Aquecimento Global

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
The six authors of the commentary argue campaigns which emphasize variations on messages such as, "97% of climate scientists have concluded that human-caused climate change is happening," hold several serious drawbacks.

Firstly, the difficulties involved in statistically quantifying consensus and what is included in the climate science literature have generated intense disagreement. The messaging strategy has also promoted confusion over whether consensus extends to various impacts such as extreme weather events. Rather than ending conflict over the reality of human-caused climate change, these efforts have fueled further debate.

The final point discussed highlights how narrowly focusing on scientific consensus displaces debate over the wider issues posed by climate change, which involve many different, and often conflicting, policy options.

Campaigning on climate science consensus may backfire, warn scholars

E quando a democracia falha, a autocracia segue-se.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Estudo revela que temperatura da Terra pode aumentar até 4,9 graus neste século
O aquecimento do planeta em dois graus até final do século, uma meta que é referida como passível de evitar, pode mais do que duplicar, de acordo com uma investigação da Universidade de Washington hoje divulgada.

A comunidade internacional concordou, no chamado Acordo de Paris, combater o aquecimento global (limitando a emissão de gases com efeito de estufa) de forma a que esse aumento de temperatura não ultrapasse os 1,5 graus celsius (e não os 02 graus, que era a meta anterior).

No entanto, a investigação agora divulgada considera como muito provável que o planeta exceda essa meta. O estudo usa ferramentas estatísticas as quais indicam que há apenas 05% de probabilidades de a Terra aquecer apenas 02 graus ou menos até final do século. E a possibilidade de aquecer 1,5 graus ou menos é de 01%.

"A nossa análise mostra que o objectivo dos 02 graus é o melhor cenário", disse o autor principal do trabalho, Adrian Raftery, acrescentando que para isso era necessário um grande e sustentando esforço, em todas as frentes, nos próximos 80 anos.

Ao contrário, as projecções indicam 90% de hipóteses de que as temperaturas aumentem, neste século, entre 02 e 4,9 graus celsius.

"A nossa análise é compatível com estimativas anteriores, mas conclui que as projecções mais optimistas são improváveis de acontecer", disse Raftery, acrescentando que o planeta está mais perto "da margem" do que as pessoas pensam.

Os responsáveis pela investigação trabalharam sobre três cenários de emissões de gases com efeito de estufa e usaram projecções estatísticas sustentadas em 50 anos de dados de países de todo o mundo. E encontraram um valor médio de aquecimento de 3,2 graus até 2100, com 90% de hipóteses de que o aquecimento global seja neste século entre 02 e 4,9 graus.
http://www.jornaldenegocios.pt/econ...s-neste-seculo-?ref=HP_Destaquesduasnotícias3
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Ninguém sabe explicar muito bem o que está a acontecer na Antártida: os mistérios do gelo
01.08.2017
Três vezes maior do que a União Europeia, a Antártida é em muitos aspetos ainda uma incógnita. Ao contrário do que acontecia no Ártico, tem sempre havido um ligeiro aumento da extensão de gelo marinho. Até que 2016 veio e trouxe um facto alarmante, agravado pelo icebergue histórico que se soltou já este ano. “A redução drástica agora notada é anómala e pode significar o início do aquecimento da Antártida. Pode ser um sinal de que o gigante está a acordar. Mas isso só o saberemos daqui a uns anos” ...
http://expresso.sapo.pt/multimedia/...a-acontecer-na-Antartida-os-misterios-do-gelo

A notícia é extensa e contem muitos esquemas e um video...
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Vamos conseguir impedir o pior do aquecimento global?

Obviamente que nao.
Os fenómenos Trump tornar-se-ao mais comuns e passo a explicar.

Vou dar uns exemplos: fumar faz mal à saúde. Existe um consenso de 99% face a isto, embora no passado nao tenha sido assim.
No entanto, uma porcao significativa da sociedade - os fumadores - ignora este facto e prefere continuar a fumar.
(Perdoem-me os fumadores por este lembrete ;) )

Outro exemplo: pessoa X é diagnosticada com uma cárie dentária no dentista.
Quantos de nós vamos adiar a consulta até que a cárie se torne grande, quando o podiamos fazer mais precocemente?
Parece contra-intuitivo nao é?
Mas até eu faco isto!

Isto sao alguns exemplos para provar que o cerebro humano é especialista em enfiar a cabeca na areia e evitar lidar com pensamentos negativos.
Sejam coisas pequinhas como uma cárie dentária, sejam coisas potencialmente catástróficas, como uma guerra ou o aquecimento global.

