Auriol Weather Station

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
-Consegui obter dados do anenómetro a 150m de distancia (com LOS), mas ainda hei-de fazer uma antena para melhorar ainda mais essa distancia. Mas não estava à espera de obter esta distancia com a mini-mini yagi que a estação tem.

Esta parte era uma boa experiencia a divulgar e a explorar.;), mas para essa distancia é muito bom, boas experiencias;)
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
RS a estrear-se num dia que até teve boas horas de sol.

Temperatura máxima de 18ºC que penso estar um "cadinho" de nada inflacionada, 1ºC a mais talvez.

Tendo em conta que quando o sensor estava à sombra, assim que amanhecia a temperatura começava logo a aumentar, hoje com o RS a mínima foi de 11.8ºC já um pouco depois das 8h da manhã :thumbsup:

Caso o sensor estivesse exposto ao sol sem RS, hoje daria uma máxima de uns 25ºC :D

Em relação ao vento, como o RS está a Este, (para que os ventos que normalmente são mais fortes vindos do oceano possam actuar sobre a roda eólica sem impedimentos.), e hoje o vento esteve do quadrante Leste, sim, a velocidade foi inflacionada :unsure:

Até mais logo :thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
RS a estrear-se num dia que até teve boas horas de sol.

Temperatura máxima de 18ºC que penso estar um "cadinho" de nada inflacionada, 1ºC a mais talvez.

Tendo em conta que quando o sensor estava à sombra, assim que amanhecia a temperatura começava logo a aumentar, hoje com o RS a mínima foi de 11.8ºC já um pouco depois das 8h da manhã :thumbsup:

Caso o sensor estivesse exposto ao sol sem RS, hoje daria uma máxima de uns 25ºC :D

Em relação ao vento, como o RS está a Este, (para que os ventos que normalmente são mais fortes vindos do oceano possam actuar sobre a roda eólica sem impedimentos.), e hoje o vento esteve do quadrante Leste, sim, a velocidade foi inflacionada :unsure:

Até mais logo :thumbsup:

Inflacionada??? Então deu um valor acima da velocidade expectável?:confused:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Inflacionada??? Então deu um valor acima da velocidade expectável?:confused:

:huh:

A maioria das vezes havia vento e a roda estava num "anda e desanda" porque não apanhava bem o vento, virei o mastro ao contrario e a roda eólica rodava normalmente :thumbsup:

Mais algumas fotos do RS em pormenor.

Não sei bem o que hei de meter ali para tapar...:huh:
sdc12736d.jpg


sdc12745y.jpg


sdc12739.jpg
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Esta parte era uma boa experiencia a divulgar e a explorar.;), mas para essa distancia é muito bom, boas experiencias;)

Por agora não mexo nas antenas internamente..mas ontem na brincadeira fiz uma parabólica de 200mm em rede (para 434mhz, os buracos da rede deve ter no máximo 69mm de diametro) às três pancadas, como não dediquei muito tempo, a antena ficou tudo menos uma parabólica:lol: Mas ainda hei-de fazer uns testes e com tempo faço uma em condições. Escolhi fazer em rede, pois tem muito pouca resistencia ao vento e não irá influenciar o anenómetro.

Fica a curiosidade, hoje a Ventus respondeu ao meu email sobre a comunicação com o PC (fiquei impressionado com o tempo de resposta..24h!) Como já esperava, dizem que não é possivel ligar a estação ao PC sem mexer na placa da estação, e sobre a comunicação em RF, "não estão autorizados a dar esquemas e os diagramas de comunicação". Ficou a tentativa..
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O que querias dizer era deflacionadas, ou seja, inflacionadas negativamente se é que se pode dizer assim, seja, mede valores inferior aos expectáveis/reais.

Inflacionado é o contrário...;)

Ok...pensei que fosse dar ao mesmo, obrigado pela correcção :thumbsup:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Por agora não mexo nas antenas internamente..mas ontem na brincadeira fiz uma parabólica de 200mm em rede (para 434mhz, os buracos da rede deve ter no máximo 69mm de diametro) às três pancadas, como não dediquei muito tempo, a antena ficou tudo menos uma parabólica:lol: Mas ainda hei-de fazer uns testes e com tempo faço uma em condições. Escolhi fazer em rede, pois tem muito pouca resistencia ao vento e não irá influenciar o anenómetro.

Fica a curiosidade, hoje a Ventus respondeu ao meu email sobre a comunicação com o PC (fiquei impressionado com o tempo de resposta..24h!) Como já esperava, dizem que não é possivel ligar a estação ao PC sem mexer na placa da estação, e sobre a comunicação em RF, "não estão autorizados a dar esquemas e os diagramas de comunicação". Ficou a tentativa..

Como já disse é dessas boas experiencias, que o forum precisa, e de quem tem uma EM com problemas de transmissão, pois pelo que tenho lido algures e em contactos com outro user do forum, é possivel aumentar a transmissão de dados com muito pouco investimento, continua.;)
Quanto à ligação ao PC, é um bom sinal.
No fundo duas boas noticias para quem tem uma Auriol;)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
:huh:

A maioria das vezes havia vento e a roda estava num "anda e desanda" porque não apanhava bem o vento, virei o mastro ao contrario e a roda eólica rodava normalmente :thumbsup:

Mais algumas fotos do RS em pormenor.

Não sei bem o que hei de meter ali para tapar...:huh:

Camarada,
se andas a rodar o mastro tens de andar sempre a recalibrar a direcção do anemometro:calor::calor::calor:
pouco prático.
Não me admiro nada que tenhas valores mais elevados de v do vento do que o real, de acordo com o que descreves, podes estar a sofrer o efeito de Bernoulli em que o prato de topo está a servir de "asa de avião". Parece-me óbvio que também se formam vórtices e dai a instabilidade da direcção.
espero estar enganado.

