Análise Modelos e Alertas Oficiais - Fevereiro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por AnDré 1 Fev 2010 às 01:29.

  1. ferreira5

    ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Mar 2007
    Mensagens:
    1,898
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Alerta vermelho para a Madeira!!!
    Fonte : I.M
     
  2. Thomar

    Thomar
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Dez 2007
    Mensagens:
    1,974
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

    Aviso meteorologico do IM:
    – Alerta vermelho devido á quantidade de precipitação, para o arquipelago da Madeira.

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,929
    Local:
    Oeiras / Portel
    1. Quanto à possibilidade de neve em Bragança aquando da entrada da frente (antes podem haver alguns aguaceiros fracos de neve, mas insignificantes), aqui vão os perfis do GFS para as 3 e as 6 da manhã, com precipitação prevista de 4,8 e 9,6 mm, respectivamente. Desta vez terão precipitação de certeza, podem é não ter frio.

    03h

    06h

    A humidade muito alta em níveis baixos pode estragar tudo, mas há a possibilidade (50/50) de um bom nevão, mais de 10 cm, que derreterão ao início da manhã. Portanto, boa madrugada a todos os bragantinos.

    Noutras cidades, como na Guarda, apesar da maior altitude, já será mais complicado devido à sua localização mais a sul. Mesmo à meia-noite já será complicado.

    Atenção, que a Guarda fica a cerca de 1 000 m de altitude e este perfil vai até aos 500m, pelo que a T2m será muito inferior à do perfil. A localização da Guarda a norte da Serra da Estrela, poderá favorecê-la, mas sobre isso os locais poderão pronunciar-se com maior exactidão.

    2. Quanto à precipitação afectará todo o continente, constantemente, durante 48 horas, isto segundo o ECM, que é o melhor modelo a prever este parâmetro. As quantidades previstas poderão não ser exactamente as que irão ocorrer, mas a sua localização costuma ser muito bem modelada.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    3. A possibilidade de trovoadas está aí, maior que nas últimas ocorrências, desta vez não haverá frio à superfície pelo que é muito possível que elas possam aparecer, principalmente amanhã à tarde no centro e sul do país.
     
  4. miguel

    miguel
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    4 Fev 2006
    Mensagens:
    13,487
    Local:
    Setúbal
    Não é para alarmar mas tem alguns modelos a meter uma tendência para que no final da semana sexta e Sábado se possa formar uma depressão muito cavada perto de Portugal e o pior cenário é que essa depressão pode vir da madeira como coloca por exemplo o GFS e outros modelos com chuvadas muito fortes no final da semana.

    ACMWF
    [​IMG]

    UKMO
    [​IMG]

    Precipitação GFS:
    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,115
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    boas noites:)
    eu já nem me preocupo muito com a situação até 5f/6f..esperam-se "somente" periodos de chuva ou aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada, associados a linhas de instabilidade/frontogenese pertencentes aos nucleos depressionarios a NW do cabo finisterra e a WSW/SW do sudoeste irlandês, e que progridem de WSW para NE.
    tambem ondulação forte ou muito forte e ventos moderados a fortes, especialmente durante a passagem das supra-citadas linhas instaveis deverão ocorrer.
    no meio disto tudo, quem quiser uma pausa, que espere por 4f, quando haverá uma ligeira e efemera incursão da dorsal subtropical, essensialmente no centro e sul do territorio...
    "DISCUSSION

    ... Portugal and Spain ...

    The progressive weather pattern keeps going through the forecast as phased subtropical/polarfront jet resides over that area. Numerous disturbances, embedded in this westerly flow, cause enough lift for a prolonged period with showers/convection, as a moist, maritime air mass seeps in."


    O que me preocupa é, de facto, uma ciclogenese ( antecipada pelo ECMWF desde há 2 dias) e que o GFS tem vindo a aceitar, durante os dias de 6f-dom.
    escuso de me pronunciar acerca dos theta-e, CAPE, LI etc etc pois toda a gente sabe que uma depressão vinda da madeira cheinha de ar altamente energetico, embebida numa frente estacionaria ou WCB ( que só por si deve causar algumas chatiçes na 5f/6f no territorio) e que lhe forneçe um bom gradiente horizontal só pode dar em borrada....:unsure:
    de facto certos modelos assustam no poder que colocam no sistema..cavando-o abaixo de 970hpa!!!
    se de facto acontecer....cuidadinho, pois poderia até ser pior que o evento de ontem na madeira, assemelhando-se a novembro de 1997..

    PS- quando digo pior refiro-me as condiçoes atmosfericas mais adversas e não necessariamente ao facto de poderem ocorrer mais danos/mortes ;)
     
  6. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Chuva e ventos fortes em vários pontos do país

     
  7. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,115
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    boas.
    na minha opiniao o cenario mais lógico e mais provavel é uma fusão entre o GFS e o ECMWF.
    no seio do WCB ( que trará bstante chuva ao norte e centro na 5f-6f) a SW da madeira iniciar-se-há a ciclogenese, a baixa cruza o atlantico e faz landfall algures na costa ocidental portuguesa ou passa um pouco offshore, nesta fase já matura, depois prosegue para N/NE sobre o atlantico mantendo-se forte ou, em caso de landfall no territorio, enfraquece sobre a PI reintensificando-se sobre o golfo de biscaia antes de morrer na europa.
    apesar de tudo não se faz ideia do comportamento exato da baixa pelo que nem vale a pena imaginar as possiveis consequencias
    em principio os cenarios de um sistema fortissimo ate 950hpa e muito vasto sobre toda a area acores-madeira-PI ou a total anulação são irreais, o mais provavel é termos uma depressão nao muito vasta com caracteristicas tipicas de sistemas de latitude media ( eventualmente uma "warm seclusion" ou "K-low") com o comportamento supra-citado, mas cuja intensidade exata é ainda indeterminavel dado o ambiente muito instavel e com cracteristicas altamente dinamicas em que ela nasce.

    nas proximas horas, mantem-se a instabilidade dado o fluxo zonal de ar quente, humido e instavel, com linhas de instabilidade associadas á depressão muito cavada que passará a cerca de 350km NNW do cabo finisterra:
    SYNOPSIS

    A progressive weather pattern continues mostly over southern Europe, while the rest of Europe stays stable. At surface, weak surface fronts will be the focus for convective activity. The first over southern Adriatic and Aegean sea and the second over Iberian Peninsula. Overnight to Wednesday, deep surface low SW of UK slowly approaches western Europe and will be affecting France on Wednesday.

    http://www.estofex.org/
    amanhã, 4f, a depressão já terá passado a N da PI, esperando-se um desagravamento das condiçoes meteorologicas no continente.

    na 5f e 6f uma ciclogenese de origem na area dos açores move-se para NE passando nas proximidades da galiza penetrando no golfo de biscaia/frança na tarde de 6f, associada a esta baixa são esperados periodos de chuva e ventos moderados, devido ao tipo de frente ,estacionaria (WCB), espera-se que a precipitação seja persistente e maioritariamente nao-convectiva, no territorio continental;)

    finalmente, no sabado e domingo, espera-se outra ciclogenese embebida na frente e a SW da ilha da madeira, este sistema, que ja descrevi acima, ainda está pouco defenido e é notoria a instabilidade dos modelos a mais de 72h apesar de tudo é um sistema tendencialmente intenso, dada a interacção com duas massas de ar muito diferentes e a possibilidade de interacção com um "cold core" com expressao em superficie, a NW do sistema, para alem das boas condições na alta e media troposfera.
    este cold core é uma area em que há frio em altura pacivel de potenciar os movimentos convectivos, e caso interagisse directamente com a depressao poderia desencadear fenomenos de ciclogenese rapida.
    actualmente o GFS prevê uma intensificaçao da baixa de origem subtropical mas não coloca o cold core muito proximo desta, ainda assim esta proximo o suficiente para influencia-la um pouco.
    portanto algum evento de mau tempo mais ou menos intenso é provavel no continente.

    MADEIRA:
    (t+66h a t+96h)
    no caso do arquipelago da madeira espera-se alguma influencia da frente estacionaria, 6f, esperam-se algumas precipitações associadas a um fluxo quente de SW e a um natural efeito orografico, um cenario que não é compativel com precipitçaõ violenta como a que ocorreu no passado sabado, alias, o periodo de retorno para uma situação como aquela é bastante grande;)
    depois, sabado, a depressão passará a NW, ainda assim algum vento por vezes intenso do quadrante W é previsto tal como alguma precipitação em parte de origem convectiva.
    volto a referir que é muito dificil acontecer algo como da outra vez, mas há que ter em conta que ha fragilidades inerentes ao que se passou no passado sabado, logo devem-se tomar alguns cuidados...alias como sempre se deve:thumbsup:
    é de referir que a area mais activa de depressão a nivel de precipitação passará a 200km ou mais da ilha:)

    nesta fase, dadas as actuais circunstancias ( bastante instabilidade dos modelos) não faz sentido analizar a mais de 100h:thumbsup:
     
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Análise baseada nas saídas 00z do GFS e ECMWF

    Em relação à depressão do fim de semana ela vai-se mantendo, ontem na saída das 18z do GFS enfraqueceu, na saída das 00z regressou novamente atrás, mas de qualquer forma mais fraco do que tinha por exemplo nas saídas mais extremas de ontem 00z e 06z, em que por exemplo tinha 100km/h ou mais de vento modelado em Cascais para agora tem 89km/h, um exemplo apenas, isto em termos de pico para sábado 12z, que ainda está a 108 horas de distância, o que é bastante.

    Estou convencido que ainda há alguma margem para mudanças, até porque acho que os modelos não lidam bem com uma ciclogénese tão rápida em que tudo se passa em pouco mais de 24 horas e a esta distância prever os pormenores é um bocado de lotaria atmosférica.

    Mas como ambos os modelos de referência estão razoavelmente sintonizados, há que continuar a prestar a devida atenção, salvaguardando sempre as incertezas dada a distância.

    O ECMWF é ligeiramente mais fraco e tendo a confiar mais nele enquanto não baixarmos das 72 horas, de qualquer forma ele também tem a ciclogénese nada negligenciável.


