Auriol Weather Station

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Consegui encontrar 13 pratos brancos opacos mais fundos do que os que tinha no chinês, não são perfeitos(a parte que "sobe" é curta, eles terão de estar muito juntos), mas terá que servir, não encontrei mais nada

O de baixo está separado do que está em cima dele 15mm, os restantes têm 12mm de espaçamento.

http://i.imgur.com/BNQp0.jpg
http://i.imgur.com/RKKoz.jpg

Boas

Também procurei no chinês mas os pratos eram meio transparentes :p

Ainda bem que encontraste esses opacos, são muito bons força ;)
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Os pratos que estou a utilizar foram comprados no Modelo, pratos esse já aconselhados por membros aqui no fórum. São completamente opacos, tive a preocupação de os apontar para a luz e ver. :thumbsup:

Estou agora a pinta-los e gostava de saber se a parte de dentro também precisa de ficar pintada de branco :huh:

A opacidade dos pratos, referes que os apontaste para a luz, essa luz é de uma lâmpada ou directamente do sol? Digo isto porque ao início e para minha surpresa, os meus antes vistos por uma lâmpada também não deixavam passar a luz, vi-os pelo sol e o resultado não foi satisfatório! :p
Quanto à pintura dos pratos mais uma vez aconselho por experiência própria, a 1ª vez tive que aplicar 2 camadas com tinta branca por cima de cada prato para conseguir um resultado satisfatório no interior do RS, aconteceu que passado algum tempo a tinta começou gradualmente a perder aderência na superfície dos partos e o aspecto não foi o melhor, mas o pior e importante é que à medida que a tinta saía a opacidade dos pratos foi-se perdendo. Os pratos da Domplex que utilizei são de superfície muito lisa o que torna mais difícil aderência à tinta mas são muito bons porque não ficam ressequidos!
Optei por pintar a parte de baixo dos pratos a preto fosco (portanto sem qualquer possibilidade de reflexo) mantendo o branco natural de cada prato por cima, ou seja sem tinta. O óptimo resultado mantém-se até hoje!

Consegui encontrar 13 pratos brancos opacos mais fundos do que os que tinha no chinês, não são perfeitos(a parte que "sobe" é curta, eles terão de estar muito juntos), mas terá que servir, não encontrei mais nada

Também me parecem muito bons, pode dar a sensação de terem que ficar ou parecerem ficar muito juntos, a maior atenção vai para a distância maior e não para a menor. ;)
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,

Se querem um RS como deve ser...ou compram o da Davis ou procuram pratos em melamina, mas em lojas como deve ser ;)

melamina01.jpg


melamina02.jpg


melamina03.jpg


melamina04.jpg


melamina05.jpg


melamina06.jpg


melamina07.jpg



abc
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Muito bom.....excelente trabalho......:surprise:

Logo que me seja possivel, e encontro os referidos pratos, irei fazer uma actualização ao meu RS........:thumbsup:

Creio que estes pratos encontram-se há venda na Polux.........
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Creio que estes pratos encontram-se há venda na Polux.........

É bem possível, não é das lojas mais baratas mas têm material para o lar de qualidade! ;)
Estes pratos em formato rectangular são muito interessantes, só acho é que o trabalho final(?) deixou muito espaço entre eles. Há uns meses atrás tentei encontrar em várias lojas, imitam bem os do RS da Davis, mas a Polux não me passou pela ideia...
Quem sabe em breve volte a pensar em ir para a frente com este formato! ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
:surprise:

Muito bom esse RS :w00t:

Não acho que tenha ficado muito espaço, a radiação solar nunca irá entrar directamente por ali :thumbsup:

Eu apontei os pratos para o Sol sim, são muito bons. :thumbsup:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Não acho que tenha ficado muito espaço, a radiação solar nunca irá entrar directamente por ali :thumbsup:

A radiação emitida de um sol de Inverno não é comparável à que será emitida a partir dos próximos meses, isto claro referindo-me a um sensor dentro de um RS sem protecção vinda de fábrica!
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas...

Ainda falta dar uma última demão na parte de fora, peço por favor que tentem compreender que adaptar um RS ao anemómetro da Auriol não é tão facil como fazer um RS com um sensor externo lá dentro.

Onde está o ferro que liga ao anemómetro entra radiação difusa, pelo que vou tentar corrigir esse erro tapando aquele espaço com um resto de vaso.

Mais tarde quando estiver no telhado tirei mais fotos e partilho ;)

Obrigado.


sdc12718m.jpg
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
E pronto...vai ficar mais ou menos assim, com um melhoramento ali e acolá.
Cerca de 2 metros entre o RS e as telhas, espaçamento de 1cm ou 1 mm a mais que isso entre os pratos.

sdc12727.jpg


sdc12730.jpg


Em relação a como o anemómetro está seguro, brevemente irei arranjar outra forma de o prender, sem que o meu pai desacorde.

Obrigado.


:thumbsup:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Encontrei num fórum espanhol, um sujeito que retirou o termómetro e o sensor de humidade do caixa do aenómetro, usando tomadas de telefone a ideia é bem boa:thumbsup:

Podem ver as imagens aqui:
http://www.forocartagena.com/t562p25-estacion-meteorologica-inalambrica-auriol-milomex-del-lidl

Mais umas infos nuns testes que fiz a esta estação:
-É muito dificil desligar o bip da estação, o "altifalante" está soldado na PCB..mas isolei o buraco do altifalante (fita isoladora) e abafou muito o som. É muito simples de fazer, se quiserem dou uma foto onde tem que isolar o som.

-Consegui obter dados do anenómetro a 150m de distancia (com LOS), mas ainda hei-de fazer uma antena para melhorar ainda mais essa distancia. Mas não estava à espera de obter esta distancia com a mini-mini yagi que a estação tem.

-Transferir os dados da estação para o PC, vai ser muito dificil..mas enviei uns emails à Ventus e à Xeecom Aps (A Ventus é a marca das estações do fabricante Xeecom Aps, esta é que desenhou as estações) a fazer um choradinho para ver se dão mais infos sobre a comunicação com o PC, não acredito que vá funcionar, mas quem não arrisca não petisca:lol:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Penso que um membro deste fórum já fez o mesmo, mas disse que depois de um bocado já não funcionava, provavelmente algo facil de arranjar, mas se é para arranjar dia sim dia não mais vale não mexer(na minha opinião) :)

RS feito:
FjLO7.jpg

4usJe.jpg


A ver se funciona, fui ver a transparência ao sol e realmente deixa passar um bocado de luz na base :sad:, meti dois pratos não furados em baixo e em cima, ao menos reduz mais radiação... ver se chega.
(E devia de deixar de usar o portátil como secretária)