Análise Modelos e Alertas Oficiais - Fevereiro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por AnDré 1 Fev 2010 às 01:29.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Bem, desinteressante não serão os próximos dias para muitos. Para 2ªfeira mantém-se um cenário com o cavamento de uma depressão de Oeste. Se os timings que estão nas últimas saídas se mantiverem poderá nevar no interior norte e centro com cotas entre os 300 e 600 metros, e no centro-centro/norte penso que pode mesmo ser um evento mais significativo. Escusado será dizer que algumas coisas ainda podem mudar, embora já estejamos a uma distância confortável.


    Vento/Pressão e T2

    [​IMG]

    Se uma depressão naquela localização nunca é boa para neve a cotas baixas e litoral porque arrastará algum calor nos níveis médios, esse facto é compensado no interior norte e centro pelo frio acumulado nas primeiras horas da madrugada e manhã de Segunda-feira, daí a importância do timing referido, da chegada da precipitação. Além disso nos níveis altos há compensação com frio, com a ISO -20 aos 500hPa a estender-se até à Madeira, e claro, há toda uma inércia da atmosfera que agora é diferente da dos últimos meses, em que havia uma inércia quente e agora temos uma inércia fria como muito bem se viu nos últimos dias.


    T500, T850 e Precipitação
    [​IMG]


    Por exemplo, um perfil promissor para a região de Viseu:

    [​IMG]


    O ECMWF, não andará muito longe do GFS, talvez ligeiramente menos favorável.

    [​IMG]




    No restante país o cenário não é de neve mas temos uma depressão com um cavamento ainda de assinalar, que trará ventos e instabilidade, e precipitação localizada por vezes forte quando associada ao vento e a CAPE, sobretudo a sul na noite de Domingo e 2ªfeira. Os efeitos desta depressão vão manter-se até quarta-feira de forma repartida por todo o país, mas mais significativo na metade sul.

    Animação vento e pressão

    (clicar)
    [​IMG]

    Animação Precipitação
    (clicar)
    [​IMG]





    Para o final da próxima semana, desenha-se uma possível entrada marítima de norte/noroeste, a ver se anima um pouco as Serras do noroeste.
     
  2. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Frio polar no fim-de-semana e Carnaval molhado

     
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Viseu continua excelente nos perfis. É acordar muito cedinho amanhã.

    [​IMG]

    PRESS HGT(MSL) TEMP
    HPA M C


    941. 471. -0.2
    925. 612. -0.6
    900. 831. -1.5
    850. 1287. -1.1
    800. 1770. -1.5
    750. 2284. -3.0
    700. 2828. -5.5
    650. 3407. -8.5
    600. 4023. -12.2
    550. 4683. -16.8
     
  4. miguel

    miguel
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    4 Fev 2006
    Mensagens:
    13,487
    Local:
    Setúbal
    A partir do inicio da manha de segunda e durante as 24horas seguintes todo o interior Norte e Centro vai ter um grande nevão a cotas médias e altas (acima dos 600/700m)...outro destaque é a pressão atmosférica que se vai encontrar abaixo dos 1000hPa durante toda a semana só sexta deverá subir pouco acima dos 1000hpa o que é algo relevante e pouco habitual :) a pressão mínima no inicio da semana vai se encontrar entre os 980hPa e os 985hPa, o vento apenas vai ser mais forte ao final do dia de hoje Domingo e madrugada de Segunda em especial no Litoral Centro e Sul ...A chuva vai cair já a partir do final da tarde do hoje no Sul e depois Centro mais tarde, segunda vai se manter a chuva com trovoadas no Centro e em especial no Sul, terça será um dia de chuva e aguaceiros com vento moderado, Quarta melhora momentaneamente mas volta a se agravar o tempo a partir da madrugada de Quinta e dia de quinta com aguaceiros e trovoadas em especial no Sul, a partir de sexta melhorias com descida da temperatura até domingo, Domingo deverá chegar mais uma depressão com uma frente activa mais para o fim do dia que se vai estender a Segunda;) e por aqui me fico :p
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Frio: Protecção Civil alerta para queda de neve na segunda-feira e pede cuidado aos automobilistas
     
  6. Nuno Pimenta

    Nuno Pimenta
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Jan 2006
    Mensagens:
    1,328
    Local:
    Portalegre
    Alerta emitido às 20.43, pelo IM. Possibilidade de queda de neve a cima dos 400m. entre as 0h e as 12h de amanhã, para os distritos de PORTALEGRE, CASTELO BRANCO, GUARDA e VISEU.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,306
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Aqui fica o gráfico de temperaturas e precipitação para os próximos dias num ponto do Algarve. Carrossel de baixas pressões, muita água e mesmo a entrar em março, o GFS delira com novo bloqueio atlântico mandando-nos outro bicho de 980mb entrando de SO.