    O ponto de partida de ambos ainda está a 90 e 96 horas, com a depressão a Oeste da Madeira a ser logo0 mais cavada no GFS cerca de 5hPa, e adiantada em relação ao GFS cerca de 6 horas nesta posição, mostrando alguma discordância neste aspecto, e qualquer discordância significa alguma incerteza.


    [​IMG]


    A progressão continua a fazer-se aparentemente no ECMWF com menos intensidade, ligeiramente menos cavada

    [​IMG]


    Posteriormente divergem no trajecto, com o GFS sobre o mar e o ECMWF a atravessar o norte do país

    [​IMG]



    Em relação à Madeira, onde qualquer água é mal vinda nesta altura, o GFS nalgumas saídas tem mantido com alguma regularidade o arquipélago à margem da mancha de precipitação mais intensa numa distância confortável, o ECM também, embora seja uma verdadeira tangente desconfortável. A estas horas de distância previsões de precipitação são irrelevantes, quer para um lado, quer para outro. E é importante referir que a mancha até pode coincidir e isso não significa que as coisas se repitam, o que aconteceu no sábado foi algo de muito excepcional, embora qualquer água como referi, não seja bem vinda com o cenário actual.

    [​IMG]




    Previsões a 100 horas estão sujeitas a largos erros nos modelos.
    Para previsões oficiais consulte sempre o Instituto de Meteorologia
     
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    O ECMWF foi mesmo atrás do GFS, quer na localização, quer no tempo, antes estava 6 horas atrasado em relação ao GFS e agora está sintonizado também aí.
    Curiosamente, apesar do cavamento de ambos, o ECM continua 5hPa acima do GFS (961 vs 966). São valores estranhos para serem modelados num global a esta latitude, e logo pelos dois em quase sintonia.

    [​IMG]

    Apesar do maior cavamento, o vento médio no GFS até diminuiu ligeiramente no litoral em relação à saída da meia noite devido a algum afastamento do centro da costa.


    Previsões a 96 horas estão sujeitas a largos erros nos modelos.
    Para previsões oficiais consulte sempre o Instituto de Meteorologia
     
  10. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,711
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Nesta nova run do GFS, em termos de vento para o continente, poderemos ter isto:shocking::

    [​IMG]

    [​IMG]

    Em termos de precipitação para a Madeira, poderá haver uma primeira vaga de maior intensidade, às 06Z de Sexta-Feira, e uma outra às 00Z de Sábado. Note-se que em ambos os casos, a maior quantidade de precipitação deverá passar a Norte da Madeira:

    [​IMG]

    [​IMG]

    O Vento na Madeira também poderá estar Muito Forte, às 06Z de Sábado:

    [​IMG]

    Uma situação para continuar a acompanhar!
     
  11. ACalado

    ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Fev 2006
    Mensagens:
    2,988
    Local:
    Covilhã 750m
    De facto tenho ate aqui tomado uma postura defensiva de observação ao que poderia ou não acontecer mas as coisas começam a desenhar-se e o que se desenha pode não ser muito agradável não em termos de precipitação mas sim em termos de ventos ora vejamos:


    Primeiramente na Madeira

    [​IMG]


    Continente

    [​IMG]


    Vento a 10m

    Vamos aguardar novas saídas calmamente e esperar que ANPC e o IM façam o seu trabalho portanto acho que não vale a pena andarem a pedir alertas, avisos ect pois eles saberão quando difundi-los ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Knyght

    Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    2,032
    Local:
    Madeira - Funchal
    Bem visto que passou de alerta amarelo para alerta vermelho quando já estava existindo destruição não serve de muito...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,929
    Local:
    Oeiras / Portel
    Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

    aqui:

    http://www.wunderground.com/blog/JeffMasters/show.html
     
  14. ACalado

    ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Fev 2006
    Mensagens:
    2,988
    Local:
    Covilhã 750m
    Compreendo perfeitamente o vosso ponto de vista, também sei que poderia ter sido feito mais e melhor como é óbvio e não critico a vossa indignação, geralmente é com erros que se aprende vamos ficar atentos ao desenrolar desta situação e ao comportamento do nosso IM e da nossa ANPC nesta situação.

    Voltando ao tópico

    [​IMG]

    Assustadora a carta de superfície que mostra o cavamento da depressão bastante incomum para as nossas latitudes ainda para mais tão perto da costa
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Nuno_1010

    Nuno_1010
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Dez 2009
    Mensagens:
    194
    Local:
    Atouguia da baleia-Peniche
    Alerta ANPC

    *********

    Situação meteorológica adversa - precipitação forte, vento forte e agitação marítima

    De 24 de Fevereiro às 20h00 até 25 de Fevereiro às 24h00(Distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra e Leiria)

    *********

    Situação meteorológica adversa - precipitação forte, vento forte e agitação marítima

    De 24 de Fevereiro às 20h00 até 25 de Fevereiro às 24h00 (Distritos de Lisboa, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja e Faro)
     
    #60 Nuno_1010, 24 Fev 2010 às 20:42
    Última edição: 25 Fev 2010 às 01:04

Partilhar esta Página