Arquivo de eventos históricos

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Fascinante, e do que sei, pouco frequente.

bVxuMCw.gif


iOxSeaZ.gif

Se a memória não me falha, o dia azedou e o mar ficou revolto, caíram uns pingos grossos e não passou disso... :) e especulava-de que seria uma forte tempestade, incluindo eu!
Estava no Pico com a banda que eu tinha na altura e cancelamos tudo e apanhamos a última viagem do dia feita pela “transmaçor” palas 13:15.
Digamos que esta viagem foi para além dos limites da operacionalidade do então Porto da Madalena. Não pelo vento, mas sim pela agitação marítima. O embarque dos passageiros foi surreal... éramos literalmente atirados pelos marinheiros para dentro do barco... enfim, outros tempos lololol
 
  • Gosto
Reactions: mcpa


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: mcpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Apesar de Setembro e Outubro serem os principais meses da época de furacões dos Açores, não seria novidade a sua passagem em Novembro.

LBZfs3A.gif




O Wunderground indica ventos na ordem das 80-75 milhas por hora (120 km/h).

Como já referi anteriormente, em casos raros a época de furacões prolonga-se até Dezembro (ex. Nicole).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: mcpa e 4ESTAÇÕES

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
A propósito de eventos memoráveis: além do nevão em Lisboa de 2 de Fevereiro de 1954, houve outro também a 30 de Janeiro de 1945 como se pode ver no recorte de imprensa em baixo.


30-jan-1945-3.jpg



O que não consigo encontrar são dados acerca do nevão de 1966. A imagem abaixo mostra a zona de aquartelamentos da Base Aérea do Montijo sob intensa queda de neve em 1966.

5sg0h.jpg


Alguém me poderá ajudar? :)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Estava a ver as reanálises e não encontro nenhuma carta que me pareça digna de neve a cota 0 nos meses de Inverno de 1966.

Todavia, em Novembro desse ano, e apesar de ser extremamente cedo na temporada, o padrão estava óptimo, com sucessivos mergulhos polares, portanto pode ter sido aí.

- 2 a 4 Novembro, parece-me pelas cartas que não haveria frio suficiente (embora isso numa reanálise valer o que vale...)
- 6 a 8 Novembro, o mesmo que no caso anterior
- entre 18 e 25 de Novembro sim, havia bastante frio instalado, e apesar de na resolução da reanálise não ser bem visível, parecem haver ali algumas cut-offs coincidentes com esse frio instalado (além da depressão maior no Mediterrâneo). É possível que seja algures nesse período.

Estou a recorrer às reanálises 20thCR, disponíveis no nosso portal:
https://www.meteopt.com/clima/reanalise-20thc/diario/europa

Vendo as cartas no NCEP, a minha melhor aposta, caso fosse em Novembro, era nos dias 22-23 Novembro 1966.

Há frio instalado de vários dias atrás, e há ali nas isobaras claramente uma pequena cut-off a atravessar o país (ao estilo de 2006). Pode ter sido esse o evento que relatas dessa foto. Atenção que nas reanálises fica tudo muito suavizado, tanto o campo de pressão, como o das temperaturas. Certamente os valores da temperatura aos 850hPa nesse pequeno núcleo seriam bem mais baixos que os que aparecem na carta que mostro.

E mais uma vez, se virem a sequência de vários dias, o padrão que falava há pouco, a dorsal "chata" bem perto de nós, mas a "esticar" na direção certa uns dias antes...

Co6GGMh.png


cnED0SX.png



Melhor exemplo disso é ver cartas de reanálise do dia 28 janeiro de 2007, se não soubéssemos que realmente nevou na zona de Lisboa, diríamos que era impossível pelas cartas. O que claro, deixa sempre margem para outras cartas de outros meses, que eu agora à partida "rejeitei"...


PS: Já agora se virem o mês de Dezembro de 1966, parece o que estamos a passar agora, com bloqueio persistente e chato ali a NW da península. :lol:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
A propósito de eventos memoráveis: além do nevão em Lisboa de 2 de Fevereiro de 1954, houve outro também a 30 de Janeiro de 1945 como se pode ver no recorte de imprensa em baixo.

Em relação a este, não deve ser a 30 Janeiro de 1945.
As cartas não mostram nada nesse dia sequer perto disso... Pelo recorte dá ideia de ter ocorrido uns dias antes dessa data talvez?

Vendo a reanálise, talvez no período entre 8-18 Janeiro 1945. Durante todo esse período as cartas eram de sonho, daquelas que passamos a vida a pedir. :rolleyes:
Neste caso durante 10 dias consecutivos. Muito provavelmente foram vários dias de neve a cotas baixas em Portugal nesse evento.

Não pesquisei mais, mas dada a magnitude que o evento parece ter, deve estar mais bem documentado em termos de datas fazendo alguma pesquisa na net...

---

Olhando mais para trás, esse deve ter sido um inverno rico em eventos desses. Umas semanas antes, mesmo no Natal, as cartas eram épicas também, se calhar boa parte do país teve um raro Natal branco. :D

E só para fazer sonhar o pessoal um bocadinho... O "antílope" andou sempre a "chatear" em Outubro e Novembro de 1944... :rolleyes:

Bom, voltemos à realidade bem mais quente de 2017... Essa é que é essa...
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@rozzo tens toda a razão! Fiz uma breve pesquisa sobre esse nevão e acabei por encontrar qualquer coisa.
Ao que parece, foi um início de inverno bem animado e pelos vistos esta queda de neve em Lisboa ocorreu precisamente no dia 16 de Janeiro de 1945. (Curiosamente no ano em que terminou a II Grande Guerra e do 'Blizzard' na Europa de Leste)

Coloco algumas imagens abaixo e o respectivo site para consulta ;)

73b4debd-7910-4a12-a846-43fd42541012.png


4f918140-d3a7-4382-944b-1e041d80906d.png


f53a5eea-a19a-405f-a789-acd3a0c16620.png



bb95dc49-e057-4cde-9a0a-df25970acf23.png


Inundações em Lisboa também neste ano,

3e7a99f0-ebce-4484-86eb-662cb7dc731a.png


Em Sintra, com acumulação significativa:

6119852a-6d1d-4d44-8805-1b50ab6431a6.png


ad5f1fe8-8139-4a5b-9c1d-0d13247484f0.png


http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2012/12/nevao-em-lisboa-em-1945.html

http://riodasmacas.blogspot.pt/2009/01/neve-em-sintra-em-1945.html

 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa

WMeteo

Cumulus
Registo
18 Nov 2016
Mensagens
277
Local
Torres Vedras
Relativamente ao evento de 1945, é igualmente possível encontrar informações na imprensa da época, neste caso no jornal Diário de Lisboa (disponível online), com notícias sobre o frio e queda de neve nas publicações entre os dias 12 e 17 de Janeiro.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar