. Mas certamente que a Davis estudou isso antes de o comercializar.
Porque achas que poderia influenciar, a não ser que esteja entupido com folhas e outros lixo, não vejo motivo para tal!
Eu gosto mais desse que do anterior, muito pequeno e que com facilidade voa com rajadas mais fortes!

Este era o antigo (Debris Screen for Rain Collector Cone), fica ali simplesmente a pairar no orifício que recolhe a água, sempre achei que lhe faltava terem arranjado um encaixe!

MhryS2R.jpg
Pois, o encaixe faz falta, o meu Debris Screen da VP1 voou há bastante tempo. Mas gostava mais desse.
Penso que qualquer dos modelos acaba sempre por influenciar as leituras, em grandes chuvadas pouca diferença fará mas num episódio breve de precipitação irá sem duvida reter umas gotas de água que já não vão escorrer para os copos do medidor.
Depois temos o filtro da Auriol que parece um coador de chá :D No entanto a minha Auriol "conta sempre mais chuva" do quem o da VP2.
Mas tudo isto é preferível a ter o entulho maior a entrar no mecanismo, eu digo o maior porque nunca falta terra lá dentro quando os vou limpar.
Cumprimentos.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Há umas semanas atrás estive a trocar o tubo que tinha montada a estação, coloquei um mastro em INOX de 3metros, e aproveitei para fazer uma limpeza/ao pluviómetro

Deixo uma foto como está a instalação da Davis actualmente
gWsiNoO.jpg



Mas certamente que a Davis estudou isso antes de o comercializar.

Eu gosto mais desse que do anterior, muito pequeno e que com facilidade voa com rajadas mais fortes!
Estudaram bem o comportamento da peça com o vento , pois já registei 111km/h de rajada e ficou no mesmo lugar :thumbsup:
 
Última edição:

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo e MSantos

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DO PLUVIÓMETRO APÓS O VERÃO

Durante o verão é comum acumular-se nas conchas do pluviómetro pó e excrementos dos pássaros. Este é o meu antigo:
PSepBnT.jpg

pFXYCAT.jpg

kFoWcn7.jpg

Mesmo com a rede passam muitos excrementos e pó, que se acumulam nas conchas e na base do pluviómetro. O que fica dentro das conchas é um peso morto, isto é, não é preciso tanta quantidade de chuva para as fazer mover - por vezes os dados errados provêm deste facto. Este é um motivo para pelo menos no final do verão efectuarem a limpeza do sensor.

Pelo facto da tampa deste sensor estar partida (colada mais precisamente) pela saraiva da supercélula que em janeiro de 2014 formou um tornado aqui perto, adquiri um novo que fica desde hoje instalado:
4ttXAjd.jpg


Para efeitos de comparação recorro a um udómetro "HELLMAN" (e respectivo copo medidor):
iOPzx90.jpg


E assim estarei melhor preparado para o evento de amanhã e 4ª feira. ;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Como alguns devem ter notada a minha estação em Queluz nas últimas semanas estava a dar valores errados de humidade, variando entre valores muito baixos ou 0, pois bem, o higrómetro morreu mas o termómetro não, mas como estão ambas as coisas em conjunto terei que substituir por inteiro o que perfaz um investimento que ronda os 200 euros com tudo incluído. Aproveito desde já comunicar que as medições em Queluz acabaram sendo que a estação irá passar para Sintra ponto da minha nova localização, assim que estiver 100% operacional darei noticias e irá aparecer no wunderground :D.

11930971_1273160926042872_1172089603442375960_o.jpg
 
Última edição:

VistaPico

Cirrus
Registo
3 Nov 2015
Mensagens
1
Local
Horta
Olá,
será que alguém me pode aconselhar na compra de uma estação meteorológica.
Devo confessar que não é para mim mas para oferecer ao meu marido que gosta bastante destas coisas de meteorologia.
Já andei a pesquisar e percebi que há imensa escolha mas como não estou por dentro do assunto não sei mesmo o que escolher.
Como moro no Faial tem de ser uma coisa assim para o resistente...
Obrigado.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Olá boa tarde.
Existe uma variedade enorme de estações, claro de valores também. Depende do valor que tenha disponível para a aquisição da estação.