Aconselhamento Equipamentos Fotografia e Vídeo

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Que tipo de queixas? :huh:

Opa, coisas do costume, quando há avarias ou algo não estava bem demorarem muitas semanas a trocar, coisas desse género. Mas já sabes que este tipo de coisas é complicado de avaliar, queixas especificas há sempre de todos, há sempre alguém insatisfeito nalgum lado mesmo com as lojas tradicionais e outros a dizerem que é tudo óptimo.
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Eu cá continuo aqui, todo confuso, com o que é que hei-de comprar, aonde, como, e se depois fico arrependido, e se depois gosto, enfim... tou mesmo :wacko::wacko::maluco:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo


Bem, já evoluí um bocadinho :p Estou mais a favor da opção: comprar uma reflex. Não tem a opção de filmagem, mas isso mais tarde compro uma máquina de filmar. As reflex são máquinas bastante boas. Como (não tenho a certeza se foi o *Dave*, se foi o Vince :D) disseram atrás, nesse tipo de máquinas, "o que eu vejo na máquina é o que eu vou ver na foto" (qualquer coisa assim :hehe:).

*Dave*, disseste que eu por 300 e poucos euros tinha uma máquina Reflex bastante boa. As máquinas referidas acima são Reflex e são bastante boas, mas custam mais de 300 euros. O meu orçamento MÁXIMO é de 500 euros (não significa que os tenha que gastar todos :(). Dentro destes modelos assim, estou a pensar numa Nikon ou Canon, pois são marcas pelas quais tenho mais preferência.

Gostava era que a máquina tivesse a opção de zoom mais elevado (desse para fazer algum zoom, +/- 10 vezes) e que não desse muitos custos com lentes novas e peças novas (resumindo, prefiro uma máquina que desse para ir conservando tal e qual como vem, não daquelas que é preciso estar "de mês a mês" a fazer upgrades às lentes e isso :(). As referidas acima já trazem objectiva, o que é bom :)

Que me recomendas?
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Single Lens Reflex camera. A camera, usually with interchangeable lenses, where you can look through the lens giving you the most accurate focal and framing control.
www.tribalcog.com/learn/glossary.shtml

Todas as máquinas que digam SLR ou TTL são reflex.

Perguntem a qualquer fotógrafo profissional ou em lojas profissionais de fotografia.

Não é porque a lente encolhe ou não. Isso é outra conversa...:lol:

Googlem o que quer dizer SLR.
Por isso, Dave, todas as máquinas que enumeraste no teu último post são REFLEX!!
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
SLR (Single Lens Reflex)
Tipo de máquina fotográfica em que a imagem que se vê no visor passa pela objectiva. Permite um maior controlo focal e de enquadramento possível. A imagem passa por um espelho e por um prisma antes de chegar ao visor. Quando se tira a fotografia, o espelho sobe instantes antes do obturador abrir, permitindo à luz sensibilizara película ou CCD.
In: revista "foto"


Caro Luis França, das máquinas fotográficas que acima indiquei, apenas uma pode ser considerada na "totalidade" de REFLEX. Todas as outras são chamadas de "compactas superzoom", muito embora a qualidade destas últimas possa ser bastante superior quando comparadas com algumas REFLEX.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Deviam recuar 25 anos e fotografar à maneira antiga, que estas questiuncúlas já não eram escritas. Objectivas externas só nas reflex.

Mas como digo, cada um, acredita naquilo que quiser...

Em 1º lugar, "questiúncula" significa "discussão fútil" e eu penso que esta "discussão" nada tem de fútil, pois o que interessa aqui é tentar não misturar "alhos com bugalhos". Uma "compacta superzoom" não se encaixa na categoria das SLR. Na descrição das máquinas (nos sites acima indicados) há uma coisa que faz a diferença: "Câmara compacta", então se é compacta não é reflex:rolleyes:. As especificações técnicas são dadas, por norma, pelos fabricantes e estes sabem melhor que ninguém qual é a categoria em que a máquina que fabricaram se insere.

Em 2º lugar, tenho a dizer que concordo consigo quando diz "cada um, acredita naquilo que quiser...". Posso perfeitamente chamar a uma pedra o nome de "pau":lol: e ser feliz até que morra, embora não seja correcto fazer isso, mas nada o proíbe.

