Aquecimento Global

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Minho 23 Set 2007 às 19:38.

  1. José M. Sousa

    José M. Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Mai 2008
    Mensagens:
    258
    Local:
    Lisboa
    Essas reservas são chamadas clatratos, neste caso hidratos de metano. E já existem experiências para tentar a sua exploração comercial, infelizmente, dados os enormes riscos envolvidos. Se porventura houver uma grande libertação de metano, a Terra regenerar-se-à , mas muito provavelmente sem a espécie humana!

    Tenho a impressão que há em muitos raciocínios aquilo a que os psicólogos designam por "Wishful thinking"
     
  2. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,923
    Local:
    Sintra
    Mas quem tem tido aqui muita calma até tenho sido eu.
    Porque simplesmente não respondi à letra.;)
    Os factos têm sido apresentados por vários forunistas e curiosamente ou talvez não, muitos disseram aquilo que eu queria dizer. Daí não vi grande necessidade em estar a dizer o mesmo novamente.
    Portanto se prestarem atenção percebem que há muitos aspectos a melhorar em vários trabalhos, pois estamos sempre a aprender. Eu vou publicar um trabalho ( que entretanto já foi aprovado) e entretanto vou ter que publicar outro, pois a informação do primeiro é insuficiente ( mas isto faz parte pois não quero que haja concorrência a estragar-me o esforço com cópias...). Imagina, isto aconteceu em 5 meses!! :lmao:
    Em relação ao clima: jamais poderia basear-me somente em emissões de CO2 para concluir seja o que for, porque existem muitos outros factores que influenciam a temperatura, inclusive alguns, vão além do planeta Terra... Curiosamente ontem vi um documentário da National Geographic sobre a questão do aquecimento e dizem que para haver as catástrofes aqui assinaladas por algumas pessoas, seria necessária uma subida de 4 a 6ºc, o que disseram peremptoriamente que seria praticamente ou quase impossível.
    De salientar que aqui há mais gente licenciada e que nem sequer faz menção à sua formação e contudo têm apresentado um discurso prudente e bastante sério em relação ao tema.
    Outros nem por isso e naturalmente que houve uma reacção.;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. José M. Sousa

    José M. Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Mai 2008
    Mensagens:
    258
    Local:
    Lisboa
    Dou por concluída a minha participação neste fórum. Sinceramente, estou-me nas tintas para o AG. Teremos o que merecemos, basicamente!
     
  4. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    desistir nao costuma ser um bom caminho;)
    tudo merece respeito e consideração.....a historia de termos o q merecemos já é um CD riscado.
    boas :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    O problema neste momento já não se prende tanto com os estarmos a aquecer ou arrefecer, prende-se sim com a pluralidade dos factos do dia-a-dia, ocorrem todos os dias factos tanto quentes como frios, mas praticamente só se fala do calor e censura-se o frio, já para não falar que os modelos estão apenas preparados para lidar com o calor a longo prazo, pois na sua base de programação a variação natural do frio está ocultada.

    O tempo da politica da terra queimada já lá vai, há que por os dogmas de parte de investigar o verdadeiro papel do clima e os seus mecanismos, e não parar no tempo e de investigar só porque se sabe que vamos aquecer ou arrefecer, porque neste momento aquilo que se vê parece isso mesmo, pois parece que está tudo há espera do fim dos tempos com +5ºC ou +6ºC ou -5ºC ou -6ºC.

    Eu não estou a querer impor nada a niguém, acredite quem quiser, mas neste momento por aquilo que tenho lido e pelos factos que todos os dias veêm a publico acredito mais no arrefecimento que no aquecimento, não só pelos factos de hoje em dia como pelo passado a ultima glaciação ocorreu há mais de 18.000 anos é normal que estejamos perto de uma nova, o estado natural do nosso planeta é gelado, já que conta com dois motores de frio e 1 de calor, mas não é só o passado que justifica a próxima glaciação, os cientistas afirmam que poderemos estar a entrar numa área do universo onde o "pó" é mais abundante do que aquilo que era até agora, e isso bloqueará a luz do sol, o próprio Anthimio de Azevedo afirma que o eixo da terra em relação ao sol se poderá alterar o que causará verões mais quentes e invernos mais frios, já para não falar da corrente do golfo, já essa está envolvida em muita conspiração por esclarecer, uns dizem que os efeitos já se estão a sentir, outros ainda, dizem que só a partir de 2010/2012.

