Análise Modelos e Alertas Oficiais - Dezembro 2009

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 30 Nov 2009 às 00:11.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Tyna

    Tyna
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    78
    Local:
    Livramento-Mafra
    Alertas de cheias em Santarém, Torres Vedras e foz do Douro


    Há várias zonas do país em risco de cheia. Já hoje, o distrito de Santarém activou o Plano de Especial de Emergência para Cheias no Tejo, perante o risco de inundações da região, que está em em alerta azul.
    Em Torres Vedras a câmara está a alertar para o risco de cheias e, na Foz do Douro, o Centro de Previsão de Cheias garante que o leito do rio está acima da média.

    A activação do plano de emergência em santarém deve-se ao aumento do caudal do rio por causa da chuva, que obrigou à realização de descargas das barragens da bacia hidrográfica do rio.

    De acordo com informação do Governo Civil de Santarém, está prevista a continuação de chuva nos próximos dias pelo que, nas próximas horas, pode ocorrer um aumento de caudal do Tejo e dos seus afluentes.

    Ao início da tarde, a estrada nacional 365 poderá poderá ser submersa na zona da Ponte do Alviela, no concelho de Santarém.

    Durante a manhã de hoje, registam-se também alguns lençóis de água que apresentam perigo para a circulação, nomeadamente na estrada entre Benfica do Ribatejo, em Almeirim, e Salvaterra de Magos, e também na estrada entre Chamusca e Vale de Cavalos, informou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém (CDOS).

    A Protecção Civil recomenda à população que retire animais, objectos agrícolas e outros bens das zonas normalmente inundáveis e que se mantenha informada sobre o evoluir da situação.

    Em Torres Vedras, depois do vento, o concelho de Torres Vedras pode enfrentar o poder destruidor das cheias. Em declarações à TSF, Carlos Bernardes, vice-presidente da Câmara e responsável pela protecção civil, explicou que os rios Sizandro e Alcabrichel estão nos limites e aconselhou as pessoas a manterem-se atentas
    Entretanto, mais a norte, o leito do rio Douro está «acima da média mas não há, até agora, risco de cheia», afirmou hoje à Lusa fonte do Centro de Previsão de Cheias (CPC).

    Segundo referiu o CPC, a maré encontra-se a subir, estando a ser reduzido o caudal das barragens, mas a «situação está estável».

    Diário Digital / Lusa
     
  2. DRC

    DRC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    15 Set 2008
    Mensagens:
    1,601
    Local:
    Póvoa de Santa Iria // Sabugal
    O Instituto de Meteorologia actualizou os avisos, como tal entre as 22h de 29/12/2009 e as 6h de 30/12/2009 estarão estes locais em alerta amarelo devido a "Chuva temporariamente forte":

    [​IMG]


    Atenção: A imagem não é do IM, fui eu que a fiz para mostrar a divisão entre os avisos, os distritos em amarelo e os distritos a verde.
     
  3. Brigantia

    Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2007
    Mensagens:
    2,198
    Local:
    Norte de Portugal
    Já foi aqui várias vezes referido que os alertas são da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o IM emite avisos;)


    Já que se fala de avisos, grande parte do Norte e Centro têm avisos laranjas por eventuais rajadas muito fortes.
     
  4. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página