Análise Modelos e Alertas Oficiais - Dezembro 2009

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 30 Nov 2009 às 00:11.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Meteorologia: Descida da temperatura durante o fim-de-semana

    A chuva que hoje caiu em todo o país irá acalmar um pouco durante o fim-de-semana mas o frio parece ter vindo para ficar. No sábado, o Instituto de Meteorologia prevê, para Portugal Continental, céu pouco nublado ou limpo e uma descida da temperatura máxima. A norte e centro do país haverá formação de geada.

    No arquipélago dos Açores prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, e possibilidade de trovoadas. Já na Madeira poderão ocorrer alguns aguaceiros que passarão a períodos de chuva no final do dia.

    Temperaturas previstas para sábado:

    Porto: 10º (máxima) 1º (mínima)

    Lisboa: 10º (máxima) 6º (mínima)

    Faro: 13º (máxima) 11º (mínima)

    Ponta Delgada: 17º (máxima) 13º (mínima)

    Funchal: 21º (máxima) 17º (mínima)

    No domingo o tempo frio mantém-se mas com uma agravante já que haverá uma descida da temperatura mínima, em especial no Sul, interior Norte e Centro do país. Certas regiões poderão atingir temperaturas negativas como é o caso do Porto, Viana do Castelo, Braga, Guarda, Portalegre, Évora ou Beja.

    O céu pouco nublado ou limpo irá tornar-se muito nublado, gradualmente de sul para norte e do litoral para o interior, ao longo do dia.

    O Instituto de Meteorologia prevê também períodos de chuva a partir da tarde na Região Sul, estendendo-se progressivamente às restantes regiões e sendo temporariamente forte no Algarve ao fim do dia.

    Nos Açores mantêm-se os aguaceiros, que poderão ser fortes especialmente durante a madrugada e manhã, bem como a possibilidade de trovoadas. Para o arquipélago da Madeira, o Instituto de Meteorologia prevê condições favoráveis para ocorrência de trovoada.

    Temperaturas previstas para domingo:

    Porto: 8º (máxima) -1º (mínima)

    Lisboa: 8º (máxima) 1º (mínima)

    Faro: 10º (máxima) 4º (mínima)

    Ponta Delgada: 14º (máxima) 12º (mínima)

    Funchal: 20º (máxima) 17º (mínima)

    Nesta altura do ano, dadas as condições atmosféricas, em que se prevê mais frio e uma consequente maior utilização de sistemas de aquecimento, a população deve minimizar os riscos que muitas vezes lhes estão associados, alerta a Protecção Civil.

    SAPO
     
  2. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    Visto ter vindo hoje da Áustria (-9ºC), aguento-me muito bem só de sweat-shirt lá fora (4ºC). Aliás até parece quente para mim. É uma diferença de 15ºC.

    Volto a dizer, o litoral de Portugal nunca sofre nenhum rigor digno de nome, devido à influência do Atlântico. Mas que venha a neve no Domingo à noite! Espero pelo menos uma cota de 500 metros.

    Interessante a entrada polar marítima que está a vir de norte, das Ilhas Britânicas....

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Continente


    Frio hoje e parte do dia de amanhã conforme as regiões, ao que se seguirá um cenário muito idêntico ao da passada terça/quarta-feira, com uma entrada da frente por sul trazendo chuva a sul e neve a norte e centro em diferentes cotas, sendo que a chuva poderá ser mais generosa do que há de dias atrás. A precipitação chegará a sul de Lisboa pelas 18h e ao extremo norte do país pela meia noite, sendo que entrará nebulosidade mais cedo a preceder a precipitação.

    Carta MetOffice para meia noite de amanhã

    [​IMG]


    Evolução da nebulosidade, precipitação e temperatura aos 2 metros

    GFS/MeteoPT

    [​IMG]

    ECMWF/IM

    [​IMG]


    A nível de cotas, esta é a minha opinião das cotas nos momentos mais favoráveis, sendo que a neve passará a chuva na manhã nas cotas mais altas e tarde de segunda-feira no nordeste onde as cotas são mais baixas, podendo também haver formação de sleet ou chuva gelada pela madrugada e primeiras horas da manhã.

    [​IMG]



    Ilhas

    Continuação de alguma instabilidade neste padrão atlântico com ciglogeneses constantes com vento e possibilidade de chuvas e trovoadas, divergindo um pouco os modelos no afectar das ilhas mais directamente ou não

    [​IMG]

    [​IMG]








    Natal


    Afigura-se um natal (e véspera) de instabilidade, uma época em que muitos se fazem à estrada, mas de intensidade ainda incerta dadas as horas que ainda faltam.

    [​IMG]
     
  4. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,739
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    [​IMG]


    ...SW Iberia...

    Ahead of the approaching upper trough, warm and moist air with a few hundred J/kg CAPE is advected towards SW Iberia. Especially near the cold front which should pass the region on Monday morning, deep layer shear in order of 20 - 25 m/s and locally enhanced LLS is expected near the left exit of a 50 m/s upper jet streak that points at N Portugal. Some QG forcing may allow convection that is mostly elevated and may be accompanied by isolated severe gusts. A local maximum in the effective precipitable water over this region is forecast by GFS and heavy rainfall is likely to occur. If a storm can maintain a rotating updraught on its way to the coastline, an isolated tornado may be possible.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Tempo gelado em todo o país até terça-feira

    Frio, chuva e neve vão marcar a chegada oficial do Inverno, este domingo e segunda-feira. Faro é a única capital de distrito a chegar aos 10 graus de temperatura máxima, e a neve vai cair em todo o país em zonas de altitude superior a 300 metros

    O Inverno chega segunda-feira com chuva, frio e neve, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM) para os primeiros dias da nova estação, que são também de férias para muitas famílias.

    «Os primeiros dias de Inverno vão ser chuvosos», disse à agência Lusa Idália Mendonça, do IM, acrescentando que a previsão disponível neste momento vai até dia 27 de Dezembro (domingo).

    «De segunda-feira a domingo, o tempo é chuvoso em todo o território, uns dias mais do que outros, mas sempre com chuva», afirmou a meteorologista.

    Em relação à temperatura, segunda-feira (21) haverá uma pequena subida em relação a domingo porque o fim-de-semana «vai ser bastante frio», mas as temperaturas vão manter-se «relativamente baixas».

    Domingo ao fim do dia deverá começar a nevar acima dos 300 metros de altitude, o que vai prolongar-se durante a noite.

    Assim, o primeiro dia de Inverno promete neve a «altitudes bastante baixas» e ao longo do dia a quota de neve vai subindo para cerca de 600 metros.

    Terça-feira volta a nevar acima dos 600 metros ao final do dia, estando assegurada a neve na Serra da Estrela, um dos principais destinos turísticos nesta época do ano.

    As temperaturas mínimas de domingo serão negativas na maior parte do território. Para Beja, Santarém e Setúbal estão previstos zero graus de mínima, para Lisboa um grau e para Faro quatro graus, o que «também é uma temperatura muito baixa», referiu.

    Nas máximas, Faro chegará aos 10 graus, enquanto Lisboa, Porto, Beja e Santarém não deverão ultrapassar os oito graus.

    Lusa / SOL
     
  6. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    Eu gostava de acreditar, mas esta é uma entrada de oeste.
    A actual corrente de nordeste arrefeceu muito o tempo, e persistindo estas temperaturas deverá nevar muito nalgumas cotas mais médias.

    Até acho que possa cair alguma água-neve à cota 300-400 (quem sabe Braga e Viseu e próximo do Porto), mas rapidamente irá subir na segunda de manhã, devido ao ar quente e húmido associado.
    Se se mantiver frio, deverá nevar bem acima dos 600m.

    Acima dos 1000m parece garantida uma festa de neve para amanhã!
    Eu acho que com acumulações algo brutais.

    A julgar pelo satélite, a precipitação vai ser mais intenso no sul-centro e extremo mais norte.



     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Z13

    Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    3,025
    Local:
    Bragança - 690m
    Metade do país já está em alerta laranja....

    [​IMG]


    z z z z z z z z z z z z
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Atenção à próxima madrugada pois estão modeladas várias linhas de instabilidade que podem novamente provocar precipitação localmente intensa, associadas a valores relevantes de CAPE/LI e de vento forte nalguns locais.

    Se estas linhas coincidirem com zonas urbanas desordenadas podem eventualmente ser problemáticas. Já se sabe que a localização exacta destas linhas só na altura saberemos, mas isto é o que está modelado em diferentes modelos.

    Nos Açores o cenário também é de instabilidade.



    GFS/MeteoPT

    [​IMG]



    ECMWF/IM

    [​IMG] [​IMG]
    http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp


    ALADIN/IM

    [​IMG]
    http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp


    Vento GFS



    [​IMG] [​IMG]


    CAPE/LI GFS

    [​IMG]




    As análises, previsões ou alertas neste fórum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
     
  9. Fantkboy

    Fantkboy
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    9 Abr 2008
    Mensagens:
    483
    Local:
    Odivelas
    Entretanto a autoridade nacional de protecção civil prepara se para alerta Amarelo para todos os distritos a partir das 22 horas de hoje!

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #39 Fantkboy, 22 Dez 2009 às 21:01
    Última edição: 22 Dez 2009 às 21:04
  10. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    [​IMG]

     
  11. CMPunk

    CMPunk
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    17 Ago 2007
    Mensagens:
    388
    Local:
    Faro / Mata Lobos
    [​IMG]

     
  12. CMPunk

    CMPunk
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    17 Ago 2007
    Mensagens:
    388
    Local:
    Faro / Mata Lobos
    [​IMG]

     
  13. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Douro




    Tejo

     
  15. Brigantia

    Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2007
    Mensagens:
    2,198
    Local:
    Norte de Portugal
    © AEMET
     
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página