Aplicação de telemóvel e tablet em português.

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,


Há algum tempo que ando à procura de uma forma de desenvolver uma rede portuguesa.
Achei esta aplicação e o contacto com o programador foi muito rápido e construtivo.
Com a ajuda de @Anticiclone Açores esta aplicação está agora disponível em português.
Existem alguns erros (por favor, avisem-me).
No início esta aplicação era orientada para Netatmo, agora torna-se uma verdadeira aplicação meteorológica.
Para Iphone/Ipad :

Para a versão Android em 1 ou 2 dias, alguns problemas a resolver:

Quem não tiver um dispositivo compatível, é possível instalar esta aplicação (versão Android) num computador Window com um emulador. :)
Esta aplicação baseia-se na partilha, nenhuma estação vai estar nela sem a filiação do proprietário.
Actualmente pode adicionar as suas estações Davis, Weather Underground, Weatherflow, Netatmo e Synop/Metar.
Em breve, aqueles que têm múltiplas estações WU poderão adicioná-las (actualmente é apenas uma)
Em Janeiro estarão disponíveis as APIs Ecowitt, para que possa adicionar Ecowitt/Froggit.
As estações Barani (para informação é uma estação muito mais qualitativa do que uma Davis VP2) estão em estudo.
Outra função em estudo (uma função essencial para mim) é a visualização no mapa das estações da sua escolha.
Isto permite-lhe optimizar de acordo com os seus objectivos qualitativos.
Falta o radar nos Açores.
Outros projectos de extensão estão em estudo (Blitzortung, por exemplo)
O meu objectivo é adicionar estações IPMA!
É possível, mas os portugueses precisam de apoiar este pedido. Requer horas de programação, é fácil compreender que Vincent não vai trabalhar nas APIs IPMA para 2 ou 3 pessoas.
Uma aplicação centralizada é muito mais interessante do que ter de procurar na rede.

Aqui estão alguns screenshots, espero que este projecto o motive a participar.
Não precisa de ter uma estação para utilizar esta aplicação, por isso, por favor partilhe esta aplicação com os seus amigos e família para fazer crescer a parte portuguesa.

Boas festas para todos.

IMG-0298.jpg

IMG-0299.PNG

IMG-0301.PNG

IMG-0302.PNG

IMG-0303.PNG
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Muitos Parabéns @Toby e @Anticiclone Açores! :thumbsup::1143:


Obrigado pelo vosso esforço e dedicação, vocês são um exemplo a seguir por todos nós!

Boas Festas!
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Viva, @Toby!

O que queres dizer com «é fácil compreender que Vincent não vai trabalhar nas APIs IPMA para 2 ou 3 pessoas»?

O IPMA disponibiliza dados horários das suas estações através de uma API, em formato json. Seria muito difícil implementar isto?

-> https://api.ipma.pt/open-data/observation/meteorology/stations/observations.json

6Y4bppG.png

Bom dia,

A implementação de um ficheiro JSON não é difícil (fiz um exemplo rápido).
https://www.meteopt.com/forum/topic...o-e-de-alerta-meteorologico.10729/post-843409
O principal trabalho é armazenar os dados no servidor de Vincent, que se torna mais complicado quando as fontes vêm de vários locais para obter um quadro idêntico
Ver METAR: https://www.meteopt.com/forum/topico/medias-madeira.10739/post-843781
Não poder ter a história dos IPMAs não é muito interessante para mim.
Assim, Vincent não iniciará este trabalho se poucas pessoas alimentarem a base de dados portuguesa.
Por exemplo, vários de nós empurraram Vincent para trabalhar no Barani, e ele está a trabalhar nele.

Obrigado @Thomar
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Bom dia,

A implementação de um ficheiro JSON não é difícil (fiz um exemplo rápido).
https://www.meteopt.com/forum/topic...o-e-de-alerta-meteorologico.10729/post-843409
O principal trabalho é armazenar os dados no servidor de Vincent, que se torna mais complicado quando as fontes vêm de vários locais para obter um quadro idêntico
Ver METAR: https://www.meteopt.com/forum/topico/medias-madeira.10739/post-843781
Não poder ter a história dos IPMAs não é muito interessante para mim.
Assim, Vincent não iniciará este trabalho se poucas pessoas alimentarem a base de dados portuguesa.
Por exemplo, vários de nós empurraram Vincent para trabalhar no Barani, e ele está a trabalhar nele.

Obrigado @Thomar

Percebi :)

Esperemos que a malta adira. Infelizmente muitos de nós, aqui no fórum, não têm estação meteorológica, mas seria muito bom que, aqueles que têm, aderissem ao projeto.