    Agora, quanto ao calor em que é que nos apoiamos ?? no aumento do CO2 e pouco mais, culpa-se o CO2 de tudo, se de facto se for para a frente com a ideia de tentar reter CO2 no solo isso criará imensos problemas pois assim é que iremos certamente acarretar consequências bem mais gravosas, pois o nosso planeta tem sempre uma maneira de dar a volta por cima, pois tal como o Paulo H disse o efeito de estufa permite "sustentar" algum calor cá dentro sem que ele fuja para o espaço, logo sem CO2 era impossivel a vida.

    A ideia do CO2 aquecer o planeta até ao extremo na minha sincera opnião é totalmente absurda já que assim fosse os oceanos evaporariam e acabariam por absorver o CO2 em excesso, retê-lo e por fim voltar a libertá-lo. Claro que o para muitos cientistas isto provavelmente vai virar Venús onde a atmosfera é composta maioritariamente por CO2 e onde o chumbo se funde á superficie.

    Neste momento estamos perante alterações climaticas, isso ninguém tem duvidas, mas o clima sempre mudou e sempre mudará, usá-lo como fantoche é algo muito mau pois permite mandar-se as culpas para cima dele de muitos males do mundo quando a culpa é das próprias pessoas, que estão em áreas de risco e depois não querem sofrer as consequências isso vê-se todos os dias claramente em qualquer jornal, agora, quanto mais formos neste planeta e quanto mais área do mundo ocuparmos mais sujeitos vamos estar ás alterações do clima, pois se já no passado eramos poucos sofriamos com isso no futuro certamente ainda será bem pior, o Kilimanjaro não está a ficar sem neve, simplesmente aquela área está a ficar mais seca e a neve já não abunda tanto como abundava no passado este é um mero exemplo de entre muitos.

    Esperemos pelos factos futuros para ver como as coisas evoluem, poderão ser quentes ou frias, isso ninguém sabe mas certamente serão frias :cold: :p
     
  6. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Então José M. Sousa, ninguém está contra ti, simplesmente na ciência tem que haver pluralidade, e está bastante claro que a culpa não é tua, os argumentos que apresentas vêem muito mais de cima, se acreditas no aquecimento e apresentas argumentos para tal nós respeitamos perfeitamente, pois afinal estamos em democracia, cada um é livre de pensar livremente e dar opniões.
     
  7. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,923
    Local:
    Sintra
    Concordo a 100%. ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Popelina

    Popelina
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    7 Out 2008
    Mensagens:
    11
    Local:
    lisboa
    Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

    Bom dia a todos,

    Desculpem a ingenuidade, mas o aquecimento global não é algo de reconhecido pela comunidade cientifica:p? Como se explicam o aumento de fenómenos extremos?

    www.de-grau.blogspot.com
     
  9. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora
    Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional



    Bem, Popelina eu não quero fazer papel do Diabo mas ao escreveres que um o aumento de fenómonos extremos estar ligado, e ser uma das causas do aquecimento global não é muito cientificamente correcto.
    O que é correcto e tal como o José Sousa o expôs é o aumento do co2,metano e oxido nitroso, os famosos gases. Agora o que poderá advir desse aumento será outra coisa; e se calhar o erro deste topico foi o misturar as causas do aquecimento e seus efeitos no futuro, se calhar deveria-se ter aberto mais dois topicos a parte deste, e desde já faço mea culpa porque misturei estes 3 temas, e sendo um topico tão polemico, e que deu problemas entre ideias.

