Análise Modelos e Alertas Oficiais - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Tyna

Cumulus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
133
Local
Livramento-Mafra
Alertas de cheias em Santarém, Torres Vedras e foz do Douro


Há várias zonas do país em risco de cheia. Já hoje, o distrito de Santarém activou o Plano de Especial de Emergência para Cheias no Tejo, perante o risco de inundações da região, que está em em alerta azul.
Em Torres Vedras a câmara está a alertar para o risco de cheias e, na Foz do Douro, o Centro de Previsão de Cheias garante que o leito do rio está acima da média.

A activação do plano de emergência em santarém deve-se ao aumento do caudal do rio por causa da chuva, que obrigou à realização de descargas das barragens da bacia hidrográfica do rio.

De acordo com informação do Governo Civil de Santarém, está prevista a continuação de chuva nos próximos dias pelo que, nas próximas horas, pode ocorrer um aumento de caudal do Tejo e dos seus afluentes.

Ao início da tarde, a estrada nacional 365 poderá poderá ser submersa na zona da Ponte do Alviela, no concelho de Santarém.

Durante a manhã de hoje, registam-se também alguns lençóis de água que apresentam perigo para a circulação, nomeadamente na estrada entre Benfica do Ribatejo, em Almeirim, e Salvaterra de Magos, e também na estrada entre Chamusca e Vale de Cavalos, informou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém (CDOS).

A Protecção Civil recomenda à população que retire animais, objectos agrícolas e outros bens das zonas normalmente inundáveis e que se mantenha informada sobre o evoluir da situação.

Em Torres Vedras, depois do vento, o concelho de Torres Vedras pode enfrentar o poder destruidor das cheias. Em declarações à TSF, Carlos Bernardes, vice-presidente da Câmara e responsável pela protecção civil, explicou que os rios Sizandro e Alcabrichel estão nos limites e aconselhou as pessoas a manterem-se atentas
Entretanto, mais a norte, o leito do rio Douro está «acima da média mas não há, até agora, risco de cheia», afirmou hoje à Lusa fonte do Centro de Previsão de Cheias (CPC).

Segundo referiu o CPC, a maré encontra-se a subir, estando a ser reduzido o caudal das barragens, mas a «situação está estável».

Diário Digital / Lusa
 


DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
O Instituto de Meteorologia actualizou os avisos, como tal entre as 22h de 29/12/2009 e as 6h de 30/12/2009 estarão estes locais em alerta amarelo devido a "Chuva temporariamente forte":




Atenção: A imagem não é do IM, fui eu que a fiz para mostrar a divisão entre os avisos, os distritos em amarelo e os distritos a verde.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
O Instituto de Meteorologia actualizou os alertas, como tal entre as 22h de 29/12/2009 e as 6h de 30/12/2009 estarão estes locais em alerta amarelo devido a "Chuva temporariamente forte":




Atenção: A imagem não é do IM, fui eu que a fiz para mostrar a divisão entre os alertas, os distritos em amarelo e os distritos a verde.

Já foi aqui várias vezes referido que os alertas são da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o IM emite avisos;)


Já que se fala de avisos, grande parte do Norte e Centro têm avisos laranjas por eventuais rajadas muito fortes.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.