Auriol Weather Station

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início
O meu RS parece que está bom, 0.4ºC a mais da estação de são brás, e humidade com 3% a mais, os que me parece bom :)

Não tem havido vento, por isso não sei o quanto o RS vai afectar a direcção/velocidade, se afectar muito tenho um truque na manga:

Ggy9V.png

na velocidade não deve haver problema, é um sinal digital, se o fio for alongado não há perdas de sinal, mas na direcção temo que possa ser um potenciometro, se for esse o caso tenho que ter as ligações bem feitas.

Boas

Pelo que li por aí, não aconselham muito separar o sensor do anemómetro, acho que ao fim dum tempo o sensor estraga-se :(

Eu irei separar o anemometro do sensor... :lmao: na realidade só irei expandir a barra que prende o anemometro ao sensor, e empiná-la para cima, mas só poderei dizer que irei mesmo fazer isto quendo ver com o que é que estou a lidar.

Eu irei separar o anemometro do sensor... :lmao: na realidade só irei expandir a barra que prende o anemometro ao sensor, e empiná-la para cima, mas só poderei dizer que irei mesmo fazer isto quendo ver com o que é que estou a lidar.

Vá dando novidades! É que se conseguir fazer essa operação com sucesso conseguirá resolver o maior busilis desta Auriol! Ter o sensor e o anemómetro a registar sem andarem os 2 a complicar a vida um ao outro!

Bom dia,

instalei duas destas estações e estão as duas a funcionar bem até agora, uma está na Quinta do Conde em casa do meu pai e a outra em Foros de Salvaterra na casa do meu sogro, não vou fazer qualquer tipo de alteração nas estações porque não se justifica, dado que o interesse do meu pai e sogro é mais ao nível da temperatura miníma, vento e pluviosidade, eu meti-lhes o "bichinho" da meteorologia, e esta estação serve perfeitamente para eles se iniciarem e tomarem gosto pela coisa.
Caso alguma tenha algum problema depois voltarei a reportar.:thumbsup:

Boa noite,

A minha Auriol registou na noite de dia 16/madrugada de 17 uma temperatura mínima de 0,0 ºC, que assumiu como mínimo histórico, e com erro no display no ponto de orvalho (por ser, supostamente, inferior a zero). Penso que é uma mínima baixa de mais. Não pude comparar, mas pedia a vossa opinião. Alguém já notou mínimas deflacionadas?
Hoje, não sei porquê, o relógio também atrasou, cerca de 20 minutos!
De resto tudo bem. Penso que as temperaturas, durante o dia, estão inflacionadas cerca de 2 a 3º C. Não tenho nenhuma espécie de RS.

Boa noite,

A minha Auriol registou na noite de dia 16/madrugada de 17 uma temperatura mínima de 0,0 ºC, que assumiu como mínimo histórico, e com erro no display no ponto de orvalho (por ser, supostamente, inferior a zero). Penso que é uma mínima baixa de mais. Não pude comparar, mas pedia a vossa opinião. Alguém já notou mínimas deflacionadas?
Hoje, não sei porquê, o relógio também atrasou, cerca de 20 minutos!
De resto tudo bem. Penso que as temperaturas, durante o dia, estão inflacionadas cerca de 2 a 3º C. Não tenho nenhuma espécie de RS.

Hoje a mínima histórica passou para LL.LºC e o mesmo com o dew point. Pelas instruções tive < -50ºC de mínima! Estou com algum problema.
Alguém dá umas dicas?

Obrigado

fhff,

Parece que há realmente algum problema.
Nunca tive uma deflecção das minimas.

por vezes tenho é uma subida de temperatura irreal durante umas horas (passa de 15ºC para 23ºC por exemplo).
A Auriol ou outra marca menos cara não tem a fiabilidade das davis... para teres isso tens de dar mais de 500€

Será que houve alguma condensação no interior do sensor???

0ºC onde , em alenquer ou em colares?
eu tive uma minima de 6ºC não muito longe de colares.

pode ser uma loucura temporária... já passou?

cps

bernardino

fhff,

Parece que há realmente algum problema.
Nunca tive uma deflecção das minimas.

por vezes tenho é uma subida de temperatura irreal durante umas horas (passa de 15ºC para 23ºC por exemplo).
A Auriol ou outra marca menos cara não tem a fiabilidade das davis... para teres isso tens de dar mais de 500€

Será que houve alguma condensação no interior do sensor???

0ºC onde , em alenquer ou em colares?
eu tive uma minima de 6ºC não muito longe de colares.

pode ser uma loucura temporária... já passou?

cps

bernardino

A estação está em Colares (Nafarros) onde, pela minha experiência de temperaturas (com a minha anterior clone da lacrosse), é muito, muito raro mínimas de 0ºC.
Como disse, hoje no historico das mínimas aparece-me LL.LºC, o que de acordo com o manual significa mínimas < -50ºC.
Vou averiguar a questão da condensação. De resto a estação tem estado, até aqui e apesar das suas deficiências, bem. Resultados fiáveis de pluviosidade, vento e temperaturas (aqui inflacionadas). Amanhã logo vejo. O mais provável e ter de tirar as pilhas para que o histórico de mínimas possa de novo ficar bem.

