Aquecimento Global

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim, Ecotretas, até 1900, a actividade solar parece correlacionar-se com o clima. Mas olha, então porque é que em 1930 houve tanta subida de temperatura após baixa actividade solar, e o mesmo ocorreu entre 1970-2000, a actividade solar foi mais reduzida e a temperatura subiu.

Foram precisamente nos períodos das décadas pós-guerra que subiu mais a temperatura e que houve mais industrualização.

Com tanto carro, fábrica, não admira.
E se existe a formula da fotossíntese, então mais calor e actividade solar deveria causar mais O2 e menos CO2, ao contrário do que está a acontecer!
Porquê? Porque há imensa desflorestação e imensa libertação industrial de CO2!!!!
Aliás até 1900, como havia muita mais floresta, havia muito menos CO2! Isso e actividade solar explicam. Depois, houve mais actividade e mais CO2, mais calor! Após 1970 houve menos actividade e muito mais CO2, resultado: muito mais subida de temperatura como todos sabemos!!!





Quem assim tenta argumentar não percebe certamente nada do que diz! Devia regressar às disciplinas de História. Para estes dois,e outros que tais, deixo alguns links:

http://www.rede.cm-obidos.pt/Home/UI/ReadTemplate.aspx?tpl=projecto22.tpl
http://www.regiaocentro.net/lugares/leiria/pinhalelagoa.html
http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Greenland#Norse_settlement
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)

Ecotretas

Cirrus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
80
Local
Lisboa
Analisando este mapa até parece que se verifica, à escala global, um aumento da área coberta por florestas.
Obrigado Dan pelo gráfico, que eu desconhecia. Ele evidencia efectivamente o corte nas florestas tropicais, que se está a intensificar por via dos biocombustíveis e do cap&trade. Simultaneamente está a crescer no hemisfério norte a olhos vistos. Aliás, a presença de mais CO2 na atmosfera é um excelente fertilizante!
Basta, aliás mais uma vez, olhar para a história recente de Portugal. Durante quase todo o período anterior ao século XX, as áreas de inculto caracterizavam o país. As serras estavam efectivamente nuas de arvoredo. Foi só no século XX, e especialmente no Estado Novo, que foi possível passar de 10% de arborização para valores ligeiramente abaixo de 40%. Basta olhar como era Monsanto, em Lisboa, há umas dezenas de anos, para perceber isto.

Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com
 

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
Obrigado Dan pelo gráfico, que eu desconhecia. Ele evidencia efectivamente o corte nas florestas tropicais, que se está a intensificar por via dos biocombustíveis e do cap&trade. Simultaneamente está a crescer no hemisfério norte a olhos vistos. Aliás, a presença de mais CO2 na atmosfera é um excelente fertilizante!
Basta, aliás mais uma vez, olhar para a história recente de Portugal. Durante quase todo o período anterior ao século XX, as áreas de inculto caracterizavam o país. As serras estavam efectivamente nuas de arvoredo. Foi só no século XX, e especialmente no Estado Novo, que foi possível passar de 10% de arborização para valores ligeiramente abaixo de 40%. Basta olhar como era Monsanto, em Lisboa, há umas dezenas de anos, para perceber isto.

Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com

Gostei principalmente de quando foi pesquisar sobre a fonte da figura e encontrei isto


podem aceder ao documento completo aqui --> http://www.millenniumassessment.org/documents/document.290.aspx.pdf

acho sempre interessante estas ambiguidades he he he
 

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
Interessante notar que no inverno quando fez fresquinho vieram os antia-AG a atirar aos olhos que o mundo estava arrefecer e que era a nova era glaciar... agora quando aquece um pouco no verão eles calam-se
 

Ecotretas

Cirrus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
80
Local
Lisboa
Laredo,

Os teus comentários são temporalmente adequados. Dá uma vista no meu blog sobre o documento que acabou de sair do Anthony Watts, que explica porque têm subido as temperaturas.

É um documento vistoso, que esta comunidade da meteorologia certamente apreciará!

Ecotretas
 

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
Laredo,

Os teus comentários são temporalmente adequados. Dá uma vista no meu blog sobre o documento que acabou de sair do Anthony Watts, que explica porque têm subido as temperaturas.

É um documento vistoso, que esta comunidade da meteorologia certamente apreciará!

Ecotretas

Interessante esse post no teu blog, agora explica-me como é que os satélites também nos mostram uma subida de temperatura... será que é do seu aquecimento hehehe...
explica-me também porque é que os modelos como o WRF, são precisos, eles necessitam de dados muito precisos e fisicamente coerentes, pois um pequeno erro nas leituras de input dão um grande erro no output...
bom em fim há tanto mais por onde esse argumento falha que nem me vou matar a escrever...
é simplesmente hilariante
 

Ecotretas

Cirrus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
80
Local
Lisboa
Obrigado Laredo pela menção dos satélites. Efectivamente, os satélites não mentem como os termómetros do Hansen.

Agora, onde foste buscar a ideia de que estão a subir? Não tens visto as actualidades há mais de um ano? E desde então para cá?

Como dizes, pequenos erros de input dão grande erros no output... Por isso, procura melhor os inputs...

Ecotretas
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Obrigado Laredo pela menção dos satélites. Efectivamente, os satélites não mentem como os termómetros do Hansen.

Agora, onde foste buscar a ideia de que estão a subir? Não tens visto as actualidades há mais de um ano? E desde então para cá?

Como dizes, pequenos erros de input dão grande erros no output... Por isso, procura melhor os inputs...

Ecotretas

O que se seguiu após os -0.183 de Maio de 2008 que referiste, foi:

2008___6___-0.114
2008___7____0.047
2008___8___-0.007
2008___9____0.161
2008___10___0.166
2008___11___0.251
2008___12___0.182
2009___1____0.304
2009___2____0.347
2009___3____0.206
2009___4____0.091


Os links são os mesmos que postaste. Apenas estão actualizados!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
André, entre vagas de frio e vagas de calor, parece não haver dúvidas que os últimos meses ainda continuam com temperatura acima da média.
Acho que neste ponto não há motivo para dúvidas.

Ecotretas, agora se o mínimo solar irá trazer um novo período frio, isso é uma outra questão.

Aqui em Viena, Áustria, tem havido mês atrás de mês com temperaturas uns três a quatro graus superiores ao normal!!!

Quando à desflorestação, é evidente que grande parte da floresta original desapareceu na Europa e na América do Norte.
Desflorestação ocorre na Amazónia e na Indonésia.
África, o Médio Oriente e a China sofrem com a desertificação.
Talvez só a Sibéria escape.

Não confundam as coisas, pois este é um problema grave por si, quer contribue ou não para o clima. Uma coisa é chamar tretas à teoria do aquecimento global, outra coisa é chamar tretas aos esforços de protecção ambiental.
Pessoalmente prefiro viver num planeta maioritariamente florestado do que desflorestado. Penso que o clima global será melhor, mais ameno.

Volto a repetir, pelo menos nos Alpes, onde me localizo, os glaciares estão a desaparecer mesmo muito rapidamente. As notícias não mentem (pelo menos neste caso!). Basta visitá-los ano após ano. Basta escutar o pessoal que vive lá.




O que se seguiu após os -0.183 de Maio de 2008 que referiste, foi:

2008___6___-0.114
2008___7____0.047
2008___8___-0.007
2008___9____0.161
2008___10___0.166
2008___11___0.251
2008___12___0.182
2009___1____0.304
2009___2____0.347
2009___3____0.206
2009___4____0.091


Os links são os mesmos que postaste. Apenas estão actualizados!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Obrigado Dan pelo gráfico, que eu desconhecia. Ele evidencia efectivamente o corte nas florestas tropicais, que se está a intensificar por via dos biocombustíveis e do cap&trade. Simultaneamente está a crescer no hemisfério norte a olhos vistos. Aliás, a presença de mais CO2 na atmosfera é um excelente fertilizante!
Basta, aliás mais uma vez, olhar para a história recente de Portugal. Durante quase todo o período anterior ao século XX, as áreas de inculto caracterizavam o país. As serras estavam efectivamente nuas de arvoredo. Foi só no século XX, e especialmente no Estado Novo, que foi possível passar de 10% de arborização para valores ligeiramente abaixo de 40%. Basta olhar como era Monsanto, em Lisboa, há umas dezenas de anos, para perceber isto.

Em relação à desflorestação e citando o que o ecotretas disse, em Portugal não creio que a área de floresta esteja a aumentar. Muito pelo contrário.
O mapa leva a crer que houve um aumento de floresta em toda a região norte e centro de Portugal. Convido-vos a atravessar a A24, que atravessa o distrito de Viseu a Vila Real. Verão os milhares de hectares de mato e terreno inculto que há por esse país fora. E uma outra árvore aqui e acolá a marcar a diferença. Sobreviventes aos incêndios que todos os anos lavram por lá.
E o Marão, que este ano perdeu mais uma boa cota parte da mancha florestal cada vez mais pequena?!

Talvez as giestas gigantes cada vez mais abundantes na região (em alguns locais eu diria mesmo que se estão a tornar numa praga), sejam denominadas de florestas...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
E já para não considerar os "desertos de biodiversidade" que são as florestas de eucaliptos e pinheiros.
Mas sim, a área florestal seja do que for, foi muito reduzida no Alentejo e em Trás-os-Montes. Igualmente nas Beiras pelos incêndios e na região do Porto e Lisboa pela construção.

Não estou a ver como é que um gráfico pode mostrar a área florestal a aumentar...

Em relação à desflorestação e citando o que o ecotretas disse, em Portugal não creio que a área de floresta esteja a aumentar. Muito pelo contrário.
O mapa leva a crer que houve um aumento de floresta em toda a região norte e centro de Portugal. Convido-vos a atravessar a A24, que atravessa o distrito de Viseu a Vila Real. Verão os milhares de hectares de mato e terreno inculto que há por esse país fora. E uma outra árvore aqui e acolá a marcar a diferença. Sobreviventes aos incêndios que todos os anos lavram por lá.
E o Marão, que este ano perdeu mais uma boa cota parte da mancha florestal cada vez mais pequena?!

Talvez as giestas gigantes cada vez mais abundantes na região (em alguns locais eu diria mesmo que se estão a tornar numa prega), sejam denominadas de florestas...
 

Ecotretas

Cirrus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
80
Local
Lisboa
Em relação à desflorestação e citando o que o ecotretas disse, em Portugal não creio que a área de floresta esteja a aumentar. Muito pelo contrário.

Correcto. A dimensão dos incêndios florestais não engana. Isso não invalida o que disse do Sec XX. Basta perguntar a algumas pessoas de mais idade, que elas também não enganam. E atenção aos satélites, pois eles também enganam: não distinguem floresta de uma boa matagueira...

Ecotretas
 

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
Correcto. A dimensão dos incêndios florestais não engana. Isso não invalida o que disse do Sec XX. Basta perguntar a algumas pessoas de mais idade, que elas também não enganam. E atenção aos satélites, pois eles também enganam: não distinguem floresta de uma boa matagueira...

Ecotretas

dá pra ver aquilo que sabes sobre satélites após te espalhares com a resposta que o AnDré te deu... :lmao: não é por acaso que eles são utilizados no combate a incêndios, numa imagem de satélite é fácil de distinguir um pequeno incêndio, zona queimada, zona queimada em anos anteriores, comparação entre estações secas por comparação de dados anterior... Nota-se que a tua ária de domínio é mesmo a treta
Mas já que tanto defendes o arrefecimento, deixo-te o desafio de me apresentares aqui qualquer estudo feito por cientistas que diga que a terra esteja a arrefecer...
é que até hoje ainda não vi nenhum
 

Ecotretas

Cirrus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
80
Local
Lisboa
não é por acaso que eles são utilizados no combate a incêndios, numa imagem de satélite é fácil de distinguir um pequeno incêndio, zona queimada, zona queimada em anos anteriores, comparação entre estações secas por comparação de dados anterior...
Devias ler com atenção o que eu digo :disgust: A floresta portuguesa cresceu imenso durante o Séc. XX, e decresceu nos últimos anos devido aos incêndios. Mas manteve-se provavelmente a área verde, porque os grandes incêndios de há uns anos deram origem a grandes áreas de matagueira!

Mas já que tanto defendes o arrefecimento, deixo-te o desafio de me apresentares aqui qualquer estudo feito por cientistas que diga que a terra esteja a arrefecer...
é que até hoje ainda não vi nenhum
Já que estamos a falar de satélites, podes começar pelo Roy Spencer. Mas há muitos mais, muitos referenciados nas centenas de posts que tenho no meu blog...

Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com