Fotografias nocturnas obtidas recentemente a partir da ISS (Estação espacial internacional) (c) Todos os direitos reservados a NASA: 2Explore
Novo planeta composto por água é descoberto no sistema solar Na tarde de ontem (21), a agência espacial americana (Nasa) anunciou a descoberta de mais um planeta composto por água e vapor. O exoplaneta GJ1214b já estava sendo observado por um time internacional de astrônomos desde 2009, embora ainda não havia sido anunciado. Mais informações em: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/noticias-agua-novo-planeta
Dia 25 e 26 de Março esses 3 astros (Júpiter, Lua e Vénus) estarão ainda mais próximos. É possível obter uma "previsão" com o programa Stellarium.
Boas , hoje é uma boa oportunidade para ver um belo pare de planetas Vénus e Jupiter que estão mesmo lado a lado:
Ainda ante-ontem observava o firmamento e dei comigo a contar alguns objectos muito interessantes, todos ao mesmo tempo e à vista desarmada: - Vénus (o astro mais brilhante logo a seguir ao sol e à lua) - Júpiter - Constelação de Orion com a magnífica e gigante Betelgeuse, junto com a espada do guerreiro Orion e, no meio daqueles 3 objectos da espada via-se muito bem a nebulosa de Orion (a única visível a olho nú!) - Sírio (a estrela mais brilhante de todas) - Marte (já me esquecia deste...) Com um pouco mais de tempo e uma carta estelar na mão, veria outros pontos de interesse. Estas noites de inverno, de temperaturas amenas e baixa humidade, são deslumbrantes para contemplar o céu.
No próximo , dia 22 de Abril, a chuva de meteoros “Lirideas” poderá nos presentear com algum espetáculo visto que é lua nova , se as condições meteorológicas assim o permitirem . Esta “chuva de estrelas” tem o nome de Lirideas, por acontecer perto da constelação de Lira. A órbita da Terra passará perto da zona de detritos do cometa Thatcher (C/1861 G1), e estes irão proporcionar um bonito espectáculo ao entrarem na atmosfera terrestre. explosões produzindo taxas muito mais elevadas. É comum ver brilhantes 'bolas de fogo'.