Aconselhamento Equipamentos Fotografia e Vídeo

Tópico em 'Técnica e Equipamentos' iniciado por Lightning 6 Out 2008 às 20:57.

1. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Opa, coisas do costume, quando há avarias ou algo não estava bem demorarem muitas semanas a trocar, coisas desse género. Mas já sabes que este tipo de coisas é complicado de avaliar, queixas especificas há sempre de todos, há sempre alguém insatisfeito nalgum lado mesmo com as lojas tradicionais e outros a dizerem que é tudo óptimo.

2. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Eu cá continuo aqui, todo confuso, com o que é que hei-de comprar, aonde, como, e se depois fico arrependido, e se depois gosto, enfim... tou mesmo :wacko::wacko::maluco:

3. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

Bem, já evoluí um bocadinho :p Estou mais a favor da opção: comprar uma reflex. Não tem a opção de filmagem, mas isso mais tarde compro uma máquina de filmar. As reflex são máquinas bastante boas. Como (não tenho a certeza se foi o *Dave*, se foi o Vince :D) disseram atrás, nesse tipo de máquinas, "o que eu vejo na máquina é o que eu vou ver na foto" (qualquer coisa assim :hehe:).

*Dave*, disseste que eu por 300 e poucos euros tinha uma máquina Reflex bastante boa. As máquinas referidas acima são Reflex e são bastante boas, mas custam mais de 300 euros. O meu orçamento MÁXIMO é de 500 euros (não significa que os tenha que gastar todos :(). Dentro destes modelos assim, estou a pensar numa Nikon ou Canon, pois são marcas pelas quais tenho mais preferência.

Gostava era que a máquina tivesse a opção de zoom mais elevado (desse para fazer algum zoom, +/- 10 vezes) e que não desse muitos custos com lentes novas e peças novas (resumindo, prefiro uma máquina que desse para ir conservando tal e qual como vem, não daquelas que é preciso estar "de mês a mês" a fazer upgrades às lentes e isso :(). As referidas acima já trazem objectiva, o que é bom :)

Que me recomendas?

4. *Dave*

*Dave*
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jun 2008
    Local:
    ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Luis França

Luis França
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mai 2006
    Local:
    Hades
    Single Lens Reflex camera. A camera, usually with interchangeable lenses, where you can look through the lens giving you the most accurate focal and framing control.
    www.tribalcog.com/learn/glossary.shtml

Todas as máquinas que digam SLR ou TTL são reflex.

Perguntem a qualquer fotógrafo profissional ou em lojas profissionais de fotografia.

Não é porque a lente encolhe ou não. Isso é outra conversa...:lol:

Googlem o que quer dizer SLR.
    Por isso, Dave, todas as máquinas que enumeraste no teu último post são REFLEX!!

6. *Dave*

*Dave*
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jun 2008
    Local:
    In: revista "foto"

Caro Luis França, das máquinas fotográficas que acima indiquei, apenas uma pode ser considerada na "totalidade" de REFLEX. Todas as outras são chamadas de "compactas superzoom", muito embora a qualidade destas últimas possa ser bastante superior quando comparadas com algumas REFLEX.

7. *Dave*

*Dave*
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jun 2008
    Local:
    Em 1º lugar, "questiúncula" significa "discussão fútil" e eu penso que esta "discussão" nada tem de fútil, pois o que interessa aqui é tentar não misturar "alhos com bugalhos". Uma "compacta superzoom" não se encaixa na categoria das SLR. Na descrição das máquinas (nos sites acima indicados) há uma coisa que faz a diferença: "Câmara compacta", então se é compacta não é reflex:rolleyes:. As especificações técnicas são dadas, por norma, pelos fabricantes e estes sabem melhor que ninguém qual é a categoria em que a máquina que fabricaram se insere.

Em 2º lugar, tenho a dizer que concordo consigo quando diz "cada um, acredita naquilo que quiser...". Posso perfeitamente chamar a uma pedra o nome de "pau":lol: e ser feliz até que morra, embora não seja correcto fazer isso, mas nada o proíbe.

STAY :thumbsup:

8. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Já fui à Pixmania. Quando lé entrei, vi várias máquinas fotográficas e de filmar expostas, podia-se mexer e ver à vontade (só não estavam ligadas, o que foi pena :().

Falei com a mulher ao balcão, e ela disse-me para optar por uma Bridge, em vez de uma Reflex, pois nas Rflex existe a necessidade de estar sempre a comprar lentes, adequadas ao motivo que se quer fotografar, acabando assim por se gastar mais dinheiro em lentes do que na máquina. :(

Se calhar é mesmo que eu vou fazer, pois existem máquinas desse tipo (Bridge) que já são bastante boas, como aquela que te mostrei, *Dave*.

P.S.: Até agora, a Canon Powershot SX10 IS foi a máquina que mais me chamou a atenção, tem a vantagem de ter zoom ÓPTICO de 20x e uma grande angular (acho que é assim que se diz :lmao:) de 28 mm. Tem opção de filme, com qualidade de televisão, o que já não é mau. Para mim dá-me muito mais jeito, em termos de possibilidades, e ainda é MTO mais barata do que uma reflex, com a vantagem de dar para filmar. :)

É uma máquina com um bom processador e características, que sai dia 28 de Novembro. Até lá, espero que não venha nenhuma depressão ou algo assim, é que não tenho máquina para registar seja o que fôr!!! :D :lmao:

9. cloud9

cloud9
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Set 2007
    Local:
    Lisboa
    Como trabalho em fotografia venho aqui deixar umas dicas...

No geral as compactas avançadas (bridges) sao optimas para se andar no dia a dia com elas, são leves, no geral com lentes luminosas (f2.8) e com zooms engraçados.
    Agora tem varios defeitos, a relaçao sinal ruido nao é das melhores, a focagem nao e 100% fiavel, tem uma tendencia para utilizar jpeg com altos indices de compreesão, a nitidez de imagem as vezes... fraca, utilização de filtros e outros acessorios pode ser complicada. no geral os diafragmas fecham no max a f8.

Por isso antes de comprarem devem de pensar o que pretendem com a fotografia, para quem se esta a iniciar uma compacta e o ideal, sao baratas e ja permitem fazer umas brincadeiras, mais tarde consoante as necessidades avançar para uma reflex.

A quem diga que uma compacta pode ser melhor que uma reflex, pode bem ser verdade, basta o utilizador nao saber trabalhar com ela que isso de certeza acontece. Digo vos isto porque uma vez vendi uma Nikon D3 na altura 5000€ + lente e passado 2 dias tinha la a personagem a dizer que aquilo nao tinha qualidade porque as fotografias estavam todas escuras...

Para um utilizador conhecedor de fotografia, uma reflex e sempre melhor.

Reparei também que existe muita gente neste forum a procura de maquinas para fotografar eventos meteorologicos, deixo vos apenas uma interrogação, de todas as maquinas aqui faladas nenhuma delas e resistente a agua, ou a temperaturas negativas. basta uma chuvada para deixar uma maquina na sucata.

Tenho conhecimento de uma grande superficie comercial que vai ter uma d80 com 18-55VR abaixo dos 500€, por isso fiquem atentos

Material da Nikon Leica e Sigma custumo arranjar com uns preços engraçados, por isso se precisarem de algo digam.

10. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    boas cloud9

já que percebes de máquinas fotográficas (vou aproveitar) se puderes dizer que máquina aconselhas para tirar fotos a coisas pequenas, refiro me a insectos 1 a 3 cm a pequenas flores, em que o promenor é importante.
    mas queria também que desse para tirar fotos a paisagens, etc...

se puderes responder...

obrigado

11. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Olá cloud9. Eu estou à procura de uma máquina, que basicamente tenha estas características: que seja rápida (para tirar fotos a relâmpagos - eu abri um tópico, na parte da Fotografia e Vídeo, com o nome "a vossa melhor foto", aconselho-te a dar uma olhadela, para melhor ficares a compreender o tipo de fotos que gostava de tirar a relâmpagos, na primeira página desse mesmo tópico podes ver algumas fotos do Miguel, tiradas a relâmpagos, com GRANDE qualidade, fotos que eu acho que estão simplesmente EXCELENTES :thumbsup:... É mais ou menos fotos dessas que pretendo tirar :)), que tenha NITIDEZ de imagem, respeite as cores naturais dos objectos do dia-a-dia, enfim... uma máquina BOA para "storm chasing" e que tenha opção de filme, para eu de vez em quando poder fazer pequenos filmes (filmar também trovoadas, outros eventos meteorológicos, ocasiões familiares, etc. etc.), mesmo a 640 por 480 já fico contente, não preciso de filmes em HD nem nada disso.

Depois disto que descrevi, gostava de ter uma opinião tua, acerca de se a máquina que eu referi, a Canon Powershot SX10 IS dá para isto tudo, ou se me aconselhas uma máquina melhorzita (de preferência Bridge, porque atenção: não quero uma máquina que tenha que estar sempre a gastar dinheiro com lentes e isso (por exemplo as Reflex, com ALGUMAS acontece isso), pois no final acaba por ficar mais caro ainda do que a própria máquina... :().

O MÁXIMO que estou a pensar em gastar é 450, 500 euros.

Que me aconselhas, tendo em conta o que descrevi?

P.S.: Tenho preferência pelas marcas Nikon, Canon ou Fuji.

12. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Frank, também não tens que estar sempre a gastar dinheiro com lentes. Tens que gastar algum, comprar por exemplo um Kit e pelo menos mais uma e se tiveres dinheiro mais tarde. Por exemplo, um kit de cerca de 750€ duma Canon 450D + objectiva 18-55 + objectiva 55-200 já é um conjunto muito razoável. Claro que não custa 500€, custa um pouco mais, mas podes comprar depois a outra objectiva mais tarde. Além do mais, as objectivas bem tratadas depois podem servir para outra máquina que compres daqui a uns anos.

Como disse inicialmente, uma reflex é sempre um melhor investimento, nada se compara a um visor slr, por muita evolução que tenha havido nos EVF (visores eléctrónicos) nunca são como os nossos olhos a verem através da lente. A sensibilidade dos nossos olhos é muito superior, uma focagem manual por exemplo num EVF é complicada.

As tais Bridge super-zoom, como a Canon SX 10 IS, são uma solução intermédia, mais económicas (esta custa 350€), mais compactas e leves para transportar do que um saco com uma reflex e lentes a pesar bastante, e que já te dão uma variedade de soluções por um preço muito em conta. E evoluíram bastante, esta Canon impressionam-me bastante as especificações para este segmento, embora ainda esteja à espera de uma boa review. Mas nunca serão como as reflex. Mas se calhar para muitas pessoas é mais do que suficiente.

Além dos sites com reviews que indique anteriormente, há também este (Image Resource) bastante bom, entre muitas outras coisas tem um "comparador" que é bastante útil para comparar especificações de máquinas. E claro, os foruns, por exemplo os foruns do dpreview ou um fórum português como este (Forum Fotografia).

13. cloud9

cloud9
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Set 2007
    Local:
    Lisboa
    Olá Hazores.
    Para fotografia macro a Canon custuma ter boas opções, muitas delas tem o o modo de super macro em que consegues focar a 1cm de um objecto, não com muita distorção e com imagem com boa nitidez.
    Para aliar macro com paisagem convem ter uma lente de 28mm ( e o angulo de imagem, quanto mais baixo maior).

Sugestões

Canon sx100is, custa menos de 200€, 10x zoom 36-360mm, macro a 1cm

Canon sx10is, na ordem dos 400€, 20x zoom 28-560mm, macro a 1cm, possibilidade de utilizar flash externo.

Agora se quiseres uma compacta de bolso existe a panasonic fx500, tem uma lente a 25mm, macro a 5cm.

Mais alguma coisa ja sabes.

14. cloud9

cloud9
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Set 2007
    Local:
    Lisboa
    Olá Frank

A canon sx10 is e muito boa opção, mas da uma olhadela na sx1is, são praticamente identicas tirando 2 aspectos, capacidade de efectuar filmes em HD, e modo sequencial a 4Fps por segundo.

Fotografar raios e relativamente facil, a facilidade depende agora do tipo de maquina que tens.

Parece me que alguém te assustou com a ideia das Reflex, isso de teres de estar a comprar uma serie de lentes e falso, a verdade apenas esta no facto de caso o queiras fazer fica muito mais caro, mas tb nao penses na ideia de uma compacta ter 20x de zoom e ter uma boa nitidez ao longo das distancias focais, dou te como exemplo as olympus da serie SP, que fazem zoom de 27 a 500, mas a qualidade optica e fraca.

Uma reflex com um kit 18-55 e no geral suficiente, digo vos isto porque uma vez fiz um estudo de mercado e verifiquei que em 92% das fotos tiradas os utilizadores utilizavam a distancia focal minina, no caso o estudo foi em reflex e a distancia mais utilizada foi os 18mm.

Resumindo para aquilo que pretendes aconselho te mesmo a canon sx10is, vais conseguir bons resultados com ela, e que tambem as reflex que fazem filmes custam pelo menos 1000€.

Mas atenção se quiseres mesmo so para fotografia, uma reflex e sempre melhor, mesmo uma nikon d40 com uma 18-55 que custa 299€ no meu ponto de vista consegue bater a melhor das compactas avançadas

15. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Cloud9, obrigado pela explicação e pelo aconselhamento. Penso que (como tu proprio dizes) vou conseguir bons resultados, pois acho que é uma máquina bastante boa (falando em termos de Bridge's). É uma máquina que tem opção de filme, o que já me ajuda MUITO, pois neste momento é IMPOSSÍVEL juntar dinheiro para uma boa máquina e filmar (era o que eu tinha pensado, comprar uma máquina de filmar e uma máquina fotográfica, mas depois vi que o dinheiro, infelizmente, agora e nos próximos tempos, não vai dar para tudo. Também não se pode ter tudo ;)). Já fico muito contente em conseguir ter juntado dinheiro para uma máquina destas. :)

Obrigado
    Cumps
    Frank_Tornado

Partilhar esta Página