Apostas Temperatura máxima FDS 25/26 Junho

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Resultados do 1º round, de sábado
(Espero não me ter enganado em nada, sugiro que cada um compare as respectivas contas)

sabadou.gif



Notas:
* Só publico dos 20 primeiros, que é para a outra metade não desmoralizar, ainda falta o dia de hoje :)
* Na 1ª coluna aparecem os valores em "bruto", na última a que interessa, os valores já descontados com o "bónus". Por exemplo o Portin estaria em 1º lugar, mas foi dos últimos a submeter, não teve direito a qualquer bonificação, ou eu estaria em 3º, porque optei por esperar pelo Aladin de sábado sacrificando metade do bónus. Mas o objectivo era mesmo esse, penalizar quem acedesse a informação mais recente.
* Minho e ecobcg submeteram apenas 20/30 minutos depois dos fechos, não aproveitando os bónus do período desse fecho, e nem obtendo vantagens competitivas do período em que submeteram. Estive na duvida em abrir uma excepção incluindo-os no período anterior, mas decidi que é melhor não mudar as coisas a meio do jogo e ficar assim, para a próxima cria-se uma tolerância de meia hora ou assim.

O meu está certo, e eu até já tinha feito as contas por alto, e também achava que estava atrás do Dan e do Costa.

Serra do Pilar seguia às 10 da manhã com 29,9ºC, já há apostas de fora. Amareleja à mesma hora com 31,1ºC.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Porto e Lisboa deixaram ontem muita gente fora de jogo. Hoje devem ser Bragança e Castelo Branco. Palpita-me que teremos algumas trovoadas na parte da tarde a julgar pelo sat24.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em relação ao grupo de apostadores, o resultado de sábado foi no global manifestamente mau, esperava melhor. Mesmo os melhores de sábado erraram cerca de 1,7ºC em média, o que me parece bastamte para os melhores classificados numa competição deste género com apenas 10 estações. A ver se este Domingo a coisa melhora em termos de grupo e individualmente :D
Contribuiu para o desastre a grande amplitude dos erros de Monção, Porto e Anadia.
Salvaram-se Castelo Branco, Amareleja, Faro e Évora, onde o grupo esteve muito bem nas previsões, em termos médios.
Acho que um erro +-1ºC é excelente nestas experiências.


Médias e desvios do grupo (Sábado)

sabado.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A mim lixou-me Lisboa, exagerei bastante. O meu falhanço em Lisboa foi semelhante aos do Porto e de Monção, mas aí toda a gente errou, e fui o que esteve mais próximo no Anadia.

E não acho o resultado global mau, se tirarmos o Porto, onde até o meteorologista profissional do IM falhou por muito, e Monção e Anadia, que têm especificidades que escaparam a alguns, os erros são muito pequenos. Não esquecer que a maioria das previsões foi feita com 48 horas de antecedência, numa altura em que os modelos ainda divergiam um bocado.

Já agora, alguém guardou a previsão do IM para as 5 capitais de distrito que estão contempladas, para se comparar?
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Já agora, alguém guardou a previsão do IM para as 5 capitais de distrito que estão contempladas, para se comparar?

Por acaso estive a calcular os desvios com as previsões do IM (do próprio dia).
O IM não tem previsão para Amareleja pelo que considerei um desvio de 0,0ºC nesse caso.

Para os valores de Sábado dá um desvio total de 24,1. Pior que cerca de um terço dos apostadores.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Bom, o Norte e Lisboa tramou-me assim como Faro onde esperava mais uns 33ºC.:lol:. Amareleja foi mesmo em cheio :viva:, Castelo Branco com apenas 3 décimas de desvio, Évora 0.6ºC e Tomar 0.7ºC foram aquelas que ficaram dentro do intervalo razoável. Agora, Monção, Porto e Lisboa foram o descalabro total. :D
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
sendo uma REUMA não podemos afirmar que tiveram 40ºC no pinhão.

MeteoAlentejo, a RUEMA do Pinhão nunca poderá ser afectada por factores de urbanização como as RUEMAS de Lisboa ou Porto, já que fica localizada numa Quinta vitivinícola no Douro e os seus valores tem de ser de extrema rigorosidade, uma vez que são usados para a produção do vinho na região demarcada do Douro.

