Aquecimento Global

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
-> https://www.theguardian.com/austral...and-asks-australians-to-be-patient-over-fires

-> https://www.france24.com/en/2019122...vacation-during-deadly-bushfires-firefighters

Pelo contrário, um discurso dúbio para com as alterações climáticas também não serve de muito.

Comparando PMs, a conduta do Costa não foi grande coisa. Mas a do australiano não é melhor.

Não estou a comparar condutas, o problema do Costa e do PM australiano é igual ao de tantos outros líderes mundiais. Um discurso oco e incoerente que só promove a imbecibilidade que se discutia aqui.

Mas ter um PM que diz que Portugal é uma das principais vítimas do aquecimento global, que está preocupado com as futuras gerações, e ao mesmo tempo dizer que vai nascer um novo aeroporto em Lisboa dê por onde der porque precisamos de mais turistas...

image.jpg


É caso para dizer, o aquecimento global é grave mas tocar nos 25 mil milhões de receita turística é brincar com coisas sérias...

E neste lote incluo a população. Estranhamente apática e hipócrita. Recordo um caso em Setembro é que foram proibidas as festas com fogo de artificio no Norte do país por causa do risco de incêndio. Para proteger a floresta que é de todos. Em Lisboa o fogo não foi cancelado porque não há floresta para arder. Tudo argumentos muito válidos. Qual a posição dessas pessoas em relação ao novo aeroporto? Nem vê-los. "É preciso proteger a floresta de todos nós, mas não quero ter de esperar 2 horas numa fila de check-in". "É preciso proteger a floresta de todos nós, mas eu acabei de colocar 4 quartos para alojamento local." "É preciso proteger a floresta de todos nós mas eu quero voos a 9.99€ para a Cochichina". Hipocrisia suprema.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
o problema do Costa e do PM australiano é igual ao de tantos outros líderes mundiais. Um discurso oco e incoerente que só promove a imbecibilidade que se discutia aqui.

Inevitável quando a população conhece, em termos globais, o problema mas desconhece, mesmo em termos globais, os obstáculos à resolução.

O mesmo acontece em tantos outros tópicos (economia, política externa, ...)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Inevitável quando a população conhece, em termos globais, o problema mas desconhece, mesmo em termos globais, os obstáculos à resolução.

O mesmo acontece em tantos outros tópicos (economia, política externa, ...)

Claro!

Para travar o aquecimento global, e preciso esforcos similares aos feitos pela Europa e EUA durante a WWII.
Porque esses esforcos vao causar uma disrupcao gigante, que requer os Estados a forcarem, medidas nas populacoes, negocios e industrias.
Mas nao fazer isso, vai resultar numa disrupcao ainda maior.

Mas por mais que me custe dizer isto, em breve vamos comecar a ver o nascimento de ditaduras ambientalistas, porque a necessidade assim o vai ditar.
Ainda so vamos com 1.1C de aquecimento global. Imaginem como sera 2C ou 3C previstos para 2050.

A disrupcao tem ja sido enorme em muitos paises, principalmente aqueles que nao aparecem nas noticias: Filipinas, Indonesia, Mocambique, Bolivia, Siria, Iraque. Comeca agora a surgir disrupcao tambem em paises mais proximos do ocidente: Australia, Brasil... Em breve e gradualmente sera o futuro caso da China, India, EUA....
Cidades submergidas, falha das monsoes, evacuacoes massivas devido a incendios. E depois, as falhas na agricultura e na agua. Quando isso acontecer, podera causar o colapso da civilizacao. E sera tarde para agir, mesmo que se parem as emissoes.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Claro!

Para travar o aquecimento global, e preciso esforcos similares aos feitos pela Europa e EUA durante a WWII.
Porque esses esforcos vao causar uma disrupcao gigante, que requer os Estados a forcarem, medidas nas populacoes, negocios e industrias.
Mas nao fazer isso, vai resultar numa disrupcao ainda maior.

Mas por mais que me custe dizer isto, em breve vamos comecar a ver o nascimento de ditaduras ambientalistas, porque a necessidade assim o vai ditar.
Ainda so vamos com 1.1C de aquecimento global. Imaginem como sera 2C ou 3C previstos para 2050.

