Auriol Weather Station

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
eu estava a pençar em usar daqueles pratos de pequenique, o plastico é masé fininho, mas o termometro e higormetro vao ficar dentro de uma caixa de eltrecidade de plastico com respiros na parte de baixo devido depois á chuva

axam boa ideia? ou nao terá registos correctos?
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
eu estava a pençar em usar daqueles pratos de pequenique, o plastico é masé fininho, mas o termometro e higormetro vao ficar dentro de uma caixa de eltrecidade de plastico com respiros na parte de baixo devido depois á chuva

axam boa ideia? ou nao terá registos correctos?

Os pratos devem ser o mais opacos possível ;)

Outra coisa, como é essa caixa de electricidade? Isso não fará efeito de estufa la dentro depois? :unsure:

;)
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
convem usar pratos daqueles dos basos né? e existem brancos?
ou o que devo de usar?

a caixa de eletrecidade irá ter furos na parte de baixo paa entrar ar, a propria caixa onde ele está já faz efeito de estufa

que caixa é que é mais recomendável para por o termometro e o hidrometro??
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
é capaz de dar para por como segundo canal na estaçao metreologica auriol né?

eu vou por o higrometro e o termometro numa caixa tipo essa mas com respiros e depois com um RS
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
é capaz de dar para por como segundo canal na estaçao metreologica auriol né?

eu vou por o higrometro e o termometro numa caixa tipo essa mas com respiros e depois com um RS

Experimenta isso, se não der resultado tiras essa caixa ;)
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Tive a estudar um pouco o protocolo dado no PDF e os logs por porta de série, mas recebo muitos mais dados do que o suposto, segundo o PDF cada transmissão contem 246 bit...eu recebo mais de 500 e se tentar aplicar o protocolo nos dados que obtenho, não vou a lado nenhum. Ou a velocidade de comunicação está errada, ou o cabo não é o correcto ou o protocolo não se aplica da forma que estou tentando (o que duvido muito).

(...) se tiverem opiniões, estejam à vontade:)

Será que não está a apanhar também comunicação da consola em direcção ao pluviómetro?
Verifiquei que, quando se dá pesquisa de sinal horário DCF-77 na consola (durante exactamente 5 minutos), deixa de haver comunicação do pluviómetro em diracção à consola. Conclusão: há comunicação da consola para o pluviómetro! (ou então o pluviómetro adivinha...)
Aliás, como é que o pluviómetro sabe que a consola recebeu correctamente as informações que ele emitiu?
Estou a tirar isto a limpo. Penso que a comunicação é nos 2 sentidos e na mesma frequência de 433,920 MHz.
O nosso colega do PDF não está completamente certo. Talvez não esteja a trabalhar com a Auriol de 2010. Por exemplo, a periodicidade da comunicação do pluviómetro é exactamente 37 s, haja ou não chuva.
Também penso que os dados de pluviosidade informados pelo pluviómetro não são desde a colocação das pilhas mas sim desde a última confirmação de recepção válida informada pela consola.
Mais: de certeza que a informação do pluviómetro não é de 0,25 mm por cada bit - provavelmente a informação é apenas de um balanço (e a consola é que faz as contas...):huh:
Cumprimentos,
J.P.Proença

Nota: Estão erradas algumas das ideias indicadas aqui. Além de outras intervenções ao longo do Tópico, podem ser vistas actualizações na página 47 / # 692
 
Última edição:

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Este é um grande bom exemplo para a estaçao auriol
http://foro.meteored.com/tecnica+e+...tacion+meterorologica+en+lidl-t112241.96.html

só que eu em vez de separar o anemometro da caixa vou separar o higrometro e o termometro

e tambem separaram as pilhas e meteram nas por baixo do RS dá mais geito quando for para trocar

mas trocar o higrometro e o termometro é mais simples só sao 4 cabos e nao é tao complicado

fica aqui uma ajuda
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Será que não está a apanhar também comunicação da consola em direcção ao pluviómetro?
Verifiquei que, quando se dá pesquisa de sinal horário DCF-77 na consola (durante exactamente 5 minutos), deixa de haver comunicação do pluviómetro em diracção à consola. Conclusão: há comunicação da consola para o pluviómetro! (ou então o pluviómetro adivinha...)
Aliás, como é que o pluviómetro sabe que a consola recebeu correctamente as informações que ele emitiu?
Estou a tirar isto a limpo. Penso que a comunicação é nos 2 sentidos e na mesma frequência de 433,920 MHz.
O nosso colega do PDF não está completamente certo. Talvez não esteja a trabalhar com a Auriol de 2010. Por exemplo, a periodicidade da comunicação do pluviómetro é exactamente 37 s, haja ou não chuva.
Também penso que os dados de pluviosidade informados pelo pluviómetro não são desde a colocação das pilhas mas sim desde a última confirmação de recepção válida informada pela consola.
Mais: de certeza que a informação do pluviómetro não é de 0,25 mm por cada bit - provavelmente a informação é apenas de um balanço (e a consola é que faz as contas...):huh:
Cumprimentos,
J.P.Proença