    [​IMG]

    [​IMG]

    Mais perto no tempo não sei como será o dia de domingo mas de certeza que em Aljezur vai ser espectacular. Se já anteontem as ribeiras inundaram toda a várzea e cortaram a EN120... Mas ainda estamos naquela fase em que o GFS põe e o Europeu tira...

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Várias estradas do país cortadas devido à queda de neve

     
  9. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,922
    Local:
    Oeiras / Portel
    E lá estão, de novo, os modelos a preverem para depois de amanhã um evento de muita chuva com temperaturas a rondar os 5ºC à superfície no Alentejo. Será de novo evento (pelo menos o 4º só este ano de 2010) de "quase".
    De qualquer modo os perfis estão bastante interessantes. Falha só a temperatura à superfície, demasiado alta, de resto humidade não muito alta quando a temperatura é posítiva e camadas saturadas a temperaturas negativas. O IM prevê cotas a rondar os 1 000m, eu acho que vão ser um pouco menores, aí pelos 700 m.

    PORTALEGRE:

    PORTEL

     
  10. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,115
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    as previsões apontam para uma ciclogenese a SW de sagres, com Pmin até 985-990hpa e movimento para NE.
    essa baixa afectará no pico da sua pujança o sul do pais e entrará em terra algures entre VRSA-cadiz já um pouco mais fraca.
    esperam-se ventos fortes, ondulação muito forte dados os padroes tipicos da costa sul e precipitaçoes intensas...
    no domingo e 2f proximas tanto o GFS como o ECMWF apostam numa forte depressão que traria mau tempo generalizado..condiçoes muito adversas a todos os niveis podendo mesmo ocorrer surpresas desagradaveis, dada a dinamica da baixa e as condiçoes favoraveis em que esta se encontra.
    possivelmente esse sistema fará landfall no norte do pais ou na galiza.
    outra ciclogenese parece vir associada ao sistema e poderá afectar portugal, de um modo intenso, a meio da prox semana..
     
  11. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,115
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    bem...a depressão de amanhã vai ser algo perigosa para os nossos colegas do sul...a ondulação, vento e precipitação intensa (mas pouco convectiva) vão ser um problema.

    domingo, ha outra ciclogenese violenta a W, esta afectará em plena pujança todo o territorio continental deixando ventos muito fortes, certamente a excederem os 100km.h de rajada e chuvas fortes e persistentes passando a aguaceiros instensos.
    o estado do mar tambem ostenta algumas preocupaçoes..
    a baixa é alimentada por ar muito quente e humido de sul com elevado theta-e e por ar frio maritimo vindo de N, colocando-se sobre aguas não muito frias, o ambiente energetico e as boas condiçoes do jet e da alta troposfera ( existe algum frio-gatilho nas redondezas da baixa) podem dar em alguma surpresa.
    para já os modelos colocam uma pluma de ar quente no centro, ate aos 500hpa, o que evidencia bem a forte dinamica vertical da baixa:unsure:
    chato seria a ocorrencia de uma intrusão estratosferica no quadrante sul, que destruiria a convecçao dada a subsidencia de ar seco...e muito mau mesmo era a ocorrencia de outro sting jet...:unsure:
    após 2f outras baixas/frentes continuarão a influenciar o estado do tempo, dando origem a um fluxo estavel de WSW...indiçios da regreçao da AO- e estabilização de uma NAO- manteem-se, o que significa mais umas semanas de chuva e amenidade.
    como disse, este ano o mau tempo só acaba para abril mas a epoca quente promete:thumbsup::p
     
  12. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,710
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    De acordo com os vários modelos e com a última run, puxando um pouco a previsão aqui para o Algarve e já para o dia de amanhã e inicio de Domingo, esse período será caracterizado por muito vento e precipitação intensa (provavelmente entre os 15mm e os 25mm acumulados nesse período).

    Aladin: (ainda não saiu a previsão para as primeiras horas de Domingo)
    [​IMG]

    ECWMF

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    GFS

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Claro que nas próximas runs poderão existir algumas alterações de pormenor (nomeadamente na localização exacta do centro das "gémeas" (como o Vince já apelidou:D), o que originará oscilações nas quantidades de precipitação acumulada! Ainda assim, será sempre um final de Sábado e um dia de Domingo com muita precipitação e vento, e com o estado do mar a merecer também destaque!

    Para o resto da semana, a tendência, de acordo com esta run, será de continuação da precipitação:
    [​IMG]
     
  13. godzila

    godzila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    2 Nov 2008
    Mensagens:
    539
    Local:
    Barragem de santa luzia -600m
    http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. NunoBrito

    NunoBrito
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    7 Abr 2008
    Mensagens:
    341
    Local:
    Parede - Cascais
    Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/madeira-tvi24-vento-ultimas/1140775-4071.html
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Knyght

    Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    2,032
    Local:
    Madeira - Funchal
    Bem pelos vistos desta vez o pessoal da protecção civil está mais cuidadoso, as vezes falar no local certo resulta. :hehe:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página