Tenho uma Auriol de 2009, estou MUITO contente mas acabei por optar por ter um termometro exterior e ignorar o anemometro. Não arranjei solução válida para a proximidade anemometro/termómetro.

Espro, sinceramente, que tudo corra bem e que consigas superar o problema.

Tapar o quê? o buraco do suporte de anemómetro? pq não espuma de poliestireno?

yours

bernardino
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Camarada,
se andas a rodar o mastro tens de andar sempre a recalibrar a direcção do anemometro:calor::calor::calor:
pouco prático.
Não me admiro nada que tenhas valores mais elevados de v do vento do que o real, de acordo com o que descreves, podes estar a sofrer o efeito de Bernoulli em que o prato de topo está a servir de "asa de avião". Parece-me óbvio que também se formam vórtices e dai a instabilidade da direcção.
espero estar enganado.

Tenho uma Auriol de 2009, estou MUITO contente mas acabei por optar por ter um termometro exterior e ignorar o anemometro. Não arranjei solução válida para a proximidade anemometro/termómetro.

Espro, sinceramente, que tudo corra bem e que consigas superar o problema.

Tapar o quê? o buraco do suporte de anemómetro? pq não espuma de poliestireno?

yours

bernardino

Isso da espuma de poliestireno parece-me uma óptima ideia :thumbsup:

Em relação ao vento, penso que não fui bem explicito. O vento esteve de E durante o dia, e como o RS está virado a E tapava o vento, pela qual a roda eólica não rodava tão depressa como devia rodar caso apanhasse o vento correctamente ;)

A calibração do anemómetro está controlada, antes de rodar o mastro, vi a direcção do anemómetro em relação a um poste de iluminação da rua que estava em frente e depois foi só voltar a mete-lo na direcção desse poste ;)

Obrigado.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Isso da espuma de poliestireno parece-me uma óptima ideia :thumbsup:

Em relação ao vento, penso que não fui bem explicito. O vento esteve de E durante o dia, e como o RS está virado a E tapava o vento, pela qual a roda eólica não rodava tão depressa como devia rodar caso apanhasse o vento correctamente ;)

A calibração do anemómetro está controlada, antes de rodar o mastro, vi a direcção do anemómetro em relação a um poste de iluminação da rua que estava em frente e depois foi só voltar a mete-lo na direcção desse poste ;)

Obrigado.

Ontem olhei para a tua montagem com atenção...

Na altura não disse anda por um motivo simples. Tiveste um enorme trabalho e não quis de forma alguma menosprezar o esforço que empregaste. Adoro ver pessoas com iniciativa e acho que tudo isto é de louvar.

No entanto reportaste já ontem aquilo que temia que acontecesse. E outros membros reforçaram também outros factores importantes.

Em poucas palavras: Admitindo que a Auriol mede em condições padrão velocidades de vento correctas, neste momento a fiabilidade do teu anemómetro está anulada em todos os quadrantes. Admitindo que o RS está a Este:

ESTE: Vento cortado - Forte deflacção de valores
OESTE: Efeito contrário por choque com o RS, Interecção nas pás. Direcção alterada e velocidade defleccionada ou possivelmente inflaccionada dependendo do ângulo de entrada do vento
NORTE e SUL: Interacção maioritariamente positiva. O perfil aerodinâmica que criaste coma colocação do RS forma, aquilo que de forma simples, poderá ser considerado um túnel de vento (embora não seja bem isso). Como já foi explicado vários regimes turbulentos vão ocorrer na zona entre o RS e o anemómetro.

Ou seja... Temo que os teus valores e direcção de vento sejam, infelizmente, errados.

A nota final que deixo a todos. Mesmo em estações de baixo custo, o investimento feito ainda é considerável. O melhor conselho que posso dar é que analisem sempre o uso que pretendem dar à estação ( é para por os dados online?, é para partilha no fórum?, é só para ter uma ideia da temperatura exterior, grosso modo? é para um projecto de utilidade pública?). Analisando isto vejam sempre
1 - CONDIÇÕES de instalação
2- Equipamento a comprar de acordo com o pretendido

Sendo que 1 tem sempre prioridade sobre 2.


Nunca se esqueçam... É particularmente chato investir, dinheiro, tempo, paciência e não ter o retorno desejado. Muitas vezes acontecem azares, e obstáculos imprevistos. Mas se conseguirmos prevenir algumas coisas o nosso bolso (e disposição) ficam, sem dúvida, a ganhar :)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas, tenho tomado atenção à direcção do vento e tem-se mantido correcta. Hoje tem estado de ENE e a velocidade até me parece bem, não está grande vento, apenas uma brisa e atingi até agora uma rajada de 7.2km/h. Nas estações mais próximas a direcção e velocidade do vento também estão semelhantes.

Vamos la ver num dia de vento forte.. :unsure:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Bem e deixo uma última foto do RS mas desta vez é de dia :D

sdc12751.jpg
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
O meu RS parece que está bom, 0.4ºC a mais da estação de são brás, e humidade com 3% a mais, os que me parece bom :)

Não tem havido vento, por isso não sei o quanto o RS vai afectar a direcção/velocidade, se afectar muito tenho um truque na manga:

Ggy9V.png

na velocidade não deve haver problema, é um sinal digital, se o fio for alongado não há perdas de sinal, mas na direcção temo que possa ser um potenciometro, se for esse o caso tenho que ter as ligações bem feitas.