STAY :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Já fui à Pixmania. Quando lé entrei, vi várias máquinas fotográficas e de filmar expostas, podia-se mexer e ver à vontade (só não estavam ligadas, o que foi pena :().

Falei com a mulher ao balcão, e ela disse-me para optar por uma Bridge, em vez de uma Reflex, pois nas Rflex existe a necessidade de estar sempre a comprar lentes, adequadas ao motivo que se quer fotografar, acabando assim por se gastar mais dinheiro em lentes do que na máquina. :(

Se calhar é mesmo que eu vou fazer, pois existem máquinas desse tipo (Bridge) que já são bastante boas, como aquela que te mostrei, *Dave*.

P.S.: Até agora, a Canon Powershot SX10 IS foi a máquina que mais me chamou a atenção, tem a vantagem de ter zoom ÓPTICO de 20x e uma grande angular (acho que é assim que se diz :lmao:) de 28 mm. Tem opção de filme, com qualidade de televisão, o que já não é mau. Para mim dá-me muito mais jeito, em termos de possibilidades, e ainda é MTO mais barata do que uma reflex, com a vantagem de dar para filmar. :)

É uma máquina com um bom processador e características, que sai dia 28 de Novembro. Até lá, espero que não venha nenhuma depressão ou algo assim, é que não tenho máquina para registar seja o que fôr!!! :D :lmao:
 

cloud9

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
56
Local
Lisboa
Como trabalho em fotografia venho aqui deixar umas dicas...

No geral as compactas avançadas (bridges) sao optimas para se andar no dia a dia com elas, são leves, no geral com lentes luminosas (f2.8) e com zooms engraçados.
Agora tem varios defeitos, a relaçao sinal ruido nao é das melhores, a focagem nao e 100% fiavel, tem uma tendencia para utilizar jpeg com altos indices de compreesão, a nitidez de imagem as vezes... fraca, utilização de filtros e outros acessorios pode ser complicada. no geral os diafragmas fecham no max a f8.

Por isso antes de comprarem devem de pensar o que pretendem com a fotografia, para quem se esta a iniciar uma compacta e o ideal, sao baratas e ja permitem fazer umas brincadeiras, mais tarde consoante as necessidades avançar para uma reflex.

A quem diga que uma compacta pode ser melhor que uma reflex, pode bem ser verdade, basta o utilizador nao saber trabalhar com ela que isso de certeza acontece. Digo vos isto porque uma vez vendi uma Nikon D3 na altura 5000€ + lente e passado 2 dias tinha la a personagem a dizer que aquilo nao tinha qualidade porque as fotografias estavam todas escuras...

Para um utilizador conhecedor de fotografia, uma reflex e sempre melhor.

Reparei também que existe muita gente neste forum a procura de maquinas para fotografar eventos meteorologicos, deixo vos apenas uma interrogação, de todas as maquinas aqui faladas nenhuma delas e resistente a agua, ou a temperaturas negativas. basta uma chuvada para deixar uma maquina na sucata.


Tenho conhecimento de uma grande superficie comercial que vai ter uma d80 com 18-55VR abaixo dos 500€, por isso fiquem atentos

Material da Nikon Leica e Sigma custumo arranjar com uns preços engraçados, por isso se precisarem de algo digam.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boas cloud9

já que percebes de máquinas fotográficas (vou aproveitar) se puderes dizer que máquina aconselhas para tirar fotos a coisas pequenas, refiro me a insectos 1 a 3 cm a pequenas flores, em que o promenor é importante.
mas queria também que desse para tirar fotos a paisagens, etc...

se puderes responder...

obrigado
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Reparei também que existe muita gente neste forum a procura de maquinas para fotografar eventos meteorologicos, deixo vos apenas uma interrogação, de todas as maquinas aqui faladas nenhuma delas e resistente a agua, ou a temperaturas negativas. basta uma chuvada para deixar uma maquina na sucata.

Tenho conhecimento de uma grande superficie comercial que vai ter uma d80 com 18-55VR abaixo dos 500€, por isso fiquem atentos

Material da Nikon Leica e Sigma custumo arranjar com uns preços engraçados, por isso se precisarem de algo digam.