    Vou dar racionalmente dar a minha opinião do que tenho lido, visto e participado acerca deste topico. Sim acredito que a terra está a aquecer.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Popelina

    Popelina
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    7 Out 2008
    Mensagens:
    11
    Local:
    lisboa
    Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

    Bom dia,

    Vamos lá a rectificar algumas coisas:shocking:: eu não disse que o aumento de fenómenos extremos (forte precipitações, secas, etc) provocam o aquecimento global. Digo o que é a percepção do cidadão normal através de leituras, documentários, etc: que o aquecimento global pode estar na origem de fenómenos extremos.
    Por outro lado gostaria de dizer que: a questão do aquecimento global, tal como outras questões ambientais, podem ser tratadas e devem, através do prisma da investigação cientifica, mas são questões cidadãs que dizem respeito a TODOS. E há que sair deste bolha e deste olhar, para partilhar de facto esta reflexão a uma escala muito mais larga.
     
  11. Popelina

    Popelina
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    7 Out 2008
    Mensagens:
    11
    Local:
    lisboa
    Espero que reconsidere a sua saída e volte para o debate, porque é mesmo preciso.:)
     
  12. Pico

    Pico
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Jun 2008
    Mensagens:
    45
    Local:
    Açores
    Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

    Estava eu a reler o inicio dos inicios desta discução quando me deparo com o seguinte

    E resolvi fazer uma pequena intervenção...

    Sr. Mario Barros ora explique-me lá uma coisa, o Sr. diz e volto a citar "Se o clima depende-se de nós estariamos €@£€£@ é o que acho..."
    por aquilo que interpreto desta frase o Mario diz então que o Homem não tem mão no clima. Ora bem Mario sendo assim como explica a existencia de microclimas em zonas de grandes barragens, como por exemplo com o que acontece na barragem do Alqueva... vai dizer que a barragem do Alqueva não foi feita pelo Homem? comparativamente com a área dos oceanos (71% da superficie terrestre) a barragem do alqueva não representa nada... E quando falamos de CO^2? será que umas partes por milhão de um gas rarofeiro na atmosfera faz alguma diferença? Ora para isso vejamos, qual será o poder de absoção de energia do dioxido de carbono? Será que é mesmo o CO^2 que aquece o planeta? ora bem disso não dou certeza, mas admito que não é saudavel nem para o planeta nem para nós Humanos. O dioxido de carbono não se fica só por cima das cidades como mostra pensar Sr. Mario nos "postes" que fez anteriormente; ele é transportado para toda a atmosfera (ora dê uma vista d'olhos para se cultivar mais um pouco http://www.cee.mtu.edu/~reh/pico/).
    Acho que é humilde de todos se admitir-mos que temos mão no clima, com tanta alteração que fazemos no planeta acho que é um pouco retrogrado dizermos que não temos mão no clima. Ora vejamos o velho exemplo dos CFC's, foram lançados para a atmosfera uma percentagem bem mais pequena de CFC's e no entanto criamos um buraco numa camada de O^3... Vai dizer Sr. Barros que também é uma teoria da conspiração de meia duzia de politicos, ou cientistas?
    O clima não depende APENAS de nós, mas nós temos influencia na sua alteração isso é mais que certo.

    Ainda me lembro Sr. Mario Barros de quando TODOS os esgotos iam dar ao mar e aos rios... Que aquilo que as industrias para lá mandavam não fariam qualquer mal aos ecosistemas, que o Arsénio que pelos esgotos iam dar aos rios era tão diluido comparado com a água que lá corria que ninguem se importava com o que podesse acontecer... Pois Sr. Mario hoje se trirar-mos uma amostra de solo junto a um rio vamos encontar uma camada de matéria biologica fora do normal, e que corresponde aos anos em que isso se sucedeu, sabe porquê? já penso porque é que isso se virifica? será que o Arsénio tão diluido que estava matou aquilo que nas águas vivia? será que o Mario respira CO^2 em vês de O^2? isso já não sei...

