Astronomia - Seguimento 2007



Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Astronomia - Seguimento Maio 2007

Nos ultimos dias parece que toda a gente descobre e dá a conhcer novos planetas porque será ?? :rolleyes: :rolleyes:

Porque os meios são outros, foram lançados satélites com outra capacidade de obter imagens com maior resolução e maior amplitude de espectro. :rolleyes:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Astronomia - Seguimento Maio 2007

Astrônomos observam maior explosão de supernova no espaço
da Folha Online


Registros do telescópio Chandra revelaram uma enorme explosão do que seria a mais brilhante supernova já observada pelos astrônomos, informou a Associated Press.

07127128.jpg


Reprodução artística mostra explosão de supernova SN 2006gy, uma das mais brilhantes
A explosão da estrela teria brilhado quase cinco vezes mais do que centenas de supernovas já vistas anteriormente, disse o coordenador da equipe, Nathan Smith, da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Smith disse que a estrela, batizada como SN2006gy, "é de um tipo especial de supernova que nunca antes havia sido encontrado".

Ele classificou a massa da supernova como "uma aberração" com 150 vezes mais massa do que o Sol.

O evento arrancou suspiros da equipe que teve acesso à reprodução das imagens registradas pelo telescópio espacial Chandra.

A descoberta, anunciada nesta segunda-feira pela Nasa, foi monitorada de vários telescópios posicionados na Terra e no espaço.

"Esta [supernova] está muito acima do que qualquer outra", disse Smith à Associated Press. "É realmente impressionante."

Fonte: Folha de São Paulo
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Astronomia - Seguimento Maio 2007

Para os interessados em Astronomia, e vendo um céu limpo aqui fica a carta do céu desta noite (centrada pelas coordenadas de Lisboa).

2002385324383849376_rs.jpg


Logo ao anoitecer entre o Oeste e o Noroeste Vénus está bem visível como "estrela" da tarde. Por esta hora já é possível ver a Sueste o gigante dos Planetas, Júpiter com um brilho inconfundível de mag. -2,5. Saturno também com mag. 0,8 também é visível. Boas observações!:thumbsup:
 
Última edição:

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Astronomia - Seguimento Maio 2007

Encontrado planeta com temperaturas que chega a 2000ºC

Para manter a temperatura, o planeta deve absorver toda a luz que chega de sua estrela, o que significa que sua superfície deve ser mais escura que carvão



LONDRES - Uma equipe de cientistas determinou a temperatura do planeta mais quente já descoberto, e que chega a 2.000º C. Segundo um dos responsáveis pelo cálculo, o físico Joseph Harrington, acredita que, nessa temperatura, o planeta deve brilhar como uma brasa no espaço, emitindo uma tênue luz vermelha.

"HD 149026b é simplesmente o planeta mais bizarro e exótico", disse Harrington. "É relativamente pequeno, muito denso, e agora descobrimos que é extremamente quente".

Usando o telescópio espacial Spitzer, da Nasa, a equipe de Harrington determinou quanta luz o planeta emite, e com isso deduziu a temperatura. Os resultados estão publicados na edição desta semana da revista científica Nature.

Descoberto em 2005, HD 149026b é um pouco menor que Saturno. No entanto, tem mais massa que o planeta dos anéis, levando os cientistas a supor que tenha um núcleo com até 90 vezes a massa da Terra. Ele contém mais elementos pesados - com átomos mais complexos que hidrogênio e hélio - do que todos os planetas do Sistema Solar somados.

Para manter a temperatura detectada pelos cientistas, HD 149026b deve absorver toda a luz que chega de sua estrela, o que significa que sua superfície deve ser mais escura que carvão, o que é algo sem precedentes, no que diz respeito a planetas. HD 149026b também deve devolver toda a energia que absorve ao espaço, sob a forma de radiação infravermelha.

fonte: EStadão
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Astronomia - Seguimento Maio 2007

Nasa apresenta telescópio que vai substituir Hubble

20070511092937telescopionovo.jpg


Protótipo em tamanho natural do JWST é exibido em Washington
A Agência Espacial Americana (Nasa) apresentou um novo telescópio espacial que deve substituir o Hubble, lançado há 17 anos.
Medindo 24 metros de comprimento por 12 de altura, e ainda com um espelho de 6,5 metros de diâmetro, o novo equipamento será quase três vezes maior que o Hubble, e segundo cientistas, terá capacidade de "enxergar" até os limites do Universo.

O telescópio, com custo estimado de US$ 4,5 bilhões, foi batizado de James Webb Space Telescope (JWST), em homenagem a um antigo diretor da Nasa.

Um protótipo em escala natural está sendo exibido no Smithsonian National Air and Space Museum em Washington.

