Atividade Vulcânica 2022/2023



Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,017
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção no Havai


Iniciou-se a erupção vulcânica no maior vulcão ativo do mundo, Mauna Loa, no Havai. Desde meados de setembro de 2022, o vulcão tem evidenciado sinais de reativação, conforme indicado pela atividade sísmica e inflação do cume.

A erupção teve início por volta das 23:30 hora local (13:30 UTC) do dia 27 de novembro, na caldeira Moku'āweoweo, no interior do Parque Nacional dos Vulcões do Havai. A erupção produziu escoadas lávicas, contidas na área do cume e sem possibilidade de afetar as comunidades que vivem nos flancos do vulcão. É possível que a ação do vento possa transportar gases vulcânicos, cinzas finas e também cabelos de pele.

Com base em eventos passados, as fases iniciais de uma erupção em Mauna Loa podem ser muito dinâmicas e a localização e o avanço dos fluxos lávicos podem-se alterar rapidamente. Caso os focos eruptivos se mantenham no mesmo local, em Moku'āweoweo, as escoadas lávicas deverão ficar confinadas no interior das paredes da caldeira. Contudo, caso os centros eruptivos migrem para fora das suas paredes, os fluxos de lava poderão progredir rapidamente pelos flancos. Os fluxos de lava são visíveis a partir de Kona, e não há, atualmente, qualquer indicação de qualquer migração da erupção para uma zona de fissuras.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia de Honolulu, algumas zonas da Ilha Grande estão sob alerta relativamente à queda de cinzas, devido à possibilidade de acumular espessuras de 0,6 cm de cinzas. O Parque Nacional dos Vulcões do Havai encerrou a área do cume de Mauna Loa aos visitantes.

O nível de alerta de Mauna Loa é neste momento WARNING e para a Aviação RED (vermelho). O Observatório Vulcanológico do Havai (HVO-USGS) continua a monitorizar cuidadosamente as condições e emitirá novos avisos, sempre que necessário.

Com 4169 metros acima do nível do mar, Mauna Loa é um dos cinco vulcões que constituem a ilha do Havai. É consideravelmente maior que o vulcão havaiano Kilauea que, em 2018, entrou em erupção e destruiu cerca de 700 casas num bairro habitacional. A erupção de Mauna Loa de 1950 produziu escoadas lávicas que avançaram por 24 km até alcançar o oceano em menos de três horas.






Fontes


HVO-USGS
Visão

20221128-MaunaLoa-volcano.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Algumas imagens do vulcão Mauna Loa:






____
HrlQlxl.jpg

ezUS8U1.jpg

yFH1WEn.jpg


Fonte
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,017
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Na tarde do passado dia 4 de dezembro, foram registados alguns eventos vulcânicos na área da cratera de Stromboli e na Sciara del Fuoco, Itália. Segundo a Defesa Civil não há registo de danos ou vítimas.

De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), a partir das 14:00 (hora UTC) daquele dia registou-se um aumento na amplitude do tremor vulcânico e, às 14:10, observou-se um transbordo de lava em simultâneo com uma intensa atividade explosiva, na área norte da cratera. Posteriormente, ocorreu outra explosão mais violenta na área centro-sul da cratera, observando-se pequenos colapsos de material ao longo da parte superior da Sciara del Fuoco. À medida que o transbordo de lava e a atividade explosiva continuaram, um ou mais fluxos piroclásticos formaram-se, possivelmente desencadeados pelo colapso da parte do bordo da cratera do setor Norte.

Às 15:19, formou-se um fluxo piroclástico distinto, que durou vários minutos e produziu quantidades abundantes de cinzas, tendo bloqueado temporariamente a visão da área da cratera. Este material fino suspenso foi disperso por ventos fracos de sudoeste.

Os fluxos piroclásticos gerados, que progrediram ao longo da Sciara del Fuco, ao atingirem a costa, geraram uma anomalia no nível do mar, registada pelo sistema de observação MEDE. Às 15:40 observou-se também um fluxo de lava que foi canalizado ao longo da Sciara del Fuoco e, que por volta das 16:00, chegou ao litoral.

A amplitude do tremor vulcânico atingiu níveis muito elevados por volta das 15:00, estando associada ao primeiro fluxo piroclástico. Também foi possível relacionar um sinal sísmico de amplitude considerável ao segundo fluxo piroclástico, registado às 15:19. Posteriormente, a amplitude do tremor vulcânico fixou-se em níveis médio-altos, com tendência crescente.

Os sinais atualmente disponíveis das redes de monitorização da deformação do solo não demonstram mudanças significativas. A estação inclinométrica de Timpone del Fuoco (STDF) e o dilatómetro de San Vincenso (SVO) mostraram uma variação impulsiva, relacionado com o fluxo piroclástico das 15:19. Durante a manhã do mesmo dia, foram observadas ligeiras perturbações de sinal nas estações GNSS e inclinómetro de Timpone del Fuoco, relacionadas com a atividade sísmica registada no arquipélago das ilhas Eólicas, em particular com o evento registado às 07:12 (hora UTC) com magnitude 4,6 ML, e com epicentro localizado a sudoeste da ilha de Vulcano.

Fontes

INGV

1670376172962.png
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,017
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Erupção vulcânica no vulcão Semeru na Indonésia

As fortes chuvas de monção na província de Java Oriental, Indonésia, fizeram com que se criassem as condições necessárias para desencadear o colapso do domo lávico do vulcão Semeru, de 3676 metros de altura, e consequente formação de um fluxo piroclástico, formado por gases e lava, que progrediu pelas vertentes do vulcão em direção ao rio Besuk Kobokan.

O fenómeno aconteceu na tarde do passado domingo, atingindo várias aldeias e destruindo uma ponte que acabara de ser reconstruída após uma erupção inesperada no passado ano, e que deixou mais de 10 mil pessoas deslocadas.

Segundo o chefe do distrito de Lumajang, cerca de 2000 pessoas foram transferidas para abrigos de emergência em várias escolas, no entanto, ao longo do dia de ontem, já voltaram às suas casas para cuidar dos animais e proteger as propriedades. As autoridades distribuíram pelos habitantes máscaras para proteção da contaminação e das cinzas.

O incremento da atividade vulcânica que se deu na tarde de domingo levou as autoridades a aumentar a zona de perigo para 13 quilómetros em torno da cratera e elevar o nível de alerta do vulcão para o nível máximo.

O monte Semeru, localizado no leste da ilha de Java, é o ponto mais alto da ilha. A última erupção no vulcão ocorreu há um ano atrás e obrigou à evacuação de cerca de dez mil pessoas. Fluxos de lama e cinzas atingiram aldeias inteiras e pelo menos 51 pessoas perderam a vida. Dois dias depois deu-se um novo episódio eruptivo.

A Indonésia, um arquipélago com mais de 250 milhões de habitantes, fica no conhecido Anel de Fogo do Pacífico, pelo que a atividade sísmica e vulcânica são fenómenos muito frequentes.

Fontes

Jornal de Notícias
Globo

1670376357915.png


20221206-vulcao-semeru1.jpg

Foto: JUNI KRISWANTO / AFP in Jornal de Notícias