Aquecimento Global

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Neste regime quem consegue ter um carro eléctrico? Eu não consigo! E ainda não se sabe como vão ser as despesas de manutenção. As garantias passam rápido!
O eléctrico ainda tem de evoluir muito para ser solução.
Temos e teremos de continuar a usar combustiveis fósseis a não ser que mudemos radicalmente de estilo de vida. Podemos melhorar bastante é o rendimento dos motores, carroçarias, etc
Imaginem conseguir fazer 100km com 1l de gasolina...também é evolução!
Se vamos diabolizar os combustíveis fósseis então teremos de diabolizar o turismo e o consumo de carne que temos. Simplesmente é contra-natura!
À uns anos perdemos uma corrida importante que foi o nuclear! Desculpem mas não existe outro tipo de energia mais rentável em termos de custo/benefício. E muita evolução também passa por aí em conseguirmos obter energia a partir de outros isótopos e lidar com o lixo radioativo.
Não é diabolizar é evoluir, é passar duma tecnologia arcaica cuja eficiência no melhor dos casos é de 26% para uma tecnologia que no pior dos casos tem uma eficiência de 86%. Precisamos de tecnologias eficientes e de baixas emissões agora, não é daqui a uma década.

Peço desde já desculpa pelo offtopic.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)


Seja qual fôr a acção humana, a balança desequilibrar-se-á repetidamente, num sentido ou noutro. As acções são encetadas sem que haja conhecimento suficientemente completo e detalhado sobre as interacções e efeitos colaterais. A complexidade do sistema planetário em todas as suas esferas ainda não é acessível ao conhecimento e monitorização, se é que alguma vez o será totalmente. As pequenas lacunas de conhecimento podem ter efeitos amplificados inesperados.
Neste momento vivemos uma experiência de acção global inédita para o planeta. O ser humano aprende mais com a experiência do que com a capacidade de previsão das consequências. A história da evolução desta espécie é uma incomensurável sequência de experiências, de aprendizagem por tentativa e erro, mas nenhuma experiência até agora punha em causa mais do que um indivíduo, grupo de indivíduos, comunidades ou regiões relativamente limitadas: as experiências agora põem em causa todas as espécies, toda a vida, todo o habitat planetário. São experiências que só podem ser tentadas uma vez ou pouquíssimas vezes, com consequências cada vez mais dilatadas ou terminalmente fatais.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
dwf7po0.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Principal corrente do oceano Atlântico pode estar próxima do limite crítico, alerta estudo

O principal sistema de circulação de água no Atlântico meridional, ao qual pertence a corrente do Golfo, pode ter perdido estabilidade. Trata-se de um dos principais sistemas de circulação de águas do planeta e encontra-se, atualmente, no seu estado mais fraco dos últimos 1.600 mil anos. Segundo os cientistas, este fenómeno está relacionado com o aquecimento global e pode afetar o clima de várias regiões do mundo, nomeadamente diminuindo as temperaturas na Europa.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Anda a circular na net um mapa com as zonas que vam ficar alagadas por causa da subida das águas do mar. É possível isso acontecer já em 2030 como diz o mapa? Acho muita fruta e ah zonas que parece que o mapa peça por excesso.
Não me parecem minimamente realistas. Quem quiser pode "brincar" com o nível do mar aqui, mas atenção que mesmo que o gelo todo derretesse não teríamos uma subida superior a cerca de 70 m (do degelo apenas, outros fatores depois poderiam aumentar um pouco isso), e isso é um cenário catastrófico que nunca acontecerá nas nossas vidas