Aquecimento Global

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Minho 23 Set 2007 às 19:38.

  1. José M. Sousa

    José M. Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Mai 2008
    Mensagens:
    258
    Local:
    Lisboa
    Nesse caso, então sempre foi sujeito a um crivo. OK. De qualquer modo, parece ter sido um mau ou fraco artigo. Os do RealClimate já o tinham rebatido muito antes da recente publicação de uma resposta formal em artigo assinado por 17(!) cientistas. Mas o mais importante não é que o artigo esteja correcto ou errado. O meu ponto é que não podemos julgar a partir de qualquer publicação que aparece mencionada na NET, sem a investigar minimamente. Há inúmeros charlatães a escrever coisas pretensamente sob a égide de instituições que nunca existiram!
     
  2. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,923
    Local:
    Sintra
    És um senhor cheio de certezas. E já vi que a suposição é usada em larga escala.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,274
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    belem, com todo o respeito não é assim que se esgrimem argumentos. Um pouco de calma é necessário nestas discussões. O que tenho aprendido neste tópico tem sido proporcional à quantidade de alfinetadas que se vai mandando! Faz-me por vezes lembrar a zona de comentários do Jornal Record, quando se fala em apito dourado, em que uns falam dos corruptos e outros da secretaria e aproveitam cada instante e todo e qualquer comentário para disparar!

    Isto não é propriamente em relação a ti ao Sr X, ao Zé Y, Barnabé, etc... Digo no geral e porque acho que é importante para a saúde aqui do sítio!

    Um abraço a todos!
     
  4. Pico

    Pico
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Jun 2008
    Mensagens:
    45
    Local:
    Açores
    A termos de curto prazo sim podemos considerar o efeito estufa como responsavel pela alteração da amplitude térmica, e pelos vistos estamos a de um cenário para daqui a 50\100 anos, não é assim tanto tempo comparado com os períodos de precessão da Terra....
     
  5. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    O efeito de estufa sempre existiu e sempre existirá, aliás, se não fosse ele não estariamos cá, na minha opnião ele só se torna mais fraco ou forte consoante a actividade solar em questão, pois são os oceanos e o sol que controlam grande parte do clima, daqui a 100 ou 200 anos o efeito de estufa terá a mesma dinâmica que tem hoje.
     
  6. Pico

    Pico
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Jun 2008
    Mensagens:
    45
    Local:
    Açores
    Deves querer ensinar a missa ao papa...
    Se o AG se torna mais forte a Terra aquece mais e logo temos problemas... se nós estamos a mandar um gas que contrubui para o efeito estufa tamos a tornar este efeito mais forte logo tamos a aquecer o planeta, logo tamos a causar problemas, logo somos responsaveis
     
  7. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    O problema é que nós para conseguirmos igualar as fontes naturais teriamos que nos esforçar muito mas muito mais do que aquilo que estamos a fazer. Aliás até seria bom nós conseguirmos aquecer o planeta já que veem aí o arrefecimento, já imaginas-te os Suecos a poderem praticar agricultura e a vender para os países que necessitassem seria optimo para eles, o problema é que não é isso que está a acontecer, neste momento estamos a arrefecer e o CO2 está a diminuir na atmosferia.
     
  8. Pico

    Pico
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Jun 2008
    Mensagens:
    45
    Local:
    Açores
    Onde estão as fontes de onde tiras-te a ideia de que o planeta está a arrefecer e de que o CO2 está a diminuir...
    Ora muito bem dizes " para conseguirmos igualar as fontes naturais teríamos que nos esforçar muito mas muito mais do que aquilo que estamos a fazer" mas lembre-se de que o planeta alcançou o seu equilíbrio com estas fontes naturais e assim possibilitou a vida neste planeta. Agora se começarmos a injectar CO2 no planeta já estamos a agravar a situação... ora muito provavelmente vens com o argumento das ppm como qualquer céptico, mas basta ter alguma noção de física quântica para perceberes que mesmo algumas ppm de um gás podem absorver bastante radiação.
    Na sua situação dos Suecos andarem a plantar cacau lá em cima, só te digo uma coisa... ficávamos sem o vinho alentejano... o que preferes?
    Pensem um bocado quando falam do AG não disparem com argumentos absurdos que são facilmente derrubados
     
  9. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    As fontes, estão aqui no forum, já li por aqui.