O problema com o método que usava é que o max232 não consegue converter os dados recebidos, tem que haver um microcontrolador (arduino, ou qualquer coisa com um microcontrolador atmega) entre a estação e o pc, para poder ser programado com o respectivo protocolo de forma a converter os dados. Testei tanto com o pluviómetro ou anenómetro desligado..recebia 5x mais dados do que é suposto..suponho que o protocolo esteja correcto, pois pelas várias explicações que já encontrei do sujeito que fez o protocolo, os dados em RF (EF AE etc etc) são convertidos nos valores correctos de temp, humidade, etc.

A comunicação é apenas feita por uma via..o pluviómetro/anenómetro envia os dados e a estação recebe os dados, penso que a forma que a estação verifica se os dados recebidos estão correctos é feita pelo "checksum". O módulo DCF-77 está na própria estação, acho que enquanto a estação faz a procura dos dados DCF-77, não permite que a estação receba mais nenhum tipo de dados vinda do anenómetro e pluviómetro.

Pelos logs que tenho, a estação tb recebe a cada +-37segundos, que método usaste para medir o tempo entre cada comunicação?


Isto foi o que percebi...mas sou muito leigo nestas andanças, mas vou comprar um arduino (15€ no Ebay) e andar lá às cabeçadas:D
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
O problema com o método que usava é que o max232 não consegue converter os dados recebidos, tem que haver um microcontrolador (arduino, ou qualquer coisa com um microcontrolador atmega) entre a estação e o pc, para poder ser programado com o respectivo protocolo de forma a converter os dados. Testei tanto com o pluviómetro ou anenómetro desligado..recebia 5x mais dados do que é suposto..suponho que o protocolo esteja correcto, pois pelas várias explicações que já encontrei do sujeito que fez o protocolo, os dados em RF (EF AE etc etc) são convertidos nos valores correctos de temp, humidade, etc.

A comunicação é apenas feita por uma via..o pluviómetro/anenómetro envia os dados e a estação recebe os dados, penso que a forma que a estação verifica se os dados recebidos estão correctos é feita pelo "checksum". O módulo DCF-77 está na própria estação, acho que enquanto a estação faz a procura dos dados DCF-77, não permite que a estação receba mais nenhum tipo de dados vinda do anenómetro e pluviómetro.

Pelos logs que tenho, a estação tb recebe a cada +-37segundos, que método usaste para medir o tempo entre cada comunicação?


Isto foi o que percebi...mas sou muito leigo nestas andanças, mas vou comprar um arduino (15€ no Ebay) e andar lá às cabeçadas:D

Pois eu ainda percebo menos!
A verificação dos (exactamente) 37 segundos está a ser feita por relógio de segundos ao longo de (vários) 60 ensaios seguidos e confirmei com um receptor sintonizado a 433,750 MHz que a periodicidade da emissão se mantêm mesmo quando não há balanços da concha basculante.
Por enquanto só estou a ensaiar o pluviómetro.
Fiquei admirado quando verifiquei que deixa de haver emissão pelo pluviómetro (durante 5 minutos) logo que a consola começa a pesquisar o sinal de relógio DCF-77 (que é noutra frequência completamente diferente - ondas longas) - daí deduzi que a consola 'informa' o pluviómetro para parar a emissão. Esta pesquisa acontece (exactamente) de hora a hora.
Estou a ver se arranjo maneira de caçar a consola pois parece-me que há qualquer coisa no ar mais em cima dos 433,920 MHz.
Sintonizei o pluviómetro nos 433,750 exactamente para fugir a essa outra coisa que aparece (e que pode simplesmente ser algum sinal de outro equipamento).
Piada: o pessoal das Davis provavelmente não se preocupa com estas questões...
Cumprimentos,
J.P.Proença
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Piada: o pessoal das Davis provavelmente não se preocupa com estas questões...

Vou corrigir:

Piada: o pessoal das Davis não se preocupa com estas questões...

----

Acho bastante interessante este tipo de pesquisa e é gratificante para quem obtêm resultados.

Interessante mesmo era fazer uma estação de raiz. Recordo-me de em tempos ver um esquema completo para uma estação (oficial em África)

Neste site têm uma infinidade de soluções para fazer umas brincadeiras:

http://www.hobby-boards.com/catalog/main_page.php