Localização da estação: http://maps.google.pt/maps?q=Pinhão...38,-7.849731&sspn=8.608953,19.753418&t=h&z=17


Médias e desvios do grupo (Sábado)

sabado.gif

Vince, Monção nos gráficos do IM não atinge os 40ºC. Aonde viste esse valor?
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Para já os resultados conferem com os meus, uma desgraça: 24.8 de desvio! :)

Como já tinha referido, substimei as temperaturas de monção (8.0), anadia (3.5) e porto (5.0), que só aqui dá 17.5, ou seja sem estas estações teria 7.3 de desvio!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esta zona do Vale do Douro, Pinhão, Pocinho, Barca de Alva, Vale do Sabor.. é um autêntico forno... :calor::calor: o calor é de loucos...já lá apanhei 40 graus e é horrivel...conta-se que antigamente os trabalhadores ferroviários assavam sardinhas na linha do comboio.

Como disse o Costa e bem, não há comparação possível entre uma REUMA urbana ( com muita influência dos edifícios ) e uma REUMA instalada em campo aberto numa quinta...

Segundo IM o Pinhão segue já com 38.1 ºc às 12 UTC...:calor::calor:

pinho.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Às 13h, Amareleja com 37,6ºC. Eu não costumo dar os meus dados de temperaturas, pois não os considero muito fiáveis. De qualquer modo tinha 39,2ºC às 13h, e agora tenho 41,1ºC. Ontem nunca tive mais de 40ºC.

O Porto já está a descer, portanto deverá ficar-se pelos 32 e qualquer coisa que tinha ao meio dia.

Monção 34,9ºC (-0,5ºC que ontem à mesma hora)
Bragança 33,8ºC
Porto 30ºC (igual a ontem, mas a máxima deverá rondar -5ºC que a de ontem)
Anadia 38,3ºC (+0,1ºC)
Castelo Branco 34,9ºC
Lisboa 30,7ºC (-1,7ºC)
Tomar 35,2ºC
Évora 34,6ºC
Amareleja 37,6ºC (+0,6ºC)
Faro 28,8ºC
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Esta zona do Vale do Douro, Pinhão, Pocinho, Barca de Alva, Vale do Sabor.. é um autêntico forno... :calor::calor: o calor é de loucos...já lá apanhei 40 graus e é horrivel...conta-se que antigamente os trabalhadores ferroviários assavam sardinhas na linha do comboio.

Acho que ficavam mais cozidas que assadas. Sim, ainda ontem lá passei às 19h45 e ainda estavam 38,5ºC, Vale do Sabor.

:D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Às 13h, Amareleja com 37,6ºC. Eu não costumo dar os meus dados de temperaturas, pois não os considero muito fiáveis. De qualquer modo tinha 39,2ºC às 13h, e agora tenho 41,1ºC. Ontem nunca tive mais de 40ºC.

O Porto já está a descer, portanto deverá ficar-se pelos 32 e qualquer coisa que tinha ao meio dia.

Monção 34,9ºC (-0,5ºC que ontem à mesma hora)
Bragança 33,8ºC
Porto 30ºC (igual a ontem, mas a máxima deverá rondar -5ºC que a de ontem)
Anadia 38,3ºC (+0,1ºC)
Castelo Branco 34,9ºC
Lisboa 30,7ºC (-1,7ºC)
Tomar 35,2ºC
Évora 34,6ºC
Amareleja 37,6ºC (+0,6ºC)
Faro 28,8ºC

Monção 38,1ºC (+0,1ºC que ontem à mesma hora)
Bragança 34,6ºC (+1,3ºC)
Porto 33,8ºC (Voltou a subir, -3,8ºC que a máxima de ontem)
Anadia 38,6ºC (+0,6ºC que a máxima horária de ontem)
Castelo Branco 35,7ºC (+0,4ºC)
Lisboa 32,9ºC (-0,7ºC)
Tomar 36,5ºC (-1,2ºC)
Évora 35,5ºC (-0,4ºC)
Amareleja 39,0ºC (+1,5ºC)
Faro 29,9ºC (-0,7ºC)

Pinhão lidera com 39,7ºC.