A disrupcao tem ja sido enorme em muitos paises, principalmente aqueles que nao aparecem nas noticias: Filipinas, Indonesia, Mocambique, Bolivia, Siria, Iraque. Comeca agora a surgir disrupcao tambem em paises mais proximos do ocidente: Australia, Brasil... Em breve e gradualmente sera o futuro caso da China, India, EUA....
Cidades submergidas, falha das monsoes, evacuacoes massivas devido a incendios. E depois, as falhas na agricultura e na agua. Quando isso acontecer, podera causar o colapso da civilizacao. E sera tarde para agir, mesmo que se parem as emissoes.
Infelizmente para mim já vamos tarde. Já não é possível reverter o aquecimento global, apenas tentar mitigar a situação e mesmo assim não sei... todas as emissões evitadas pelas energias verdes foram compensadas pelo crescimento económico global... vamos alegremente caminhar rapidamente para o precipício.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Há um problema fundamental que é o de pedir mudanças comportamentais relativas quando o planeta só vê emissões absolutas. As medidas para redução de emissões absolutas teriam que ser tomadas nos principais núcleos populacionais. E medidas absolutas são extremamente impopulares e não dão votos. Não deixa de ser irónico um francês que emite 6 toneladas de carbono por ano dizer a um brasileiro que emite 1 tonelada de carbono por ano que tem que fazer um esforço maior pelo ambiente.

Depois, ideologicamente apropriou-se de medidas sociais "pró-ambiente". Como a questão dos passes sociais em que o único reflexo neste momento é ter mais dinheiro na carteira. Não houve redução de tráfego rodoviário, não há mais pessoas a usar os transportes, há simplesmente pessoas a usar os transportes mais vezes. Como disse um conhecido meu de Lisboa que já usava transportes: "com o dinheiro que poupei no passe este ano vou fazer uma viagem a Itália". Portanto, a medida pró-ambiente resulta em mais 2 viagens de avião que não iriam ser feitas à partida.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Já tinha visto a notícia. Acho essa temperatura muito duvidosa. Todas as outras estações têm dificuldade em ultrapassar os 10ºC. Essa foi aos 19ºC?
Western Norway is experiencing a rare heatwave for early January, at a time when temperatures should normally be below freezing.

The highest temperature of 19C (66F) - more than 25C above the monthly average - was measured in the village of Sunndalsora.

This makes it Norway's warmest January day since records began.

While many were enjoying the warm weather, there are concerns that it is another example of climate change.

"It's a new record for warm weather here... People [have been] out in the streets in their T-shirts today," Yvonne Wold, mayor of the municipality of Rauma, who had taken a dip in the sea earlier in the day, told the BBC.

"A lot of people are usually skiing at this time. Not exactly much of that today," she added.

https://www.bbc.com/news/world-europe-50971446
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Study confirms climate change impacted Hurricane Florence's precipitation and size

Stony Brook University
" - A new modeling framework showed that Hurricane Florence produced more extreme rainfall and was spatially larger due to human-induced climate change.
- This new framework enables scientists to investigate the effect of climate change on individual extreme weather events in advance of their impact.
- The research illustrates that climate change and its major impact on extreme storms is not a projection for the future but is a reality now." From:
https://www.eurekalert.org/pub_releases/2020-01/sbu-scc010220.php
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Já tinha visto a notícia. Acho essa temperatura muito duvidosa. Todas as outras estações têm dificuldade em ultrapassar os 10ºC. Essa foi aos 19ºC?

Também conta.

The main cause for the record-breaking temperatures at this particular site was from a foehn wind," he says.

The area also held the December (18.3C) and February (18.9C) Norway maximum records.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Sim, efeito Fohen eleva as temperaturas. Mas caramba, só numa vila pequena é que isso acontece? Uma vila que bate todos os recordes dos meses mal exista uma subida de ar quente durante o Inverno na Noruega? Estranha e continuo a duvidar desses valores. Mas é possível claro.

Quanto mais densa for uma rede de estações, maior diversidade de observações haverá.

Da mesma maneira que em locais propícios a extremos de frio poderão haver novos recordes aquando de vagas de frio, o mesmo ocorre em dias de calor.

É por isso que é sempre importante manter uma perspetiva mais abrangente. E ela é esta:

4ZxkZ3F.png
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3