Aplicação de telemóvel e tablet em português.

• Thread starter Thread starter Toby
  • Data de início Data de início

Toby

Cumulonimbus
Registo
25 Mar 2011
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Há algum tempo que ando à procura de uma forma de desenvolver uma rede portuguesa.
Achei esta aplicação e o contacto com o programador foi muito rápido e construtivo.
Com a ajuda de @Anticiclone Açores esta aplicação está agora disponível em português.
Existem alguns erros (por favor, avisem-me).
No início esta aplicação era orientada para Netatmo, agora torna-se uma verdadeira aplicação meteorológica.
Para Iphone/Ipad :

Para a versão Android em 1 ou 2 dias, alguns problemas a resolver:

Quem não tiver um dispositivo compatível, é possível instalar esta aplicação (versão Android) num computador Window com um emulador. :)
Esta aplicação baseia-se na partilha, nenhuma estação vai estar nela sem a filiação do proprietário.
Actualmente pode adicionar as suas estações Davis, Weather Underground, Weatherflow, Netatmo e Synop/Metar.
Em breve, aqueles que têm múltiplas estações WU poderão adicioná-las (actualmente é apenas uma)
Em Janeiro estarão disponíveis as APIs Ecowitt, para que possa adicionar Ecowitt/Froggit.
As estações Barani (para informação é uma estação muito mais qualitativa do que uma Davis VP2) estão em estudo.
Outra função em estudo (uma função essencial para mim) é a visualização no mapa das estações da sua escolha.
Isto permite-lhe optimizar de acordo com os seus objectivos qualitativos.
Falta o radar nos Açores.
Outros projectos de extensão estão em estudo (Blitzortung, por exemplo)
O meu objectivo é adicionar estações IPMA!
É possível, mas os portugueses precisam de apoiar este pedido. Requer horas de programação, é fácil compreender que Vincent não vai trabalhar nas APIs IPMA para 2 ou 3 pessoas.
Uma aplicação centralizada é muito mais interessante do que ter de procurar na rede.

Aqui estão alguns screenshots, espero que este projecto o motive a participar.
Não precisa de ter uma estação para utilizar esta aplicação, por isso, por favor partilhe esta aplicação com os seus amigos e família para fazer crescer a parte portuguesa.

Boas festas para todos.

IMG-0298.jpg

IMG-0299.PNG

IMG-0301.PNG

IMG-0302.PNG

IMG-0303.PNG

Muitos Parabéns @Toby e @Anticiclone Açores! :thumbsup::1143:

Obrigado pelo vosso esforço e dedicação, vocês são um exemplo a seguir por todos nós!

Boas Festas!

Viva, @Toby!

O que queres dizer com «é fácil compreender que Vincent não vai trabalhar nas APIs IPMA para 2 ou 3 pessoas»?

O IPMA disponibiliza dados horários das suas estações através de uma API, em formato json. Seria muito difícil implementar isto?

-> https://api.ipma.pt/open-data/observation/meteorology/stations/observations.json

6Y4bppG.png

Bom dia,

A implementação de um ficheiro JSON não é difícil (fiz um exemplo rápido).
https://www.meteopt.com/forum/topic...o-e-de-alerta-meteorologico.10729/post-843409
O principal trabalho é armazenar os dados no servidor de Vincent, que se torna mais complicado quando as fontes vêm de vários locais para obter um quadro idêntico
Ver METAR: https://www.meteopt.com/forum/topico/medias-madeira.10739/post-843781
Não poder ter a história dos IPMAs não é muito interessante para mim.
Assim, Vincent não iniciará este trabalho se poucas pessoas alimentarem a base de dados portuguesa.
Por exemplo, vários de nós empurraram Vincent para trabalhar no Barani, e ele está a trabalhar nele.

Obrigado @Thomar

• Gosto
Reactions: StormRic
Bom dia,

A implementação de um ficheiro JSON não é difícil (fiz um exemplo rápido).
https://www.meteopt.com/forum/topic...o-e-de-alerta-meteorologico.10729/post-843409
O principal trabalho é armazenar os dados no servidor de Vincent, que se torna mais complicado quando as fontes vêm de vários locais para obter um quadro idêntico
Ver METAR: https://www.meteopt.com/forum/topico/medias-madeira.10739/post-843781
Não poder ter a história dos IPMAs não é muito interessante para mim.
Assim, Vincent não iniciará este trabalho se poucas pessoas alimentarem a base de dados portuguesa.
Por exemplo, vários de nós empurraram Vincent para trabalhar no Barani, e ele está a trabalhar nele.

Obrigado @Thomar

Percebi :)

Esperemos que a malta adira. Infelizmente muitos de nós, aqui no fórum, não têm estação meteorológica, mas seria muito bom que, aqueles que têm, aderissem ao projeto.

