Astronomia e Ciências Espaciais 2020

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Neste momento está-se a preparar mais uma missão à cintura de asteróides que será lançada em 2022, supostamente pelo foguetão do Elon Musk, em parceria com a Nasa.

A missão em causa é esta https://www.jpl.nasa.gov/missions/psyche/
A missão destina-se a lançar uma sonda ao asteróide Psyche, devido ao facto de ser um objecto especial. È dos poucos asteroides classificado como classe M (análise espectral a partir da Terra) e devido à sua elevada massa comparando com o seu volume, suspeita-se que seja o núcleo de um asteróide muito maior que terá sido despedaçado por uma gigantesca colisão. A sua densidade (a massa dividida pelo volume) confirma que o asteróide tem muito ferro, a densidade é de 3.99 g/cm3, ou seja, tem uma densidade idêntica à do planeta Marte, embora seja muito menos que os 5.55g/cm3 da nossa querida Terra.
Psyche_asteroid_eso_crop.jpg


EDIT:
Um vídeo sobre a importância desta missão:


Paralelamente foi proposta uma segunda sonda que seria lançada ao mesmo tempo que a missão a Psyche, mas que depois do lançamento seguiria um caminho independente ao proto-planeta/asteroide 2 Pallas
Potw1749a_Pallas_crop.png

Inicialmente, tal como referi na altura, discutiu-se a possibilidade de a Sonda Dawn ir a Pallas, mas infelizmente não foi possível.
Por isso foi proposta a missão Athena, https://www.forbes.com/sites/bruced...llas-our-third-largest-asteroid/#4ecccf051342
Missão essa que infelizmente ainda não foi aprovada. Ficamos à espera.

EDIT:
Embora a missão a Psyche já esteja aprovada, a missão Athena ainda está por aprovar, só daqui a um mês, em Abril, é que saberemos se foi aprovada ou não. Se for aprovada ambas as sondas serão lançadas no mesmo foguete, e assim que entrarem em órbita seguirão caminhos diferentes.

https://www.space.com/nasa-considering-athena-mission-asteroid-pallas.html
A sonda Athena se for aprovada, será uma das sondas mais pequenas jamais feitas, será do tamanho de um pequeno frigorífico e terá um peso de cerca 160Kg. O objectivo é que consiga fazer um único fly-by a Pallas, similar ao que a New Horizons fez em Plutão. Como não é suposto que entre em órbita de Pallas significa que a sonda quase não tem limitações de velocidade, o que significa que a sonda poderia chegar a Pallas em menos de dois anos, muito menos tempo que a sonda que vai a Psyche.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
Boa noite.
Hoje está uma bela noite aqui no Porto. Estou sentado no terraço, e vejo muitos satélites? a passarem quase sempre na mesma direcção.
É impressionante, em 10 minutos já vi uns 15 a passarem. Passam com algum espaçamento, um a um.
Foi um familiar meu que me tinha dito que tinha visto vários, e hoje estou eu a ver com ele.
Provavelmente são satélites, mas alguém sabe do que se trata?

Cumprimentos a todos.
 

Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
São claramente satélites, estão agora a passar noutra direcção mas sempre seguidos, espaçados por 15/20 segundos.
É impressionante. Estou neste momento em Perafita. Quem conseguir ver, que diga.
 
Última edição:

Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
Provavelmente. Posso dizer que já vi a passar uns 40. Estou numa zona sem luz, e vê-se bastantes seguidos a passar. Primeiro iam para sul, agora já estão noutra direcção.