Obrigado

E pronto...hoje é mais um mau dia da "Auriolzinha"... 105km/h logo as 7h e pouco da manhã sem que estivesse grande vento... :facepalm:

:suicidio:

E pronto...hoje é mais um mau dia da "Auriolzinha"... 105km/h logo as 7h e pouco da manhã sem que estivesse grande vento... :facepalm:

:suicidio:

É normal a estação por vezes reportar valores errados, basta haver uma falha minima de comunicação entre a base e o pluviómetro devido a interferencias..

Acho que já arranjei uma maneira simples e barata de ligar directamente a estação ao PC..o problema é descodificar os dados, só vejo carradas de 00110101010 a passar no ecrã..vou chamar o sujeito do Matrix para ajudar-me:lol:

O meu RS parece que está bom, 0.4ºC a mais da estação de são brás, e humidade com 3% a mais, os que me parece bom :)

Não tem havido vento, por isso não sei o quanto o RS vai afectar a direcção/velocidade, se afectar muito tenho um truque na manga:

Ggy9V.png

na velocidade não deve haver problema, é um sinal digital, se o fio for alongado não há perdas de sinal, mas na direcção temo que possa ser um potenciometro, se for esse o caso tenho que ter as ligações bem feitas.

É normal a estação por vezes reportar valores errados, basta haver uma falha minima de comunicação entre a base e o pluviómetro devido a interferencias..

Acho que já arranjei uma maneira simples e barata de ligar directamente a estação ao PC..o problema é descodificar os dados, só vejo carradas de 00110101010 a passar no ecrã..vou chamar o sujeito do Matrix para ajudar-me:lol:

Quando conseguir alguma coisa, avise, estou interessado, apesar de querer investir numa PCE... ;);)

Boa noite,
Ja sigo este forum a alguns anos, mas ...
existe sempre um "mas" so hoje e que fiz o registo, pois sou daqueles que gosta mais de ler do que escrever.

Bom ja vou na minha segunda Auriol a primeira não se avariou mas ficou onde eu vivia antes, em Dezembro comprei a segunda e claro estou de novo satisfeito com a mesma, para mim a relação qualidade preço e muito boa.

Registei-me pois quero fazer uma pergunta.

Qual foi a maneira que arranjas-te para ligar ao PC?
Podes divulgar ?

Obrigado

Podias colar mesmo o que recebes? "traduzo" usando protocolos diferentes standard e vejo se coincide com valores que estás a receber no LCD, ai se for assim tão simples... :D :D :D

provavelmente usam protocolos de comunicação mesmo deles :(

PS: Ainda não alongei o tubo do anemómetro, não tenho tido mesmo tempo nenhum livre(de dia) :mad:

Podias colar mesmo o que recebes? "traduzo" usando protocolos diferentes standard e vejo se coincide com valores que estás a receber no LCD, ai se for assim tão simples... :D :D :D

provavelmente usam protocolos de comunicação mesmo deles :(

PS: Ainda não alongei o tubo do anemómetro, não tenho tido mesmo tempo nenhum livre(de dia) :mad:

Eu não sei se preciso de um MAX232 ou MAX3232..mas experimentei com um cabo de dados de um telemovel da Siemens e consigo apanhar "dados" a cada 30segundos, o que ao principio está a funcionar bem, pois pelo que li os módulos RF enviam os dados a cada 30segundos..

O problema é que quando ligo os fios à estação, a estação deixa de receber dados..parece que estou a roubar os dados ao módulo e a estação não recebe nada. :( Mas acredito que eles tenham os seus protocolos..se os outros aparelhos que a Ventus tem suportasse porta de série, podiamos experimentar com o software deles, mas apenas tem em USB. Experimentei vários software como o Cumulus, Weather Display, até agora ainda não encontrei uma estação compatível.

Queres os dados em que formato? Só gravei em HEX, mas se quiseres amanha posso gravar em DEC/Oct/BIN. Gravei com o anenómetro e o pluviómetro ligados, mas devia ter experimentado apenas com o pluviometro para simplificar. Se conseguisses descodificar isto, era mesmo muito bom:)

Aqui estão o log em HEX em 2400 e 9600
http://www.sendspace.com/file/3tjtxn

Se não fose pedir muito poderia ser DEC de só o pluviómetro, e DEC de só o anemómetro/termómetro, e um deles juntos ao mesmo tempo, e dizer que dados a estação está reportar no LCD, parece que amanhã vai haver directa... :lmao: