Aquecimento Global



Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Encontrei um artigo, no mínimo interessante.. Para quem pretende avaliar o aquecimento global, apenas em termos de temperatura média, da atmosfera, este artigo é mesmo KO sem margem para dúvidas!

Sempre referi que os oceanos são um gigantesco reservatório de calor, e como tal, não deviam ser subvalorizados como até aqui. Praticamente fala-se da temperatura à superfíce, fala-se do degelo mas esquece-se que os oceanos têm sido o amortecedor do clima, enfim, do equilíbrio geral do planeta. A energia armazenada pelos oceanos, é brutal mesmo. Poderá faltar apenas um pequeno "click" para terminar o equilíbrio, e daí surgirem consequências gravosas em termos de variações no clima global.

"World's Oceans Got a Lot Warmer In 2013"

http://portuguese.wunderground.com/news/where-global-warming-going-ocean-20140205
 
  • Gosto
Reactions: Paelagius

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Tendo em conta o documentário acima:

Apesar da Região contribuir em pouco para a poluição do planeta, o certo é que é influenciada pelos grandes poluidores, à escala mundial, até porque, a estação PICONARE, localizada na montanha da ilha do Pico já registou vestígios de poluição, proveniente dos Estados Unidos da América.

http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=5604&visual=3&layout=10&tm=7

Se conseguimos esburacar a camada do ozono (mesmo estando centenas de relâmpagos por segundo a produzi-lo continuamente) também conseguimos mudar o tempo/clima.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Cm3pt, há umas quantas afirmações falsas no teu comentário!

Em relação à 1000 anos atrás e ao máximo medieval:
"Vinho na Islândia" mas que tolice !!!!!!!!

Vivo na Islândia, sei muito bem como era o clima há 1000 anos atrás, quando os vikings estavam a colonizar a Islândia. Era um clima similar ao de hoje em dia, havia cultura de cevada e centeio como há hoje em dia, mas vinho teria sido absolutamente impossível! (Já vou explicar por que é que a temperatura era similar)

Vinho, só se os vikings tivessem estufas, e mesmo assim duvido! (eu nem nas estufas consigo produzir vinho)

Devias querer dizer que o vinho há 1000 anos atrás era cultivado no sul da Inglaterra. Ah, isso sim. Hoje em dia, ainda só é cultivado até ao norte de França. Aí vejo uma possível prova do que o clima actualmente no sul da Inglaterra ainda é mais frio do que era há 1000 anos atrás.

Uma maneira de comparar a temperatura em 1000 AC com a temperatura actual é estudar a posição dos glaciares. Há mil atrás, estavam aproximadamente como hoje em dia. Por volta de 1800, os glaciares estavam dezenas de kms mais avançados. Hoje recuam a 1km por ano. Em breve, os glaciares estarão mais recuados do que há 1000 anos atrás. Isso mostra, que pelo menos na Islândia, o máximo térmico medieval é similar à temperatura de hoje em dia. Pelo menos na Islândia.

"Gronelândia" "terra verde, pastagens verdes" bem, hoje em dia existem pastagens verdes (e "terra verde" na Gronelândia, mas só na costa,, pois o interior está glaciado. E bastam umas dezenas de kms para interior, e de verde já não tens nada. Nem agora, nem há 1000 anos.

Há 1000 anos atrás, a situação era similar, possivelmente até teve décadas de temperatura superior à de hoje em dia, já que há mais relatos de agricultura desse tempo. Mas a maioria da Gronelândia estava glaciado, quase de forma idêntica à de hoje em dia! Não digas que eram "terras verdes". O nome foi uma piada dos vikings para atrair mais pessoas. A Islândia é uma terra bem mais verde do que a Gronelândia. Tanto há 1000 anos, como hoje em dia, as pastagens só são possíveis junto à costa e no extremo sul do país. O resto da ilha era (e ainda é) um deserto de tundra e glaciar.

Na idade medieval, o clima tornou-se bem mais frio, e as pastagens eram impossíveis na Gronelândia, mesmo junto à costa e no extremo sul. Mas consigo admitir que o clima do sul da Gronelândia pudesse ser ligeiramente mais ameno há 1000 anos atrás, mas seria uma diferença pequena.

Já agora, e para curiosidade, o cultivo de centeio e cevada na Islândia só voltou a ser possível depois dos anos 80. Imagine-se!

E em 2013, o cultivo de cereais falhou de novo. Ainda só é possível nos anos mais quentes. Vinho é uma inteira impossibilidade. Não sei se há 1000 anos, o cultivo de cevada era uma coisa que funcionava todos os anos, ou se falhava de vez em quando, como ocorre hoje em dia. Mas dos cereais, só seria cevada, aveia e centeio, de acordo com os dados históricos dos tempos vikings. Nada de milho, ou vinho. Em Islândia, o termo para cevada é "corn", portanto induz em erro as pessoas.

Por outro lado, a afirmação de alguém que as mudanças actuais são "10 mil vezes superiores" às do passado, é outra barbaridade, no sentido oposto.

Muitas barbaridades são ditas nestes debates. Vamos falar de factos e vez de exageros sem pés nem cabeça.


Desculpe estar a discordar de si, até concordo com algumas coisas que diz, nomeadamente que não se pode excluir que haja aquecimento global por causa da vaga de frio na América do Norte. Mas há uma afirmação que fez que não está correcta (e não se trata de uma questão de opinião, são factos): o ritmo que as alterações estão a ocorrer é 10 mil vezes superior a qualquer oscilação no passado. Mesmo descontando o exagero do dez mil, a afirmação é incorrecta. Entre os anos 1000 e 1300 DC as temperaturas eram mais elevadas que hoje (optimo climatico medieval). Repare-se em dois exemplos: era cultivado vinho na Islândia (o que hoje é impossível) e a Gronelândia era chamada precisamente "Groenland" (terra verde, em dinamarques), pelos vikings, devido às suas pastagens verdes. Hoje mesmo junto à costa, a Gronelândia é um mar de gelo. E há antigas aldeias alpinas que eram habitadas na época e que foram depois ocupadas por glaciares.
 
  • Gosto
Reactions: Lana Storm

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Já agora, continuo a reportar as alterações aqui da Islândia.

Alterações dramáticas. O inverno actual tem sido bastante ameno, a neve é rara e as temperaturas têm rondado dos 3-5ºC positivos (muito acima da "normal"). Estes invernos amenos são cada vez mais frequentes.

Por outro lado, o último verão foi o mais frio em 40 anos. Mas a maioria dos verões dos últimos 10 anos foram dos mais quentes em décadas de registos.

Mesmo assim, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 tem tido temperaturas médias anuais bem acima da "normal" das décadas anteriores. Encaixa bem com as previsões de que o Árctico sofrerá subidas de temperaturas bem acima do resto do planeta.

O degelo é algo ainda mais dramático, os glaciares recuam rapidamente, ainda não houve um ano em que o recuo dramático tenha abrandado, pelo contrário, ele acelera de ano para ano. Isto é um facto, não é alarmismo.

Estou curioso em relação à corrente do Golfo. Mas até ver, esta tem estado imparável. As tempestades têm-se tornado mais violentas em anos recentes, e a quantidade de ar quente que a Corrente do Golfo tem trazido tem aumentado. Ainda não vi nada que me indicasse que o degelo tenha perturbado a corrente oceânica.

Outro dado, frequentemente ignorado, é a actividade solar muito reduzida nos últimos anos.

O clima do Arctico é sempre muito instável. Por isso é muito sensível a qualquer alteração climática, seja para o frio, ou para um aquecimento.

Se se iniciar algum arrefecimento climático, provavelmente serei dos primeiros a experienciar. Já em 1250-1350, foi aqui no Árctico que tudo começou (o arrefecimento da Little Ice Age).

Até quando há vagas de frio na Europa, elas começam sempre aqui... a não ser que surjam da Rússia-Sibéria.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Stronger Pacific Ocean winds may help explain the slowdown in the rate of global warming since the turn of the century, scientists said.

More powerful winds in the past 20 years may be forcing warmer seas deeper and bringing cooler water to the surface, 10 researchers from the U.S. and Australia said today in the journal Nature. That has cooled the average global temperature by as much as 0.2 degree Celsius (0.36 Fahrenheit) since 2001.

Scientists have been trying to find out why the rate of global warming has eased in the past 20 years while greenhouse-gas emissions have surged to a record. Today’s paper elaborates on a theory that deep seas are absorbing more warmth by explaining how that heat could be getting there.

“The net effect of these anomalous winds is a cooling in the 2012 global average surface air temperature of 0.1–0.2 degree Celsius, which can account for much of the hiatus in surface warming observed since 2001,” the researchers wrote. They’re led by Matthew England, a professor of oceanography at the University of New South Wales in Australia.

The United Nations Intergovernmental Panel on Climate Change said in September that the average temperature since 1998 has increased at less than half the rate since 1951. The world has warmed by an average 0.05 degree per decade since 1998, compared with the 1951-2012 average of 0.12 degree a decade, the UNIPCC said.

http://www.bloomberg.com/news/2014-...lowdown-due-to-pacific-winds-study-shows.html
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Vivo na Islândia, sei muito bem como era o clima há 1000 anos atrás, quando os vikings estavam a colonizar a Islândia.

Muitas barbaridades são ditas nestes debates. Vamos falar de factos e vez de exageros sem pés nem cabeça.


Não quero dizer que partilhe a mesma opinião do CptRena, mas não a desprezo. Também já ouvi contar que quando os Vikings chegaram à Terra Nova, embebedaram-se. Entretanto, encontrei referências a Vinland, nome atribuído pelos Vikings à Terra Nova, que pode ter sido sugerido pelos solos férteis e a presença de videiras selvagens.

Um outro caso pontual, mas anterior, foi na Roma Antiga, quando surgiu um surto da malária.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Bem, eu vivo cá e já fui aos centros onde investigaram a vida e o clima no tempo dos Vikings. Era idêntico ao actual e não se poderia crescer nenhuma videira. Absolutamente impossível há 1000 anos. As videiras não crescem num verão de 3 meses com máximas a rondar os 14ºC e num habitat de tundra, onde os ventos são poderosos quase ao longo de todo o ano!

O mesmo se aplica à tundra da Gronelândia. As videiras são impossíveis agora e seriam há 1000 anos atrás, já que as máximas de verão na Gronelândia até são menores que as da Islândia, cerca de 10ºC. Seja agora, fosse há 1000 anos atrás.

Já na América do Norte, como nós sabemos, é um clima temperado com verões a rondar os 30ºC à tarde, e onde as videiras podem crescer. Portanto, na "Vinland" sim, os vikings encontraram uvas e vinho.

Na Islândia fermenta-se muita coisa, e daí também é possível beber álcool, proveniente da fermentação de outras plantas (por exemplo mirtilos, cevada), mas não da videira!! Nem agora nem há 1000 anos.

Os registos históricos e os registos geológicos e os registos biológicos, não deixam margem para dúvidas sobre o clima da Islândia e Gronelândia ao longo dos últimos milhares de anos.

É impossível que a Islândia e a Gronelândia tivessem um verão de máximas a rondar os 30ºC e superior a 3 meses, já que hoje em dia, as máximas de verão rondam os 14ºC, e somente durante 3 meses.

Se fosse os tais 30ºC, o degelo seria estrondosamente maior há 1000 anos, e quase não haveria glaciares, mas sabe-se que os glaciares há 1000 anos atrás eram similares aos de hoje em dia, indicando portanto temperaturas idênticas às de actualmente.

Não quero dizer que partilhe a mesma opinião do CptRena, mas não a desprezo. Também já ouvi contar que quando os Vikings chegaram à Terra Nova, embebedaram-se. Entretanto, encontrei referências a Vinland, nome atribuído pelos Vikings à Terra Nova, que pode ter sido sugerido pelos solos férteis e a presença de videiras selvagens.

Um outro caso pontual, mas anterior, foi na Roma Antiga, quando surgiu um surto da malária.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Apenas um reparo, que em nada invalida o que foi dito:
as videiras originárias da américa do norte não são da mesma espécie das europeias! Não estou a falar de variedades, falo mesmo de espécie.

Por acaso até temos uma videira de origem americana por cá (vê-se nas aldeias), que nós tipicamente chamamos de morangueiro (há o branco e o preto), tem as folhas e ramificação semelhante à videira brava, e normalmente juntam tudo para fazer vinho. É mais aromatica.

Embora também seja verdade que se tem usado espécies americanas, para posterior enxerto com as nossas variedades, pois é mais resistente a algumas pragas (conhecidas por terem dizimado culturas para vinho do porto no século 18 ou 19).

Ou seja, a vinha morangueira assim como outras espécies que por lá poderão existir, até podem estar adaptadas a outros climas. Mas concordo que com essas temperaturas de verão, seria impossível cultiva-las!
 
M

Membro excluído 274



A Hunk Of Planet Dissolves Before Our Eyes
by ROBERT KRULWICH
January 31, 2014 8:03 AM

It begins with a growl. Then there's a crack — a slurpy, sucky, crunchy noise. A guy is on the phone, and his pal interrupts him and says, "It's starting, Adam, I think. Adam? It's starting ..." The two are up on a bluff, overlooking a giant ice field. They are standing next to time-lapse cameras. What happens next is astonishing: An enormous frozen, icy hunk of our planet suddenly opens, splits into bits and then sinks right before our eyes into the sea. It happens so, so quickly. And the scale of it? That's the part that shocked me. When they superimpose part of Manhattan Island onto the ice at the end of the clip, you think, "Uh oh." This is a peek into something monstrous.

Vale a pena ver até ao fim! :eek:
 
Editado por um moderador:

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
O meu comentário "10 mil vezes superior" saiu mesmo mal fraseado ;)

Os dados indicam que neste momento o aquecimento registado ocorre a um ritmo de 1000% do máximo registado nos últimos 50-100 milhões de anos. E a um ritmo de cerca de 10 mil por cento do ritmo médio das alterações climáticas nesse período. Isto é o mesmo que dizer um ritmo 10x superior ao máximo registado nesse período e 100x superior ao ritmo médio no mesmo.

Quanto ao termo "Vinland", a espécie vitis labrusca é endémica da costa leste dos Estados Unidos e Canadá e suporta bem climas com meses de médias negativas e verões moderados a quentes. No entanto, embora se pareçam com uvas, não são como já aqui referido a mesma espécie com que se faz vinho. São óptimas para comer mas para vinho.. perguntem a quem já foi à Madeira ou Açores o que é vinho seco (chamado assim na Madeira) ou vinho de cheiro (nome dado nos Açores). É uma bebida com um teor alcoólico assim nos 8-9% e altamente tóxico (álcool metílico).. facto que não impede os Madeirenses de beberem muito disso.

Quando ao período "quente medieval", o que se sabe é que no Atlântico Norte as temperaturas possam ter estado, em algumas zonas, quase tão altas como hoje, ou em zonas isoladas, semelhantes. Este foi porém um fenómeno muito localizado e no global as temperaturas eram bem inferiores às de hoje. O facto de na altura ter havido cultura de vinha no extremo sul de Inglaterra (como hoje há) não revela nenhuma grande alteração já quem no norte de França há. É o mesmo que se a "linha" de cultura da vinha fosse no rio Mondego e alguém ficasse intrigado por ter havido cultura de vinha 100km a norte no rio Douro.