    Lembro-me agora que também li aqui e colicado por si Sr. Barros que o aquecimento do planeta se devia a alterações astronomicas da orbita, e presseção do eixo do planeta Terra... interessante Mario, sabe que esses fenomenos levam centenas de anos a mostrar alguma alteração centesimal, e será que alguma vez teve a curiosidade de calcular a diferença de energia interseptada pelo planeta terra caso ele alterasse a sua orbita uma distancia 2 vezes superior á distancia Terra Lua? bem eu adianto-lhe o resultado a energia varia cerca de 100 W/m^2 acha muito, ou não tem noção de quanta energia se trata?

    E para finalizar (até que em fim) peço lhe uma coisa, dê uma leitura em todos os seus postes anteriores aqui do topico e depois explique-me porque se contraria tanto em dizer diversas vezes que o planeta está a aquecer mas não é por causa humana, e depois 2 ou três páginas à frente diz que acredita que o planeta está a arrefecer?

    P.S- no ultimo post Sr. Barros diz "Só partes da Ásia e Estados Unidos é que estão a aquecer todo o resto do globo está a arrefecer essencialmente o polo sul." sabe que há transporte de energia (calor, temperatura o que lhe quiser chamar), para os polos? este fenomeno é basico da climatologia, como pode ter tanta certeza e afirmar que os polos arrefecem quando as latitudes medias aquecem... dá má impressão de si ao dizer certas coisas que lê por ai e que não são de confiança...

    boa tarde para todos
     
  13. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

    de facto concordo com o que afirma.
    o actual estado do clima do planeta é normal e a Tmed esta dentro dos valores normais ( 14.8Cº).
    o unico incomviniente do AG nao é o aquecimento em si ( por agora...) mas sim todos os gases poluentes e contaminantes q alteram os sistemas biologicos terrestres e a repidez com que o fazem.
    como ja disse os animais e plantas vao resistir bem se tudo continuar assim e se o clima aquecer no max 2Cº mais que isso e as coisa vao ficar mais complexas.
    temos ja especies que se adaptaram bem as cidades e tambem as cidades estão muito melhor q ha poucas decadas sendo que os espaços verdes estao a renascer e os poucos q existem sao de qualidade ( o jardim do campo grande é um exemplo a seguir assim como a expo entre outros)
    por ultimo penso que a populaçao ja se preocupa mais com estes assuntos e que caminhamos lentamente para um futuro mais sorridente...e talvez um pouco mais morno:p
    ps: vamos ver como vai actuar o obama......................
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Popelina

    Popelina
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    7 Out 2008
    Mensagens:
    11
    Local:
    lisboa
    Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

    Muito bem dito, parabéns!:)
     
  15. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

    Sr. Mario Barros ora explique-me lá uma coisa, o Sr. diz e volto a citar "Se o clima depende-se de nós estariamos €@£€£@ é o que acho..."
    por aquilo que interpreto desta frase o Mario diz então que o Homem não tem mão no clima. Ora bem Mario sendo assim como explica a existencia de microclimas em zonas de grandes barragens, como por exemplo com o que acontece na barragem do Alqueva... vai dizer que a barragem do Alqueva não foi feita pelo Homem? comparativamente com a área dos oceanos (71% da superficie terrestre) a barragem do alqueva não representa nada... E quando falamos de CO^2? será que umas partes por milhão de um gas rarofeiro na atmosfera faz alguma diferença? Ora para isso vejamos, qual será o poder de absoção de energia do dioxido de carbono? Será que é mesmo o CO^2 que aquece o planeta? ora bem disso não dou certeza, mas admito que não é saudavel nem para o planeta nem para nós Humanos.


