Aquecimento Global

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Minho 23 Set 2007 às 19:38.

  1. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,439
    Local:
    Bragança (675m)
    Qualquer pessoa que consulte dados climáticos das últimas décadas facilmente encontra as evidencias das alterações climáticas. Não pondo sequer em causa que existe uma forte contribuição humana para essas mudanças, os problemas começam quando se discute o que fazer a seguir. Assistimos a muita conversa, algumas propostas, mas muitas tão disparatadas que se forem aplicadas corremos o risco de não morrer da doença, mas da cura.

    Assistimos, também, o enorme aproveitamento político destes temas que em nada vai ajudar a resolver o problema, antes pelo contrário.

    O problema é real, mas não vejo ação efetiva na direção certa. E também não me parece aceitável que para resolver este grave problema tenhamos que regredir ao século XVII.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,896
    Local:
    Olhão (24 m)
    Agora, é que disseste uma grande verdade.

    Em Outubro de 1989, foi um mês genial no Algarve, 1º começou quente com uma máxima de 33.3ºC no dia 8 de Outubro e passados 5 dias, no dia 13 de Outubro regista 164 mm. Se isto fosse agora, aposto os 190 milhões do euromilhões que iriam aparecer mil e um especialistas a dizerem que isto é a consequência das alterações climáticas, mais certo do que ver um canguru amanhã na rua. :D


    Já agora, a Gronelândia era chamada de Terra Verde pelos Vikings e habitaram no Sul da Gronelãndia devido ao clima ameno e depois desertaram que o clima arrefeceu, agora está aquecer para depois ir arrefecer.

    É o clima da Terra com as suas oscilações, mas agora tudo o que ocorre seja furacão, tornado, cheia, secas existiu uns tempos em que a culpa era do El Nino, agora é das alterações climáticas e depois será de outra coisa qualquer. https://zap.aeiou.pt/vikings-gronelandia-terra-verde-239941

    Quantas espécies já desapareceram na Terra durante a sua vida? Quantas novas espécies apareceram?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    PaulusLx gostou disto.
  3. Aurélio Carvalho

    Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Out 2018
    Mensagens:
    669
    Local:
    Faro
    Qualquer pessoa com dois dedos de testa e conhecedor de meteorologia será capaz de perceber as alterações climáticas registadas nosso país e essas são bem mais claras na temperaturas no que na precipitação... Para já...
    Contudo desde 2000 temos registadas claras alterações ao nível da precipitacao no Inverno sobretudo na região sul do país.
    É isso tem sido por demais evidente.
    Agora.. Será que podemos falar de alteração climática??
    Claramente não porque uma análise mais cuidadosa mostra ciclos climáticos de cerca de 30 anos, ou seja, na minha opinião teremos que ter um intervalo de tempo mais alargado para se perceber se estamos realmente numa alteração climática ou num ciclo climático.
    Moderação sempre!!
     
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  4. PedroNTSantos

    PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2008
    Mensagens:
    414
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
    Aceitável não é certamente, até porque a "evolução está no ADN de todas as espécies" e, voluntariamente, o ser humano não regredirá um segundo quanto mais 3 ou 4 séculos. O que me assusta, como pai, é que a realidade nos venha a obrigar a uma regressão forçada num futuro não muito distante...

    Eu também não consigo ver uma direção para sairmos a bem deste problema que criámos, mas claro que há esperança...é expectável que a nossa inteligência, quem sabe conjugada com a artificial, nos permita, finalmente, dominar nas próximas décadas a fusão nuclear, ficando com uma fonte de energia inesgotável e sem os resíduos radioativos da fissão.

    E depois continua a haver assuntos que são tabu...e o crescimento exponencial da população humana no último século (e que continuará nas próximas décadas, provavelmente mais em África do que na Ásia) é algo que não sabemos/não queremos ou, pura e simplesmente, não conseguimos resolver, nem sequer discutir.
     
