Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Junho 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Regras deste tópico:
->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Lisboa com índice ultravioleta extremo

Os distritos de Évora e Beja estão hoje sob aviso amarelo, devido às previsões do Instituto de Meteorologia (IM) que apontam para a existência de temperaturas elevadas, de cerca de 36º

O IM alerta ainda para o elevado índice de raios Ultra-Violeta (UV), que deverá atingir o nível Extremo, o mais alto de uma escala de cinco, em Lisboa.

No resto do país, o nível de UV será Muito Elevado, com excepção de Santa Cruz, que terá um valor baixo.

Nesse sentido, o IM adverte para a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar, devendo os cidadãos evitar a exposição ao sol.

Relativamente às temperaturas máximas previstas, Ponta Delgada deverá atingir os 21º, 24º no Porto, 25º no Funchal, 29º em Lisboa e 33º em Faro.

Lusa / SOL
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Faro também está em alerta amarelo e não só Beja e Évora.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Portugal com níveis de radiação ultra violeta muito altos

Portugal vai estar hoje sujeito a uma radiação ultra violeta (UV) muito elevada, principalmente nas Penhas Douradas, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM)

A radiação mais forte ocorrerá principalmente entre as 11h e as 16h em todo o território.

O distrito da Guarda é o que apresenta o valor mais elevado do país, com uma radiação ultra violeta extrema, pelo que o IM aconselha a «evitar o mais possível a exposição ao sol».

Os restantes distritos do país, à excepção de Angra do Heroísmo, nos Açores, estão com uma radiação UV muito alta.

O Instituto de Meteorologia aconselha que se utilize óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre o Baixo e o Extremo, passando pelo nível Moderado, Alto e Muito Alto.

A parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança.

Lusa / SOL
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Para a próxima semana avizinha-se o regresso do tempo fresco e de precipitação principalmente nas regiões do Norte e Centro com a entrada de ar polar marítimo associada a uma superfície frontal com origem numa depressão que passará a norte da Península Ibérica.

gfseuprec14475022527506.jpg


gfseut85014475143157517.jpg


gfseug50014475522207557.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Radiação ultravioleta muito elevada em todo o território
O território português vai estar hoje sujeito a uma radiação ultravioleta (UV) muito elevada, principalmente no Funchal, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM)

Ponta Delgada, nos Açores, é a única região de todo o país com uma radiação UV moderada.

A radiação mais forte ocorrerá entre as 12h e as 16h, em todo o território, à excepção das Penhas Douradas e Évora, em que o período mais intenso será entre as 11h e as 15h.

Nestes períodos, o IM aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar e recomenda que se evite a exposição das crianças ao sol.

O índice ultravioleta varia entre o baixo e o extremo, passando pelo nível moderado, alto e muito alto.

A parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, alerta o IM.

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje, em Portugal continental, céu pouco nublado ou limpo, com o vento a soprar fraco a moderado (inferior a 25 quilómetros por hora) de noroeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral oeste em especial durante a tarde.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 24º graus em Lisboa, 22º no Porto e 27º em Faro.

Para segunda-feira, o IM prevê uma pequena descida da temperatura máxima e céu pouco nublado, tornando-se muito nublado nas regiões Norte e Centro com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral a partir da tarde.

Para os Açores, Grupo Ocidental e Grupo Oriental, o IM prevê períodos de céu muito nublado com abertas, aumentando de nebulosidade, enquanto no Grupo Central o céu deverá apresentar-se muito nublado com abertas.

Na Madeira, o céu terá períodos de céu muito nublado, com possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes norte.

Lusa / SOL
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Situação interessante e de certa forma um pouco invulgar para a época.
Esperava mais uma cutoff tradicional para esta altura do ano, mas o mau tempo que afectará o continente a partir do final da tarde de hoje começará com uma clássica entrada de noroeste com ar frio de norte num cavado bem marcado nos níveis médios e altos, uma situação típica de há meses atrás e não do início do Verão.

cavado.gif



Ao fim do dia de hoje na extremidade do cavado dá-se algum estrangulamento em altura e devido à curva do Jet cava-se uma depressão reflectida na superfície no norte do país.

60865387.gif



A incursão de baixas temperaturas nos níveis baixos faz com que a instabilidade indicada pelo CAPE seja moderada, mas haverá contudo forte forçamento vertical quer associado à frente que se formará e atravessará o território na madrugada e manhã de quarta-feira, podendo ser forte a precipitação nalguns locais.