    Os microclimas sempre existiram e sempre existirão, claro que poderão ser "causados" ou "formados" pelo homem ou por razões totalmente naturais, se tiveres uma montanha virada a norte e uma aldeia a sul da montanha será muito mais quente do que aquela que está do lado norte em relação há montanha, mas isso nem se põem em causa, isso nem sequer vai afectar o normal funcionamento do clima (isto na minha opnião) simplesmente vai afectar os fenómenos meteorológicos. Aliás o grande receio hoje em dia nas grandes cidades americanas é que elas possam reforçar a alimentação das tempestades, através do seu calor imanado para a alta da atmosfera por cima delas...já para já isso pode-se considerar um micro-clima ?? ou não ??

    O dioxido de carbono não se fica só por cima das cidades como mostra pensar Sr. Mario nos "postes" que fez anteriormente; ele é transportado para toda a atmosfera (ora dê uma vista d'olhos para se cultivar mais um pouco http://www.cee.mtu.edu/~reh/pico/).

    Sim, lógico que ele se espalha por todo o mundo, pois ele não é só emitido por nós humanos, e a queima dos combustivies fosséis, é emitido por tudo aquilo que respira e não respira, tudo emite CO2 desde a pedra ao peixe no fundo do mar. Agora existe uma coisa que nós (humanos) temos mão, e isso ninguém tem dúvidas, que é a formação da chuva ácida que é causada pelo gases emitidos pelas fábricas (CO2 + H2O = H2CO3) claro está que isto apenas afecta os fenómenos meteorológicos, nunca o clima, já para já diriamos que sempre que entra em erupção um vulcão a chuva ácida era causada pelo homem e não pelos gases do vulcão.

    Acho que é humilde de todos se admitir-mos que temos mão no clima, com tanta alteração que fazemos no planeta acho que é um pouco retrogrado dizermos que não temos mão no clima. Ora vejamos o velho exemplo dos CFC's, foram lançados para a atmosfera uma percentagem bem mais pequena de CFC's e no entanto criamos um buraco numa camada de O^3... Vai dizer Sr. Barros que também é uma teoria da conspiração de meia duzia de politicos, ou cientistas?

    Sim o CFC's foram provocados por nós, e alteraram o ozono, mas não o clima...se o fizeram informe-me :):)

    O clima não depende APENAS de nós, mas nós temos influencia na sua alteração isso é mais que certo.

    Nem pensar, o clima é totalemente autónomo, podiamos morrer todos neste momento que ele continuaria o seu percurso normal, desde que nada a nivel planetário ou astrónomico de muito grave acontecesse, aí, as coisas mudariam de figura, mas mesmo assim ele não deixaria de ter a sua autonomia em adaptar-se ás novas "configurações", tudo na natureza tem uma flexibilidade e adptação extraordinária, se o homem assim fosse era o ideial, em vez de andar a meter macacos na cabeça e a auto proclamar-se de que é controlador do clima mesmo que fosse de forma negativa, nós é que nos temos de adaptar ao clima em questão nunca o clima a nós, não existem padrões normais ou anormais todos os comportamentos do clima são normais, os anormais somos nós humanos que não percebemos certos sinais.

    Ainda me lembro Sr. Mario Barros de quando TODOS os esgotos iam dar ao mar e aos rios... Que aquilo que as industrias para lá mandavam não fariam qualquer mal aos ecosistemas, que o Arsénio que pelos esgotos iam dar aos rios era tão diluido comparado com a água que lá corria que ninguem se importava com o que podesse acontecer... Pois Sr. Mario hoje se trirar-mos uma amostra de solo junto a um rio vamos encontar uma camada de matéria biologica fora do normal, e que corresponde aos anos em que isso se sucedeu, sabe porquê? já penso porque é que isso se virifica? será que o Arsénio tão diluido que estava matou aquilo que nas águas vivia? será que o Mario respira CO^2 em vês de O^2? isso já não sei...

    Eu sei bem o que respiro, e sei tambem que se cavarmos um pouco mais fundos encontraremos camadas ainda mais "estranhas", e provocadas por algo totalmente natural chamada natureza. Claro que eu condeno totalmente qualquer tipo de poluição, aliás não deverá haver ninguém tão ecológico como eu que chega a fazer 1 km a pé só para por um jornal no ecoponto, e ás vezes até mochilas de livros que pesam toneladas.