    Quanto ao equilibrio do planeta...bem, eu acho que o equilibrio é impossivel de conseguir, pois basta entrar em erupção um vulcão e o equilibrio fica todo desregulado, para além de que o clima depois se consegue muito bem moldar, o clima está sempre em mutação, não é pela nossa poluição que as coisas vão mudar, Marte só tem gelo e pó no entanto continua a ter estações do ano.

    O problema neste momento prende-se com uma simples coisa, é que as pessoas tem a mania de misturar clima poluição e meteorologia quando não se podem misturar tais coisas, o clima é uma coisa (autónomo) a meteorologia é aquilo que temos todos os dias e a poluição é algo totalmente em separado, pois só por haver 3 ou 4 vagas de calor andamos a culpar o mexilhão que anda a emitir gases de efeitos de estufa para a atmosfera, no entanto as grandes insdustrias se pagarem bem podem lançar o que quiserem, sendo assim há aqui algo que não está muito bem.

    Temos de combater a poluição e não o degelo...não misturem tais coisas.
     
  10. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,076
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Mário, não esquecer de referir que o efeito de estufa é essencial para a vida do planeta, na sua justa medida. Mas não creio que ele varie consoante a actividade solar! Porquê?! O efeito de estufa, temos de imaginá-lo não como uma temperatura média global, mas sim como um acréscimo da temperatura o qual sem este a temperatura média global seria outra! Isto sem depender do Sol, claro! Digamos que num periodo de actividade solar alta ou baixa, o efeito de estufa é o mesmo (digamos que 10ºC acima da temperatura média global numa atmosfera com mmmuito pouco CO2, não tenho agora o número preciso), mas vi num documentário, chamavam-lhe ao planeta "Bola de Neve".

    Se o CO2 depende da actividade solar (esquecendo outros gases de estufa como o vapor de água e o metano), então tal é devido ao efeito desta na fotossíntese e provavelmente na maior propagação dos incendios.

    Colocando o Homem à margem do efeito de estufa, diria que a %CO2 na composição atmosférica dependerá essencialmente da vida na Terra:

    - Seres-vivos que produzem CO2
    - Sedimentação de depósitos de carbono (carbonatos, carvão, petróleo)

    Sendo os depósitos de carbonatos oriundos da sedimentação de conchas, bibalves e outros seres marinhos, tudo entrará num ciclo geológico, terminando por ser expelido pelos vulcões!

    Todos sabemos que numa fase inicial, a atmosfera era rica em CO2, e os seres vivos existentes foram contribuindo com O2 na atmosfera, seguindo-se uma fase evolutiva profunda (seres multicelulares) que começaram a produzir novamente o CO2. E vivemos nessa era, em que os vulcões são um agente importantissimo na regulação do clima. Vulcanismo, movimento dos continentes, seres vivos e Homem (actualmente) contribuem todos para a regulação do CO2, e por consequência, o efeito estufa.


    Preocupa-me bastante o cenário em que as temperaturas globais continuarão a subir, em especial, se este aumento for maior nas zonas onde ocorre o Perma-Frost (terra permanentemente gelada)! E porquê? Bem, vi num documentário que se desenrolava na Sibéria, 2 cientistas furavam gelo, acendiam 1 isqueiro e saia do buraco uma chama de metro de altura durante uns 15segundos, metano!!

    Existem quantidades enormes de metano nos lagos gelados e um pouco por toda esta terra (perma-frost), mas nos lagos, é possível visualizar as enormes bolhas de metano sob a superfície! Se as temperaturas nestas zonas subirem demasiado, todo este metano se irá libertar e garanto-vos que são muitas toneladas, muitas mesmo!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. J.S.

    J.S.
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    26 Nov 2005
    Mensagens:
    395
    Local:
    Middelburg, Holanda

    Ever looked at chloorfluorcarbons which destroy the ozon layer. We are not talking about parts per million, but about parts per trillion...with devastating effects to the ozon layer.

    Anyway: science is clear and not desputed by anybody when it comes to the greenhouse theory. Some people cannot believe it, which is fine. And some people believe in things that have never ever been proven (like religious things) which is fine also> But it as with religions, it is difficult to discuss what is right or wrong on the bases of what we believe. It is when we are talking about science facts. And the scientific facts are very clear. I 'will repeat them once more:

    CO2 is a greenhouse gas, which direct and indirect effects lead to a temperature rise between 2- 4K when a doubling of CO2 is reached (together with its buddies, like methane). A best estimate of 3 K.
     
  12. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    será possivel q o derretimento dos gelos permanentes aumente a capacidade de retenção de co2 por parte dos mares ?ou até a subida da temperatura aumente a area de florestas boreais tornando areas geladas do sul da gronelandia islandia siberia do norte e ilhas articas em belas florestas de coniferas?...e aquelas q ja existem? poderam morrer nao?? sim mas serao substituidas por florestas de carvalhos ou outras especies de climas temperados mais quentes.
    e os desertos vao aumentar nao é? sim mas tambem a precipitação provocada por um aumento da evaporaçao vai aumentar e as areas intertropicais estender-se hao para os polos.
    eu acho q devemos parar com a poluiçao pois é ela q nos faz mal a todos mas tambem acho q para fazer com que as pessoas sejam mais poupadas e diminuam a poluição nao é preciso dizer q o mundo vai acabar e fritar...é um exagero!!!!
    os recifes vao morrer nao é?? sim mas renascerão em areas com aguas mais frescas como no mediterraneo açores madeira portugal, etc e o mesmo acontecerá com outras especies que ou se adaptam ou mudam-se sem q necessariamente se extingam como os peixes tropicais ou até os ursos polares q poderao passar a viver na gronelandia.
    tudo tem a sua parte boa e má por exemplo se o clima de portugal aquecer porque nao plantar figueiras do inferno em vez de pessegueiros? ou bananeiras ou outras especies quaisquer afinal nos propios e a economia tb teem de se adaptar e a adaptaçao nao é necessariamente má a menos q pensem q tudo o q dá trabalho nao vale a pena sendo assim passaremos a comer carne crua?
    no fundo nao sabemos nada sobre o AG vejam previam q a CG ia abrandar..abrandou? sim mas tambem a corrente do labrador aqueceu e no fundo vai tudo dar ao mesmo
    eu tambem quero acabar com a poluição afina é ela q faz mal a todos mas acho q para sensibilizar as pessoas n é preciso aterrorizalas e dizer q o mundo vai fritar..q exagero!!!!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Pico

    Pico
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Jun 2008
    Mensagens:
    45
    Local:
    Açores
    Dizes isso porque vives na latitude 40º... e se por acaso tivesses pelos 20º que dirias, as coisas ai iam ficar um bocadinho feias, não achas, se o planeta com as imensas condiçoes de vida está sobrepopulado imagina tirando mais uns km^2 com mais deserto....
     
  14. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    nao...vivo a 38.6 mais ou menos ...
    se o problema é a sobpopulação porquê nao diminuir a natalidade...mas isso ja aconteceu nao foi???entao é só esperar q todas as pessoas idosas q temos a mais morram......ja tens a resposta?
    bem claro q nao devemos pensar assim mas acho lógico e necessario a implementação de medidas de planeamento familiar e de manter a taxa de natalidade porpocional á de mortalidade mas.... isso é dificil pq dá trabalho....:unsure:
    e mais com menos gelo ha mais terra para onde podemos imigrar:lmao::lmao:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    Preocupa-me bastante o cenário em que as temperaturas globais continuarão a subir, em especial, se este aumento for maior nas zonas onde ocorre o Perma-Frost (terra permanentemente gelada)! E porquê? Bem, vi num documentário que se desenrolava na Sibéria, 2 cientistas furavam gelo, acendiam 1 isqueiro e saia do buraco uma chama de metro de altura durante uns 15segundos, metano!!

    Existem quantidades enormes de metano nos lagos gelados e um pouco por toda esta terra (perma-frost), mas nos lagos, é possível visualizar as enormes bolhas de metano sob a superfície! Se as temperaturas nestas zonas subirem demasiado, todo este metano se irá libertar e garanto-vos que são muitas toneladas, muitas mesmo![/QUOTE]

    q belas reservas de gas natural porque é que ainda nao fazem lá perfurações para o recolher????????se é assim tanto valia a pena....
    se houver libertação deste CH4 a terra com certeza regenerar-se á como aconteceu no passado...ela já esta a aguentar tao bem o q lhe tao a fazer...e já e muito.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página