  5. dahon

    dahon
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    1 Mar 2009
    Mensagens:
    1,527
    Local:
    Viseu(530m)/Coimbra
    Vais-me desculpar mas isso é uma grande treta, já vi esse argumento nas redes sociais e alguém deu-se ao trabalho de refutar essa ideia por completo.
    Basicamente alguém em inglês dizia que o nome Greenland tinha sido dado pelos vikings quando lá chegaram porque era verde. Ora os vikings que descobriram a Gronelândia vieram da Islândia, que em inglês como sabes é Iceland, terra do gelo. Portanto se a Islândia já era a terra do gelo antes de descobrirem a Gronelândia algo não bate certo.
     
  6. PedroNTSantos

    PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2008
    Mensagens:
    414
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
    O que não se deve confundir é meteorologia ou eventos meteorológicos com o clima e padrões climáticos, nem confundir o que se passa numa região de um país minúsculo como Portugal com o que ocorre em continentes com a dimensão gigantesca da Antártida.

    Todas as pessoas têm direito à sua opinião mas não tratemos centenas de cientistas como se fossem um grupo de amadores, com a maturidade de crianças, fechados num gabinete, alhieos à realidade, e que inventam umas teorias com base numas pesquisas do Google!!
     
    luismeteo3, StormRic e dahon gostaram disto.
  7. Aurélio Carvalho

    Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Out 2018
    Mensagens:
    669
    Local:
    Faro
    Mas é por isso mesmo que eu digo isso. Nos que estamos em Portugal podemos analisar melhor os dados respeitantes ao nosso clima, e reflecte as mudanças ao nível do sudoeste da Europa. É com factos que se trabalha ao invés do passa palavra, e esses são inegáveis.
    Cada país ou cada região fale por si e quanto aos cientistas a maioria são isentos e trabalham ao nível global e temos que assumir que a interpolação de diferentes estudos estejam correctos, mas tb existem outros excessivamente alarmistas ou tendenciosos.
    Na meteorologia nas previsões sazonais passa se o mesmo..
     
  8. PedroNTSantos

    PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2008
    Mensagens:
    414
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]


    Agora, é que disseste uma grande verdade.

    Na realidade não, ainda que se por milagre as emissões de C02 terminassem agora as consequências iriam sentir-se durante décadas e décadas, em grande parte devido a todo o carbono absorvido pelos oceanos. O sistema oceano leva muito tempo a reagir, por ser monstruosamente gigante, mas esse processo é imparável e levará (provavelmente) milhões de anos para que esse excesso de carbono seja retirado do sistema.

    É o clima da Terra com as suas oscilações, mas agora tudo o que ocorre seja furacão, tornado, cheia, secas existiu uns tempos em que a culpa era do El Nino, agora é das alterações climáticas e depois será de outra coisa qualquer.


    Sim, é verdade, tens razão nesse ponto, há um jornalismo ao estilo "Correio da Manhã", que atribui cada pingo de chuva ou raio de sol, ao aquecimento do planeta. Isso é estúpido e irritante, mas se isso é o melhor argumento dos céticos para questionar o AG nem sequer vale a pena gastar mais um segundo para falar do assunto...

    Quantas espécies já desapareceram na Terra durante a sua vida? Quantas novas espécies apareceram?

    Sim, a uma distância temporal alargada, independentemente da vontade do ser humano e das suas ações, independentemente do AG e das suas consequências, este período de acalmia geológica acabará e terá consequências devastadoras, com a extinção de muitas espécies e o surgimento de outras.
    Mas isso, obviamente, também não prova que as alterações climáticas não sejam reais, nem tenham influência humana e, sobretudo, que não devamos fazer nada para mitigar os seus efeitos.
    Ou seja, é um bocadinho como dizeres que a prazo estamos todos condenados, como as trilobites ou os dinossauros no passado, e portanto não vale a pena fazermos nada, nem nos chatearmos com o assunto...