    Lembro-me agora que também li aqui e colicado por si Sr. Barros que o aquecimento do planeta se devia a alterações astronomicas da orbita, e presseção do eixo do planeta Terra... interessante Mario, sabe que esses fenomenos levam centenas de anos a mostrar alguma alteração centesimal, e será que alguma vez teve a curiosidade de calcular a diferença de energia interseptada pelo planeta terra caso ele alterasse a sua orbita uma distancia 2 vezes superior á distancia Terra Lua? bem eu adianto-lhe o resultado a energia varia cerca de 100 W/m^2 acha muito, ou não tem noção de quanta energia se trata?

    Centenas de anos ?? então quer dizer que o planeta pode-se inclinar agora que só daqui a 500 anos é que vamos sentir as consequências ?? não me parece que as coisas funcionem assim, mas tudo bem, parece que estamos do tempo da ciência exacta, nem a matemática exacta quanto mais o resto, mas tudo bem, é a sua opnião ;)

    E para finalizar (até que em fim) peço lhe uma coisa, dê uma leitura em todos os seus postes anteriores aqui do topico e depois explique-me porque se contraria tanto em dizer diversas vezes que o planeta está a aquecer mas não é por causa humana, e depois 2 ou três páginas à frente diz que acredita que o planeta está a arrefecer?

    O planeta terra aqueceu até 1998 e a partir daí praticamente estagnou, desde aí alguma partes aqueceram mas algo muito reduzido em relação a periodos passados, agora, porque é que eu defendi o arrefecimento ?? é fácil, porque em Janeiro deste ano começou-se a fazer o balanço do ano passado e constatou-se que a partir de Agosto o planeta de certa maneira começou a arrefecer, até ao mês de Setembro deste ano em que infelizmente Setembro já registou uma ligeira subida nas temperaturas globais, mas nada de alarmista. Tudo isto é obviamente sem qualquer causa humana porque se assim fosse, e segundo os senhores do "apocalipse escaldante" o aquecimento não pararia em 1998. E agora já passados 10 anos ainda cá estamos e à beira de um aquecimento ou arrefecimento, e a discussão continuará até que o gelo ou o deserto chegue aos nossos pés.

    P.S- no ultimo post Sr. Barros diz "Só partes da Ásia e Estados Unidos é que estão a aquecer todo o resto do globo está a arrefecer essencialmente o polo sul." sabe que há transporte de energia (calor, temperatura o que lhe quiser chamar), para os polos? este fenomeno é basico da climatologia, como pode ter tanta certeza e afirmar que os polos arrefecem quando as latitudes medias aquecem... dá má impressão de si ao dizer certas coisas que lê por ai e que não são de confiança...

    Por acaso li isso algures não me lembro onde, mas estará assim tão errado, se pensarmos bem são os continentes que sofrem de maiores fenómenos extremos, pois são aqueles que possuem maior "poder" de continentalidade, logo poderão ser os ultimos a ver algumas mudanças nos seus climas.

    Eu não quero insinuar nada a ninguém, nem quero arranjar eleitores para nada, pois não sou político, não é isto que me vai dar de comer no futuro e sim uma outra profissão, a climatologia está completamente parada e cheia de dogmas, há espera que as coisas aconteçam, não se discute mais nada se não calor e CO2 e o que fazer, continuasse a emitir gases com efeito de estufa e se se pagar ainda mais se pode emitir, então mas afinal ?? o planeta está em perigo ou não ?? continuo-o a não perceber.

    Eu sou um mero aluno do 12º ano que apenas quer acabar a escola e ir trabalhar, que já acreditou no aquecimento global, mas que quando descobriu a verdade ficou completamente apaixonado pela meteorologia e climatologia.
     

Partilhar esta Página