Vai continuar tudo na mesma. Vao existir muitos carros eléctricos, mas isso só diminuirá uns 20% das emissóes, o resto continuará, e os processos de desertificacao e degelo já estao bem acelerados.

Eu aposto mais na adaptacao à futura catástrofe do que na prevencao.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Lucifer, a onda de calor que está a atingir 10 países da Europa e já matou duas pessoas
HÁ 2 HORAS
1
Dez países europeus estão em alerta vermelho. Esta sexta-feira a temperatura da zona sul e este da Europa podem ultrapassar os 40 graus. Duas pessoas morreram e várias foram levadas para o hospital.

Uma onda de calor que está, esta sexta-feira, a atingir as zonas sul e este do continente europeu provocou até ao momento duas mortes, uma na Roménia e outra na Polónia, noticia a agência Reuters. E há ainda notícias a dar conta de vários internamentos na sequência de insolações e outros problemas relacionados com o calor.

A Itália e os países dos Balcãs são os mais afetados pela onda de calor, apelidada de Lucifer. Mas o sul da Polónia também está a ser afetado. Na Albânia, cerca de 300 bombeiros estão a combater 75 incêndios. O país já pediu, inclusive, apoio de emergência à União Europeia.


No total, dez países foram colocados sob alerta vermelho pelo Meteoalarm, o serviço meteorológico europeu: Itália, Eslovénia, Hungria, Croácia, Polónia, Sérvia, Roménia, Montenegro, Bósnia e Albânia. Nas zonas afetadas, as temperaturas podem ser superiores a 40 graus.

http://observador.pt/2017/08/04/luc...-10-paises-da-europa-e-ja-matou-duas-pessoas/
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Desastres climáticos podem provocar a morte de 152.000 europeus por ano em 2100
Os desastres climáticos podem provocar 152.000 mortes na Europa por ano, entre 2071 e 2100, em vez das 3.000 anuais que se têm registado nas últimas décadas, segundo um estudo publicado este sábado.
img_817x460$2016_02_16_20_15_52_276554.jpg

Ricardo Almeida/Correio da Manhã

Lusa05 de agosto de 2017 às 16:54

Cientistas do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC em inglês) estimam que duas em cada três pessoas que residam na Europa em finais deste século serão afectadas por fenómenos de clima extremo, que afectarão todos os países do sul do continente, refere o estudo divulgado na revista The Lancet Planetary Health.

Nesta investigação são analisados os possíveis efeitos futuros dos sete desastres mais perigosos relacionados com o clima: ondas de calor, ondas de frio, incêndios florestais, secas, inundações e nevões.

"A alteração climática é uma das maiores ameaças contra a saúde humana do século XXI. O seu perigo para a sociedade está cada vez mais ligado aos desastres que dependem da meteorologia", afirmou Giovanni Forzieri, principal autor do trabalho.

"A não ser que o aquecimento global se reduza de maneira urgente e se tomem medidas adequadas, uns 350 milhões de europeus poderiam estar expostos a fenómenos climáticos extremos por ano em finais do século", sustentou o cientista.

Como parte da sua investigação, o grupo de Forzieri analisou os registos de 2.300 desastres climáticos ocorridos na Europa entre 1981 e 2010, com o objectivo de determinar a vulnerabilidade das populações.

Os cientistas cruzaram essa informação com as projecções sobre a evolução do clima nas próximas décadas para determinar o eventual impacto futuro dos desastres ambientais.

O estudo indica que as ondas de calor serão o fenómeno mais letal, que poderá causar até 99% das mortes. Este tipo de fenómenos extremos provocaram cerca de 2.700 mortes por ano nas últimas décadas, mas o número de mortos poderá ascender a 151.500 entre 2071 e 2100.

O estudo prevê, além disso, um aumento substancial das mortes por inundações em regiões costeiras, que passariam de provocar seis por ano no início do século XXI para 233 antes do século XXII.


Os incêndios, as inundações fluviais, as tempestades e as secas registam um avanço menor, em comparação com os fenómenos mais perigosos.

As ondas de frio poderão ser cada vez menos frequentes devido ao aquecimento global, embora este declive não venha a ser suficiente para compensar o aumento do perigo do resto dos fenómenos extremos, segundo os cientistas.

As ondas de calor e a seca irão afectar, principalmente, os países do sul da Europa, onde provavelmente todas as pessoas ver-se-ão afectadas por um desastre climático anualmente.


Nestes países, os investigadores calculam que em 2100 a meteorologia extrema irá causar cerca de 700 mortes por cada milhão de habitantes, por ano.

