Agricultura



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
já deram muitas reportagens sobre esse assunto mas é tudo ignorado, nós temos de os levar ao matadouro com mil tramites, nem imaginam o que sofrem para serem considerados halal

É bem verdade, já li á pouco tempo que este tipo de transporte de animais tinham os dias contados, a RTP1, tem dado muito destaque a este tema nos últimos tempos, e bem.
O que falam logo é que este negócio gera muita riqueza, com milhares de € de lucro, ás grandes pecuárias portugueses, mas nunca nos devemos esquecer, que os animais são seres vivos, e que principalmente muitos deles não aguentam a viagem, e acabam por morrer a bordo.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Torres Novas | GoFigo promove debate aberto sobre figo torrejano

IMG_9972-696x464.jpg

Figo pingo de mel vende-se melhor que o figo preto de Torres Novas, afirmam vendedores. Foto: mediotejo.net

O primeiro “Dia Aberto” do Grupo Operacional do Figo – Produção (GoFigo – Produção) decorre este sábado, dia 15 de setembro, em Dordia, A-do-Freire, concelho de Torres Novas. Esta é uma sessão de trabalho prático do Grupo Operacional, que vai ser aberta a todos os interessados.

O Grupo Operacional GoFigo é um consórcio que integra a Rosagro Sociedade Agrícola, o Casal dos Cardos Sociedade Agrícola, Lda, o COTHN – Centro Operacional, o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o ISA – Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e a Qualifica. Segundo nota de imprensa, “tem como objetivo revitalizar a economia do figo na região de Torres Novas, nomeadamente, através do aumento da produção e da qualidade do Figo Preto de Torres Novas e Pingo de Mel, por via da alteração e divulgação de práticas agrícolas económica e ambientalmente mais sustentáveis”.

Nas apresentações do “Dia Aberto” será explicado, entre outros, em que consiste e quais objetivos do próprio projeto GoFigo, o que se está a fazer para melhorar a qualidade do Figo Preto de Torres Novas e para a sua qualificação e serão ainda tratadas questões como “para que serve a análise de solos e de folhas da figueira” e “como se analisa a qualidade do figo”.

A sessão tem início pelas 09h00, devendo contar com a abertura de um elemento da Câmara de Torres Novas. Termina pelo meio dia com uma degustação.



http://www.mediotejo.net/torres-novas-gofigo-promove-debate-aberto-sobre-figo-torrejano/
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Estive esta manhã presente no dia aberto, e apresentação do projecto Go Figo, em Pedrógão, Torres Novas, foi uma excelente iniciativa e apresentação, que teve como "sala de aula", um figueiral tradicional e centenário, em que era conjugado a plantação de figueiras de figo preto de Torres Novas, pingo de mel, e entre elas oliveiras, era uma plantação que era muito utlizada antigamente, e que hoje em dia é cada vez mais raro de ver.
Fiquei também impressionado por ver figueiras em que eram precisas 2 pessoas, para abraçar o tronco.
Este ano com as chuvas mais tardias, a secagem natural do figo, não está a ser fácil, pois está a colheita está atrasada cerca de 1 mes em relação aos anos anteriores.
Estão envolvidos no projecto várias entidades com o INIAV, o Instituto Superior de Agrononia, a Camara Municipal de Torres Novas, e vários produtores a trabahar em conjunto, todos com o mesmo objectivo.



A Serra D'Aire estava presente como pano de fundo do figueiral,

2z4k1ox.jpg


Figo da variedade pingo mel, em diferentes estados de maturação.

qpquyp.jpg


Figo preto de Torres Novas, alguns ainda muito atrasados na sua maturação.

10ptxsy.jpg
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Estive esta manhã presente no dia aberto, e apresentação do projecto Go Figo, em Pedrógão, Torres Novas, foi uma excelente iniciativa e apresentação, que teve como "sala de aula", um figueiral tradicional e centenário, em que era conjugado a plantação de figueiras de figo preto de Torres Novas, pingo de mel, e entre elas oliveiras, era uma plantação que era muito utlizada antigamente, e que hoje em dia é cada vez mais raro de ver.
Fiquei também impressionado por ver figueiras em que eram precisas 2 pessoas, para abraçar o tronco.
Este ano com as chuvas mais tardias, a secagem natural do figo, não está a ser fácil, pois está a colheita está atrasada cerca de 1 mes em relação aos anos anteriores.
Estão envolvidos no projecto várias entidades com o INIAV, o Instituto Superior de Agrononia, a Camara Municipal de Torres Novas, e vários produtores a trabahar em conjunto, todos com o mesmo objectivo.



A Serra D'Aire estava presente como pano de fundo do figueiral,

2z4k1ox.jpg


Figo da variedade pingo mel, em diferentes estados de maturação.

qpquyp.jpg


Figo preto de Torres Novas, alguns ainda muito atrasados na sua maturação.