90034371.gif



Na 5ªfeira no rodopio do Jet uma segunda perturbação embutida originará provavelmente alguma linha de instabilidade associada à divergência em altura, e a possibilidade de instabilidade moderada se manter mesmo até sexta ou sábado.

79475864.gif





Previsão de precipitação até sábado


GFS




ECM





Posteriormente, para a próxima semana, já num prazo muito incerto para previsões, os modelos de referência GFS e ECMWF estão divergentes, curiosamente hoje inverteram os papeis. O ECM ontem previa a continuação do estrangulamento do Jet mantendo-se uma depressão em altura muitos dias próximo de Portugal evoluindo mesmo de leste (Espanha) para Oeste, num bloqueio difluente moderado (rex block) com altas pressões a norte/reino unido, o que poderia dar uns dias bastante animados de instabilidade, essa já tipicamente da época. Hoje o ECM desistiu disso, e o GFS é que aponta para esse cenário.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:)

Analise GFS/06z; ECMWF/00z

.....T+00h a T+24h....
Neste periodo teremos um cavado intenso a NW, deslocando-se para SE, com ciclogenese no bordo SE.
Com esta sinóptica espera-se uma advecção primária de ar maritimo quente, seguindo-se depois uma entrada de ar maritimo frio (PM), procedente de NW.
Com a aproximação do bordo divergente do cavado e da area de ciclogenese, rapidamente assistir-se-há á desestabilização da atmosfera, resultante de fenomenos de convergencia/frontogenese em superficie e divergencia em altura.

ESTOFEX:
... western Iberia ...

Weak to moderate instability builds up ahead of an approaching surface front coming onto western Iberia towards the evening hours. With moderate mid-level jet streak and deep-layer shear near 15-20m/s in place, a few organized severe storms could occur over Portugal. But rather limited threat and coverage preclude any threat levels attm. However, a marginally large hail and strong wind gusts threat exist with the strongest storms.


Neste periodo esperam-se condições atmosfericas por vezes com algum grau de severidade, com especial incidencia na precipitação e na intensidade do vento.
Os locais mais afectados são o norte e o centro.

.....T+24h a T+96h.....

Neste periodo a baixa em superficie afasta-se para NE, enquanto alguns embolsamentos/vortices, em altura, se aproximam e cruzam o territorio.
Neste periodo completa-se a entrada de ar frio em todos os niveis.
Esta sinóptica é favoravel a alguma actividade convectiva fraca a moderada, embora condicionada pela aproximação do bordo convergente em altura.
Não se esperam fenomenos de especial relevancia.

.....T+96h a T+144h.....
Como disse o Vince, neste periodo o cavado em altura desloca-se para E, com a ponta sul deflectida no sentido SW-NE, a area mais a sul do cavado tende a isolar-se numa ULL.
Espera-se a continuação da instabilidade, embora bastante condicionada pela predominancia da convergencia em altura.
As precipitações, logo desde o inicio deste periodo, tendem a desvanecer.
Neste periodo, tambem, as temperaturas, especialmente as maximas, e no interior, subirão.

Após as 144h/168h, os modelos tornam-se bastante indefenidos.
Ambos modelam um padrão de circulação bastante difuso, especialmente no que toca aos centros de pressão á superficie.
A tendencia predominante é a de um cavado na europa central/ULL no mediterraneo, com uma crista a W/NW, o que levaria a ventos do quadrante N e temperaturas dentro da média.


Ensemble "spaghetti":


Uploaded with ImageShack.us
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
ALERTAS ACTUALIZADOS:

ALERTA AMARELO: Vento e Trovoadas frequentes e dispersas:

Distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, AVeiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco,

ALERTA AMARELO: Trovoadas frequentes e dispersas

Leiria, Santarem, Lisboa e Portalegre
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Alerta Amarelo até às 19h do dia de amanhã (15 de Junho), devido ao vento, cujas rajadas podem atingir os 75 Km/h, para os distritos do Litoral, sendo eles:

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
ACTUALIZAÇÃO DE ALERTAS

ALERTA AMARELO nos ditritos de
Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, devido a rajadas na ordem dos 70km/h no litoral oeste e/ou terras altas
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
PREVISÃO NÃO OFICIAL: Portugal Continental (Análise sinóptica e tendência do estado do tempo)

