Mais uma vez, boa noite. Criei este tópico (o segundo, em menos de uma semana) com o objectivo de "servir" de ajuda para quem vai fazer novas aquisições (máquinas fotográficas, etc.) Como estou em vias de nova aquisição, vou ser o primeiro a colocar aqui o produto em que estou interessado e as suas características, e gostava que me dessem uma opinião pessoal/profissional. O meu orçamento não estica muito, portanto começei por tentar ver dentro dos meus limites, que compras é que eu podia efectuar. Esta Nikon interessou-me bastante, chamou-me a atenção por ser uma máquina das marcas mais conhecidas do mundo, pela sua qualidade de imagem e desempenho no dia-a-dia. Nikon Coolpix P80 Esta é a máquina que em princípio vou mesmo comprar. Eis as suas características: # Image Sensor Type: CCD # Sensor Size: 1/2.33 in. # Total Pixels: 10.7 million # Effective Pixels: 10.1 million # Image Area (pixels) - 10M: 3648 x 2736(10M) 3264 x 2448(8M) 2592 x 1944(5M) 2048 x 1536(3M) 1600 x 1200(2M) 1280 x 960(1M) 1024 x 768(PC) 640 x 480(TV) 3648 x 3432(3:2) 3584 x 2016(16:9) 2736 x 2736(1:1) # Top Continuous Shooting Speed at full resolution: 1.1 frames per second # LCD Monitor Size: 2.7 in. diagonal # LCD Monitor Type Wide Viewing Angle TFT-LCD # LCD Monitor Resolution 230,000 Dots # Lowest ISO Sensitivity: 64 # Highest ISO Sensitivity: 6400 # Storage Media: SD SDHC # Internal Memory: Approx. 50MB # Storage System: JPEG: JPEG-baseline-compliant; can be selected from Size priority and Optimal quality AVI WAV # Compatible File System(s): DCF 2.0 DPOF EXIF 2.21 # Image Stabilization: Optical # Movie Modes: Movie with sound Time lapse movie # White Balance: Fluorescent Incandescent Flash White Balance Preset Auto Daylight Cloudy # Playback Functions: Full frame Thumbnail (4 or 9 or 16 segments) Zoom Slideshow Sound playback # Interface: Hi-speed USB # Lens Zoom: 18x # Lens Specification: 4.7-84.2mm (equivalent with 35mm format picture angle 27-486mm) f/2.8-4.5 # Viewfinder: 0.24 in. TFT LCD , approx. 230,000 dot with diopter adjustment # Viewfinder Frame Coverage: Approx. 97% # Autofocus System: Contrast AF, Multi-area AF # Maximum Autofocus Areas/Points: 9 # Focus Modes: Face-Priority AF Auto # Single-point AF Mode: Yes # Auto-area AF Mode: Yes # Focus Lock: Half press of shutter-release button (single-point AF in AF-S) # Exposure Modes: Programmed Auto (P) Shutter-Priority Auto (S) Aperture-Priority Auto (A) Manual (M) Auto Scene # Scene Modes: Portrait Night Portrait Sports Landscape Party Beach/Snow Sunset Dusk/Dawn Night Landscape Museum Fireworks Show # Automatic Exposure Scene Modes: Yes # Exposure Compensation: Plus or minus 2 EV in steps of 1/3 # Exposure Lock Yes # In-Camera Image Editing D-Lighting Small Pic Distortion Control # Built-in Flash Yes # Built-in Flash Distance: 28 ft (8.8m) # Flash Sync Modes: Slow sync Red-eye reduction Redeye reduction with slow sync Flash cancel/ flash off Auto Auto with red-eye reduction Anytime flash # Video Output: NTSC PAL # Self-timer: 2 sec. or 10 sec. # Battery Type: Rechargeable # Battery: EN-EL5 Lithium-ion Battery # AC Adapter: EH-62A AC Adapter # Battery Charger: MH-61 Charger # Voice Memo Function: Yes # Battery Life (shots per charge) - CIPA: Nikon Rechargeable: 250 shots (CIPA) # Tripod Socket: ¼-20 E é tudo. Algumas amostras de imagens tiradas por uma máquina destas: Bem, já chega de imagens, depois dá muita confusão. Gostava que me dessem a vossa opinião acerca desta máquina em que estou bastante interessado Gostava também que este tópico não servisse só para mim, mas também para todos os que tiverem dúvidas sobre aconselhamento de equipamentos, as colocassem aqui, tal como eu fiz (produto e respectiva descrição ). Cumpz Frank_Tornado
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Eu estive a ver estas: CANON EOS 450D + objectiva EF-S 18-55 IS CANON EOS 1000D + objectiva EF-S 18-55 IS NIKON D80 + objectiva AF-S DX 18-135 mm IF-ED Qualquer uma delas parece porreira, mas acho que não têm função bulb???
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Consulta o site da canon, www.canon.pt, lá têm mais detalhes sobre cada máquina. Se não encontrares, escreve o modelo e marca da máquina no google, e vai procurando site a site, porque apesar de a maior parte dos sites terem informações repetidas, existe sempre um ou dois que são mais completos.
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Vou-te dar um concelho e espero que o tomes em consideração! Não te metas nisso. Evolui para uma reflex e deixa as compactas e smi-relex de lado. Por 300 e poucos euros tens uma excelente máquina reflex... vais ver que a focagem manual é bastante útil e que as fotos em RAW irão facilitar-te bastante a vida, mas claro, utilizando um bom programa de edição de imagem, como o Adobe Photoshop CS2/CS3. Esta é a minha opinião...
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo *Dave*, a máquina que coloquei acima (Nikon Coolpix P80) não é uma reflex pois não?
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Vou tomar isso em consideração.... Qual é a diferença entre elas?? Não percebo muito disso...
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Desculpa lá Dave, pensava que te estavas a referir às máquinas que tinha referido, mas confirmei que são Reflex!!!
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Imagina que tens uma foto em formato normal, *.jpeg. Essa foto foi tirada a uma ribeira, mas como era de dia a água não ficou com a cor que tu querias... Em *jpeg podes corrigir, mas isso vai-te aumentar o ruído da cor (é como que fica aos "quadradinhos" quando ampliada); Em RAW podes mexer nas cores, na exposição (mais ou menos luz) etc..., sem danificar a qualidade da imagem. Outra qualidade de extrema importância é a focagem manual. Imagina que vais num autocarro, à noite e queres captar o reflexo que aprece no vidro. Com uma câmara em que não tenhas a focagem manual vai ser uma tarefa muito difícil ou quase impossível. Com a focagem manual, o que tu vês é o que a câmara vê e é o que consegues captar em fotografia. Existem à venda alguma revistas de fotografia... compra uma e dá uma olhadela. Vais ver que entendes o que quero dizer STAY
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Não não é . Imagina assim, ela encolhe? - Sim, então é compacta - Não, então não é compacta (Atenção a distinção acima não é nada de oficial, nem sempre se distinguem assim)
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo *Dave*, estou a pensar em fazer uma aquisição de uma nova máquina. Já vi que percebes bastante do assunto, por isso queria que me desses uma opinião. Eu ando à procura de uma máquina que fotografe e filme, também, para várias ocasiões, família, eventos meteorológicos, etc. Neste momento não tenho dinheiro para uma máquina de filmar, se tivesse comprava as duas coisas. O meu problema é este: Se compro uma máquina que tire BOAS fotos (Reflex), e que não filme, arrependo-me porque não filma; Se compro uma máquina que filme e que tire fotos com menos qualidade (máquina mais fraca) arrependo-me por causa da qualidade das mesmas. Já pude observar que as máquinas Reflex têm bastante saída devido à qualidade de imagem (apesar de não filmarem ), e ao seu formato também. Como disseste acima, pode-se "mexer" nas cores das fotos em formato RAW sem perder qualidade de imagem. Resumindo, queria que me recomendasses (se possível da Nikon ou Canon) uma máquina Reflex, e outra que não fosse Reflex (que tenha opção de filmagem), para eu depois decidir o que faço. Ambas, se possível, à volta dos 300 e pouco, 400 euros.