    Já agora, a Gronelândia era chamada de Terra Verde pelos Vikings e habitaram no Sul da Gronelãndia devido ao clima ameno e depois desertaram que o clima arrefeceu, agora está aquecer para depois ir arrefecer.

    Claro que é verdade que a Terra já foi bem mais quente e que a superfície do planeta ocupada por gelo foi bastante menor no passado. Mas isso foi muito antes dos Vikings e se tal acontecesse hoje, com a subida dos oceanos, gostaria de saber o que farias aos milhões e milhões de pessoas que vivem ao nível do mar...
     
    algarvio1980 gostou disto.
  9. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,379
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    A preocupação neste momento (e é o que efetivamente se desenrola) é a luta para desenvolver estratégias de, pelo menos, atenuar o AG. Como em todas as evidências científicas existe uma fase de descoberta e uma fase de reconhecimento e tomada de medidas. O discutir se há AG já só é uma perda de tempo. A existência de céticos existe nesta questão, na questão da vacinação, etc... O cepticismo nestas coisas é a negação de toda a ciência em função do Google, de páginas conspiracionistas e climatologia de quintal. Por isso já nem vale a pena contraargumentar porque são convicções pessoais que nunca irão desaparecer por pura teimosia, uma característica intrínseca do ser humano.
     
  10. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    3,081
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    parece que ou ninguém consegue ler o que escrevo ou não quer perceber. Penso que num forum como este os utilizadores já possuem alguns conhecimentos científicos que por vezes se tem de explicar.
    Pago uma jantarada a quem for ao meus post's e descobrir onde disse que a mudança climática não existe. E a ciência não esta livre de dogmas e fé cega, a ciência é viva deve ser questionada deve sempre posta em causa so assim evolui.
    Não é por nada que a teoria da relatividade continua a ser escrutinada e estudada apesar de todo o conhecimento que foi criado baseado nela .
    o que digo é que parte o que esta a acontecer é na sua maioria de origem natural com origem nos vários ciclos planetários e que estará a ser acelerada pela libertação do CO2 entre outros gases.
    deixo alguns como a inclinação axial e a alteração da excentricidade da orbita o ciclo Milankovitch. e abaixo vão alguns artigos


    https://www.sciencedaily.com/releases/2010/04/100406133707.htm
    http://theconversation.com/ice-ages...s-wobbly-orbit-but-when-is-the-next-one-70069
     
    Rui Teixeira gostou disto.
  11. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    17,957
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
  12. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,896
    Local:
    Olhão (24 m)
    Clima: Centenas acampam contra "colapso climático" na Almirante Reis em Lisboa

    https://24.sapo.pt/atualidade/artig...colapso-climatico-na-almirante-reis-em-lisboa

    É só gente iluminada, só gente que come ervas e outras coisas... :rolleyes:

    A pegada ecológica que mais adoro, é quando abro o contentor do lixo e vejo lá papelões, garrafas de vidro, garrafões de plástico, garrafas de plástico é o que mais adoro quando abro o contentor do lixo e não tivesse o ecoponto praticamente ao lado.
    Eu cá separo tudo, nunca deito nada no lixo que possa ser reciclado, quando tenho equipamento electrónico levo ao ecocentro que fica a 2 kms daqui, as pilhas deito no pilhão.

    Eu cá durmo muito bem descansado. :rolleyes:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    3,081
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    para provocar a revolução industrial foi em 1820 o glacial da serra nevada em Espanha desapareceu em 1913 os glaciares de Portugal já lá vão uns milénios foram os seres humanos os responsáveis
     
  14. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,379
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    ??????
     
  15. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,379
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Convenhamos que achar que a reciclagem por si só é o suficiente para travar o aquecimento global, não seria o suficiente para me provocar um sono tranquilo...

    Quanto ao que se passou em Lisboa, infelizmente muita gente continua a achar que a arruaça e a desordem servem para enaltecer pontos de vista. Infelizmente, como se vê, é uma arma descredibilizante.
     
    MSantos e "Charneca" Mundial gostaram disto.

Partilhar esta Página