15.06.2010_12h00.JPG
CopyRight@Wetter3.de
Carta de 500 hPa (5500 metros de altitude, aprox.) prevista para Terça-feira, 15 de Junho (12h00_UTC)

O isolamento em altitude de um núcleo de ar frio, traduzido num centro de baixas pressões à superfície terrestre, centrado próximo à Catalunha, conjugado pelo anticiclone dos Açores, que se estende em crista até ao Mar do Norte, estão a criar um elevado gradiente de pressão entre o Atlântico e o Mediterrâneo, o que se traduz pela intensidade do vento que tenderá a ser moderado a forte, com rajadas, particularmente nas regiões do litoral e das terras altas.
A existência de ar frio em altitude favorece o desenvolvimento de nebulosidade nas regiões do interior, particularmente durante as horas diurnas quando é maior o sobreaquecimento da superfície terrestre. Assim, existe alguma probabilidade para a ocorrência de aguaceiros/trovoadas nas regiões do interior.
As temperaturas do ar deverão manter-se nos próximos dias sem significativas alterações.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Previsão descritiva do IM (estado do tempo) para os dias 17, 18 e 19 de Junho:

Previsão para 5ª Feira, 17 de Junho de 2010

Céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado nas
regiões do interior durante a tarde, onde há condições
favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,
soprando moderado (25 a 35 km/h) de noroeste no litoral oeste
em especiaL durante a tarde.


Previsão para 6ª Feira, 18 de Junho de 2010


Céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado
em especial nas regiões do interior com ocorrência de
aguaceiros por vezes acompanhados de trovoada, mais prováveis
durante a tarde.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado a forte
(25 a 40 km/h) do quadrante oeste no litoral em especial a sul
do Cabo Carvoeiro e durante a tarde.
Pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior
Norte e Centro.
Pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral
Centro e Sul.

Previsão para Sábado, 19 de Junho de 2010

Céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado
durante a madrugada e manhã no litoral a sul do Cabo Mondego e
durante a tarde nas regiões do interior onde há condições
favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,
soprando moderado (25 a 35 km/h) de noroeste no litoral oeste
e de sudoeste no sotavento algarvio, em especial durante a tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal.


www.meteo.pt
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Raios UV muito elevados exigem cuidados extra
O Instituto de Meteoologia alertou hoje para a existência de índices Ultra-Violeta (UV) muito altos, que irão afectar nove distritos de Portugal continental e a Madeira

Bragança, Funchal e Penhas Douradas estarão hoje com índice UV de nível 10, enquanto que Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Sines, Viana do Castelo e Santa Cruz se irão manter no 9, ambos considerados níveis “muito altos” e que estão no quarto patamar de uma escala de cinco.

Assim, o IM recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar, alertando ainda para a importância de se evitar a exposição de crianças ao sol.

Para hoje, dia em que se inicia oficialmente o verão, o IM prevê sol em todo o país, com os termómetros a atingirem as temperaturas máximas de 22 graus Celsius em Ponta Delgada, 23º em Faro, 24º no Funchal, 25º no Porto e 26º em Lisboa.

Lusa/SOL
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Temperatura máxima com subida ligeira e índice UV muito alto
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje uma ligeira subida da temperatura máxima em Portugal e alerta para os altos índices Ultra-Violetas (UV) que irão afectar todo o território nacional

O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo em todo o país, com o vento a soprar fraco (inferior a 15 Km/h), que soprará moderado (20 a 30 Km/h) de noroeste durante a tarde, no litoral oeste e em especial a sul do Cabo Carvoeiro.

As previsões do IM apontam para que Évora registe a temperatura máxima mais elevada, com o termómetro a atingir os 34 graus Celsius, enquanto que Beja deverá chegar aos 33º.

Para Viseu e Castelo Branco prevê-se uma temperatura máxima de 32º, seguindo-se Braga com 31º, Lisboa com 30º, Coimbra e Bragança com 29º, Leiria com 28º, Porto com 27º, Faro com 26º e Funchal com 24º.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 1,5 a dois metros e com a temperatura entre os 14º e os 17º, enquanto que na costa sul as ondas de sudoeste atingirão um metro e 18º.

Lusa/SOL
 
Estado
Fechado para novas mensagens.