Naquilo que eu puder ajudar, é só dizer ;)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Percebi :)

Esperemos que a malta adira. Infelizmente muitos de nós, aqui no fórum, não têm estação meteorológica, mas seria muito bom que, aqueles que têm, aderissem ao projeto.

Naquilo que eu puder ajudar, é só dizer ;)
Bom dia,

Para ajudar: como se costuma dizer na Bélgica -> bater o prego e agitar o coco (humor). :)
Mais seriamente, há muitas estações Davis da protecção civil na WL, provavelmente com os meus erros portugueses nunca recebo respostas aos meus e-mails.
Esta aplicação coincide com o objectivo do projecto CLIMA.AML, portanto, se alguém tiver contactos com eles...
Quando a versão em português do Android estiver disponível, talvez destaque esta aplicação no banner com a quarta linha (twitter, .....) ?
Todas as iniciativas são boas de tomar.
Actualmente existem 2 Davis e 2 WU, 3 dos quais são meus (incluindo o do meu amigo Juan).
Penso que todos os ingredientes estão lá para obter uma boa ferramenta em português, não perfeita de certeza mas melhor do que a que existe.
Quando as API da Ecowitt estiverem disponíveis, com as pequenas sondas de temperatura que testei ( https://www.meteopt.com/forum/topico/teste-do-sensor-de-temperatura-ecowitt-froggit.10727/ )
alargará as possibilidades e as pessoas que não têm essa possibilidade ou o orçamento poderão trazer as suas pedras para o edifício. (GW1100+WH31= 55€envio e IVA incluído)
Especifico: não recebo qualquer comissão. :D
Tenha um bom fim de semana.


EDIT: se uma pessoa pode contactar: https://observar.ipma.pt/estacoes-meteorologicas/


2021-12-24_09-08-33.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Parece (de acordo com um italiano) que esta aplicação funciona na "Box Android" para TV. Mais estável do que os emuladores Window.
Cabe-lhe a si testá-lo, eu e as televisões não somos amigos.
Solução para aqueles que não têm um telemóvel compatível.
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
798
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Boas,

Já estou a usar a app (Android) e a usar os dias de teste, mas já vejo algumas situações que acho que poderiam ser melhoradas.
No Mapa não dá para ver a precipitação acumulada ou outras referencias, só dá a temperatura e de cada vez que se procura uma localidade para dar a lista de estações perto e depois de entrar numa estação da lista, não dá para voltar à lista novamente, tem que se repetir o processo de pesquisa!

Em relação à quantidade de estações em Portugal, espero que aumente breve para então pagar o valor pedido e ter acesso à totalidade da app, pois com as que tem ainda não estou lá!
Parabéns pelo projeto!
 
  • Gosto
Reactions: Zarb e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Transmitirei os vossos comentários a Vincent.
A versão 1.24 (português) em Android estará disponível após as férias.
Muitas novas funcionalidades estão planeadas.
Relativamente às estações portuguesas, sim, é bastante decepcionante ... Mais estações -> mais dados -> mais interesse -> mais desenvolvimento.
Esta aplicação não é perfeita, mas um pequeno grupo dá uma ajuda a Vincent para fazer crescer esta aplicação.
Por exemplo, notei um problema de acumulação de chuva em alguns Davis VP2 com WL IP (1ª geração) é o Davis APIV2 que está em falta.
 
  • Gosto
Reactions: Gates e StormRic

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Bom dia,

Transmitirei os vossos comentários a Vincent.
A versão 1.24 (português) em Android estará disponível após as férias.
Muitas novas funcionalidades estão planeadas.
Relativamente às estações portuguesas, sim, é bastante decepcionante ... Mais estações -> mais dados -> mais interesse -> mais desenvolvimento.
Esta aplicação não é perfeita, mas um pequeno grupo dá uma ajuda a Vincent para fazer crescer esta aplicação.
Por exemplo, notei um problema de acumulação de chuva em alguns Davis VP2 com WL IP (1ª geração) é o Davis APIV2 que está em falta.
Seria interessante que a localização e condições de instalação destas estações fossem monitorizadas (por foto, por exemplo). Porque a poder entrar qualquer uma, já temos o WU (por exemplo, também mostra várias estações em vários países africanos e não sei até que ponto são dados reais - algumas com dezenas de km de diferença mostravam diferenças de temperatura de mais de 20.º C). Em relação à qualidade dos dados na WU, não vejo a diferença para esta.
De qualquer modo já fiz o download.
 
  • Gosto
Reactions: Gates e Toby