No norte da Europa, pelo contrário, apenas uma em cada três pessoas será afectada por este tipo de eventos, provocando três mortes por cada milhão de habitantes.
http://www.jornaldenegocios.pt/econ...-por-ano-em-2100?ref=HP_Destaquestrêsnotícias
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Que tristeza e raiva até, os EUA a retroceder em todos os níveis, parecem uma ditadura do séc 19...
Negar o aquecimento global é uma coisa mas se lerem este texto é absurdo, como é que é possível isto?!

INTERNACIONAL 8 de agosto 2017
Alterações climáticas fora do léxico oficial dos Estados Unidos
Departamento da Agricultura com ordens para substituir certos termos usados pelos cientistas
A administração norte-americana está a retirar as referências a alterações climatéricas do seu léxico. Logo após a sua eleição, o presidente dos EUA, Donald Trump mandou retirar dos sites oficiais do governo norte-americano os textos e secções sobre o o assunto. Agora são as comunicações governamentais oficiais que têm de alterar os temos usados.

Segundo uma notícia de ontem do “The Guardian”, aos funcionários do Departamento (ministério) da Agricultura foi dada uma lista com os termos que devem ser evitados pelos funcionários e aqueles pelos quais devem ser substituídos. “Alteração climática” deve ser substituída por “picos climáticos” (climate extremes), “adaptação às mudanças climáticas” deve ser trocada por “resiliência aos picos climáticos”.

A expressão “reduzir gases de efeito de estufa” deverá ser substituída por “acumulação de matéria orgânica no solo, aumentando a eficácia do uso de nutrientes”, enquanto “sequestro de carbono” é também descartado. Em seu lugar dever-se-á escrever “acumulação de matéria orgânica no solo”.

Nova linguagem O jornal britânico teve acesso a uma série de série de e-mails trocados entre o pessoal do Serviço de Conservação de Recursos Naturais. Num destes e-mails, com data de 16 de fevereiro, a diretora de saúde do solo, Bianca Moebius-Clune, refere que a nova linguagem deverá ser a utilizada pela equipa nos e-mails oficiais. “Não vamos mudar a comunicação, apenas a forma como falamos sobre” estes assuntos.

Mudança de perspetiva Num outro e-mail, enviado a funcionários seniores pouco depois de Trump ter assumido a presidência, o vice diretor do Serviço de Conservação dos Recursos Naturais escreveu: “Ficou claro que uma das prioridades da administração anterior não é consistente com a da administração recém-chegada. Nomeadamente, a prioridade das alterações climáticas”.

Jimmy Bramblett ordenou aos subordinados para alertarem as as suas equipas “para esta mudança de perspetiva no ramo executivo”.

Desde o início do seu mandato que Donald Trump, que contesta de forma repetida a veracidade da investigação sobre as alterações climáticas, tendo chegado mesmo a dizer que faz parte de um embuste por parte da China, tem alterado a política do país sobre o tema.

Depois de ter nomeado um cético das alterações climáticas, Sam Clovis, para vice-presidente da unidade de investigação científica do Departamento da Agricultura, o presidente norte-americano iniciou também a retirada do país do acordo climático de Paris – decisão que levou a protestos por parte dos seus principais parceiros e também a retiradas de apoio ao presidente norte-americano.

Entretanto, a administração Trump tem, igualmente, estado a retirar ou alterar os vários regulamentos destinados a reduzir os gases com efeito de estufa.

fonte: https://sol.sapo.pt/artigo/575414
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Lucifer, a onda de calor que está a atingir 10 países da Europa e já matou duas pessoas
...

No total, dez países foram colocados sob alerta vermelho pelo Meteoalarm, o serviço meteorológico europeu: Itália, Eslovénia, Hungria, Croácia, Polónia, Sérvia, Roménia, Montenegro, Bósnia e Albânia. Nas zonas afetadas, as temperaturas podem ser superiores a 40 graus.

Faltaría España (por las Islas Baleares) si AEMET hubiera hecho bien su trabajo :mad:
Récords absolutos de máximas, récords absolutos de mínimas, récords absolutos de sensaciones térmicas elevadas, muerte de ganado, pérdida de cosechas... y ni siquiera ha sido oficialmente una ola de calor para AEMET :facepalm:

Día 3. Máximo nivel de aviso naranja:
DGQReNhVYAQBXiB.jpg


Lo que ocurrió:

- Red AEMET:
DGUYlH-U0AA60JF.jpg

DGSmVU-UwAEZZYd.jpg


- Algunos datos más, de la Red Meteoclimatic principalmente


Dos ejemplos de récords absolutos de ese día:




Lamentable :dry:
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca