Isso da espuma de poliestireno parece-me uma óptima ideia
Em relação ao vento, penso que não fui bem explicito. O vento esteve de E durante o dia, e como o RS está virado a E tapava o vento, pela qual a roda eólica não rodava tão depressa como devia rodar caso apanhasse o vento correctamente
A calibração do anemómetro está controlada, antes de rodar o mastro, vi a direcção do anemómetro em relação a um poste de iluminação da rua que estava em frente e depois foi só voltar a mete-lo na direcção desse poste
Obrigado.
Ontem olhei para a tua montagem com atenção...
Na altura não disse anda por um motivo simples. Tiveste um enorme trabalho e não quis de forma alguma menosprezar o esforço que empregaste. Adoro ver pessoas com iniciativa e acho que tudo isto é de louvar.
No entanto reportaste já ontem aquilo que temia que acontecesse. E outros membros reforçaram também outros factores importantes.
Em poucas palavras: Admitindo que a Auriol mede em condições padrão velocidades de vento correctas, neste momento a fiabilidade do teu anemómetro está anulada em todos os quadrantes. Admitindo que o RS está a Este:
ESTE: Vento cortado - Forte deflacção de valores
OESTE: Efeito contrário por choque com o RS, Interecção nas pás. Direcção alterada e velocidade defleccionada ou possivelmente inflaccionada dependendo do ângulo de entrada do vento
NORTE e SUL: Interacção maioritariamente positiva. O perfil aerodinâmica que criaste coma colocação do RS forma, aquilo que de forma simples, poderá ser considerado um túnel de vento (embora não seja bem isso). Como já foi explicado vários regimes turbulentos vão ocorrer na zona entre o RS e o anemómetro.
Ou seja... Temo que os teus valores e direcção de vento sejam, infelizmente, errados.
A nota final que deixo a todos. Mesmo em estações de baixo custo, o investimento feito ainda é considerável. O melhor conselho que posso dar é que analisem sempre o uso que pretendem dar à estação ( é para por os dados online?, é para partilha no fórum?, é só para ter uma ideia da temperatura exterior, grosso modo? é para um projecto de utilidade pública?). Analisando isto vejam sempre
1 - CONDIÇÕES de instalação
2- Equipamento a comprar de acordo com o pretendido
Sendo que 1 tem sempre prioridade sobre 2.
Nunca se esqueçam... É particularmente chato investir, dinheiro, tempo, paciência e não ter o retorno desejado. Muitas vezes acontecem azares, e obstáculos imprevistos. Mas se conseguirmos prevenir algumas coisas o nosso bolso (e disposição) ficam, sem dúvida, a ganhar