Agricultura

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Pois é a partir desta altura, é quando começa o pico de trabalho na agricultura, ainda ontem estava a comentar isso, agora são 8 meses de trabalho contínuo.
Mas é mesmo assim que correr por gosto não cansa, e espero iniciar estar primavera com mais de 1000 árvores plantadas.
As batatas estão mesmo no ponto certo certo, já estão a pedir por terra.

Sem dúvida!Agora é esperar que o tempo ajude e seja um ano de boas colheitas. Mas
E batatas azuis/violetas nunca plantaste? Eu adoro as violet!

VEPOT25664_3.jpg

Por acaso nunca plantei, mas têm um aspeto muito vistoso. Por norma compro sempre Stemster em maior quantidade, e depois mais uma ou duas variedades. Se encontrar um saco de batata semente de 5kg ou 10kg dessas aí talvez compre para experimentar :)
 


Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Pois é a partir desta altura, é quando começa o pico de trabalho na agricultura, ainda ontem estava a comentar isso, agora são 8 meses de trabalho contínuo.
Mas é mesmo assim que correr por gosto não cansa, e espero iniciar estar primavera com mais de 1000 árvores plantadas.
As batatas estão mesmo no ponto certo certo, já estão a pedir por terra.

Sem dúvida, agora vou começar com batatas e repolhos, daqui a umas semanas cebolo e alfaces... em abril/maio pimentos, tomates... muito trabalho, mas é como dizes, quem corre por gosto não cansa. Agora é esperar que o tempo de ajude e daqui saiam excelentes colheitas. Boa sorte com as árvores :)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Estudo revela contaminação generalizada por glifosato no país
10h17


EXPRESSO

Em outubro, a contaminação por glifosato foi detetada em 100% das amostras de uma análise, revela a Plataforma Transgénicos Fora que pede medidas concretas ao Governo
https://expresso.pt/sociedade/2019-...ntaminacao-generalizada-por-glifosato-no-pais

Enfim, mais do mesmo, para mim não é nenhuma novidade.
Enquanto isso os nossos governantes andam a assobiar para o ar, á espera que o problema se resolva sozinho.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu não acho que é mais do mesmo, este estudo é importante mesmo para a tomada de decisões.

Sim, não digo que não seja um estudo importante, agora o que eu gostava é algo que se visse fora do papel, como alguma decisão tomada, que tarda em não sair da gaveta.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Depois disto têm de ser tomadas medidas...

Esta agora a ver a reportagem completa nas noticias da RTP1, e Portugal é de facto o país da União Europeia, com o solo mais contaminado por glifosato.
E mais de que adiantou a formação para aplicações de produtos fitofarmaceuticos, se os produtos á base de glifosato continuam-se a vender cada vez mais, independente de ser usado para uso profissional ou não, continuam muitas marcas de venda livre.
Um infeliz de um vizinho meu, ainda bem que estamos a mais de 300 metros de distancia, gastou mais de 6 litros de herbicida, em 2500 m2, onde normalmente na agricultura de grande escala e de grande precisão, aplica-se menos de 1 litro por hectare.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje dediquei a tarde para aprender mais sobre o solo, e toda a sua estruturação, passando pelo detalhe do rhizobium, até ao uso de sementes inocoladas e mocorrizas.
Com a visita a um campo piloto, onde se podia observar várias misturas de sementes para cobertura de solo, durante o inverno.
Aqui pode-se ver um faixa de terreno em pousio, com as margaças em plena floração.

33f9t79.jpg




Aqui pode-se ver uma fava, desde a semente, até aos seus 30 cm, o intuito final, foi para observar o seu rhizobium, e se está em perfeito desenvolvimento.
O rhizobium, são os pequenos nódulos que se podem observar nas suas raízes, onde se dá a fixação do azoto no solo.
Todas as minhas árovores de fruto tem em seu redor favas, para fertilizar o solo de forma "gratuita".

ef1hy.jpg