camrov8
Cumulonimbus
já deram muitas reportagens sobre esse assunto mas é tudo ignorado, nós temos de os levar ao matadouro com mil tramites, nem imaginam o que sofrem para serem considerados halal
já deram muitas reportagens sobre esse assunto mas é tudo ignorado, nós temos de os levar ao matadouro com mil tramites, nem imaginam o que sofrem para serem considerados halal
Estive esta manhã presente no dia aberto, e apresentação do projecto Go Figo, em Pedrógão, Torres Novas, foi uma excelente iniciativa e apresentação, que teve como "sala de aula", um figueiral tradicional e centenário, em que era conjugado a plantação de figueiras de figo preto de Torres Novas, pingo de mel, e entre elas oliveiras, era uma plantação que era muito utlizada antigamente, e que hoje em dia é cada vez mais raro de ver.
Fiquei também impressionado por ver figueiras em que eram precisas 2 pessoas, para abraçar o tronco.
Este ano com as chuvas mais tardias, a secagem natural do figo, não está a ser fácil, pois está a colheita está atrasada cerca de 1 mes em relação aos anos anteriores.
Estão envolvidos no projecto várias entidades com o INIAV, o Instituto Superior de Agrononia, a Camara Municipal de Torres Novas, e vários produtores a trabahar em conjunto, todos com o mesmo objectivo.
A Serra D'Aire estava presente como pano de fundo do figueiral,
![]()
Figo da variedade pingo mel, em diferentes estados de maturação.
![]()
Figo preto de Torres Novas, alguns ainda muito atrasados na sua maturação.
![]()
O figo pingo de mel raríssimo? Onde?O meu fruto favorito!E que raramente como agora... caríssimos e difíceis de encontrar...
![]()
O figo pingo de mel raríssimo? Onde?
O meu fruto favorito!E que raramente como agora... caríssimos e difíceis de encontrar...
![]()
Temos agora a Feira Nacional do Fruto Seco, no final, do mes, onde se pode pode muito bom figo seco, alguns até podes comprar directamente ao produtor.
O figo preto de Torres Novas, é o figo mais doce do mundo, com 30 de brix, ou seja o equivalente a 12 gramas de açucar(2 pacotes do café).
Luis, tu está ainda relativamente perto da zona de Torres Novas, o que faz com que estejas provavelmente vários locais, onde vendem figos.
Fica o convite para quem quiser aparecer por cá.
Eu tenho 2 figueiras pingo de mel da melhor qualidade. As sementes são tão pequenas que nem se sentem...Nos pretos os meus preferidos são os milheiros pretos.
Pois Torres Novas é a capital nacional dos figos, mas há figueiras de norte a sul do país.
Onde é que eu disse que o figo era raríssmo?O figo pingo de mel raríssimo? Onde?
Temos agora a Feira Nacional do Fruto Seco, no final, do mes, onde se pode ver, e comprar muito bom figo seco, alguns até podes comprar directamente ao produtor.
O figo preto de Torres Novas, é o figo mais doce do mundo, com 30 de brix, ou seja o equivalente a 12 gramas de açucar(2 pacotes do café).
Luis, tu está ainda relativamente perto da zona de Torres Novas, o que faz com que estejas provavelmente vários locais, onde vendem figos.
Fica o convite para quem quiser aparecer por cá.
Odeio-te...Eu tenho 2 figueiras pingo de mel da melhor qualidade. As sementes são tão pequenas que nem se sentem...Nos pretos os meus preferidos são os milheiros pretos.
Pois Torres Novas é a capital nacional dos figos, mas há figueiras de norte a sul do país.