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo O maior problema das reflex é que depois passas o resto da vida a arranjar dinheiro para comprar lentes pois os kits originais são limitados. Se achas que mais tarde tens possibilidade financeira de comprar outras lentes então opta sempre por reflex, é um melhor investimento. Se pelo contrário, não estás para andar a gastar tanto dinheiro ou teres máquina e depois teres que esperar meses ou anos para poder comprar outras lentes, existe uma opção intermédia que é das camaras Bridge, especialmente as super zoom, algumas não são grande coisa mas outras são bastante tentadoras para Meteorologia. Claro que nunca são tão boas como uma SLR, a maior desvantagem para Meteorologia será em fotografia nocturna com grandes exposições e pouco ruído bem e nos buffers para continuous shooting (tirar sequências muito rápidas de fotografias) que é óptimo para captar raios de dia. Tenho estado à espera dumas reviews de confiança da nova Panasonic Lumix FZ28, sucessora da Panasonic FZ18 pois parece-me uma máquina boa para o dia a dia e para a meteorologia e tem lente equivalente a 27-486mm (18x) nas reflex. Uma das desvantagens deste tipo de máquinas era também a rapidez quer a ligar quer no continuous shooting, mas a anterior FZ18 já era bastante boa nisso também, suponho que esta nova seja tão boa ou melhor. Algumas superzoom costumavam ser uma porcaria, por exemplo a Olympus tinha uma que no zoom máximo era horrível, mais valia não ter, mas esta é bastante razoável. E também faz filme e tem integrada a funcionalidade de timelapse também. É quanto a mim um segmento interessante para a Meteorologia. Não são tão grandes como as reflex mas também não são tão pequeninas como as compactas, o que também tem alguma vantagens. Custa à volta de 350€ ou um pouco mais com alguns extras. Eu próprio que sempre sugeri Reflex ando tentado a adquirir esta máquina. Para fotografia nocturna, pronto, nunca é uma slr mas não está nada mal também, bem superior ao que é normal nas compactas ou das slr's digitais de há uns anos atrás. Finalmente, antes de comprarem leiam reviews, mas cuidado onde as lêem, nem todos os sites são de confiança, o www.dpreview.com ou o www.steves-digicams.com por exemplo são dos que se podem confiar.
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Vince, o que é que achas da máquina que coloquei no topo deste tópico? Se não me engano, é uma Bridge.
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Sim, é precisamente uma Bridge superzoom, as caracteristicas base são praticamente as mesmas dessa Panasonic Lumix Z28 que referi. Não conheço, já encontrei esta review: http://www.steves-digicams.com/2008_reviews/nikon_p80.html Agora não posso mas logo vou ler com atenção para ver como se compara à outra pois também é assunto que me interessa.
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Ok. Já que estamos os dois interessados, dá uma vista de olhos também na Canon Powershot SX10 IS, eu já estive a observá-la e estudá-la, é uma máquina que vai saír ainda diz 28 de novembro. Comparei-a com a Nikon (a que está neste tópico) e cheguei à conclusão que a Nikon é melhor, é um melhor negócio, primeiro porque custa menos 120 euros do que a Canon, e segundo porque os aspectos em que a Canon é ligeiramente superior (Macro ou Zoom), não são significativos, pois as diferenças são mínimas. E quando tiveres comparado a Nikon à Panasonic que estás interessado, diz-me algo.
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo Temos aqui um "pau de dois bicos" ... Falando em Panasonic, já viste as LUMIX? São baratas e de excelente qualidade!!! Lumix DMC-FZ8 - não ficarias mal servido com essa. PANASONIC Lumix DMC-FZ50 prata - o ideal! Entre outras máquina de outras categorias.... O que te aconselho a fazer é ir a uma loja especializada no assunto, como a PIXMANIA. Lá podem-te por ao corrente de tudo, inclusive colocarem-te a máquina na mão para tu veres se é mesmo aquilo que queres... Aí fazes logo o "toma lá dá cá", dás o dinheiro e trazes logo a máquina