Naquilo que eu puder ajudar, é só dizer ;)

• Gosto
Reactions: StormRic e Toby
Percebi :)

Esperemos que a malta adira. Infelizmente muitos de nós, aqui no fórum, não têm estação meteorológica, mas seria muito bom que, aqueles que têm, aderissem ao projeto.

Naquilo que eu puder ajudar, é só dizer ;)
Bom dia,

Para ajudar: como se costuma dizer na Bélgica -> bater o prego e agitar o coco (humor). :)
Mais seriamente, há muitas estações Davis da protecção civil na WL, provavelmente com os meus erros portugueses nunca recebo respostas aos meus e-mails.
Esta aplicação coincide com o objectivo do projecto CLIMA.AML, portanto, se alguém tiver contactos com eles...
Quando a versão em português do Android estiver disponível, talvez destaque esta aplicação no banner com a quarta linha (twitter, .....) ?
Todas as iniciativas são boas de tomar.
Actualmente existem 2 Davis e 2 WU, 3 dos quais são meus (incluindo o do meu amigo Juan).
Penso que todos os ingredientes estão lá para obter uma boa ferramenta em português, não perfeita de certeza mas melhor do que a que existe.
Quando as API da Ecowitt estiverem disponíveis, com as pequenas sondas de temperatura que testei ( https://www.meteopt.com/forum/topico/teste-do-sensor-de-temperatura-ecowitt-froggit.10727/ )
alargará as possibilidades e as pessoas que não têm essa possibilidade ou o orçamento poderão trazer as suas pedras para o edifício. (GW1100+WH31= 55€envio e IVA incluído)
Especifico: não recebo qualquer comissão. :D
Tenha um bom fim de semana.

EDIT: se uma pessoa pode contactar: https://observar.ipma.pt/estacoes-meteorologicas/

2021-12-24_09-08-33.jpg

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Parece (de acordo com um italiano) que esta aplicação funciona na "Box Android" para TV. Mais estável do que os emuladores Window.
Cabe-lhe a si testá-lo, eu e as televisões não somos amigos.
Solução para aqueles que não têm um telemóvel compatível.

Boas,

Já estou a usar a app (Android) e a usar os dias de teste, mas já vejo algumas situações que acho que poderiam ser melhoradas.
No Mapa não dá para ver a precipitação acumulada ou outras referencias, só dá a temperatura e de cada vez que se procura uma localidade para dar a lista de estações perto e depois de entrar numa estação da lista, não dá para voltar à lista novamente, tem que se repetir o processo de pesquisa!

Em relação à quantidade de estações em Portugal, espero que aumente breve para então pagar o valor pedido e ter acesso à totalidade da app, pois com as que tem ainda não estou lá!
Parabéns pelo projeto!

• Gosto
Reactions: Zarb e Toby
Bom dia,

Transmitirei os vossos comentários a Vincent.
A versão 1.24 (português) em Android estará disponível após as férias.
Muitas novas funcionalidades estão planeadas.
Relativamente às estações portuguesas, sim, é bastante decepcionante ... Mais estações -> mais dados -> mais interesse -> mais desenvolvimento.
Esta aplicação não é perfeita, mas um pequeno grupo dá uma ajuda a Vincent para fazer crescer esta aplicação.
Por exemplo, notei um problema de acumulação de chuva em alguns Davis VP2 com WL IP (1ª geração) é o Davis APIV2 que está em falta.

• Gosto
Reactions: Gates e StormRic
Bom dia,

Transmitirei os vossos comentários a Vincent.
A versão 1.24 (português) em Android estará disponível após as férias.
Muitas novas funcionalidades estão planeadas.
Relativamente às estações portuguesas, sim, é bastante decepcionante ... Mais estações -> mais dados -> mais interesse -> mais desenvolvimento.
Esta aplicação não é perfeita, mas um pequeno grupo dá uma ajuda a Vincent para fazer crescer esta aplicação.
Por exemplo, notei um problema de acumulação de chuva em alguns Davis VP2 com WL IP (1ª geração) é o Davis APIV2 que está em falta.
Seria interessante que a localização e condições de instalação destas estações fossem monitorizadas (por foto, por exemplo). Porque a poder entrar qualquer uma, já temos o WU (por exemplo, também mostra várias estações em vários países africanos e não sei até que ponto são dados reais - algumas com dezenas de km de diferença mostravam diferenças de temperatura de mais de 20.º C). Em relação à qualidade dos dados na WU, não vejo a diferença para esta.
De qualquer modo já fiz o download.

• Gosto
Reactions: Gates e Toby