10ptxsy.jpg

O meu fruto favorito! :p E que raramente como agora... caríssimos e difíceis de encontrar... :(
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O figo pingo de mel raríssimo? Onde?
O meu fruto favorito! :p E que raramente como agora... caríssimos e difíceis de encontrar... :(

Temos agora a Feira Nacional do Fruto Seco, no final, do mes, onde se pode ver, e comprar muito bom figo seco, alguns até podes comprar directamente ao produtor.
O figo preto de Torres Novas, é o figo mais doce do mundo, com 30 de brix, ou seja o equivalente a 12 gramas de açucar(2 pacotes do café).
Luis, tu está ainda relativamente perto da zona de Torres Novas, o que faz com que estejas provavelmente vários locais, onde vendem figos.

Fica o convite para quem quiser aparecer por cá.

 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Temos agora a Feira Nacional do Fruto Seco, no final, do mes, onde se pode pode muito bom figo seco, alguns até podes comprar directamente ao produtor.
O figo preto de Torres Novas, é o figo mais doce do mundo, com 30 de brix, ou seja o equivalente a 12 gramas de açucar(2 pacotes do café).
Luis, tu está ainda relativamente perto da zona de Torres Novas, o que faz com que estejas provavelmente vários locais, onde vendem figos.

Fica o convite para quem quiser aparecer por cá.


Eu tenho 2 figueiras pingo de mel da melhor qualidade. As sementes são tão pequenas que nem se sentem... :D Nos pretos os meus preferidos são os milheiros pretos.
Pois Torres Novas é a capital nacional dos figos, mas há figueiras de norte a sul do país.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu tenho 2 figueiras pingo de mel da melhor qualidade. As sementes são tão pequenas que nem se sentem... :D Nos pretos os meus preferidos são os milheiros pretos.
Pois Torres Novas é a capital nacional dos figos, mas há figueiras de norte a sul do país.

Sim claro que sim, o que faz o figo preto de Torres Novas tão doce, tem a ver com o tipo de solos calcários, e com o micro-clima da Serra D'Aire, principalmente na zona de Pedrógão, aliás, ali é mesmo onde acaba a zona agrícola, e onde começa logo a vegetação típica da serra.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Nós aqui usáva-mos o tabuleiro em madeira, para colocar os figos a secarem, no Algarve usam esta éspécie de esteiras, feitas de cana.
Agora hoje em dia podem-se contar pelos dedos as pessoas mais idosas que ainda colocam os figos em tabuleiros.

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Plantação de olival superintensivo põe em risco uma das maiores pontes romanas do país

A estrutura, que é monumento nacional, foi atravessada por um tubo de rega e sujeita a movimentação de terras e a circulação de máquinas pesadas que afectam a sua integridade.

Um dos argumentos a que alguns proprietários ou arrendatários, com explorações na área do regadio do Alqueva, têm recorrido para justificar a destruição de património arqueológico quando procedem à movimentação do solo para plantar culturas intensivas é que os vestígios ou não estavam visíveis, ou então resumiam-se a alguns cacos de cerâmica. Acontece que, em boa parte dos casos, foram arrasados sítios arqueológicos que se encontravam identificados, ou posta em causa a integridade das estruturas, como acontece, neste momento, com a ponte romana que atravessa a ribeira de Odivelas na freguesia de Vila Ruiva, concelho de Cuba.No início do mês, o presidente do município alentejano, João Português foi alertado pelo presidente da União de Freguesias de Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos, Raul Amaro, para as obras que decorriam “sem licença junto à ponte romana”. O promotor da plantação de um olival superintensivo, a Herdade das Rosas — Sociedade Agro-Pecuária Unipessoal, Lda, tinha instalado equipamentos para uma rede de rega, fazendo furos em pilares da ponte, e houve tráfego de camiões, algo que está proibido.


https://www.publico.pt/2018/09/17/l...ma-das-maiores-pontes-romanas-do-pais-1844058
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
O figo pingo de mel raríssimo? Onde?
Onde é que eu disse que o figo era raríssmo? :intrigante:Eu disse foi que era raro comê-los, porque não aparecem com frequência nos hiper e supermercados onde faço compras... e quando aparecem são tratados como pepitas de ouro... :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Temos agora a Feira Nacional do Fruto Seco, no final, do mes, onde se pode ver, e comprar muito bom figo seco, alguns até podes comprar directamente ao produtor.
O figo preto de Torres Novas, é o figo mais doce do mundo, com 30 de brix, ou seja o equivalente a 12 gramas de açucar(2 pacotes do café).
Luis, tu está ainda relativamente perto da zona de Torres Novas, o que faz com que estejas provavelmente vários locais, onde vendem figos.

Fica o convite para quem quiser aparecer por cá.


Mas eu gosto deles é mesmo frescos :) Embora também coma os secos pelas festas... mas não é a mesma coisa.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Eu tenho 2 figueiras pingo de mel da melhor qualidade. As sementes são tão pequenas que nem se sentem... :D Nos pretos os meus preferidos são os milheiros pretos.
Pois Torres Novas é a capital nacional dos figos, mas há figueiras de norte a sul do país.
Odeio-te...
Estou a brincar Luís, claro :lmao:;)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3