Olá cloud9. Eu estou à procura de uma máquina, que basicamente tenha estas características: que seja rápida (para tirar fotos a relâmpagos - eu abri um tópico, na parte da Fotografia e Vídeo, com o nome "a vossa melhor foto", aconselho-te a dar uma olhadela, para melhor ficares a compreender o tipo de fotos que gostava de tirar a relâmpagos, na primeira página desse mesmo tópico podes ver algumas fotos do Miguel, tiradas a relâmpagos, com GRANDE qualidade, fotos que eu acho que estão simplesmente EXCELENTES :thumbsup:... É mais ou menos fotos dessas que pretendo tirar :)), que tenha NITIDEZ de imagem, respeite as cores naturais dos objectos do dia-a-dia, enfim... uma máquina BOA para "storm chasing" e que tenha opção de filme, para eu de vez em quando poder fazer pequenos filmes (filmar também trovoadas, outros eventos meteorológicos, ocasiões familiares, etc. etc.), mesmo a 640 por 480 já fico contente, não preciso de filmes em HD nem nada disso.

Depois disto que descrevi, gostava de ter uma opinião tua, acerca de se a máquina que eu referi, a Canon Powershot SX10 IS dá para isto tudo, ou se me aconselhas uma máquina melhorzita (de preferência Bridge, porque atenção: não quero uma máquina que tenha que estar sempre a gastar dinheiro com lentes e isso (por exemplo as Reflex, com ALGUMAS acontece isso), pois no final acaba por ficar mais caro ainda do que a própria máquina... :().

O MÁXIMO que estou a pensar em gastar é 450, 500 euros.

Que me aconselhas, tendo em conta o que descrevi?

P.S.: Tenho preferência pelas marcas Nikon, Canon ou Fuji.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
não quero uma máquina que tenha que estar sempre a gastar dinheiro com lentes e isso (por exemplo as Reflex, com ALGUMAS acontece isso), pois no final acaba por ficar mais caro ainda do que a própria máquina...

Frank, também não tens que estar sempre a gastar dinheiro com lentes. Tens que gastar algum, comprar por exemplo um Kit e pelo menos mais uma e se tiveres dinheiro mais tarde. Por exemplo, um kit de cerca de 750€ duma Canon 450D + objectiva 18-55 + objectiva 55-200 já é um conjunto muito razoável. Claro que não custa 500€, custa um pouco mais, mas podes comprar depois a outra objectiva mais tarde. Além do mais, as objectivas bem tratadas depois podem servir para outra máquina que compres daqui a uns anos.

Como disse inicialmente, uma reflex é sempre um melhor investimento, nada se compara a um visor slr, por muita evolução que tenha havido nos EVF (visores eléctrónicos) nunca são como os nossos olhos a verem através da lente. A sensibilidade dos nossos olhos é muito superior, uma focagem manual por exemplo num EVF é complicada.

As tais Bridge super-zoom, como a Canon SX 10 IS, são uma solução intermédia, mais económicas (esta custa 350€), mais compactas e leves para transportar do que um saco com uma reflex e lentes a pesar bastante, e que já te dão uma variedade de soluções por um preço muito em conta. E evoluíram bastante, esta Canon impressionam-me bastante as especificações para este segmento, embora ainda esteja à espera de uma boa review. Mas nunca serão como as reflex. Mas se calhar para muitas pessoas é mais do que suficiente.

Além dos sites com reviews que indique anteriormente, há também este (Image Resource) bastante bom, entre muitas outras coisas tem um "comparador" que é bastante útil para comparar especificações de máquinas. E claro, os foruns, por exemplo os foruns do dpreview ou um fórum português como este (Forum Fotografia).
 

cloud9

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
56
Local
Lisboa
Olá Hazores.
Para fotografia macro a Canon custuma ter boas opções, muitas delas tem o o modo de super macro em que consegues focar a 1cm de um objecto, não com muita distorção e com imagem com boa nitidez.
Para aliar macro com paisagem convem ter uma lente de 28mm ( e o angulo de imagem, quanto mais baixo maior).