Lançamento

De acordo com a Nasa, o JWST deverá ser lançado em junho de 2013 e será posicionado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Até lá, o Hubble vai continuar em atuação, com uma missão de reparos programada para 2008.

Instalado em 1990, ele foi responsável por imagens inéditas do Sistema Solar, de estrelas e planetas distantes, e até de galáxias remotas formadas logo após o Big Bang.

Mas cientistas argumentam que o JWST vai permitir que eles observem o espaço mais a fundo, e esperam conseguir mais dados sobre a origem do Universo.

"Precisamos de um telescópio muito maior para 'voltar no tempo' e observar o nascimento do Universo", disse Edward Weiler, diretor do Goddard Space Flight Centre da Nasa.

bbc
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Astronomia - Seguimento Maio 2007

Imprensa espanhola:


Avistan una "impresionante bola de fuego" en el centro de la Península
Muchos vecinos de Cuenca, Toledo, Ciudad Real y Valladolid aseguran haber visto una "bola de fuego" surcando el cielo durante la noche del jueves; según los científicos, se podría tratar del fragmento de un comenta en la órbita de la Tierra a causa de las fuerzas gravitatorias.
http://www.20minutos.es/noticia/233301/0/avistamiento/meteorito/castilla/

'GRAN ALARMA' EN PEQUEÑAS POBLACIONES
Avistada en el centro de la Península una bola de fuego 'excepcionalmente brillante'

* La central de Emergencias 112 se vio colapsada por las llamadas de los testigos
* El fenómeno es 'muy capaz de haber producido meteoritos', según un investigador
http://www.elmundo.es/elmundo/2007/05/11/ciencia/1178900295.html

Una "gran bola de fuego" cruza el cielo de España
El bólido rompió la barrera del sonido y sembró el suelo, tal vez, de meteoritos
http://www.elperiodico.com/default....a=CAS&idnoticia_PK=404970&idseccio_PK=1021&h=

Isto parece que aconteceu no dia 10, pois as notícias são do dia 11 de Maio.

Estas notícias não teriam especial interesse, se não fosse uma outra história. A parte mais interessante. Não vem nas notícias em lado nenhum, soube através de um forum de aviação, que no dia 10 aterrou de emergência um avião MD83 da MapJets no aeroporto de Faro porque colidiu com qualquer coisa a 33 mil pés. Apresenta vários pequenos rasgos na fuselagem, e não há qualquer vestígio de restos de pássaros ou sangue como é habitual num bird-strike.

Assunto a seguir, embora nenhuma comunicação social tenha ainda pegado no assunto.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Astronomia - Seguimento Maio 2007

Astrônomos dos EUA descobrem "planeta bizarro"

Astrônomos profissionais e amadores anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de um planeta "bizarro" fora do sistema solar, cuja massa supera em mais de 13 vezes a de Júpiter.
O planeta, conhecido como XO-3b, é "uma esquisitice" se comparado com os mais de 200 planetas extra-solares encontrados até agora, disse Peter McCullough, um astrônomo do Space Telescope Science Institute em Baltimore, Maryland, em um comunicado.

"É o maior e mais maciço planeta já encontrado numa órbita tão próxima, e dada a proximidade orbital da estrela, ficamos surpresos de que esta órbita não seja circular, mas significativamente elíptica", disse McCullough.

Ele e outros cientistas apresentaram suas descobertas nesta quarta-feira em um encontro da Sociedade Astronômica Americana, em Honolulu, no Havaí.

"Este planeta é realmente esquisito", disse Christopher Johns-Krull, astrônomo da Universidade Rice.

O tamanho do XO-3b fica na fronteira entre os planetas e as "anãs marrons", que são objetos maciços menores que as estrelas.

"Ainda há um intenso debate entre os astrônomos sobre como classificar as anãs marrons", disse Johns-Krull.

"Algumas pessoas acreditam que qualquer coisa capaz de fundir deutério, que na teoria ocorre por volta de 13 massas de Júpiter, é uma 'anã marrom'. Outros dizem que não é a massa que importa, mas se o corpo se forma sozinho ou como parte de um sistema planetário", afirmou.

O planeta foi descoberto pelo Projeto XO, que reúne astrônomos amadores e profissionais, usando um telescópio situado no Havaí, no monte Haleakala.

Os astrônomos amadores observam estrelas consideradas possíveis planetas, editando a lista de tempos em tempos. Os astrônomos profissionais, então, analisam as observações com dois telescópios maiores no Texas para confirmar a presença de um planeta em trânsito.

Fonte: Terra on-line
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Portugal está no maior telescópio do mundo

Cientistas do Instituto Superior Técnico participam na concepção
Chamam-lhe o radiotelescópio para o século XXI e será o maior telescópio do mundo, com milhares de antenas de vários tipos espalhadas por mil quilómetros quadrados. É o SKA (Square Kilometer Array), vai ser construído no hemisfério Sul e Portugal também faz parte do projecto.

Ligado desde há ano à concepção do SKA, o CENTRA- Centro Multidisciplinar de Astrofísica do Instituto Superior Técnico (IST) é desde ontem o representante português no SKA, que conta a participação de 34 instituições científicas da União Europeia (UE), Austrália, China, Rússia, EUA e África do Sul. O projecto envolve um investimento total de mais de mil milhões de euros, que serão em parte assegurados pela UE.

"Para já, o projecto está na fase de concepção e design", explicou ao DN Mário Santos, que coordena no CENTRA a participação portuguesa. Este investigador tem estado envolvido, justamente, na equipa de simulação científica, que vai definir os parâmetros adequados aos objectivos das observações a fazer pelo SKA. O maior radiotelescópio do mundo deverá estar operacional a partir de 2010, mas só no próximo ano se saberá onde vai ser instalado. Os dois candidatos são a África do Sul e a Austrália.

Capaz captar sinais de rádio numa gama muito vasta de frequências, o SKA poderá captar um sinal comparável ao de um transmissor de televisão que estivesse num planeta extra-solar na órbita de uma estrela próxima do Sol. Com esta sensibilidade, os cientistas esperam poder "ver" pela primeira vez os sinais que correspondem à formação das primeiras estrelas e buracos negros que existiram no universo.

(c) Diário Notícias

telescopest8.jpg




Links úteis:
http://www.skatelescope.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/Square_Kilometre_Array
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Tempestade de pó em Marte oculta luz do sol
2007/07/05 | 08:51
É a fonte de alimentação da bateria dos robots Spirit e Opportunity

Uma tempestade de pó em Marte está a obstruir há uma semana a luz do sol, que alimenta dois robots e a dificultar as suas operações, anunciaram hoje cientistas responsáveis.

A tempestade, que se prevê durar mais uma semana, está a ocultar a luz solar, que é a fonte de alimentação da bateria dos robots Spirit e Opportunity.

A equipa responsável por esta missão, que já trabalhou em condições semelhantes, garante que os dois aparelhos não estão em perigo de falhar.

Esta tempestade é a mais forte que atingiu Marte desde que os dois robots pisaram o seu solo em lados opostos do planeta em 2004.

«A tempestade está a afectar os dois robots e a reduzir o nível de energia do Opportunity», disse John Callas, responsável pela missão da NASA.

O Opportunity está desde 30 de Junho reduzir operações para conservar energia.

As condições meteorológicas atrasaram também, pelo menos até 13 de Julho, a descida do Opportunity a uma cratera para estudar a origem geológica do planeta.

in Portugal Diário
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
boas,uma curiosidade,sabiam queo o Brian May o guitarrista dos Queen é licenciado em astrofísica e está neste momento a terminar o doutoramento nesta área,e soube pelo sua página que escreveu á poucos meses atrás um livro sobre esta temática.:rolleyes:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
boas,uma curiosidade,sabiam queo o Brian May o guitarrista dos Queen é licenciado em astrofísica e está neste momento a terminar o doutoramento nesta área,e soube pelo sua página que escreveu á poucos meses atrás um livro sobre esta temática.:rolleyes:

Desconhecida de todo.. áreas um pouco opostas, mas vamos lá ver, que também teremos por cá membros com fascínio por meteo que tem gosto por outras áreas como música ou outras sem qualquer elo de ligação à meteorologia ou ciência em geral.:)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Tempestade de pó em Marte oculta luz do sol
2007/07/05 | 08:51
É a fonte de alimentação da bateria dos robots Spirit e Opportunity

Uma tempestade de pó em Marte está a obstruir há uma semana a luz do sol, que alimenta dois robots e a dificultar as suas operações, anunciaram hoje cientistas responsáveis.

A tempestade, que se prevê durar mais uma semana, está a ocultar a luz solar, que é a fonte de alimentação da bateria dos robots Spirit e Opportunity.

A equipa responsável por esta missão, que já trabalhou em condições semelhantes, garante que os dois aparelhos não estão em perigo de falhar.

Esta tempestade é a mais forte que atingiu Marte desde que os dois robots pisaram o seu solo em lados opostos do planeta em 2004.

«A tempestade está a afectar os dois robots e a reduzir o nível de energia do Opportunity», disse John Callas, responsável pela missão da NASA.

O Opportunity está desde 30 de Junho reduzir operações para conservar energia.

As condições meteorológicas atrasaram também, pelo menos até 13 de Julho, a descida do Opportunity a uma cratera para estudar a origem geológica do planeta.

in Portugal Diário

Segundo li algunres, estavam a pensar enviar um desses robots para o fundo de uma cratera com possibilidade de não poder voltar a sair.. querem ver que a tempestade ainda dá um empurraonzinho para dentro da cratera:p
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)

Interessante. Também devido à dimensão de Portugal seria difícil entrar num projecto de grande nível sem ser por cooperação com outros paises.

Fica-se a aguardar é pelo telescópio há muito estudado para a Achada do Teixeira (perto do Pico Ruivo) considerado como um local com boas condições para instalar um observatório. Há alguns anos se não me engano, foi até proposto ao governo português a implementação de um observatório mas com comparticipação de parte do valor do investimento, foi recusado e parece que estes acabaram por rumar para as Canárias ou Hawai.
Não sei, mas este local na Madeira penso que não teria condições tão boas como em Canárias ou Hawai, mas seria uma boa alternativa, com vantagem de ter estrada e electricidade a poucos km.

Um projecto mais pequeno está a ser desenvolvido pela UMa (Universidade da Madeira) para a intalação de um pequeno observatório.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Sonda vai tentar desvendar origem do Sistema Solar

A sonda americana Dawn, que será lançada neste domingo da Flórida (sudeste), explorará Vesta e Ceres, dois grandes asteróides, para tentar mostrar os mistérios das origens do nosso sistema solar, nascido há 4,6 bilhões de anos.
O primeiro dos objetivos desta missão é "compreender os primeiros momentos do nascimento do sistema solar", tentando entender a formação dos dois maiores asteróides em órbita ao redor do sol, entre Marte e Júpiter, explicou a Nasa.

O segundo objetivo da Dawn (que significa "amanhecer" em inglês) é determinar a natureza dos elementos que formam planetas do tipo terrestre. A sonda de 1,21 tonelada e que mede 1,64 metro de altura e 1,27 de largura é dotada de três instrumentos científicos: uma câmera de altíssima definição e dois espectômetros.

A última missão desta sonda robótica é tentar verificar por que Vesta e Ceres tiveram sua formação e se desenvolveram de modo tão diferente, o que permitiria compreender o papel da água na evolução dos asteróides. Ceres, descoberto em 1801, tem forma esférica com diâmetro de 960 km. É composto de 25% d'água, sob a forma de gelo grosso que recobre um núcleo rochoso.

Em 2006, Ceres foi classificado como um "planeta anão", segundo uma nova definição estabelecida pela União Astronômica Internacional para caracterizar alguns asteróides do sistema solar. Vesta, descoberto em 1807, é menor que Ceres, mas é o terceiro maior asteróide do sistema solar. Com um diâmetro médio de 520 km, é uma rocha de forma irregular, sem marcas de água, com um núcleo formado de ferro.

A enorme cratera no pólo sul de Vesta (460 km de largura e 13 km de profundidade), produto de uma colisão, será especialmente estudado durante a missão Dawn. Os astrônomos estimam que 5% de todos os meteoros encontrados na Terra tenham vindo deste grande choque de Vesta.

"O que nos interessa é saber como eram os ancestrais dos nossos planetas, compreender a evolução destes corpos celestes primitivos que são os elementos básicos que formam a Terra", explicou Chistopher Russel, um astrônomo da Universidade da Califórnia e principal cientista da missão.

Dawn será posto em órbita em torno de Vesta em outubro de 2011 e, em seguida, retoma seu périplo em abril de 2012 para contornar Ceres, onde só chegará em fevereiro, percorrendo um total de 5,1 bilhões de km. A sonda é dotada de um motor elétrico de propulsão iônica que apresenta a vantagem de consumir muito pouco combustível - 273 l no total - e de garantir uma propulsão pouco possante, mas constante, que permite atingir progressivamente altas velocidades.

Depois de abandonar a missão Dawn em duas oportunidades, a Nasa finalmente relançou o projeto em 2006, então estimado em 449 milhões de dólares. Trata-se da nona missão robótica de exploração das dez previstas no programa Discovery da NASA, várias com destino a asteróides como Stardust, o que permitiu trazer partículas de cometas a Terra em 2006.

O lançamento da Dawn será realizado no domingo com um foguete Delta II, a partir da base militar de Cabo Canaveral, na Flórida. A janela de lançamento começa às 20h04 GMT e termina às 20h33 GMT. Se o lançamento não for possível nesse dia, seria efetuado em 11 de julho. Inicialmente, o lançamento estava previsto para sábado, mas foi adiado devido ao risco de tempestades em Cabo Cañaveral.

fonte