Sugestões

Canon sx100is, custa menos de 200€, 10x zoom 36-360mm, macro a 1cm

Canon sx10is, na ordem dos 400€, 20x zoom 28-560mm, macro a 1cm, possibilidade de utilizar flash externo.

Agora se quiseres uma compacta de bolso existe a panasonic fx500, tem uma lente a 25mm, macro a 5cm.

Mais alguma coisa ja sabes.
 

cloud9

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
56
Local
Lisboa
Olá Frank

A canon sx10 is e muito boa opção, mas da uma olhadela na sx1is, são praticamente identicas tirando 2 aspectos, capacidade de efectuar filmes em HD, e modo sequencial a 4Fps por segundo.

Fotografar raios e relativamente facil, a facilidade depende agora do tipo de maquina que tens.

Parece me que alguém te assustou com a ideia das Reflex, isso de teres de estar a comprar uma serie de lentes e falso, a verdade apenas esta no facto de caso o queiras fazer fica muito mais caro, mas tb nao penses na ideia de uma compacta ter 20x de zoom e ter uma boa nitidez ao longo das distancias focais, dou te como exemplo as olympus da serie SP, que fazem zoom de 27 a 500, mas a qualidade optica e fraca.

Uma reflex com um kit 18-55 e no geral suficiente, digo vos isto porque uma vez fiz um estudo de mercado e verifiquei que em 92% das fotos tiradas os utilizadores utilizavam a distancia focal minina, no caso o estudo foi em reflex e a distancia mais utilizada foi os 18mm.

Resumindo para aquilo que pretendes aconselho te mesmo a canon sx10is, vais conseguir bons resultados com ela, e que tambem as reflex que fazem filmes custam pelo menos 1000€.

Mas atenção se quiseres mesmo so para fotografia, uma reflex e sempre melhor, mesmo uma nikon d40 com uma 18-55 que custa 299€ no meu ponto de vista consegue bater a melhor das compactas avançadas
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Olá Frank

A canon sx10 is e muito boa opção, mas da uma olhadela na sx1is, são praticamente identicas tirando 2 aspectos, capacidade de efectuar filmes em HD, e modo sequencial a 4Fps por segundo.

Fotografar raios e relativamente facil, a facilidade depende agora do tipo de maquina que tens.

Parece me que alguém te assustou com a ideia das Reflex, isso de teres de estar a comprar uma serie de lentes e falso, a verdade apenas esta no facto de caso o queiras fazer fica muito mais caro, mas tb nao penses na ideia de uma compacta ter 20x de zoom e ter uma boa nitidez ao longo das distancias focais, dou te como exemplo as olympus da serie SP, que fazem zoom de 27 a 500, mas a qualidade optica e fraca.

Uma reflex com um kit 18-55 e no geral suficiente, digo vos isto porque uma vez fiz um estudo de mercado e verifiquei que em 92% das fotos tiradas os utilizadores utilizavam a distancia focal minina, no caso o estudo foi em reflex e a distancia mais utilizada foi os 18mm.

Resumindo para aquilo que pretendes aconselho te mesmo a canon sx10is, vais conseguir bons resultados com ela, e que tambem as reflex que fazem filmes custam pelo menos 1000€.

Mas atenção se quiseres mesmo so para fotografia, uma reflex e sempre melhor, mesmo uma nikon d40 com uma 18-55 que custa 299€ no meu ponto de vista consegue bater a melhor das compactas avançadas

Cloud9, obrigado pela explicação e pelo aconselhamento. Penso que (como tu proprio dizes) vou conseguir bons resultados, pois acho que é uma máquina bastante boa (falando em termos de Bridge's). É uma máquina que tem opção de filme, o que já me ajuda MUITO, pois neste momento é IMPOSSÍVEL juntar dinheiro para uma boa máquina e filmar (era o que eu tinha pensado, comprar uma máquina de filmar e uma máquina fotográfica, mas depois vi que o dinheiro, infelizmente, agora e nos próximos tempos, não vai dar para tudo. Também não se pode ter tudo ;)). Já fico muito contente em conseguir ter juntado dinheiro para uma máquina destas. :)

Obrigado
Cumps
Frank_Tornado